BRASIL x ITÁLIA: um confronto que começou em 1938

                A história do duelo entre Brasil e Itália teve início em 1938, na Copa do Mundo da França (com vitória italiana), e desde então ele se tornou um dos mais fascinantes clássicos do futebol mundial. O fato de as seleções terem se enfrentado na decisão do Mundial duas vezes prova isso. Naturalmente, um confronto de tamanha tradição deixou para a história do esporte bretão uma coleção de grandes gols. Alguns deles se destacaram pela beleza, outros pela importância histórica, mas a verdade é que  basta ser  marcado em um Brasil x Itália para que qualquer gol se torne especial. Estas duas seleções em campo sempre é prenuncio de um grande jogo.

               Amistosos foram vários, mas os encontros mais marcantes foram em Copas do Mundo. O primeiro deles, inclusive, quando a Itália eliminou o Brasil na semifinal. Em fases preliminares, os italianos levam a melhor, já que venceram também na Copa de 1982. Mas nas duas finais, o Brasil se sobressaiu. Primeiro foi em 1970, quando derrotamos a squadra azurra por 4 a 1 e depois em 1994, quando vencemos nos pênaltis e mais uma vez conquistamos o título mundial em cima dos italianos.

AMISTOSOS

               Até hoje Brasil e Itália já fizeram 8 amistosos. O primeiro aconteceu em Milão, dia 25 de abril de 1956 e os italianos levaram a melhor, 3 a 0. Quatro meses depois voltaram a se enfrentar, desta vez aqui no Brasil, mais precisamente no Rio de Janeiro no dia 1 de julho e desta vez vencemos por 2 a 0, gols de Ferreira e Canário. O terceiro confronto aconteceu dia 12 de maio de 1963 em Milão. Novamente os italianos nos venceram por 3 a 0.  Somente dez anos depois voltaram a se enfrentar e mais uma vitória italiana, agora por 2 a 0.

               Este jogo foi em Roma no dia 9 de junho de 1973. O próximo encontro foi em campo neutro, nos Estados Unidos. Este jogo foi realizado dia 31 de maio de 1976, pelo Torneio Bicentenário dos Estados Unidos e o Brasil venceu por 4 a 1, com dois gols de Gil, um de Roberto e um de Zico (este um dos mais bonitos de sua carreira). Somente 13 anos depois voltaram a se enfrentar em jogos amistosos e foi no dia 14 de outubro de 1989, quando o Brasil venceu por 1 a 0, gol de André Cruz. O jogo foi em Bologna, Itália.

                Vinte anos depois fizeram outro jogo amistoso, desta vez em Londres e o Brasil venceu por 2 a 0, gols de Elano e Robinho. Este jogo aconteceu dia 10 de fevereiro de 2009. E finalmente o último amistoso entre brasileiros e italianos, aconteceu dia 21 de março de 2013, em Genébra, Suíça. O jogo terminou empatado em 2 a 2, gols de Fred e Oscar.

COPA DO MUNDO

                 Brasil e Itália já se enfrentaram 5 vezes em Copa do Mundo, sendo que duas delas foi numa final (1970 e 1994) e nas duas oportunidades o Brasil levou a melhor, sagrando-se campeão mundial. O primeiro confronto entre brasileiros e italianos em mundiais, aconteceu na Copa de 1938, que foi disputada na França. Este jogo aconteceu dia 16 de junho e a Itália venceu por 2 a 1, gols de Colaussi e Meazza, enquanto que o único gol brasileiro foi anotado por Romeu Pelliciari. Com esta derrota, o Brasil foi eliminado da competição. O Brasil ficou em terceiro lugar e o campeão foi a Itália, ao vencer a Hungria na final por 4 a 2.

