FUTEBOL PAULISTA: um dos mais fortes do Brasil

                     Campeonato Paulista de Futebol, um campeonato que já teve seus momentos de glória. Era uma época dourada do futebol, principalmente para os times do interior. Era muito raro um time da capital vencer com facilidade quando jogava no interior. Quem não se lembra da equipe da Ferroviária, do Botafogo, do Guarani, do América de São José do Rio Preto, do Comercial, da Ponte Preta, enfim, equipes que vendiam caro suas derrotas para as grandes equipes da capital quando jogavam em seus domínios. Quando o time grande não trazia ponto, geralmente trazia um ou dois jogadores, pois eram craques que certamente iriam brilhar no futebol, até mesmo na seleção.

HISTÓRIA  

                     Em 1894, o paulista Charles Miller trouxe duas bolas da Inglaterra para o Brasil. Assim começava o futebol no nosso País. A primeira partida que se tem noticia no futebol brasileiro, foi disputada no dia 14 ou 15 de abril de 1895, entre funcionários da companhia ferroviária São Paulo Railway contra os funcionários da Companhia de Gás, resultado: 4 a 2 para o SPR. Mas nessa época ainda não havia sido fundada a Liga Paulista de Foot-ball. O primeiro campeonato foi disputado em São Paulo em 1902, com a participação de cinco clubes: C.A. Paulistano, São Paulo A.C., A.A. do Mackenzie College, S.G. Germânia e S.C. Internacional.

                      As disputas aconteceram em três campos: Parque da Antarctica Paulista, Velódromo e o gramado da Rua Consolação. Em 1901, foi fundada a Liga Paulista de Foot-ball. O São Paulo Athletic Club, fundado no mesmo dia em que a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea, em 13 de maio de 1888, foi o primeiro clube de futebol “organizado” a disputar jogos no Brasil, e o primeiro jogo aconteceu dia 3 de maio de 1902, quando a A.A. Mackenzie derrotou o S.C. Germânia por 2 a 1 no Parque da Antarctica Paulista. Este seria o marco da história do futebol paulista e brasileiro. Uma época em que os jogadores não tinham os números estampados na camisa, não havia penalidade e a meia lua da grande área só viria anos mais tarde.

                      Os árbitros iam a campo trajando paletó, gravata, bermuda até a altura das canelas e meias. Além do desconforto dos uniformes usados pelos jogadores e árbitro da partida, o que mais chamava a atenção era o calçado usado para a prática esportiva. Os sapatos, pesados e poucos flexíveis, se assemelhavam aos atuais calçados de segurança, utilizados em fábricas. Assim nasceu o nosso futebol.  

                      O primeiro campeão invicto do futebol brasileiro, vencendo o Campeonato Paulista de 1904, foi o São Paulo Athletic Clube. Até o ano de 1930, houve muita confusão, chegando ao ponto de ter duas Ligas, o que prejudicava e muito os clubes, pois ficavam divididos. Mas em 1930 tudo acabou, graças a atuação decisiva do jornalista Cásper Líbero. Em 1933 as entidades paulistas e cariocas aderiram ao profissionalismo, acabando de vez com o falso amadorismo. Em 1948 tivemos a primeira disputa pelo acesso à chamada Primeira Divisão do Futebol Paulista e o clube que subiu foi o XV de Piracicaba.

ESTÁDIOS

                    Até o ano de 1940, São Paulo não tinha um grande estádio de futebol, até que no dia 27 de abril de 1940, foi inaugurado o Estádio Municipal do Pacaembu, hoje batizado de Estádio Paulo Machado de Carvalho. Até então, o maior estádio que havia no Brasil, era o de São Januário, que pertence ao Vasco da Gama do Rio de Janeiro. Mas com a inauguração do Pacaembu, este passou a ser o maior e mais moderno estádio da América do Sul, com capacidade para receber 70 mil pessoas. No dia seguinte tivemos dois jogos. Na preliminar o Palestra Itália derrotou o Coritiba por 6 a 2 e no jogo principal, o Corinthians derrotou o Atlético Mineiro por 4 a 2.

