COPA de 2014

                A 20ª Copa do Mundo de futebol teve como palco o país mais vitorioso da história da competição. O Brasil teve a histórica oportunidade de vencer o campeonato em casa, suavizando, de alguma maneira, a dor da derrota para o Uruguai na final do Mundial de 1950  até hoje, e para sempre, a maior derrota da história do futebol brasileiro. Além do Brasil, outras 31 seleções sonharam, a partir de junho de 2014, com a conquista da Taça Fifa, já erguida pelos brasileiros Dunga (em 1994) e Cafu (2002). (antes era Taça Jules Rimet)

               Todos os oito campeões do mundo garantiram vaga para a Copa do Mundo do Brasil. O Brasil se garantiu na condição de país-sede. A Alemanha, a Itália, a Espanha, a Argentina e a Inglaterra também não tiveram problemas para conseguir a classificação. Já o Uruguai e a França precisaram da repescagem para carimbar o passaporte ao Brasil, embora a tensão que envolvesse cada uma das classificações fosse absolutamente distintas: enquanto os uruguaios não tiveram dificuldades para despachar a fraca Jordânia, os franceses obtiveram a vaga de forma heroica, batendo a Ucrânia em casa por 3 x 0 depois de terem perdido o jogo de ida por 2 x 0.

               Além destas tradicionais equipes, o México e a Bélgica, outras duas seleções entre as dez com mais participações na Copa, também marcaram presença no Brasil. A ausência mais sentida, por outro lado, foi a da Suécia entre as mais assíduas na competição, com 11 participações, mas que desde 2006 não disputa o Mundial. Os belgas, ausentes desde 2002, voltaram com moral, assim como os colombianos, que foram quem por mais tempo estiveram fora da competição entre os 31 países que já haviam disputado a Copa em outras ocasiões e a Bósnia Herzegovina foi a única estreante.

              Tanto a Bélgica quanto a Colômbia serão cabeças de chave, assim como a Suíça, desbancando tradicionais campeões, como Itália, França e Inglaterra. Brasil, Espanha, Alemanha, Argentina e Uruguai, no entanto, fazendo jus à tradição, manterão o status de cabeça de chave. Apesar dos bons resultados destas seleções que despontaram com bons jogadores nos últimos anos (a Bélgica traz Lukaku, Fellaini e Hazard, ao passo que a Colômbia conta com Martinez e James Rodríguez), os favoritos para a conquista da Copa eram Brasil, Espanha, Alemanha e Argentina. A Itália, pela tradição, corria por fora.

             As 32 seleções foram divididas em oito grupos de quatro equipes cada. As duas melhores equipes de cada grupo avançaram às oitavas-de-final. A partir desta fase os jogos foram eliminatórios. O sorteio para definir os grupos da Copa do Mundo de 2014 foi realizado na Costa do Sauípe, na Bahia, dia 6 de dezembro de 2013, após uma longa espera, uma grande expectativa e uma linda homenagem ao ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, que morreu no dia anterior. A competição, com início para o dia 12 de junho, na Arena Corinthians, teve como primeiro duelo o embate da seleção brasileira, cabeça de chave do Grupo A, contra a Croácia. Foram disputadas 64 partidas contando com a grande final, que aconteceu no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, dia 13 de julho de 2014.

JOGOS  DA PRIMEIRA FASE

GRUPO  “A”

12-06-2014

Brasil 3 X 1 Croácia
13-06-2014 México 1 X 0

Camarões

17-06-2014

Brasil 0 X 0 México
18-06-2014 Croácia 4 X 0

Camarões

23-06-2014

Camarões 1 X 4 Brasil
23-06-2014 Croácia 1 X 3

México

                   A cerimônia de abertura oficial da Copa do Mundo de 2014, disputada no Brasil, teve início às 15:15hs, na Arena Corinthians. Mais de 61 mil pessoas estiveram presente para assistir o evento. Foram 34 câmeras oficiais da Fifa, que filmaram tudo em HD. Foram 600 bailarinos, com direção artística da belga Daphné Cornez. No elenco haviam ginastas acrobatas e de trampolim, capoeiristas e pernas-de-pau. Foram 84 horas de ensaio do elenco para a cerimônia. O tempo foi de 25 minutos.

                  A grande atração foi uma bola central “viva”, que se movimentou durante a apresentação, dando um toque especial na festividade de abertura. O rapper Pitbull e as cantoras Cláudia Leite e Jennifer Lopes, acompanhadas pelos ritmistas do Olodum, encerraram a cerimônia interpretando a canção oficial do evento, We are One. Pouco mais de uma hora após o encerramento da cerimônia de abertura, as duas seleções acompanhadas do árbitro japonês, Yuichi Nishimura de 42 anos, entraram no gramado da Arena Corinthians para darem início a 20ª Copa do Mundo. A última e única vez que a seleção brasileiro jogou em São Paulo em Copa do Mundo, foi no dia 28 de junho de 1950, quando empatamos com a Suíça em 2 a 2, gols de Baltazar e Alfredo.

Brasil 3×1 Croácia

                  Para esta partida da Copa de 2014, o técnico Luiz Felipe Scolari mandou a campo os seguintes jogadores; Júlio César, Daniel Alves, Tiago Silva, Davi Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo (Bernard), Paulinho (Hernane), Oscar e Hulk; Fred e Neymar (Ramires). No início do jogo por duas vezes as luzes do estádio se apagaram, mas como ainda havia a luz solar, não houve problema. Quem estava sem luz também era a seleção brasileira, que não se acertava em campo. Aos 11 minutos a Croácia abriu o marcador através de um gol contra do lateral esquerdo Marcelo. A torcida brasileira ficou apreensiva, principalmente porque o Brasil não fazia uma boa partida.

                  O empate veio aos 29 minutos ainda da primeira etapa, através de Neymar, que chutou de fora da área e venceu o goleiro croata. Fim de primeiro tempo e tudo igual no placar. Veio a segunda etapa e as duas equipes não apresentavam um bom futebol, até que aos 26 minutos o árbitro japonês marcou um pênalti duvidoso do zagueiro croata em cima de Fred.  Neymar cobrou e o goleiro ainda chegou a tocar na bola, mas não o suficiente para impedir o segundo gol brasileiro.

                  Daí em diante a seleção brasileira administrou o placar. Mas já nos acréscimos, ou seja, aos 46 minutos, Oscar marcou o terceiro gol brasileiro decretando a vitória por 3 a 1. Este foi o jogo de número 98 da nossa seleção em Copas do Mundo. Neste jogo tivemos quatro cartões amarelos, dois para cada seleção, os brasileiros foram Neymar e Luiz Gustavo. Tres dias depois a seleção viajou para Fortaleza, onde iria enfrentar o México no dia 17 de junho.

México 1×0 Camarões

                 No dia seguinte a abertura do mundial, tivemos o fechamento da primeira rodada deste grupo, quando México e Camarões se enfrentaram na Arena das Dunas em Natal – RN. Foi um jogo disputado debaixo de muita chuva, mas também de muita disposição por parte dos jogadores, que se empenharam o máximo. Foi um jogo muito equilibrado, com um leve domínio por parte dos mexicanos que tiveram dois gols anulados e por sinal, mal anulados. E assim terminou o primeiro tempo com o placar da mesma forma que começou o jogo. Veio o segundo tempo e logo aos 6 minutos de jogo, o atacante mexicano Peralta abriu o placar. E assim terminou o jogo, México 1×0 Camarões. O árbitro da partida foi o colombiano Wilmar Roldan Perez, que aplicou dois cartões amarelos, um para cada seleção.

Brasil 0x0 México

                  Após a vitória na primeira rodada, o Brasil voltou a campo novamente, desta vez para enfrentar o México, que também havia vencido na primeira rodada, portanto, o vencedor desta partida estaria classificado para a segunda fase. O povo brasileiro estava confiante e lotou o estádio Castelão, em Fortaleza, embora houvesse no estádio um grande número de mexicanos empurrando sua seleção.

                  Para esta partida o técnico Felipão mandou a campo os seguintes jogadores; Julio César, Daniel Alves, Tiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho, Ramires (Bernard) e Oscar (William); Fred (Jô) e Neymar. Estiveram presente ao estádio, 60.342 pessoas, que viram o goleiro mexicano fazer grandes defesas, sendo inclusive, considerado o melhor jogador em campo, tanto é, que ele próprio afirmou que foi o jogo de sua vida.

                 O jogo terminou com o placar da mesma forma que começou, ou seja, zero a zero. O árbitro da partida foi o turco Cuneyt Cakir, que aplicou quatro cartões amarelos, um para Ramires e outro para Tiago Silva, atletas brasileiros, e dois para os mexicanos. Com este resultado nenhuma das duas seleções se garantiu para a fase seguinte. Este foi o 9º empate de 0x0 do Brasil em Copas do Mundo.

Croácia 4×0 Camarões

                Fechando a segunda rodada desse grupo, Croácia e Camarões se enfrentaram na Arena Amazônia, em Manaus, para ver quem teria alguma chance de se classificar, principalmente depois do empate entre Brasil e México. Foi um jogo em que a Croácia não encontrou nenhuma dificuldade para vencer, tanto é, que logo aos 11 minutos de jogo o atacante Oblic abriu o placar. Aos 41 minutos o jogador Song, de Camarões, agrediu com um soco nas costas, um jogador croata e imediatamente foi expulso. Esta foi a 4ª expulsão da Copa. Se a coisa já estava ruim, com 10 homens ficaram piores. Veio o segundo tempo e logo aos 3 minutos a Croácia aumentou o placar através de Perisic, depois de um tiro de meta mal batido pelo goleiro camaronês.

                   Daquele momento em diante, só deu Croácia. Aos 16 minutos e aos 28, o atacante Mandzukiv marcou mais dois gols e fechou o placar. Croácia 4×0 Camarões. Com esta derrota os camaroneses já estavam fora da Copa. Só restava à eles fazer o jogo de despedida contra o Brasil na última rodada. Para este jogo tivemos um público de 39.982 espectadores. O árbitro foi o português Pedro Mendonça, que expulsou um jogador e deu um cartão amarelo para a Croácia. A seleção da Croácia tinha em seu elenco dois jogadores brasileiros, Samir e Eduardo da  Silva. O fato lamentável do jogo foi a briga entre dois jogadores de Camarões, mostrando que o ambiente entre os jogadores não era nada bom, como já havia sido noticiado antes de começar a Copa.

Brasil  4×1  Camarões

                  Diante de uma torcida vibrante e ao mesmo tempo confiante, os jogadores brasileiros entraram em campo no estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília para enfrentar a seleção de Camarões, que já estava eliminada da competição, devido as duas derrotas que sofrera. Para esta partida o técnico Felipão mandou a campo os seguintes jogadores; Júlio César, Daniel Alves, Tiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho (Fernandinho) e Oscar; Hulk (Ramires), Fred e Neymar (William). O árbitro da partida foi o sueco Jonas Eriksson, que aplicou três cartões amarelos, todos para a seleção de Camarões.

