COPA de 1934

                            O sucesso dos jogos no Uruguai em 1930, foi decisivo para a realização da 2ª Copa do Mundo na Itália. O fascismo crescia e começava a sua expansão pelo mundo e Mussolini, pensando consolidar seus planos de construir a nova Itália forte e poderosa, queria dominar no campo dos esportes.

                           O futebol sul-americano, que encantara a Europa em 1924 e 1928, foi um dos mais visados, especialmente da Argentina e do Uruguai, que fizeram a final olímpica em Amsterdan e, em menor escala, do Brasil. Segundo um historiador romano, a decisão era organizar a Copa do Mundo com a certeza de vitória italiana. Planejamento, dinheiro, estrutura, fórmula e regulamento da disputa, foram de responsabilidade dos italianos. Ao ver tudo definido, a Itália fez questão de ser o primeiro membro da FIFA a se inscrever para a Copa e, embora automaticamente classificada por ser país sede e anfitrião, exigiu disputar os jogos eliminatórios.

                           No dia marcado para o início das inscrições, a Itália sabia que a Inglaterra, afastada da FIFA e o Uruguai em represália à ausência italiana em Montevidéu, recusariam o convite par participar. A Suécia se retirou da disputa de sediar a segunda Copa do Mundo misteriosamente. Trinta e quatro países solicitaram a participação devido ao sucesso da primeira edição, mas coube à Itália sediar uma copa praticamente européia. Apenas três das 16 seleções eram americanas (Brasil, Argentina e Estados Unidos) e nenhuma delas ficou entre os oito primeiros. Diversas seleções americanas decidiram não enviar suas seleções para a primeira Copa que seria realizada na Europa.

                          Já estava decidido que seriam 16 países que iriam participar da segunda Copa do Mundo. Também já estava decidido que se início seria no dia 27 de maio e o encerramento no dia 10 de junho e que o vencedor teria o direito de ficar com a Taça por quatro anos, e que os jogadores receberiam medalhas de ouro e prata das mãos de Mussolini.

ELIMINATÓRIAS

                          Trinta e seis países se inscreveram para as eliminatórias. Cinco desistiram antes do sorteio. A Turquia também pouco depois, cancelou sua presença antes da formação da tabela de jogos. O primeiro jogo das eliminatórias para a Copa de 1934, aconteceu no dia 28 de janeiro de 1933, quando Cuba e Haiti se enfrentaram. Foi uma melhor de três e Cuba levou a melhor. Depois Cuba foi disputar com o México e desta vez não foi muito bem e acabou perdendo as três partidas e com isto o México seguia em frente. Em 24 de maio de 1933, foi a vez dos Estados Unidos eliminar o México.

                        Até mesmo a Itália que era a organizadora do mundial precisou participar das eliminatórias. Entre os europeus, em alguns casos apenas um jogo classificava diretamente o vencedor, como foi o caso da Itália que venceu a Grécia por 4 a 0 e automaticamente estava classificada. A Espanha goleou Portugal por 9 a 0 em Madri. Na semana seguinte jogando em Lisboa, voltou a vencer por 2 a 1, sendo assim, Espanha era uma das representantes da Europa.

                        Brasil iria fazer a melhor de três com o Peru, enquanto que a Argentina iria fazer a melhor de três com o Chile, mas seus adversários desistiram de participar, e com isto, Brasil e Argentina já estavam classificados para a Copa de 34 e seriam os únicos representantes da América do Sul. O Egito foi o representante da África e os Estados Unidos o da América do Norte. Sendo assim, coube a Europa ter 12 representantes; Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, França, Holanda, Hungria, Itália, Romênia, Checoslováquia, Suécia e Suíça.