                 O artilheiro da Copa foi o brasileiro Leônidas da Silva com 8 gols. Algumas curiosidade sobre esta Copa: O segundo gol da Itália contra o Brasil e que a levou para a grande final, foi marcado por Giuseppe Meazza. Com este gol ele se tornou um herói em seu país e o Estádio do Milan em Milão ganhou o seu nome por isso. Na estreia desse mundial, o Brasil jogou de camisa azul e calção preto. Álvaro Lopes Cansado, o Nariz, era o médico e o zagueiro da Seleção Brasileira.

                 O segundo confronto entre brasileiros e italianos em Copas do Mundo, aconteceu em 1970, quando fizeram a final no estádio Azteca, no México. A Taça Jules Rimet teria, obrigatoriamente, um possuidor definitivo, porque da final entre Brasil e Itália sairia um Tricampeão. O jogo começou com muito estudo de ambos os lados, mas Pelé de cabeça aos 17 minutos fez 1 a 0 para o Brasil. A Itália empatou aos 37 minutos, com um gol de Boninsegna. Na fase final, o Brasil dominou as ações desde o primeiro minuto, mas somente aos 25, num chute forte de Gerson de fora da área fez 2 a 1.

                 Seis minutos depois, Pelé na área desviou levemente a bola para Jairzinho, que aumentou o placar. Os brasileiros dominavam inteiramente a Itália. A três minutos do final, Pelé atraiu três defensores italianos e rolou a bola suavemente para a direita. Carlos Alberto, vindo de trás, sem parar, disparou um chute cruzado e marcou o quarto gol brasileiro. Brasil 4×1 Itália.

                 O terceiro confronto entre brasileiros e italianos aconteceu oito anos depois, desta vez para decidirem o terceiro lugar. Este jogo aconteceu dia 24 de junho de 1978, no estádio do River Plate, da Argentina. Os italianos saíram na frente do marcador aos 38 minutos da primeira etapa através de Causio. O Brasil só chegou ao empate aos 19 minutos do segundo tempo através de Nelinho cobrando falta.

                 O gol da vitória brasileira veio aos 25 minutos através do ponta esquerda Dirceu. E assim dessa maneira, o Brasil ficou em terceiro lugar naquele mundial. O campeão foi a Argentina, que venceu a Holanda por 3 a 1, sendo que no tempo normal o jogo terminou empatado em 1 a 1 e na prorrogação os argentinos fizeram mais dois gols. Algumas curiosidades deste mundial: Dos 22 jogadores, o Brasil utilizou 17 durante a competição.

                 Para disputar as sete partidas, o Brasil percorreu 4.659 km pela Argentina, ao passo que a dona da casa percorreu somente 618 km. O jogador brasileiro Jorge Mendonça bateu o recorde de aquecimento, ele ficou 20 minutos se aquecendo para entrar na partida. O Brasil voltou da Copa como campeão moral, pois não perdeu nenhum jogo.

                 O quarto confronto entre brasileiros e italianos aconteceu dia 5 de julho de 1982, um jogo que o povo brasileiro gostaria de esquecer. Ele foi disputado no estádio Sarriá, em Barcelona. O Brasil possuía um time que encantava a todos. O técnico era o saudoso Tele Santana. O Brasil jogava por um empate, devido ao melhor saldo de gols. Aos 5 minutos de jogo, Paolo Rossi abriu o placar para os italianos, mas 7 minutos depois, Sócrates empatou a partida. Num contra ataque italiano, Paolo Rossi faz 2 a 1 e assim terminava o primeiro tempo.

                 Veio a segunda etapa e Falcão voltou a empatar a partida aos 23 minutos. Bastava o Brasil segurar o resultado que estaria na semi-final. No entanto, a seleção canarinho continuou toda no ataque. Quando faltavam 6 minutos para terminar a partida, a defesa italiana interceptou um passe lateral de Toninho Cerezo e com um chute de longa distância, colocou Paolo Rossi em condições de penetrar livre na área brasileira e marcar o gol da vitória italiana, 3 a 2, e assim, o Brasil estava fora do mundial.