                   O Brasil dominou a partida desde o inicio e logo aos 17 minutos Neymar abriu o placar. Camarões foi ao ataque com mais organização e chegou ao empate aos 26 minutos. Mas aos 35 minutos novamente Neymar marcou para o Brasil. Final do primeiro tempo. Veio o segundo tempo e só deu Brasil, pois a seleção de Camarões que já não tinha mais nenhuma chance de classificação, passou a desinteressar-se da partida e com isto o Brasil aproveitou para marcar o terceiro gol através de Fred, logo aos 4 minutos.

                  Depois deste gol o jogo ficou morno, com o Brasil só administrando e tocando a bola. E foi num destes toques de bola que Fernandinho aproveitou para marca o quarto gol, aos 39 minutos. Final de jogo, Brasil 4×1 Camarões. Com esta vitória o Brasil se classificou em primeiro lugar em seu grupo. Neste momento já sabia que seu adversário para as oitavas-de-final seria o Chile, jogo que iria acontecer dia 28 de junho, no estádio do Mineirão.

México 3×1 Croácia

                   As duas seleções entraram em campo em busca de uma classificação para as oitavas-de-final, sendo que o empate já bastava ao México, que possuía uma grande torcida nas arquibancadas da Arena Pernambuco, que recebeu um público de 41.212 espectadores. O primeiro tempo foi muito equilibrado e o resultado só poderia ser o 0 a 0. Mas na segunda etapa o México veio a campo com mais garra e objetivo e assim aos 27 minutos abriu o placar através de Rafa Marques de cabeça. Três minutos depois Guardado aumentou a diferença. A esta altura a seleção da Croácia já estava entregue e sabia que dificilmente sairia de campo com a vitória.

                 Para matar de vez o jogo, Hernandez marcou o terceiro gol mexicano. Festa nas arquibancadas e principalmente o treinador da seleção mexicana, que chegou até a rolar no chão de alegria. Aos 42 minutos a Croácia ainda marcou seu gol de honra através de Perisic.  Mas já era tarde e assim terminou a partida. México 3×1 Croácia. Mas antes de terminar a partida ainda tivemos a expulsão do jogador Rebic, da Croácia, devido a uma entrada maldosa num jogador mexicano.

                  O árbitro da partida foi Ravshan Irmatov de Uzbequistão, que aplicou um cartão vermelho e três amarelos, sendo dois para o México e um para a Croácia. Com este resultado, o México ficou em segundo lugar em seu grupo e já sabendo que iria enfrentar a Holanda no dia 29 de junho, no estádio do Castelão, em Fortaleza.

GRUPO  “B”

13-06-2014

Espanha 1 x 5 Holanda
13-06-2014 Chile 3 x 1

Austrália

18-06-2014

Austrália 2 x 3 Holanda
18-06-2014 Espanha 0 x 2

Chile

23-06-2014

Austrália 0 x 3 Espanha
23-06-2014 Holanda 2 x 0

Chile

Espanha 1×5 Holanda

                   Abrindo este grupo, tivemos um grande clássico entre Espanha e Holanda, as duas seleções que fizeram a final do último mundial. Quatro anos depois, as duas seleções estavam mudadas e isto deu para se notar durante o transcorrer da partida. Este jogo foi realizando no estádio da Fonte Nova, em Salvador – BA. O árbitro foi o italiano Nicola Rizzoli, que aplicou 4 cartões amarelos, sendo um para a seleção espanhola e três para a seleção holandesa. Até aquele momento, havia sido sem dúvida alguma o melhor jogo da Copa.

                  A Espanha saiu na frente do marcador aos 27 minutos, através de uma cobrança de pênalti convertida por Xabi Alonso. Mas a Holanda não se abateu e ao apagar das luzes da primeira etapa empatou a partida num lindo gol de Van Persie, que deu uma linda cabeçada e encobriu o goleiro espanhol. Final do primeiro tempo e tudo igual no placar. Veio o segundo tempo e a torcida brasileira continuava vaiando o atacante Diego Costa, da seleção espanhola, tudo porque ele nasceu no Brasil, mais precisamente em Sergipe, mas optou por defender a Espanha no mundial.

                  Logo aos 8 minutos, o atacante holandês Robben recebeu uma bola na grande área, tirou da jogada o goleiro Casillas e fez o segundo gol holandês. A Espanha sentiu muito aquele golpe e não mais se encontrou em campo. Onze minutos depois, mais um gol holandês, De Vrij escorou uma bola alçada na direção do gol e fez o terceiro gol da Holanda. Aos 27 minutos depois de uma bobeada do goleiro Casillas, que teve dificuldade para dominar a bola, o atacante holandês Van Persie aproveitou e fez o quarto gol holandês. Festa na arquibancada, não só por parte dos holandeses, mas também dos brasileiros, que escolheram a Holanda para torcerem.

                   E para fechar a com chave de ouro aquele jogo, aos 45 minutos, Robben recebeu um lançamento em profundidade, venceu os dois zagueiros espanhóis e marcou o quinto gol holandês. Fim de jogo, Holanda 5×1 Espanha. Foi sem dúvida alguma um jogo histórico, que ficará marcado como um dos principais do futebol mundial.

Chile 3×1 Austrália

                    Ainda no mesmo dia, tivemos o outro jogo do grupo B, onde Chile e Austrália se enfrentaram no estádio Arena Pantanal, em Cuiabá – MT. O árbitro da partida foi Noumandiez Doue, da Costa do Marfim, que aplicou quatro cartões amarelos, sendo três para os australianos e um para os chilenos. O Chile começou o jogo arrasador. Aos 12 minutos abriu o placar através de Sanches. Dois minutos depois, Valdívia aumentou para dois a zero.  Mas a Austrália se recuperou fazendo um gol aos 35 minutos ainda da primeira etapa através do atacante Cahill. Fim do primeiro tempo. Para a segunda etapa a seleção australiana melhorou consideravelmente e merecia até o empate. Mas, já nos acréscimos, aos 47 minutos, Beausejour marcou o terceiro gol chileno e assim terminou a partida, Chile 3×1 Austrália. 

Holanda 3×2 Austrália

                   Depois da magnífica vitória sobre a Espanha por 5 a 1, todos achavam que a Austrália seria presa fácil e que certamente teríamos outra goleada, no entanto, dentro de campo as coisas foram bem diferentes. A Holanda abriu o placar aos 20 minutos através de Robben, mas no minuto seguinte o atacante Cahill acertou um belíssimo chute e empatou a partida. Este gol foi considerado um dos mais bonitos de todo o mundial.

                   No segundo tempo, veio a surpresa, Austrália virou o placar através de Jedinak cobrando pênalti. Mas quatro minutos depois as coisas começaram a voltar ao normal. Van Persie empatou a partida e aos 23 minutos Depay num chute de fora da área desempatou e deu a vitória para a Holanda por 3 a 2.

                   Este jogo foi realizado no estádio Beira Rio, em Porto Alegre – RS e teve como árbitro Djamel Haimoudi, da Argélia, que aplicou dois cartões amarelos, um para o jogador Cahill da Austrália e outro para Van Persie, da Holanda. Segundo o regulamento, os dois jogadores estavam fora da próxima partida, pois receberam o segundo cartão. O fato lamentável da partida foi com o jogador Martins Indi, da Holanda que sofreu traumatismo craniânio e foi levado à um hospital de Porto Alegre, onde ficou internado por vários dias.

Espanha 0x2 Chile

                  Fechando a segunda rodada deste grupo, tivemos um jogo que podemos dizer que entrou para história do futebol mundial, pois a Espanha, atual campeã, foi eliminada logo na primeira fase. Mas este desastre não aconteceu somente com a Espanha, pois a França que foi campeã em 1998, também caiu na primeira fase em 2002. A Itália que havia sido campeã em 2006, também caiu na primeira fase em 2010. Assim como o Brasil, campeão em 1962, também caiu na primeira fase em 1966.

                  Este jogo entre Espanha e Chile foi realizado no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro e o árbitro da partida foi o americano Mark W. Geiger, que aplicou três cartões amarelos, sendo dois para os chilenos e um para os espanhóis. O Chile se impôs deste o início da partida e aos 20 minutos abriu o placar através de Vargas. Ainda no primeiro tempo, aos 43 minutos ampliou o marcador através de Aranguiz. Para a segunda etapa o Chile administrou bem o jogo e assim terminou a partida, Chile 2×0 Espanha.

                  Com esta derrota, Espanha dava adeus ao mundial com apenas duas partidas realizada. Realmente foi a grande decepção deste mundial. Mais uma vez ficou provado que a Espanha não se dá bem jogando no Maracanã, pois tudo começou na Copa de 1950, quando foi goleada pelo Brasil por 6 a 1. Depois foi em 2013 quando perdeu novamente para o Brasil por 3 a 0 pela Copa das Confederações e agora em 2014 para o Chile por 2 a 0.

                   Com estes resultados da segunda rodada, já ficaram definidos que Holanda e Chile estavam classificados para a fase seguinte. No último jogo deste grupo as duas seleções iriam se enfrentar e seria decidido quem seria o primeiro do grupo, algo que interessava diretamente ao Brasil que estava no grupo A.

Holanda 2×0 Chile

                  Fechando este grupo, Holanda e Chile entraram em campo para decidir o primeiro lugar. Foi um jogo muito equilibrado, ninguém queria forçar muito para não perder jogador para a próxima fase, sendo assim, o primeiro tempo terminou com o placar em branco. Na segunda etapa parece que resolveram correr um pouco mais e a Holanda abriu o placar aos 32 minutos através do jogador Fer. E esse parecia ser o placar final, quando já nos acréscimos, o atacante Depay aos 47 marcou o segundo gol holandês decretando a fatura. Este jogo foi disputado na Arena Corinthians e teve como árbitro o Sr. Bakary Gassama, de Gambia, que aplicou dois cartões amarelos, sendo um para cada seleção. Com este resultado, a Holanda ficou em primeiro no seu grupo, enquanto que Chile ficou em segundo.

Espanha 3×0 Austrália

                  No último jogo deste grupo B, Espanha e Austrália entraram em campo somente para cumprir tabela, pois já estavam eliminados da competição. Foi um jogo morno, sem nenhuma criatividade, tanto é que as duas seleções jogaram com quase todos seus reservas. No primeiro tempo a Espanha fez um gol através de Davi Villa aos 36 minutos, mas foi só, pois ninguém queria nada com nada. Somente no segundo tempo que tivemos um pouco de emoções, mesmo assim, somente por parte dos espanhóis, que marcaram seu segundo gol aos 24 minutos através de Torres. E para fechar o placar, aos 37 o atacante Mata ampliou para os espanhóis.

                 E assim terminou a partida, Espanha 3×0 Austrália. Este jogo foi disputado na Arena da Baixada, em Curitiba e teve como árbitro o Sr. Nawaf Shukralla, de Baren, que aplicou três cartões amarelos, sendo dois para os australianos e um para os espanhóis. E assim as duas seleções se despediram da Copa 2014, ficando a Espanha em 3º lugar e a Austrália em 4º no grupo B.           