DIVISÃO DAS CHAVES

                        Se as eliminatórias utilizaram vários critérios decidir quem iria à Copa, seguiu também fórmula especial a disputa da 2ª Copa do Mundo. Ou seja, os 16 países foram divididos em dois grupos, fizeram um jogo eliminatório cada um, nas oitavas-de-final. Sobrariam apenas 8 países que seguiriam o mesmo critério de mata-mata, até chegarmos aos dois finalistas. Ficou decidido também, que a Itália faria o jogo de abertura em Roma, mas não foi o que aconteceu, pois todos os jogos foram realizados no mesmo dia e na mesma hora.

JOGOS DA PRIMEIRA FASE  –  (OITAVAS DE FINAL)

27-05-1934

Itália 7 x 1 Estados Unidos
27-05-1934 Checoslováquia 2 x 1

Romênia

27-05-1934

Suíça 3 x 2 Holanda
27-05-1934 Suécia 3 x 2

Argentina

27-05-1934

Alemanha 5 x 2 Bélgica
27-05-1934 Áustria 3 x 2

França

27-05-1934

Hungria 4 x 2 Egito
27-05-1934 Brasil 1 x 3

Espanha

                           Mussolini foi delirantemente aplaudido pelos 25.000 espectadores, que lotavam o Estádio de Roma, quando chegou à tribuna de honra, em companhia das figuras mais destacadas de seu governo, naquela tarde de 27 de maio de 1934, para assistir ao jogo entre Itália e Estados Unidos.

                           Os jogadores ladeando o árbitro suíço Mercet, ouviram a conclamação de Mussolini e viram o gesto de erguer o braço na saudação fascista para ordenar o início do jogo. A tarde foi de festa para os italianos, que já no primeiro tempo, venciam por 3 a 0. Ao final dos 90 minutos, registrava-se a maior goleada da Copa, com a vitória italiana por 7 a 1, com três gols de Schiavo, um dos artilheiros da competição.

                        Segundo o regulamento daquele mundial, nesta primeira fase teria que sair um vencedor. Em caso de empate haveria uma prorrogação de 30 minutos. Isto aconteceu somente no jogo entre Áustria e França, que terminaram os 90 minutos empatados em 1 a 1. Na prorrogação aconteceram três gols, sendo dois da Áustria e um da França, sendo assim, a Áustria venceu por 3 a 2 e estava classificada para a fase seguinte.

                         Depois destes resultados, oito países continuavam na disputa pelo título: Itália, Checoslováquia, Suíça, Suécia, Alemanha, Áustria, Hungria e Espanha, enquanto que os outros oito já arrumaram suas malas e retornaram aos seus países. Sem dúvida, foi um regulamento muito rigoroso, pois não havia uma segunda chance de se recuperar, era tudo ou nada. E foi isto que aconteceu com o Brasil que disputou somente uma partida e já estava eliminado da Copa.

                         QUARTAS DE FINAL

31-05-1934

Alemanha 2 x 1 Suécia
31-05-1934 Suíça 2 x 3

Checoslováquia

31-05-1934

Itália 1 x 1 Espanha
31-05-1934 Áustria 2 x 1

Hungria

                         Depois de 4 dias de descanso, no dia 31 de maio, os oito vencedores da fase inicial jogaram as quartas-de-final. Foram quatro jogos intensamente disputados, em especial o jogo entre Itália e Espanha. O jogo foi em Florença e o estádio estava lotado. Foi uma partida empolgante e muito nervosa até o último instante. A Espanha sai na frente com um gol de Regueiro e se manteve assim todo o primeiro tempo. O jogador italiano Monti, distribuiu pontapés e abusou de jogadas violentas. Embora empurrada pela sua torcida, a Itália não conseguia empatar a partida, pois o goleiro espanhol Zamora fazia uma grande partida.

                         Quando já se aproximava o final da partida, finalmente a Itália empatou através do jogador Ferrari. E assim terminou a partida 1 a 1. Como precisava haver um vencedor, houve uma prorrogação de 30 minutos. As equipes procuraram, sem êxito, decidir logo o jogo. Esgotados pelo grande esforço físico chegaram ao final extra sem marcar nenhum gol. Foi necessário um novo jogo de 90 minutos.  Mas o calendário não permitia descanso e já na tarde do dia seguinte, lá estavam novamente italianos e espanhóis frente a frente, para saber quem iria passar para a fase seguinte  (semi-final) da competição.