                O quinto e último confronto entre brasileiros e italianos, aconteceu dia 17 de julho de 1994, quando mais uma vez as duas seleções disputaram a final de mais uma Copa do Mundo. O jogo foi em Los Angeles, Estados Unidos. Depois do Brasil passar pela Holanda num jogo dramático ao vencer por 3 a 2, foi enfrentar a Suécia, adversário que já havia enfrentado na primeira fase e empatado em 1 a 1. Mas com um gol de Romário de cabeça, o Brasil estava em mais uma final e mais uma vez o adversário seria a poderosa Itália.

                O jogo foi disputado debaixo de um fortíssimo calor e aquele que vencesse, conquistaria o Tetracampeonato. Começou a partida e durante o tempo normal não tivemos nenhum gol, sendo assim, tivemos uma prorrogação de 30 minutos, os quais continuaram com o placar em branco. Há 24 anos atrás, brasileiros e italianos haviam feito uma final com 5 gols e desta vez, nenhum foi marcado, sendo assim, o título seria decidido através das cobranças de pênaltis, ou seja, um confronto direto entre atacantes e goleiros. Para o Brasil cobraram e marcaram, Romário, Branco e Dunga, enquanto que Márcio Santos desperdiçou.

                Já para a Itália, Albertini e Evani marcaram, mas Baresi e Massaro não converteram, ou seja até aquele momento o placar era de 3 a 2 para o Brasil e só faltava uma cobrança para ser batida e tudo estava nos pés do craque italiano, Roberto Baggio. Se ele marcasse, continuariam as cobranças alternadas, caso contrário o Brasil seria o campeão. Baggio caminhou lentamente, colocou a bola na marca da cal e encarou o goleiro Taffarel. Silêncio absoluto no estádio, mas logo em seguida, uma explosão por parte dos brasileiros, quando Baggio desferiu potente chute por cima do travessão. Brasil Tetracampeão do Mundo.

COPA DAS CONFEDERAÇÕES

                 Até hoje, brasileiros e italianos se enfrentaram somente duas vezes neste tipo de competição. A primeira aconteceu dia 21 de junho de 2009, em Pretória, África do Sul. Neste dia o Brasil derrotou a seleção italiana por 3 a 0, com dois gols de Luis Fabiano e um gol contra do zagueiro Dossena. O Brasil sagrou-se campeão desta Copa ao derrotar os Estados Unidos por 3 a 2, no dia 28 de junho de 2009.

                 Os gols brasileiros foram anotados por Luis Fabiano (2) e Lúcio.  Vale lembrar que o artilheiro da competição também foi o brasileiro Luis Fabiano, com 5 gols.  Sempre que brasileiros e italianos se enfrentam, quer seja para disputar um título mundial, como já ocorreu em duas ocasiões, ou mesmo num simples amistoso, podemos ter a certeza que teremos um bom espetáculo, pois são duas seleções que já conquistaram 9 títulos mundiais e sempre tiveram grandes craques vestindo suas gloriosas camisas.

Seleção Brasileira da Copa de 1970  –  Em pé: Carlos Alberto, Félix, Brito, Piaza, Clodoaldo e Everaldo    –    Agachados: Jairzinho, Gerson, Tostão, Pelé e Rivelino
Seleção Brasileira de 1981    –  João Leite, Baiano, Toninho Cerezo, Oscar, Luisinho e Junior     –    Agachados: Tita, Paulo Isidoro, Sócrates, Batista e Zé Sérgio
Seleção da Itália da Copa de 1970
Seleção Brasileira da Copa de 1982   –  Waldir Perez, Leandro, Oscar, Falcão, Luisinho e Junior   –    Agachados: Sócrates, Toninho Cerezo, Serginho Chulapa, Zico e Eder
Seleção da Itália da Copa de 1982
Postado em B

Deixe uma resposta