GRUPO  “C”

14-06-2014

Colômbia 3 x 0 Grécia
14-06-2014 Costa do Marfim 2 x 1

Japão

19-06-2014

Colômbia 2 x 1 Costa do Marfim
19-06-2014 Japão 0 x 0

Grécia

24-06-2014

Grécia 2 x 1 Costa do Marfim
24-06-2014 Japão 1 x 4

Colômbia

Colômbia 3×0 Grécia

                  O estádio do Mineirão recebeu um grande público para assistir a abertura deste grupo, onde se enfrentaram Colômbia e Grécia. O jogo foi em Belo Horizonte, mas se dissessem que foi em Bogotá, muitos iriam acreditar, pois a torcida colombiana invadiu o Mineirão, pois haviam 51.000 colombianos presente ao espetáculo e certamente saíram felizes, não só pela beleza do estádio, como também pela apresentação de sua seleção que não teve muitas dificuldades para bater a Grécia por 3 a 0, gols de Armero aos 6 minutos de jogo. No segundo tempo Gutierrez marcou o segundo e já nos acréscimos, Rodrigues fez o terceiro aos 48 minutos. Fechando assim o placar de Colombia 3×0 Grécia. O árbitro desta partida foi o americano Mark Geiger, que aplicou três cartões amarelos, sendo um para a Colômbia e dois para a Grécia.

Japão 1×2 Costa do Marfim

                    No outro jogo do grupo, Japão e Costa do Marfim se enfrentaram na Arena Pernambuco, em Recife. O árbitro da partida foi o chileno Enrique Osses, que aplicou quatro cartões amarelos, dois para cada seleção. Foi um jogo muito disputado, com o Japão dominando a primeira etapa e saindo na frente do marcador aos 16 minutos através de Honda. Mas na segunda etapa a Costa do Marfim voltou com mais determinação, principalmente depois da entrada do maior ídolo do país, Drogba. Tanto é, que ele entrou aos 15 minutos e aos 19 a Costa do Marfim empatou a partida através de Bony.

                  Dois minutos depois, a Costa do Marfim marcou seu segundo gol, desta vez através de Gervinho. E assim terminou a partida, Costa do Marfim 2×1 Japão. Esta foi a 5ª Copa disputada pelo Japão, que levou um bom público ao estádio, cerca de 7.500 japoneses empurraram sua seleção, mas não foi o suficiente para conseguirem a vitória. Seleção japonesa que é chamada de “Samurais Azuis”.

Colombia 2×1 Costa do Marfim

                    Depois de vitórias na primeira rodada, as duas seleções entraram em campo para assegurar a classificação para a próxima fase e foi assim que Colômbia e Costa do Marfim entraram no estádio Nacional Mané Garrincha em Brasília naquele dia 19 de junho.

                    O primeiro tempo foi um jogo muito fraco, tanto é que não saiu do zero a zero. Mas na segunda etapa a coisa mudou. Aos 19 minutos Rodrigues abriu o placar para os colombianos e aos 25 Quintero ampliou o marcador. Mas a Costa do Marfim com a entrada de Drogba melhorou e marcou seu único tento através de Gervinho aos 28 minutos. Depois desse gol o jogo ficou dramático, mas ficou nisso e terminou com a vitória colombiana por 2 a 1.

                   O árbitro desta partida foi o inglês Howard Webb, o mesmo que apitou a final da Copa 2010, entre Espanha e Holanda. Ele aplicou dois cartões amarelos e ambos foram para a Costa do Marfim. O que chamou a atenção de todos foi o grande número de torcedores colombianos no estádio.

Japão 0x0 Grécia

                   Fechando essa rodada do grupo, Japão e Grécia fizeram um jogo muito bom, com ambas as seleções correndo do começo ao fim, mas não conseguiram sair do 0x0. Este jogo foi disputado no estádio Arena das Dunas, em Natal – RN, que recebeu um público de 39.485 espectadores, sendo que 7.000 deles eram japoneses, que mais uma vez não viu sua seleção vencer. O árbitro da partida foi Joel Aguilar, de El Salvador, que aplicou 4 cartões amarelos, sendo um para o Japão e três para a Grécia. Foi aplicado também um cartão vermelho ao jogador Katsouranis, da Grécia, quando ele levou o segundo amarelo na partida, aos 38 minutos ainda do primeiro tempo. O Japão passou a dominar a partida depois da entrada do meio campinsta Endo, quando ele passou a fazer o meio de campo com seu companheiro Okudo. No entanto, mesmo com Okudo Endo o Japão não conseguiu abrir o placar.

Japão 1×4 Colômbia

                    A Colômbia entrou em campo já classificada, por isso, seu deu ao luxo de entrar em campo com três titulares somente. O Japão ainda sonhava com uma classificação, mas para isso precisava vencer, no entanto, foi a Colômbia que abriu o placar aos 17 minutos através de Cuadrado. Somente aos 46 que o Japão esboçou uma reação empatando a partida. Veio a segunda etapa e quando todos pensavam que o Japão iria com tudo pra cima dos colombianos, aos 10 minutos a Colômbia aumentou o placar para 2 a 1 através de Martinez, que aos 37 marcou seu segundo gol e o terceiro da Colômbia. Quando todos pensavam que este seria o placar final, James Rodrigues marcou o quarto gol colombiano, fechando assim o placar, Colômbia 4×1 Japão.

                   Este jogo foi disputado na Arena Pantanal, em Cuiabá, que fazia assim sua despedida da Copa 2014. O árbitro da partida foi o português Pedro Proença, que aplicou dois cartões amarelos, sendo um para cada seleção. Uma observação, o primeiro cartão amarelo aplicado no jogo, foi o centésimo desta Copa. O jogo foi disputado numa temperatura muito elevada, chegando aos 32 graus. Uma outra observação para esta partida, foi que aos 40 minutos da etapa final, o goleiro colombiano Mondragon entrou no jogo, ele que é  o jogador mais velho deste mundial e também de todos os mundiais com 43 anos de idade.

Grécia 2×1 Costa Rica

                 Este jogo foi disputado no estádio Castelão, em Fortaleza. As duas seleções entraram em campo em busca da vitória para ficar com a segunda vaga do grupo. Embora Costa do Marfim estivesse bem melhor na partida, foi a Grécia que abriu o placar através de Samaris, aos 42 minutos. Para a segunda etapa Costa do Marfim voltou com mais disposição e chegou ao empate aos 29 minutos através de Bony. Já estávamos nos acréscimos e tudo indicava que o empate seria o placar final, dando assim a classificação aos africanos, no entanto, faltando 30 segundos para o apito final, tivemos um pênalti a favor da Grécia, que Samaras converteu e logo em seguida o árbitro Carlos Vera, do Equador deu a partida por encerrada. Tivemos três cartões amarelos, todos para Costa do Marfim. Com esta vitória a Grécia ficou em segundo no seu grupo e foi enfrentar Costa Rica no dia 29 de junho, na Arena Pernambuco.          

GRUPO  “D”

14-06-2014

Uruguai 1 x 3 Costa Rica
14-06-2014 Inglaterra 1 x 2

Itália

19-06-2014

Uruguai 2 x 1 Inglaterra
20-06-2014 Itália 0 x 1

Costa Rica

24-06-2014

Costa Rica 0 x 0 Inglaterra
24-06-2014 Itália 0 x 1

Uruguai

Uruguai 1×3 Costa Rica

                    O estádio do Castelão, em Fortaleza que recebeu um grande público, ficou encantado com o bom futebol apresentado pela seleção da Costa Rica, principalmente com o seu centroavante Campbell, que encheu os olhos dos torcedores e deixou a defesa uruguaia desesperada, tanto é, que ele foi disparado o melhor em campo. O Uruguai saiu na frente do marcador através de Cavani cobrando pênalti aos 23 minutos da etapa inicial e assim terminou o primeiro tempo. Para a segunda etapa a seleção de Costa Rica apresentou um belíssimo futebol e surpreendeu não só a seleção uruguaia, como também a todos que assistiam aquele espetáculo.

                  Logo aos 9 minutos de jogo, Campbell empatou a partida. Três minutos depois Costa Rica marcou seu segundo gol através de Duarte. Mas a seleção de Costa Rica não tentou segurar o resultado e continuou atacando, até que aos 39 minutos, Ureña fez o terceiro gol e assim terminou a partida, Costa Rica 3×0 Uruguai. Muitos consideraram a primeira zebra da Copa, mas pelo que a Costa Rica jogou nas demais partidas, vimos que não foi nenhuma surpresa.

                  O árbitro da partida foi o alemão Mark Borsch, que aplicou três cartões amarelos, todos para a seleção do Uruguai. Aplicou também um cartão vermelho ao jogador Max Pereira, do Uruguai. Esta foi a primeira expulsão desta Copa. Como é costume torcer para o mais fraco, desde o início da partida o torcedor brasileiro adotou a seleção da Costa Rica para torcer e não se arrependeu, pois viu um grande futebol. Nas arquibancadas era grande a festa dos torcedores, que faziam a tradicional “ôla”, a qual teve início na Copa de 86.

Italia 2×1 Inglaterra

                  No outro jogo do grupo tivemos um clássico europeu entre Itália e Inglaterra, um dos jogos mais aguardados deste mundial. O jogo foi disputado na Arena Amazônia debaixo de um fortíssimo calor, o que não impediu de termos um bom futebol. O árbitro da partida foi Leal Leonel, da Croácia, que aplicou somente um cartão amarelo e foi para a seleção inglesa. A seleção italiana saiu na frente do marcador através de Marchisio, aos 35 minutos da etapa inicial, mas dois minutos depois, a Inglaterra empatou através de Sturridge e assim terminou o primeiro tempo. Na segunda etapa logo aos 5 minutos Balotelli de cabeça fez o segundo gol italiano e assim terminou o jogo, Itália 2×1 Inglaterra. Com esta vitória os jogadores e toda comissão técnica da Itália ficaram felizes, pois em 2010 chegaram ao mundial como campeões de 2006 e foram eliminados ainda na primeira fase, com dois empates e uma derrota.

Uruguai 2×1 Inglaterra

                 No dia 19 de junho tivemos um jogo de muita expectativa, pois se tratava de duas seleções campeãs mundiais e que na primeira rodada foram derrotadas, sendo assim, elas precisavam vencer para continuarem na disputa. E foi assim que Uruguai e Inglaterra entram na Arena Corinthians, com muita disposição, pois sabiam que só  a vitória interessava. O árbitro da partida foi o espanhol Velasco Carballo, que aplicou dois cartões amarelos, um para cada seleção. Foi um jogo muito disputado e aos 39 minutos da primeira etapa, Luiz Suarez abriu o placar para os uruguaios. Veio a segunda etapa e o jogo continuou muito disputado, até que aos 30 minutos a Inglaterra empatou através de Rooney.

                Quando muitos pensavam que este seria o placar final, mais uma vez Luiz Suarez marcou para o Uruguai e assim terminou a partida, Uruguai 2×1 Inglaterra. Ao final do jogo, Luiz Suarez saiu carregado pelos seus companheiros como o herói do jogo. Um fato curioso aconteceu neste jogo. O jogador Alvaro Pereira, do Uruguai, numa disputa de bola caiu desmaiado. Veio o departamento médico e imediatamente fez sinal para a comissão técnica para fazer substituição. De repente, o jogador acordou e quando viu que iria ser substituído, ficou brabo e começou a fazer sinais que não iria sair. E realmente não saiu e foi até o final da partida. É o símbolo da raça uruguaia, que falta aos jogadores brasileiros.