                    O primeiro gol no estádio foi do jogador Zéquinha do Coritiba. Em 1960, tivemos a inauguração do Morumbi, que passou a ser o maior do estado de São Paulo e que pertence ao São Paulo F.C. Sua inauguração aconteceu dia 2 de outubro de 1960, quando o Tricolor derrotou o Sporting de Portugal por 1 a 0, gol de Peixinho. E foi no Morumbi que tivemos o maior público em jogos do Campeonato Paulista. Isto aconteceu dia 9 de outubro de 1977, quando Corinthians e Ponte Preta se enfrentaram na segunda partida da decisão daquele ano e a Ponte venceu por 2 a 1. Neste dia o Morumbi recebeu um público de 138.032 pagantes.

                   Já no Pacaembu, o maior público de toda sua história, foi no dia 24 de maio de 1942, quando Corinthians e São Paulo empataram em 3 a 3. Os gols corintianos foram marcados por: Servilio (2) e Jerônimo, enquanto que para o Tricolor marcaram: Lola, Luizinho e Teixeirinha. O motivo deste grande público foi a estreia de Leônidas da Silva no time do São Paulo, pois era a grande sensação do momento, principalmente depois da Copa de 38, onde ele foi o artilheiro com 8 gols. Neste dia também, Hércules fazia sua segunda partida pelo Corinthians, ele que também havia participado do mundial de 38 e veio do Fluminense com um belíssimo currículo.

                 Neste dia o Pacaembu recebeu um público de 70.281 pagantes. Vale lembrar que naquele tempo ainda não havia o Tobogã, caso contrário o público seria bem maior. O estado de São Paulo sempre teve bons estádios e recentemente tivemos a inauguração do Arena Palestra Itália que pertence ao Palmeiras e também o Itaquerão que pertence ao Corinthians, onde aconteceu a abertura da Copa de 2014.

OS GRANDES CLÁSSICOS

                 O Campeonato Paulista é um dos mais ricos do mundo, pois grandes craques já desfilaram e ainda desfilam pelos gramados paulistas. A exemplo disto podemos citar o Rei Pelé, que durante toda sua carreira aqui no Brasil, só jogou no estado de São Paulo. Pelé foi artilheiro do Campeonato Paulista em 11 oportunidades, sendo que 9 foram consecutivas. Ao todo marcou 445 gols, sendo que 58 foi só no Paulistão de 1958. A rivalidade entre as equipes também é muito grande. São jogos aguardados por seus torcedores com muita ansiedade, pois ninguém quer sair perdedor.

                 Alguns clássicos paulistas receberam nomes que o torcedor logo defini quem são os adversários, por exemplo, “Choque Rei” é um clássico que envolve São Paulo e Palmeiras. Este nome foi dado pelo jornalista Thomaz Mazzoni. Um clássico que teve início dia 30 de março de 1930 e que terminou empatado em 2 a 2. Os dois clubes já decidiram títulos em 9 oportunidades, sendo 5 a favor do Tricolor e 4 do alviverde. A maior goleada do Tricolor foi 6 a 0, dia 26 de março de 1939 e a maior goleada alviverde foi 5 a 0, dia 19 de maio de 1965.

                 Temos também o “Sansão”, que envolve o Santos e o São Paulo. Este nome também foi dado pelo jornalista Thomaz Mazzoni em 1956. O primeiro confronto entre estas duas equipes aconteceu dia 11 de maio de 1930 e terminou empatado em 2 a 2. A maior goleada que o Tricolor já aplicou foi de 9 a 1 no dia 18 de junho de 1944 pelo Campeonato Paulista, no Pacaembu. A maior goleada que o Peixe já aplicou foi de 6 a 2 no dia 7 de março de 1963. A maior goleada que o Tricolor já aplicou sobre o Santos foi de 9 a 0 em 1944. As duas equipes já decidiram títulos em 10 oportunidades, sendo 4 a favor do São Paulo e 6 a favor do Santos.

                 Outro clássico que mexe com o torcedor paulista fica por conta de Corinthians e São Paulo, chamado de “Majestoso”. O primeiro confronto aconteceu dia 25 de maio de 1930, quando o alvinegro venceu por 2 a 1. Já decidiram títulos em 14 oportunidades, sendo que Corinthians levou a melhor 8 vezes e o São Paulo 6 vezes. A maior goleada que o Tricolor já aplicou foi de 6 a 1 no dia 11 de setembro de 1933. Já o Corinthians aplicou sua maior goleada de 5 a 0 em duas oportunidades, dia 10 de março de 1996 e dia 26 de junho de 2011.