                        Horas antes do início do jogo, a Espanha divulgou um comunicado oficial dizendo que oito dos jogadores de sua equipe estavam machucados em conseqüência da violência italiana no dia anterior. Por isso, a seleção iria jogar com alguns reservas. Somente o goleiro Zamora e dois zagueiros que haviam disputado a partida do dia anterior é que iriam entrar em campo, os demais eram todos jogadores considerados reservas. A Itália por sua vez, também não conseguiu mandar a campo o mesmo time, mas para desespero dos espanhóis, o zagueiro Monti da Itália estava confirmado para aquele jogo.

                       A partida foi duramente disputada, mas a Itália mereceu a vitória, que veio através de um belo gol de Meazza. Final, Itália 1 a 0 sobre a Espanha. Após 210 minutos de jogo, a Itália iria disputar a semi-final, que seria contra a Áustria dois dias depois.

SEMI-FINAL 

31-05-1934

Alemanha 2 x 1 Suécia
31-05-1934 Suíça 2 x 3

Checoslováquia

                         Itália e Áustria jogaram em Milão debaixo de uma forte chuva. Os austríacos estavam mais descansados, pois os italianos vinham de uma verdadeira batalha, após terem jogados 210 minutos contra a Espanha. No entanto, empurrados pela grande torcida que tomou conta do estádio, os jogadores italianos ficaram motivados e aos 22 minutos da primeira etapa marcou o único gol da partida, que levou a Itália para a grande final que seria disputada no dia 10 de junho, na cidade de Roma.

                        O outro jogo da semi-final, aconteceu na cidade de Roma. Os checos fizeram 1 a 0 e assim terminou o primeiro tempo. No início da segunda etapa, a Alemanha chegou a empatar, mas não conseguiu segurar por muito tempo, pois os checos marcaram mais dois gols e também se classificaram para a grande final contra os donos da casa, a poderosa Itália.

DECISÃO DO 3º LUGAR

07-06-1934

Áustria 2 x 3

Alemanha

                         Esta era a primeira vez que acontecia um jogo para decidir o terceiro lugar, pois na Copa de 1930 (que foi a primeira), o critério era diferente, ou seja, seria declarado o terceiro colocado, o país que perdeu a semi-final mas que havia feito a melhor campanha durante toda a competição. Este jogo entre Áustria e Alemanha aconteceu na cidade de Nápoles e a Alemanha não teve dificuldades para vencer a partida. E assim dessa maneira, os alemães conquistaram o 3º lugar na Copa de 1934.  

FINAL

10-06-1934

Itália 2 x 1

Checoslováquia

                        Durante toda a semana, o clima de expectativa foi aumentando. A Itália já estava recuperada dos dois últimos confrontos, que exigiram muito de seus atletas, mas ninguém se atrevia a prever uma vitória fácil. A tarde daquele 10 de junho em Roma, parecia ser um dia de festa para os italianos. O entusiasmo e a confiança do público na Azurra eram claros e muito significativos. O governo não perdeu a oportunidade e transformou aquela final de Copa do Mundo em grande momento de glória e fascismo. Mussolini compareceu com todo o Ministério e ouviu os repetidos gritos da multidão: “Forza Itália”. E neste dia a Itália entrou em campo com a seguinte formação; Combi, Monzeglio e Alemmandi; Ferrari IV, Monti e Bertolini; Gualta, Meazza, Schiavo, Ferrari e Orsi.