Itália 0x1 Costa Rica

                 Depois de ter surpreendido o Uruguai na primeira rodada, a Costa Rica voltava a campo para enfrentar outro campeão mundial, desta vez a Itália, que também havia vencido o primeiro jogo diante da Inglaterra. O jogo foi na Arena Pernambuco, em Recife e o árbitro foi o chileno Enrique Osses, que aplicou dois cartões amarelos, um para cada seleção.

                O trabalho do árbitro não foi nada bom, pois deixou de marcar um pênalti claro a favor de Costa Rica, mas três minutos depois, aos 44 da primeira etapa, os costa riquenhos abriram o marcador com um gol de Ruiz. Festa na arquibancada, onde os brasileiros presentes torciam claramente para a Costa Rica, primeiro por ser o mais fraco e depois pelo belíssimo futebol que apresentavam até aquele momento no mundial.

                  Veio a segunda etapa e a Itália pouco fez para merecer o empate, enquanto que Costa Rica manteve seu alto nível e levou o jogo até o final com seus toques de bola que envolviam totalmente os italianos. Fim de jogo, festa nas arquibancadas e muita emoção entre os jogadores de Costa Rica, pois conseguiram algo inédito na história de seu país. Estavam no chamado grupo da morte, pois havia Inglaterra, Itália e Uruguai e com apenas duas rodadas, já estavam classificados para a próxima fase e ainda em primeiro lugar do grupo.

Uruguai 1×0 Itália

                  Uruguai e Itália entraram em campo em busca de uma vaga para as oitavas-de-final, pois a outra vaga já estava garantida à Costa Rica, que fez uma campanha maravilhosa e surpreendeu a todos. Foi um jogo morno na primeira etapa, tanto é, que o placar continuou em branco.

                 Mas na segunda etapa a coisa foi bem diferente. A Itália fazendo de tudo para segurar o empate que lhe garantia sua presença na outra fase. O Uruguai tentando de todas as formas marcar seu gol que lhe permitia prosseguir na competição. Até que aos 36 minutos depois de um escanteio, o zagueiro Godin subiu mais que toda zaga italiana e marcou o gol que deu a vitória à seleção uruguaia. Final de jogo, Uruguai 1×0 Itália.

                O árbitro da partida foi o mexicano Marco Antonio Rodrigues Moreno, que aplicou quatro cartões amarelos, sendo dois para os italianos e dois para os uruguaios. E aplicou um cartão vermelho ao jogador italiano Marchisio. Neste jogo tivemos um lance inusitado, ou seja, o atacante uruguaio Luis Suarez deu uma mordida no ombro do zagueiro italiano Chiellini. A Fifa ficou de estudar o lance e dar seu veredicto.

               O jogo foi disputado na Arena das Dunas, em Natal, que fez sua despedida neste mundial, pois este foi o último jogo naquele estádio. Com esta vitória o Uruguai se classificou para as oitavas-de-final em segundo lugar no seu grupo. Com isto, seu adversário seria a Colômbia no dia 28 de junho, no Maracanã, enquanto que a Itália dava adeus ao mundial ainda na primeira fase, o que deixou sua torcida muito frustrada. Com esta eliminação, o técnico italiano César Prandelli entregou o cargo, assim como o presidente da federação de futebol italiano.

Costa Rica 0x0 Inglaterra

                  Era um jogo praticamente amistoso, pois a Costa a Rica já estava classificada, enquanto que a Inglaterra já estava eliminada. Sendo assim, tivemos um jogo muito equilibrado e sem muita emoção. O jogo foi disputado no estádio do Mineirão e o árbitro foi o argelino Djamel Haimoudi, que aplicou três cartões amarelos, sendo um para Costa Rica e dois para a Inglaterra.

                  Com este empate os ingleses se despediram da Copa, deixando sua imensa torcida completamente decepcionada, pois esperava muito mais de sua seleção. Enquanto que a Costa Rica com este empate confirmou a liderança de seu grupo, passando para as oitavas-de-final, onde iria enfrentar a Grécia no dia 29 de junho, na Arena Pernambuco. Com esta classificação, houve uma grande festa na cidade de San José, capital de Costa Rica, pois foi a primeira vez que eles passaram para as oitavas-de-final, sendo assim, os jogadores já são considerados heróis pelo que já fizeram por seu país.

GRUPO  “E”

15-06-2014

Suíça 2 x 1 Equador
15-06-2014 França 3 x 0

Honduras

20-06-2014

Suíça 2 x 5 França
20-06-2014 Honduras 1 x 2

Equador

25-06-2014

Equador 0 x 0 França
25-06-2014 Honduras 0 x 3

Suíça

Suíça 2×1 Equador

                   O estádio Nacional Mané Garrincha recebeu um público de 68.351 espectadores para assistir Suíça e Equador. Foi um jogo tecnicamente muito fraco, faltou talento de ambas as partes. O Equador abriu o placar aos 22 minutos da primeira etapa através do atacante Valência. A Suíça empatou logo a 1 minuto da segunda etapa através de Mahhedi.

                 Tudo indicava que este seria o placar final, mas nos acréscimos, Seferovic da Suíça, marcou o gol da vitória. E assim terminou o jogo, Suíça 2×1 Equador. O árbitro da partida foi Ravshan Irmatov, do Uzbequistão, que aplicou dois cartões amarelos, um para cada seleção.

França 3×0 Honduras

                  No outro jogo do grupo, a França não encontrou muitas dificuldades para derrotar Honduras, que se preocupou somente em defender-se, usando muito a força física, tanto é, que teve um jogador expulso, o zagueiro Palacios, logo após ter recebido o segundo cartão amarelo, ao cometer o pênalti que resultou no primeiro gol da França aos 45 minutos do primeiro tempo, através do atacante Benzema.

                  O jogo terminou com a vitória francesa por 3 a 0 e no segundo gol francês, tivemos a utilização da tecnologia aplicada nesta copa, onde mostrou claramente que a bola entrou. O gol aconteceu aos 3 minutos da etapa complementar e foi anotado como gol contra do goleiro Valladares, de Honduras.

                 E aos 27 minutos, novamente Benzema balançou as redes adversária, fechando assim o placar da partida. O jogo foi disputado no estádio Beira Rio, em Porto Alegre – RS. e teve como árbitro o brasileiro Sandro Meira Ricci, que aplicou seis cartões amarelos, sendo três para a França e três para Honduras. Aplicou também um cartão vermelho para Honduras. Também foram brasileiros os que trabalharam como auxiliares, Emerson de Carvalho e Marcelo Van Gasse, que fizeram um bom trabalho. A curiosidade deste jogo foi a não execução dos hinos nacionais das duas seleções. Segundo a Fifa, foi um problema de áudio do estádio.

França 5×2 Suíça

                  Este jogo foi realizado no estádio da Fonte Nova, Salvador, e teve como árbitro da partida o holandês Bjorn Kuipers, que aplicou somente um cartão amarelo e foi para a França. Muitos pensavam que seria um jogo amarrado e de poucos gols, uma vez que a Suíça tem uma forte marcação e um sistema defensivo muito bom, mas não foi isso que se viu em campo. A França praticando um futebol solto e bem objetivo abriu o placar logo aos 17 minutos através do atacante Giroud. A torcida ainda comemorava o gol, quando o zagueiro suíço recuou mal a bola e o meio-campista Matuidi marcou o segundo gol francês um minuto depois.

                 Aos 32 minutos o árbitro marcou um pênalti muito duvidoso a favor da França. Benzema bateu e o goleiro Benaglio da Suíça defendeu, no rebote o jogador Cabaye chutou no travessão e a bola se perdeu pela linha de fundo.  Mesmo com o marcador a seu favor, a França continuava atacando e foi num contra ataque fulminante, que marcou seu terceiro gol através de Valbuena aos 40 minutos. Este foi o 70º gol deste mundial. A França voltou com a mesma disposição na segunda etapa e aos 22 minutos ampliou o marcador fazendo 4×0 através do centroavante Benzema. Seis minutos depois a França marcou seu quinto gol, desta vez foi o jogador Sissoko que fez a festa da torcida francesa presente na Fonte Nova.

               Depois disso começou a reação da Suíça que marcou seu primeiro gol aos 36 minutos através de Dzemaile e aos 42 através de Xhaka. Mas já era tarde e o tempo regulamentar já estava esgotado e entrávamos nos acréscimos, quando Benzema marcou mais um para a França, mas segundos antes do atacante chutar a bola, o árbitro apitou o final da partida. Final de jogo, França 5×2 Suíça. Como curiosidade podemos citar que o primeiro gol da França, foi o 100º gol da seleção francesa em Copas do Mundo. E também que desde 2004 a França não vencia a seleção da Suíça.

Honduras 1×2 Equador

                  As duas seleções entraram em campo sabendo que somente a vitória interessava, pois quem perdesse já estava bem próximo do aeroporto, por isso sabíamos que seria um jogo muito disputado e que dificilmente não teríamos gol. O jogo foi realizado na Arena da Baixada, em Curitiba e teve como árbitro o australiano Benjamin Williams, que teve muito trabalho, pois as duas seleções usaram muito a força física. Foram aplicados 5 cartões amarelos, sendo dois para Honduras e três para Equador.

                  Como já era esperado, a partida estava muito equilibrada, mas foi  Honduras que abriu o placar aos 31 minutos através de Costly. Este foi um gol histórico, pois foi o primeiro gol marcado na nova Arena da Baixada, uma vez que no primeiro jogo realizado naquele estádio entre Nigéria e Irã, o jogo terminou em 0x0.

                  Três minutos depois do gol de Honduras, o Equador empatou a partida através do centroavante Valencia e assim terminou a primeira etapa. A torcida do Equador nas arquibancadas era muito maior e confiava plenamente numa vitória. E foi isto que aconteceu, pois aos 20 minutos novamente Valencia marcou o segundo gol da seleção equatoriana e deu números finais a partida. Equador 2×1 Honduras.

                   O público deste jogo foi de 39.000 espectadores e o fato curioso desta partida foi que o treinador de Honduras, já havia sido o treinador do Equador na última Copa e o treinador do Equador, já havia sido o treinador de Honduras na Copa de 2006. E ambos são colombianos.

França 0x0 Equador

                   A França já classificada se deu o luxo de entrar em campo com vários jogadores considerados reservas, mas do outro lado, o Equador precisava da vitória para seguir na competição, sendo assim, buscaram a todo momento o gol francês, mas a defesa contrária estava muito bem na partida, principalmente seu goleiro Lloris, que fez grandes defesas. Na segunda etapa a pressão equatoriana foi maior devido ao resultado da outra partida do grupo que acontecia simultaneamente. Mas o tempo passou e o placar não foi alterado. Final de jogo, França 0x0 Equador. Com este empate a França ficou em primeiro no seu grupo e iria enfrentar a Nigéria no dia 30 de junho, lá no estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, enquanto que o Equador dava adeus ao mundial.

                O jogo foi disputado no Maracanã e teve como árbitro o Sr. Noumandiez Doue, da Costa do Marfim, que aplicou somente um cartão amarelo e um vermelho para o Equador, devido a entrada violenta do atacante Antonio Valença. Esta expulsão foi logo aos 5 minutos da segunda etapa.