                  Temos também o “Clássico Alvinegro”, que envolve Corinthians e Santos. Tudo começou no dia 6 de março de 1913, quando o Peixe venceu por 6 a 3.  Os dois clubes já decidiram títulos em 10 oportunidades, sendo 3 vitórias corintianas e 7 santistas. A maior goleada que o Santos aplicou foi de 11 a 0 no dia 11 de julho de 1920, enquanto que a maior goleada do Corinthians foi de 7 a 0 no dia 1 de junho de 1941.  

                  Outro clássico importante do futebol paulista é o chamado “Clássico da Saudade”, que envolve Santos e Palmeiras. Este nome refere-se ao fato de reunir os dois maiores times do futebol paulista durante o auge do futebol-arte brasileiro, na década de 1960, quando o Palmeiras tinha Ademir da Guia como principal craque e o Santos tinha Pelé. A primeira partida entre ambos aconteceu dia 3 de agosto de 1915 e o Santos venceu por 1 a 0. A maior goleada que o Verdão já aplicou foi de 8 a 0, no dia 11 de dezembro de 1932 e a maior goleada do Santos foi 7 a 0, no dia 3 de agosto de 1915. Já decidiram títulos paulista em 4 oportunidades, sendo 3 vitórias do Palmeiras e 1 do Santos.

                  E para finalizar os clássicos paulistas, temos o “Derby”, que envolve Corinthians e Palmeiras, talvez o clássico de maior rivalidade do futebol paulista. Tudo começou dia 6 de maio de 1917 com a vitória alviverde por 3 a 0. Já decidiram títulos 18 vezes, com 9 vitórias do alvinegro e 9 do alviverde. A maior goleada imposta pelo Palmeiras foi de 8 a 0, no dia 5 de novembro de 1933 e a maior goleada do Corinthians foi de 5 a 1 nos dias 27 de agosto de 1952 e 1 de agosto de 1982.

Programa “Miss Campeonato” – TV Paulista 1963    –   Patrocínio “Vinho Quintas das Fontainhas”
Estádio do Pacaembu (símbolo do futebol paulista) no dia de sua inauguração – 27-04-1940
Em Pé: Zito, Olavo, Formiga, Getúlio, Zé Carlos e Gilmar   –   Agachados: Julinho, Pelé, Servilio, Chinesinho e Pepe
1960 – Em Pé: Djalma Santos, Oreco, Gilmar, Dino Sani, Formiga e Mauro    –   Agachados: Dorval, Rafael, Pagão, Pelé e Pépe
1969    –   Em Pé: Eurico, Leão, Baldochi, Dé, Dias e Dudu    –  Agachados: Buião, Terto, Leivinha, Paraná e Ademir da Guia
1970   –  Em Pé: Miranda, Lorico, Ado, Luiz Carlos, Pedrinho e Ditão    –   Agachados: Ratinho, Leivinha, César, Ademir da Guia e Rivelino
16-06-1950 – Inauguração do Maracanã – Seleção Paulista 3×1 Seleção Carioca  –  Em pé: Homero, Osvaldo Pizoni, Djalma Santos, Brandãozinho, Dema e Alfredo Ramos  –  Agachados: Claudio Pinho (em traje de passeio, já que não jogou), Renato, Rubens, Ponce de Leon, Augusto e Brandãozinho II
Em pé: Waldir Perez, Gilberto, Amaral, Paranhos, Nelson Batista e Chicão   –  Agachados: Terto, Leivinha, Geraldão, Pedro Rocha e Nei
Em pé: Cabeção, Hélvio, Djalma Santos, Brandãozinho, Bauer e Olavo    –   Agachados: Julinho, Antoninho, Baltazar, Pinga e Rodrigues
Em Pé: Julinho Botelho, Humberto Tozzi, Baltazar, Jair da Rosa Pinto e Rodrigues Tatu    –   Agachados: Alfredo Ramos, Djalma Santos, Gilmar, Formiga, Hélvio e Roberto Belangero
1957 – Em Pé: Djalma Santos, Gilmar, Olavo, Zito, Ramiro e Mauro Ramos de Oliveira    –   Agachados: Maurinho, Luizinho, Pagão, Mazzola e Pépe
1955 – Em pé: Alfredo Ramos, De Sordi, Hélvio, Laércio, Djalma Santos e Roberto Belangero  –    Agachados: Julinho Botelho, Luizinho, Humberto Tozzi, Jair Rosa Pinto e Tite

                 

Postado em F

Deixe uma resposta