                       Apesar de todo o apoio, o jogo não foi fácil para a Itália. Havia nervosismo entre os 75.000 espectadores, o maior público de toda a Copa. Os checos não pareciam impressionados com tudo aquilo e ao final dos 45 minutos, a Checoslováquia vencia por 1 a 0, gol do ponta esquerda Puc. Ao retornarem para a etapa final, os italianos pareciam motivados e, desde o primeiro minuto, atacavam seguidamente. O goleiro checo fazia grandes defesas mas foi impossível de segurar por muito tempo aquele placar. Schiavo empatou a partida e assim terminou o jogo 1 a 1. Com este empate foi necessário uma prorrogação de 30 minutos para se saber quem era o grande campeão. E esta prorrogação foi disputada palmo a palmo. Coube ao jogador Orsi que era argentino, mas naturalizado italiano marcar o gol da vitória e com ele dar o primeiro título mundial à Itália.

PARTICIPAÇÃO DO BRASIL

                         O Brasil, mais uma vez não conseguiu formar uma equipe a altura de um campeonato mundial, e não chegou às quartas-de-final. Com a desistência da seleção peruana, o Brasil classificou-se para as oitavas de final, porem ao jogar contra a Espanha, fomos derrotados por 3 a 1 e estávamos desclassificados de mais uma Copa e ficaríamos em 14º lugar na competição. Devido a cisão entre profissionalismo e amadorismo, a CBD, entidade oficialmente amadorista, não teve à sua disposição jogadores dos clubes profissionais que era a ela filiados. No entanto, a entidade contratou oito jogadores provenientes de clubes profissionais, compondo o resto do plantel com jogadores do Botafogo do Rio de Janeiro, que era a única equipe de expressão filiada a CBD, e que a dominava politicamente.

                       A campanha do Brasil nesta Copa foi a seguinte: De 16 países que participaram, o Brasil ficou em 14º lugar. Realizou uma única partida e perdeu para a Espanha por 3×1 no dia 27 de maio de 1934. Neste dia o Brasil jogou com; Pedrosa, Silvio Hoffmann e Luiz Luz; Tinoco, Martim e Canalli; Luizinho, Waldemar de Brito, Leônidas da Silva, Armandinho e Patesko. O gol brasileiro foi marcado por Leônidas da Silva. O técnico Luís Vinhais só conseguiu reunir 17 atletas no grupo que foi à Europa – nove do Botafogo, aliado da CBD, e outros, entre eles, Leônidas da Silva, o Diamante Negro, que foram aliciados pela entidade com altos salários. Para fugir do assédio da confederação, o Palestra Itália (futuro Palmeiras) chegou a esconder seus melhores craques em uma chácara. A derrota “carioca” na Copa de 1934 levou uma multidão a comemorar em frente aos jornais paulistas.

                    Waldemar de Brito, que mais tarde seria o descobridor de Pelé, entrou para a história como o primeiro atleta nacional a perder pênalti em um Mundial, no jogo em que o Brasil perdeu para a Espanha. Já o ponta-direita paulista Anfilógino Guarisi, da Lázio, conhecido aqui no Brasil como Filó, participou da campanha vencedora da Azurra e foi o primeiro brasileiro a sentir o gosto de um título mundial.

                    Para esta Copa, o Brasil levou somente 17 jogadores que formaram a delegação assim:

Goleiros: Pedrosa e Germano

Zagueiros: Silvio Hoffman, Luiz Luz e Otacílio

Meias: Ariel, Canalli, Valdir, Martim e Tinoco

Atacantes: Luizinho, Valdemar de Brito, Armandinho, Patesko, Leônidas da Silva, Átila e Carvalho Leite

Técnico: Luiz Vinhais

SELEÇÃO DA ITÁLIA – CAMPEÃ DA COPA DE 1934
SELEÇÃO BRASILEIRA DA COPA DE 1934      –     Da Esquerda p/ Direita: Canalli, Pedrosa, Silvio Hoffman, Valdemar de Brito, Otacílio, Ariel, Valdir, Luiz Luz, Leônidas da Silva, Carvalho Leite e Luizinho

 

 

Deixe uma resposta