Suíça 3×0 Honduras

                 Para a Suíça só a vitória interessava e ainda torcia para que o Equador não vencesse a França no outro jogo do grupo. E deu tudo certo para os suíços, que venceram por 3 a 0, com três gols do atacante Shaqiri. O primeiro foi logo aos 6 minutos e o segundo aos 31, ambos na primeira etapa. O terceiro gol da partida saiu aos 26 minutos do segundo tempo. O jogo foi disputado na Arena da Amazônia, em Manaus e o árbitro da partida foi o argentino Nestor Pitana, que aplicou somente um cartão amarelo e foi para Honduras. Com esta vitória a Suíça se classificou em segundo lugar no grupo e iria enfrentar a Argentina no dia 1 de julho, na Arena Corinthians.

GRUPO  “F”

15-06-2014

Argentina 2 x 1 Bósnia
16-06-2014 Irã 0 x 0

Nigéria

21-06-2014

Argentina 1 x 0 Irã
21-06-2014 Nigéria 1 x 0

Bósnia

25-06-2014

Bósnia 3 x 1 Irã
25-06-2014 Nigéria 2 x 3

Argentina

Argentina 2×1 Bósnia 

                    Mais de 74.000 pessoas estiveram presentes ao Maracanã na estreia da Argentina neste mundial. Depois de 64 anos, a bola voltou a rolar no maior do mundo, pois a última vez foi dia 16 de julho de 1950, quando perdemos a final para o Uruguai por 2 a 1. Os argentinos invadiram o Rio de Janeiro e empurraram sua seleção do começo ao fim do jogo. Seu adversário foi a Bósnia, que fazia sua primeira apresentação em Copa do Mundo, aliás, a Bósnia foi a 77ª seleção a disputar um mundial, em toda a história das Copas do Mundo.

                   Logo aos 3 minutos de jogo, a Argentina abriu o placar com um gol contra do zagueiro Kolasinac e assim terminou a primeira etapa. Os jogadores da Bosnia voltaram com mais disposição e quase chegaram ao empate, mas aos 20 minutos apareceu o craque Messi para fazer dois a zero.

                   Depois do gol a Argentina se acomodou e passou somente a administrar o resultado. Mas aos 40 minutos a Bósnia diminuiu através de Ibisevic e fez com que os argentinos passassem a jogar com mais seriedade. Mas o jogo terminou mesmo com a vitória da Argentina por 2 a 1. O árbitro da partida foi Joel Aguiar, de El Salvador, que aplicou somente dois cartões amarelos, sendo um para cada seleção.

Nigéria 0x0 Irã

                Fechando a primeira rodada deste grupo, Irã e Nigéria proporcionaram um dos jogos mais fracos de toda a competição, tanto é, que o placar ficou em branco. Faltou criatividade e talento aos 22 jogadores. Este jogo foi disputado na Arena da Baixada, em Curitiba – PR e teve como árbitro o equatoriano Carlos Vera, que aplicou somente um cartão amarelo e foi para a seleção do Irã. Este foi o primeiro zero a zero do mundial e quem gostou foi a Argentina, que saiu na frente com uma vitória, além de estar num grupo considerado por todos, com o mais fácil deste mundial.

Argentina 1×0 Irã

                O estádio do Mineirão recebeu uma verdadeira invasão de argentinos para verem sua seleção enfrentar o Irã e todos tinham a certeza que seria um verdadeiro massacre, pois a diferença de camisa é muito grande. No entanto, o que se viu foi uma Argentina apática, sem criatividade e com uma enorme dificuldade em penetrar no sistema defensivo iraniano. O primeiro tempo o que se viu foi a Argentina atacando e o Irã só se defendendo e o placar terminou da mesma forma que começou o jogo. Veio o segundo tempo e o que se viu foi o goleiro argentino fazendo grandes defesas, evitando por diversas vezes que o Irã abrisse o marcador.

                O tempo foi passando, a torcida Argentina ficando cada vez mais impaciente e o Irã a todo momento chegando com perigo ao gol argentino. A torcida brasileira presente ao estádio vibrava a cada ataque iraniano e torcia desesperadamente para o jogo acabar, pois seria uma vergonha para os argentinos.

                 Mas, aos 46 minutos da segunda etapa, apareceu a genialidade do jogador Messi, que mesmo com 10 adversários dentro da área, conseguiu num chute forte e com uma incrível curva, fazer o gol da vitória e assim terminou a partida, Argentina 1×0 Irã. Este foi o 126º gol da Argentina em Copas do Mundo. Somente 5 seleções marcaram mais de 100 gols em Copa do Mundo; Argentina, Brasil, Alemanha, Itália e França. O árbitro da partida foi Mirolad Mazic, da Sérvia, que aplicou dois cartões amarelos para o Irã, sendo que o primeiro, foi o de número 70 desta Copa. Até aquele momento era a menor media desde a Copa de 86.

Nigéria 1×0 Bósnia

                  As duas seleções entraram em campo precisando da vitória, pois sabiam que uma das vagas já era da Argentina, depois da vitória sobre o Irã. O jogo foi muito disputado, com muita correria, mas muita técnica. Mas foi a Nigéria que abriu o placar aos 29 minutos da  primeira etapa através de Odemwingie. A Bósnia bem que tentou o empate, mas a bola sempre parava nas mãos do arqueiro nigeriano, que se tornou o herói do jogo, principalmente no último lance da partida, quando já nos acréscimos, defendeu um chute a queima roupa com os pés, depois a bola ainda bateu na trave.

                 E assim terminou a partida, Nigéria 1×0 Bósnia. Os jogadores nigerianos comemoraram muito ao final da partida, enquanto os os jogadores de Bósnia saíram muito triste, pois era a primeira Copa que disputavam e já foram desclassificados na primeira fase, pior ainda, com apenas dois jogos disputados. O jogo foi realizado na Arena Pantanal e teve com árbitro Peter O. Leary, da Nova Zelândia, que aplicou dois cartões amarelos, sendo um para cada seleção.

Argentina 3×2 Nigéria

                  Com o estádio do Beira Rio completamente tomado pela torcida Argentina, a Nigéria enfrentou a equipe de Lionel Messi com a obrigação de assegurar o segundo lugar no grupo. Mas foi a Argentina que logo aos 3 minutos de jogo abriu o placar através de Messi. No entanto, no minuto seguinte a Nigéria deu a resposta empatando a partida através de Musa. Daí em diante o que se viu foi as duas seleções jogando de igual para igual, tendo os dois goleiros feito grandes defesas. Mas já nos acréscimos, mais uma vez ele, Messi cobrando falta marcou o segundo gol argentino e assim terminou o primeiro tempo.

                  Assim como foi no início do primeiro tempo, logo aos 2 minutos da etapa complementar tivemos um gol, e foi da Nigéria, que empatou novamente através do atacante Musa. No entanto, três minutos depois, a Argentina marcou seu terceiro gol através de Rojo, ficando novamente na frente do placar. Devido ao resultado do outro jogo do grupo, a Nigéria mesmo com esta derrota acabou ficando com o segundo lugar. Enquanto que a Argentina ficou em primeiro. O árbitro da partida foi o italiano Nicola Rizzole, que aplicou dois cartões amarelos, ambos para os nigerianos. Este foi o presente para Lionel Messi, que  no dia anterior a este jogo, completou 27 anos de idade.

Bósnia 3×1 Irã

                  Foi um jogo sem nenhum interesse de ambas as partes, pois estavam somente cumprindo tabela. Mas a Bósnia que fazia sua primeira apresentação em Copa do Mundo queria sair com pelo menos uma vitória, sendo assim, foi mais ao ataque e aos 23 minutos abriu o placar através de Dzeko. Na segunda etapa ampliou o marcador através de Pjanic. O Irã diminuiu aos 37 com o jogador Goochannejad, mas a Bósnia fechou o placar no minuto seguinte através de Vrsajevic. Final de jogo, Bósnia 3×1 Irã e com as duas seleções eliminadas da competição. O jogo foi disputado na Arena Fonte Nova, em Salvador, Bahia e teve como árbitro o espanhol, Carlos Velasco Carballo, que aplicou dois cartões amarelos, sendo um para cada lado.

GRUPO  “G”

16-06-2014

Alemanha 4 x 0 Portugal
16-06-2014 Gana 1 x 2

Estados Unidos

21-06-2014

Alemanha 2 x 2 Gana
22-06-2014 Estados Unidos 2 x 2

Portugal

26-06-2014

Portugal 2 x 1 Gana
26-06-2014 Estados Unidos 0 x 1

Alemanha

 Alemanha 4×0 Portugal

                 Outro jogo muito aguardado foi este entre Alemanha e Portugal, que foi realizado no estádio da Fonte Nova, em Salvador, que recebeu neste dia um público de 52.081 espectadores, que viram um verdadeiro show de bola dos alemães sobre os portugueses, que depositavam muita esperança em seu craque Cristiano Ronaldo, que era no momento, o melhor jogador do mundo, no entanto, sua estrela não brilhou, assim como, de toda a equipe naquele dia em que o torcedor português quer esquecer, pois foi o pior resultado da seleção portuguesa em todas as Copas.

               Logo aos 12 minutos o alemão Muller abriu o placar cobrando pênalti. Aos 32 Hummels de cabeça aumento para dois a zero e já nos acréscimos, aos 46 minutos, Muller fez o terceiro gol alemão. A esta altura a seleção portuguesa já havia feito duas substituições por contusão, sendo que a do lateral esquerdo Coentrão foi bem mais grave, tanto é, que não pode mais participar do mundial. E foi também no primeiro tempo, aos 37 minutos, que os portugueses passaram a jogar com 10 homens, uma vez que o zagueiro Pepe foi expulso.

               Veio o segundo tempo e os alemães só administraram o placar, uma vez que a seleção portuguesa não oferecia nenhum perigo. Mas aos 33 minutos, mais uma vez o alemão Muller marcou o quarto gol da partida e o terceiro seu. E assim terminou o jogo, com a vitória da Alemanha sobre Portugal por 4 a 0. Esta foi a 100ª partida da seleção alemã em Copas do Mundo. O jogo foi disputado com uma temperatura de 30 graus, o que exigiu muito dos atletas. Para esta partida foi designado o árbitro Mirolad Mazic, da Sérvia Montenegro, que aplicou somente um cartão amarelo e um cartão vermelho, ambos para seleção portuguesa.

Estados Unidos 2×1 Gana

                No outro jogo deste grupo, Estados Unidos e Gana se enfrentaram na Arena das Dunas, em Natal – RN. Vale lembrar, que os Estados Unidos também esteve presente na Copa de 1950 disputada aqui no Brasil, onde proporcionou uma das maiores zebras da história dos mundiais, ao vencer a Inglaterra por 1 a 0. Em 2014 voltou a vencer, desta vez a seleção de Gana por 2 a 1. Os americanos abriram a contagem logo aos 28 segundos de jogo, sendo este o gol mais rápido desta Copa, através de Dempsey. Depois disso tivemos um jogo muito equilibrado, com um leve predomínio da seleção de Gana, que chegou ao empate somente aos 37 minutos da segunda etapa, através de Ayew.

               Quando tudo parecia definido, aos 41 minutos depois de um escanteio, o atacante americano Brooks, que acabara de entrar, marcou de cabeça o segundo gol americano, dando placar final a partida. Apitou esta partida o sueco Jonas Eriksson, que aplicou dois cartões amarelos, ambos para a seleção de Gana. Este segundo cartão foi o 40º da Copa.

