CHARLES MILLER: o pai do futebol brasileiro

                  Charles Miller nasceu dia 24 de novembro de 1874, no bairro do Brás, na cidade de São Paulo. É considerado o introdutor do esporte no Brasil. Filho de pai britânico e mãe brasileira, foi levado para a Europa com nove anos para estudar.

                 No Velho Continente, teve seu primeiro contato com o futebol. Jogou no Southampton, na Inglaterra como atesta foto publicada nesta página. Nessa época, o recém-criado esporte se chamava “association football”.

                 Quando estava na Inglaterra, foi escalado para jogar no Corinthians Futebol Clube (cujo nome serviu de inspiração para o clube brasileiro). Seus colegas o apelidaram de “nipper” (pirralho), por causa de sua baixa estatura.

                 Voltou ao Brasil em 1894 entusiasmado com o futebol. Não demorou para mostrar a novidade para seus amigos do São Paulo Athletic Club, clube fundado em 1888 por britânicos e descendentes.

                 Leia abaixo depoimento concedido por Charles Miller à Revista “O Cruzeiro” em 1952; “Numa tarde fria no outono em 1895, reuni os amigos e convidei-os a disputar uma partida de futebol. Aquele nome por si só era novidade, já que naquele tempo somente conheciam o críquete. As perguntas mais comuns eram: como é esse jogo? com que bola vamos jogar?”.

                 A primeira partida organizada por Miller, aconteceu na Várzea do Carmo em 14 de abril de 1895. Estiveram em campo britânicos que trabalhavam na Companhia de Gás, London Bank e São Paulo Railway.

                 Sete anos depois, fez parte do time do São Paulo Athletic que conquistou o primeiro Campeonato Paulista da história no ano de 1902. Marcou os dois gols da decisão contra o Paulistano, que terminou 2 a 1.

                 Voltou a conquistar o título em 1903 e 1904, onde foi o artilheiro da competição por duas vezes. Apesar de ter ajudado a criar o time de futebol do São Paulo Athletic Club, era torcedor do Corinthians. Inclusive, indicou o nome do primeiro presidente do clube, Miguel Bataglia.

                  Encerrou a carreira em 1910, um ano antes do SPAC conquistar pela última vez o título paulista. Tornou-se depois dirigente do clube, além de árbitro de futebol e dirigente. Trabalhou também como correspondente da Coroa Britânica, vice-cônsul inglês e juiz. Charles Miller faleceu dia 30 de junho de 1953, na cidade de São Paulo, aos 79 anos de idade.

Da esquerda para a direita e na fileira do meio, Charles Miller é o quarto
Charles Miller (em destaque) atuando pelo Southampton, em 1893, meses antes de trazer a primeira bola de futebol para o Brasil
Uma das principais bolas trazidas ao Brasil por Charles Miller
Charles Miller foi tricampeão paulista pelo SPAC em 1902/03/04. A montagem retrata os heróis da conquista
Praça Charles Miller em frente ao estádio do Pacaembu
Praça Charles Miller em frente ao estádio do Pacaembu
Postado em C

Deixe uma resposta