Alemanha 2×2 Gana

                  Depois de uma vitória espetacular sobre Portugal por 4 a 0, todos imaginavam que a dose iria se repetir, principalmente por ser o adversário uma seleção africana, mas o que se viu em campo foi uma Alemanha encontrando muita dificuldade e tendo que correr muito para conseguir um bom resultado, prova de que hoje em dia, camisa não ganha jogo, tanto é, que a Alemanha já participou de 7 finais de Copa do Mundo, enquanto Gana ….

                  Os alemães saíram na frente aos 6 minutos da segunda etapa através de Goetze, mas três minutos depois, Gana empatou através de Ayew e virou o placar aos 18 através do atacante Gyan. A Alemanha ficou desesperada e fez duas substituições que melhorou e muito a equipe. E um dos que entrou em campo foi o atacante Klose, que aos 26 minutos empatou a partida em seu primeiro toque na bola. Com este gol, Klose se igualou a Ronaldo Fenômeno em número de gols em Copas do Mundo, ou seja, 15 gols.

                 E assim terminou a partida, Alemanha 2×2 Gana. Este jogo foi realizado no estádio Castelão, em Fortaleza e teve trio de arbitragem brasileira. No apito tivemos Sandro Meire Ricci e nas bandeiras, Marcelo Van Gasse e Emerson de Carvalho, os quais fizeram um ótimo trabalho, onde aplicaram somente um cartão amarelo para Gana. O público foi de 59.621 espectadores e a parte curiosa da partida foi que estavam em campo dois irmãos, um jogando pela Alemanha e outra pela seleção de Gana, eram os irmãos Boateng. Na seleção de Gana também haviam dois irmãos, os Ayew, sendo que um deles fez o primeiro gol de Gana.

Estados Unidos 2×2 Portugal

                   Depois da goleada sofrida diante da Alemanha, Portugal entrou em campo disposto a mostrar que aquilo foi um acontecimento que dificilmente aconteceria novamente. E tudo parecia ser verdade, pois logo aos 5 minutos abriu o placar através do jogador Nani. No entanto, os Estados Unidos reagiu e aos 19 minutos empatou a partida com um chute de fora da área de Jones. Aos 31 minutos o árbitro Nestor Pitana, da Argentina, deu uma parada técnica, pois a temperatura estava em torno dos 31 graus. Final de primeiro tempo e tudo igual no marcador.

                  Veio o segundo tempo e Portugal que já havia perdido um jogador por contusão, acabou perdendo mais dois. Com isto os Estados Unidos se aproveitou e marcou seu segundo gol aos 36 minutos através de Dempsey. A partir daí, o jogo ficou aberto e as duas seleções foram mais ao ataque, tanto é que Portugal chutou uma bola na trave e os Estados Unidos quase marca seu terceiro gol, quando o zagueiro português salvou em cima da linha.

                 Quando tudo parecia já definido, pois já estávamos nos acréscimos, Portugal marcou o gol de empate aos 50 minutos através do jogador Varela, que havia saído do banco de reservas.  Com este empate Portugal voltou a respirar na competição. Este jogo foi realizado na Arena Amazônia, em Manaus, que recebeu um público de 43.123 espectadores. Neste jogo tivemos apenas um cartão amarelo, o qual foi aplicado aos Estados Unidos. Com este resultado ficava tudo para a terceira e última rodada, para sabermos quais seleções seguiriam adiante na competição.

Portugal 2×1 Gana

                  Portugal entrou em campo precisando vencer por uma larga diferença e torcer para que Estados Unidos não vencesse o jogo diante da Alemanha. A esperança portuguesa começou aumentar aos 31 minutos da primeira etapa, quando Boye marcou contra e assim terminou o primeiro tempo. Mas as esperança começaram a morrer aos 12 minutos da etapa complementar, quando Gyan empatou a partida. Portugal ainda chegou a marcar seu segundo gol através de Cristiano Ronaldo aos 35 minutos, mas já era tarde, pois já não tinha mais forças para aumentar o placar. Com este resultado, Portugal e Gana morreram abraçados.

                   Este jogo foi realizado no estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília e teve como árbitro o Sr. Nawaf Shukralla, de Baren, que aplicou quatro cartões amarelos, sendo três para Gana e um para Portugal. Para as duas seleções só resta agora esperar 2018 para tentar melhor sorte na Copa da Rússia.

Alemanha 1×0 Estados Unidos

                   O empate seria um bom resultado para as duas seleções, pois estariam classificadas e no primeiro tempo parecia que os jogadores realmente entraram em campo com este pensamento, pois não houve nenhuma emoção. Veio o segundo tempo e logo aos 10 minutos a Alemanha abriu o placar através de Muller, que marcava seu quarto gol neste mundial e passava a ser um dos artilheiros da competição.

                  E assim terminou o jogo, com a vitória alemã por 1 a 0. Com este resultado Alemanha ficou em primeiro no grupo, indo enfrentar a Argélia no dia 30 de junho no estádio Beira Rio. Enquanto que os Estados Unidos ficou em segundo e iria enfrentar a Bélgica no dia 1 de julho na Fonte Nova. Este jogo entre alemães e americanos foi realizado na Arena Pernambuco, debaixo de muita chuva. O árbitro foi Ravshan Irmatov, do Uzbequistão, que aplicou três cartões amarelos, sendo dois para os americanos e um para os alemães.

GRUPO  “H”

17-06-2014

Bélgica 2 x 1 Argélia
17-06-2014 Rússia 1 x 1

Coréia do Sul

22-06-2014

Bélgica 1 x 0 Rússia
22-06-2014 Coréia do Sul 2 x 4

Argélia

26-06-2014

Argélia 1 x 1 Rússia
26-06-2014 Coréia do Sul 0 x 1

Bélgica

Bélgica 2×1 Argélia

                Abrindo este grupo, Bélgica e Argélia fizeram um jogo fraco, principalmente pela fama que os belgas chegaram ao mundial. O jogo foi disputado no Mineirão, que recebeu um público de 56.800 espectadores. A Argélia abriu o placar aos 25 minutos da primeira etapa através de Feghouli. A Bélgica só veio empatar a partida aos 25 da segunda etapa, através do atacante Fellaini, que acabara de entrar na partida. Dez minutos depois, Mertens marcou o segundo gol da seleção belga e assim terminou a partida, Bélgica 2×1 Argélia. O árbitro da partida foi o mexicano Marco Antonio Rodrigues Moreira, que aplicou dois cartões amarelos, sendo um para cada seleção. Foi o jogo mais faltoso até aquele momento, pois foram cometidas 38 faltas.

Russia 1×1 Coréia do Sul

               No outro jogo do grupo, Rússia e Coréia do Sul se enfrentaram na Arena Pantanal, em Cuiabá – MT, que recebeu um público de 37.603 espectadores. Foi um jogo muito equilibrado e o qual tivemos o primeiro “frango” da Copa e quem proporcionou isto foi o goleiro russo aos 23 minutos da etapa complementar, quando o atacante Lee chutou de fora da área e o goleiro deixou a bola escapar de suas mãos, indo morrer no fundo da rede russa.

              Depois desse gol, o técnico da seleção russa, Fábio Capello, que completava 68 anos no dia seguinte, colocou em campo o atacante Kerzhakov e foi uma alteração que deu resultado pois aos 29 minutos ele empatou a partida. E assim terminava esta partida, Russia 1×1 Coreia do Sul. O árbitro da partida foi o argentino Nestor Pitana, que aplicou quatro cartões amarelo, sendo um para a seleção russa e três para a seleção da Coreia do Sul, que de todas as seleções asiáticas, é a que mais vezes participou dos mundiais. Já a seleção russa, voltou a participar de uma Copa, depois de 12 anos, pois sua última participação foi em 2002.

Bélgica 1×0 Rússia

                  Debaixo de uma temperatura de 28 graus, Bélgica e Rússia se enfrentaram no Maracanã, que recebeu um público de 73.000 espectadores. As duas seleções estiveram fora das duas últimas Copas, por isso queriam mostrar um bom futebol e passarem para a fase seguinte, mas não era isso que demonstravam em campo, pois apresentaram um futebol muito fraco, faltando talento em campo.

                  O primeiro tempo terminou com o mesmo placar que começou o jogo. Veio o segundo tempo e a Bélgica demonstrou um pouco mais de garra, tanto é, que aos 38 minutos chutou uma bola na trave e aos 43 minutos acabou fazendo o gol que lhe deu a vitória através do jogador Origi. E assim terminou a partida, Bélgica 1×0 Rússia. Com esta vitória, a Bélgica estava classificada para a fase seguinte. O árbitro da partida foi o alemão Felix Brych, que aplicou três cartões amarelos, sendo um para a Rússia e dois para a Bélgica.

Coréia do Sul 2×4 Argélia

                  No outro jogo deste grupo, Coréia do Sul e Argélia entraram em campo em busca de uma melhor posição na tabela. O que se viu foi uma Argélia muito mais disposta e bem organizada em campo, fazendo um primeiro tempo espetacular. Aos 26 minutos abriu o placar através de Slimani e dois minutos depois aumentou através de Halliche. A Coréia não se encontrava em campo, fazendo uma partida muito ruim. Se aproveitando disto, a Argélia marcou seu terceiro gol através de Djabou e assim terminou a primeira etapa, com a Coréia não chutando uma bola sequer ao gol da Argélia.

                  Para a segunda etapa a Coréia demonstrou mais vontade e partiu para o ataque e logo aos 5 minutos marcou seu primeiro gol através do jogador Son. Mas aos 17 veio o balde de água fria, quando o jogador Brahimi marcou o quarto gol da Argélia. A Coréia ainda esboçou uma reação e marcou o segundo gol através de Koo, mas o placar ficou nisso, Coréia do Sul 2×4 Argélia.  Este segundo gol da Coréia foi o de número 90 desta Copa. O técnico da Coréia do Sul foi um jogador que defendeu a seleção da Coréia em 135 jogos. O árbitro da partida foi o colombiano Wilmar Roldan, que aplicou três cartões amarelos, sendo um para a Argélia e dois para a Coréia do Sul. Este jogo foi realizado no estádio Beira Rio, que pertence ao Internacional de Porto Alegre – RS.

Rússia 1×1 Argélia

                  As duas seleções entraram em campo em busca de uma classificação, pois a outra já pertencia a Bélgica. E os russos pareciam bem dispostos a conquistar esta vaga, pois logo aos 6 minutos de jogo abriu o placar através de Kokorin e assim terminou o primeiro tempo. Veio a segunda etapa e os argelinos precisando de pelo menos um empate, foram todo ao ataque, o qual conseguiram aos 15 minutos, depois de uma péssima saída do goleiro russo num escanteio em que Slimani subiu e cabeceou para empatar a partida. E assim terminou o jogo. Argélia 1×1 Russia.

                  Com este resultado a Russia foi eliminada e já começou a pensar em 2018, quando serão os anfitriões, uma vez que a próxima Copa será realizada em seu país. Quanto a Argélia se classificou em segundo no seu grupo e foi enfrentar a Alemanha no dia 30 de junho no estádio Beira Rio. Este jogo entre argelinos e russos, foi realizado na Arena da Baixada, em Curitiba, que teve assim, sua despedida no mundial e teve como árbitro o turco Cuneyt Cakir, que aplicou quatro cartões amarelos, sendo dois para cada lado. O segundo cartão amarelo dos argelinos, foi para um jogador que estava no banco de reservas, pelo excesso de reclamações. Vale lembrar que tivemos 7 participações em Copa do Mundo com o nome de União Soviética e 3 com o nome de Russia.

Coréia do Sul 0x1 Bélgica

                   E para fechar esta  fase de grupos, coreanos e belgas se enfrentaram na Arena Corinthians apenas para cumprir tabela, uma vez que a Bélgica já estava classificada, enquanto que a Coréia já estava eliminada. O árbitro da partida foi o australiano Benjamim Williams, que aplicou dois cartões amarelos, um para cada seleção e aplicou também um cartão vermelho ao jogador Defour, da Bélgica devido a uma entrada violentíssima sobre um jogador coreano. O jogo foi morno sem nenhuma emoção e o único gol da partida aconteceu aos 33 minutos da etapa complementar através de Vertonghen. Com este resultado a Coréia do Sul se despediu do mundial e a Bélgica se classificou em primeiro no seu grupo, indo enfrentar os Estados Unidos no dia 1 de julho na Arena Fonte Nova, na Bahia.

OITAVAS-DE-FINAL

                          Dezesseis seleções passaram para as oitavas de final, sendo 5 da América do Sul, 2 da América do Norte, 1 da América Central, 2 da África e 6 da Europa. Quem fez bonito na primeira fase foi a América do Sul, que teve todas as seleções classificadas, sendo que quatro se classificaram em primeiro em seus grupos, somente o Chile se classificou em segundo. E a tabela para as oitavas de final, ficou da seguinte maneira:

28-06-2014

Brasil 1 x 1 Chile
28-06-2014 Colômbia 2 x 0

Uruguai

29-06-2014

Holanda 2 x 1 México
29-06-2014 Costa Rica 1 x 1

Grécia

30-06-2014

França 2 x 0 Nigéria
30-06-2014 Alemanha 2 x 1

Argélia

01-07-2014

Argentina 1 x 0 Suíça
01-07-2014 Bélgica 2 x 1

Estados Unidos

Brasil (3) 1 x 1 (2) Chile 

                   Brasil e Chile deram início às oitavas-de-final e não poderia ser de outra maneira, pois foi um dos jogos mais tensos e emocionantes, principalmente para os brasileiros que nem sonhavam em serem desclassificados já nesta fase. O jogo foi disputado no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, que recebeu neste dia um público de 57.714 espectadores. Para esta partida o técnico Felipão mandou a campo os seguintes jogadores: Júlio César, Daniel Alves, Tiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Fernandinho (Ramires), Oscar e Hulk (Willians); Fred (Jô) e Neymar.

                 O Brasil começou dominando as ações e logo aos 10 minutos o atacante Hulk marcou um gol, mas o árbitro anulou, alegando que ele controlou a bola com a mão. Aos 18 minutos o Brasil abriu o placar através de David Luiz, depois de um escanteio. Mas o Chile não desanimou e correu atrás do prejuízo. Aos 32 minutos, depois de uma vacilada da defesa brasileira, Alexis Sanchez empatou a partida e assim terminou a primeira etapa.

                 Veio a segunda etapa e o jogo ficou bem equilibrado, mas nada de perigo de gol. Felipão fez duas alterações, mas continuou tudo como estava. Debaixo de um forte calor, as duas equipes já bem exaustas, não queriam correr muito, pois sabiam que iriam ter ainda pela frente, mais 30 minutos de prorrogação.

                 E realmente ela veio e o jogo continuou morno, com ninguém querendo se arriscar muito ao ataque, pois tomar um gol naquela altura seria fatal e foi o que quase aconteceu, pois no último minuto o Chile chutou uma bola no travessão do Brasil. E assim terminou a prorrogação e o placar continuava 1 a 1. Com isto, tudo seria decidido nos pênaltis, algo que nenhum torcedor desejava. Um senhor de 69 anos de idade, passou muito mal lá nas arquibancadas e foi socorrido, mas infelizmente faleceu antes mesmo de chegar ao hospital.

                 O técnico brasileiro escolheu os cinco batedores, que foram: David Luiz, Marcelo, Willians, Hulk e Neymar. Os dois primeiros converteram, mas Willians chutou para fora e Hulk chutou muito mal propiciando a defesa do goleiro chileno. A esta altura o placar estava dois a dois, pois o goleiro Júlio Cesar já havia defendido dois pênaltis. Portanto, só restavam uma cobrança para cada equipe.

                 Neymar marcou para o Brasil e tudo estava nos pés do jogador chileno Jara, se convertesse começaria uma nova etapa de cobranças, mas se ele não marcasse, o Chile estava eliminado e o Brasil estaria classificado para as quartas-de-final. Todas atenções estavam voltadas para aquela cobrança. Jara arrumou a bola, correu, bateu e a bola foi na trave. Tristeza para os chilenos e muita alegria dos brasileiros. Com esta vitória o Brasil iria enfrentar a Colômbia no dia 4 de julho, pelas quartas-de-final, lá em Fortaleza. Apitou o jogo entre Brasil e Chile, o inglês Howard Webb, que aplicou 4 cartões amarelos aos jogadores brasileiros (Luiz Gustavo, Hulk, Daniel Alves e Jô) e 3 para os chilenos.

Uruguai 0x2 Colômbia

                  Depois das fortes emoções de Brasil e Chile, o Maracanã recebeu um grande público para ver mais uma partida das oitavas-de-final, desta vez entre uruguaios e colombianos. Para esta partida foi indicado o árbitro holandês, Bjorn Kuipers, que aplicou três cartões amarelos, sendo dois para os uruguaios e um para os colombianos. Depois de 64 anos a seleção uruguaia pisava no gramado do Maracanã para disputar um jogo válido pela Copa do Mundo, pois a última vez foi no dia 16 de julho de 1950, quando sagrou-se campeão mundial, ao derrotar o Brasil por 2 a 1, um dia que o povo brasileiro jamais esquecerá, tal foi a tristeza daquele dia.

                  Mas o Uruguai de 2014 era bem diferente daquele de 1950, com jogadores sem aquela garra tão tradicional uruguaia e com isto foram envolvidos completamente pelos colombianos, que abriram o placar aos 28 minutos, num lindo gol do meia James Rodriguez, um jovem de 22 anos e que certamente terá um lindo futuro pela frente.

                  Veio a segunda etapa e logo aos 5 minutos, novamente James Rodriguez marcou para a Colômbia o seu quinto gol da Copa, passando a ser o artilheiro isolado da competição. E assim terminou a partida, Colômbia 2×0 Uruguai. Ficou bem claro que a seleção Uruguai sentiu muito a ausência do centroavante Luis Suarez, que foi suspenso por 9 jogos e nove meses, pela mordida que deu no zagueiro Chiellini da Itália, no jogo realizado no dia 24 de junho, na Arena das Dunas, em Natal.

                  Com esta derrota o Uruguai dava adeus a Copa 2014, enquanto a Colômbia se classificava para as quartas-de-final, onde iria enfrentar o Brasil no dia 4 de julho, em Fortaleza. Esta foi a primeira vez que a Colômbia chegava tão longe numa Copa do Mundo e de uma maneira magnífica, pois dos 4 jogos disputados, venceu todos.

Holanda 2×1 México

                  Debaixo de um sol fortíssimo, Holanda e México se enfrentaram em mais um jogo pelas oitavas-de-final. O jogo foi disputado no estádio Castelão, em Fortaleza. Durante o jogo o árbitro português Pedro Proença, precisou fazer duas paradas técnicas para que os jogadores e ele próprio pudessem tomar água e descansar, pois o desgaste físico foi muito grande de ambos os lados.

                  A Holanda não conseguia apresentar o mesmo futebol que encantou na primeira fase, pois os mexicanos dominaram completamente a partida, tanto é que aos 3 minutos da etapa final, abriu o marcador através de Giovani dos Santos, que acertou um belo chute de fora da área. O jogo já se encaminhava para seu final, quando Sneijder também acertou um chute de fora da área e empatou a partida aos 43 minutos.

                   Os noventa minutos regulamentares já haviam se esgotados e todos já se preparavam para mais uma prorrogação. Mas, aos 49 minutos o atacante holandês Robben invadiu a área mexicana e foi calçado pelo zagueiro Rafa Marques e o árbitro de imediato apontou a marca da cal. O atacante Huntelaar, que saiu do banco de reservas na segunda etapa, cobrou e determinou a vitória holandesa por 2 a 1. Neste jogo tivemos três cartões amarelos, todos para os mexicanos. Com esta derrota o México se despedia da Copa, enquanto a Holanda seguia na competição, de olho no jogo da noite entre Costa Rica e Grécia, de onde sairia seu adversário nas quartas-de-final, jogo este que aconteceria no dia 5 de julho, em Salvador.  

Costa Rica (5) 1 x 1 (3) Grécia

                  Este podemos afirmar que foi um dos jogos mais dramáticos desta Copa, onde Costa Rica e Grécia se entregaram os 90 minutos e mais os 30 da prorrogação e o sofrimento continuou nas cobranças de pênaltis. Este jogo foi realizado na Arena Pernambuco, em Recife e teve como árbitro o australiano Benjamin Williams, que aplicou dois cartões amarelos para a Grécia, enquanto que para a Costa Rica, foram cinco amarelos e um vermelho, para o jogador Duarte, aos 21 minutos da segunda etapa.

                  O primeiro tempo foi um jogo morno e de baixa técnica. Veio o segundo tempo e parece que as duas seleções voltaram com mais disposição, tanto é, que logo aos 7 minutos a Costa Rica abriu o placar através do jogador Ruiz. A partida já estava nos acréscimos e tudo indicava que a Grécia já estava eliminada, mas, como no jogo contra a Costa do Marfim, ela venceu nos acréscimos, tudo era possível.

                  E foi justamente isso que aconteceu. Aos 46 minutos o atacante Sokratis empatou a partida e foram para a prorrogação. Foram 30 minutos de puro sofrimento para os jogadores de Costa Rica, que já estavam com 10 homens desde os 21 minutos da segunda etapa. Estavam se arrastando em campo e só se defendendo, pois não tinham mais força para irem ao ataque. Até que finalmente o árbitro apitou o final da partida. Vieram as cobranças de pênaltis e a Costa Rica foi perfeita, marcou os 5 gols, enquanto a Grécia desperdiçou uma cobrança. Com isto, a Costa Rica de uma forma heroica, se classificou para as quartas-de-final, onde iria enfrentar a Holanda no dia 5 de julho, em Salvador.

França 2×0 Nigéria

                  Dando continuidade às oitavas-de-final, França e Nigéria entraram em campo em busca de uma classificação para as quartas-de-final. Este jogo foi realizado no estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília e teve como árbitro o americano Merk W. Geiger, que aplicou somente um cartão amarelo e foi para os franceses. O primeiro tempo foi muito disputado e houve muito equilíbrio, com as duas equipes buscando o gol a todo momento, mas eles não vieram. Na segunda etapa o ritmo continuou o mesmo, mas com a França levando mais perigo ao gol da Nigéria. E de tanto insistir, os franceses abriram o placar aos 34 minutos, através do atacante Pogba.

                  Quando tudo parecia já definido, a França marcou seu segundo gol aos 47 minutos, num gol contra do zagueiro Yobo. E assim terminou mais esta partida das oitavas-de-final, França 2×0 Nigéria. Com esta vitória a França ficou na espera de seu adversário, que sairia do jogo entre Alemanha e Argélia, que seria realizado algumas horas mais tarde.

Alemanha 2×1 Argélia

                   Podemos afirmar que este foi um dos melhores jogos desta Copa. Tanto alemães, quanto argelinos lutaram do início ao fim do jogo, ou seja, os 120 minutos de jogo, pois tivemos uma prorrogação, onde finalmente foi decidido o jogo. Esta partida foi realizada no estádio Beira Rio, em Porto Alegre e teve como trio de arbitragem os brasileiros, Sandro Meira Ricci, no apito e nas bandeiras, Emerson de Carvalho e Marcelo Van Gasse, os quais tiveram um excelente trabalho e foram aplicados somente dois cartões amarelos, sendo um para cada lado.

                  O primeiro tempo foi totalmente dominado pela Argélia, que teve várias oportunidades de gol mas não souberam aproveitar e assim terminou a primeira etapa com o placar em branco. Na segunda etapa a Argélia não veio com a mesma disposição, enquanto que a Alemanha melhorou e muito, fazendo com que o goleiro argelino praticasse grandes defesas, sendo considerado um dos melhores em campo, no entanto, a Alemanha não conseguiu furar o bloqueio e o placar continuou em branco.

                 Veio a prorrogação e logo aos 2 minutos, a Alemanha abriu o placar através de Schurrle, um jogador que saiu do banco de reservas. Na segunda etapa da prorrogação a Alemanha marcou seu segundo gol através de Ozil. Mesmo faltando apenas um minuto para o término da partida, a Argélia continuou lutando e chegou ao seu gol de honra através de Djabou, o que causou muitos aplausos dos torcedores presentes ao estádio, que torceram nitidamente para os argelinos. Com esta vitória a Alemanha estava classificada para as quartas-de-final, onde iria enfrentar a França no dia 4 de julho, no estádio do Maracanã, Rio de Janeiro.

Argentina 1×0 Suíça

                   A Arena Corinthians foi invadida por argentinos, que passaram minutos de muita tensão e nervosismo, pois a Suíça montou um esquema defensivo muito bom e com isto, nem mesmo Messi estava conseguindo perfura-lo. E assim foram os noventa minutos de jogo, que terminou empatado em 0x0. Veio a prorrogação e os argentinos presente ao estádio já estavam desesperados, pois o time atacava de todos os lados e nada de sair o gol. Por outro lado, o torcedor brasileiro vibrava a cada defesa do goleiro suíço e torcia desesperadamente nas poucas vezes  que a Suíça ia ao ataque.

                  O tempo passava e nada de sair um gol. Tudo estava certo que o jogo iria mesmo para a decisão por pênaltis, até que aos 13 minutos da segunda etapa da prorrogação, quando Messi partiu para dentro da área adversária e tocou para Di Maria, que de pé esquerdo chutou no contra pé do goleiro suíço e marcou o único gol da partida. Final de jogo, Argentina 1×0 Suiça.

                   Este jogo teve como árbitro o suéco Jonas Eriksson, que aplicou cinco cartões amarelos, sendo dois para a Suíça e três para a Argentina. O público deste jogo foi de 63.255 espectadores, que viram a Argentina passar para as quartas-de-final, onde iria enfrentar o vencedor do jogo entre Estados Unidos e Bélgica, que iria acontecer algumas horas depois.

Bélgica 2×1 Estados Unidos

                    Este foi o último jogo das oitavas-de-final, onde seriam completadas as chaves que comporiam as quartas-de-final, com início dois dias depois. Bélgica e Estados Unidos se enfrentaram na Arena Fonte Nova, em Salvador, que recebeu um público de 51.205 espectadores. Foi um jogo dramático, onde a Bélgica buscou o gol a todo instante, enquanto que os Estados Unidos só se defendia, tanto é, que o goleiro americano foi apontado como o melhor jogador em campo, pelas belíssimas defesas que praticou durante os 90 minutos, não deixando que o placar saísse do 0x0.

                    Veio a prorrogação e logo aos 3 minutos, o atacante belga, De Bruyne abriu o marcador. Mesmo depois do gol marcado a Bélgica continuou no ataque e o goleiro americano praticando grandes defesas. Mas, aos 15 minutos da primeira etapa, o atacante Lukaku, que havia entrado na prorrogação, marcou o segundo gol belga e assim terminou a primeira etapa daquela prorrogação que os jogadores americanos tiveram muito trabalho para se defender do bombardeio belga.

                    Começou a segunda etapa e logo aos 2 minutos, Green marcou para os Estados Unidos, dando aquela esperança para os americanos. Este gol fez com que a Bélgica  não  atacasse  tanto  como estava fazendo anteriormente e com isto, os americanos tentaram inúmeras vezes o empate, mas não conseguiram tal façanha. E assim terminou o jogo, Bélgica 2×1 Estados Unidos. O árbitro da partida foi Djamel Haimoudi, da Argélia, que aplicou um cartão amarelo para cada seleção. Com esta vitória a Bélgica estava classificada para as quartas-de-final e seu adversário seria a Argentina, onde se enfrentariam no dia 5 de julho no estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília.

QUARTAS-DE-FINAL  

04-07-2014

Alemanha 1 x 0 França
04-07-2014 Brasil 2 x 1

Colômbia

05-07-2014

Argentina 1 x 0 Bélgica
05-07-2014 Holanda 0 x 0

Costa Rica

Alemanha 1×0  França 

                   Dando início as quartas-de-final, Alemanha e França entraram em campo para decidir uma vaga para a próxima fase do mundial. O jogo foi disputado no estádio do Maracanã, que recebeu um público de 74.240 espectadores. O calor era intenso e com isto as duas equipes não puderam demonstrar todo futebol que haviam mostrado nos jogos anteriores. O primeiro tempo foi lento, com poucas criatividades, mas foi logo aos 13 minutos, que os alemães aproveitando um cruzamento na área, o zagueiro Hummels subiu de cabeça e fez 1 a 0. A partir daí, o que se viu foi uma França tentando alguns contra-ataques, mas todos sem levar nenhum perigo a meta alemã, onde seu goleiro praticamente assistiu o jogo.

                  Veio o segundo tempo e o ritmo continuou o mesmo, com os goleiros tendo pouco trabalho. A França não foi nem sombra dos jogos anteriores, o mesmo para a Alemanha, que tinha metade de seus jogadores atuando com uma forte gripe, que adquiriram em Porto Alegre, quando jogaram contra a Argélia no dia 30 de junho. E assim terminou a partida com a vitória alemã por 1 a 0.

                  Esta foi a terceira vez que a Alemanha elimina a França de um mundial, pois já havia acontecido isso em 1982 e 1986. Com esta vitória a Alemanha participaria de sua quarta semi-final consecutiva. O árbitro da partida foi o argentino Nestor Pitana, que aplicou dois cartões amarelos, sendo os dois para a seleção alemã. Depois desse jogo, a Alemanha ficou a espera de seu próximo adversário, que sairia do confronto entre Brasil e Colômbia, jogo este que seria realizado algumas horas depois.

Brasil 2×1 Colômbia

                   Com o estádio Castelão, em Fortaleza, praticamente lotado, brasileiros e colombianos entraram em campo para saber quem seria o adversário da Alemanha na semi-final. A arquibancada era todinha amarela, pois o uniforme da Colômbia também é amarelo. Para esta partida o técnico Felipão mandou a campo os seguintes jogadores; Julio César, Maicon, Tiago Silva, David Luiz e Marcelo; Fernandinho, Paulinho (Ramires), Oscar e Hulk (Hernane); Fred e Neymar (Henrique). O árbitro da partida foi o espanhol, Carlos Velasco Carballo, que aplicou quatro cartões amarelos, sendo dois para os colombianos e dois para os brasileiros, que foram, Tiago Silva (fora do próximo jogo) e o goleiro Júlio César no momento em que cometeu o pênalti, que originou o gol colombiano.

                  Logo aos 7 minutos de jogo, numa bobeira da defesa colombiana, o zagueiro Tiago Silva aproveitou e só teve o trabalho de empurrar a bola para dentro do gol, Brasil 1 a 0. A Colômbia parecia apática, nem sombra dos jogos anteriores e com isto o Brasil foi dominando as ações durante todo o primeiro tempo, onde o goleiro brasileiro foi um mero espectador. Veio a segunda etapa e a Colômbia não se encontrava em campo. Aos 24 minutos numa cobrança de falta, o zagueiro David Luiz acertou um belo chute no ângulo, sem defesa para o arqueiro Ospina, Brasil 2 a 0. Depois desse gol parece que a Colômbia acordou e começou a atacar mais, até que aos 35 minutos o goleiro brasileiro derrubou o atacante Bacca. James Rodrigues cobrou e fez 2 a 1. Este foi o 6º gol do jovem colombiano, que até então era o artilheiro da Copa. E assim terminou o jogo, Brasil 2×1 Colômbia. O púbico deste jogo foi de 60.342 espectadores.

                  O fato lamentável aconteceu aos 40 minutos da etapa complementar, quando o zagueiro Zuñiga deu uma entrada muito forte por trás em Neymar, que caiu ao chão chorando de dor. Foi retirado de campo de maca e levado imediatamente ao hospital, onde ficou constatado que houve fratura na terceira vértebra da coluna e com isto ficou de fora do restante do mundial.

                  Com esta vitória o Brasil estava classificado para a semi-final e seu adversário era a Alemanha, jogo este que aconteceria dia 8 de julho, no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte. Vale lembrar, que esta era a quarta semi-final consecutiva da Alemanha.

Argentina 1×0 Bélgica

                   Argentina e Bélgica voltaram a repetir a semi-final do mundial de 1986, quando os argentinos venceram por 2 a 0 e foram decidir o título com a Itália e conquistaram seu segundo título mundial. Mas os tempos são outros e os argentinos sabiam muito bem disto, afinal, em 1986 a Argentina tinha Maradona no auge de sua carreira, tanto é, que foi eleito o melhor jogador daquela Copa. Hoje tem Messi, mas nem se compara ao futebol de Maradona de 28 anos atrás. Mas voltando a falar deste jogo de 2014, os argentinos tiveram a felicidade de abrir o marcador logo aos 8 minutos de jogo, num belo voleio do atacante Higuain e com isto passou a administrar a partida, uma vez que a Bélgica não oferecia nenhum perigo à retaguarda argentina.

                     E assim foi até o final da partida, onde o placar não foi alterado. Final de jogo, Argentina 1×0 Bélgica. Com este resultado os argentinos ficaram a espera do seu próximo adversário, que sairia do confronto entre Holanda e Costa Rica, jogo este que seria realizado algumas horas depois. O árbitro da partida foi o italiano Nicola Rizzoli, que aplicou três cartões amarelos, sendo dois para os belgas e um para os argentinos. Este jogo foi realizado no estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília.

Holanda (4) 0 x 0 (3) Costa Rica

                   Para esta partida foi indicado o árbitro Ravshan Irmatov, de Uzbequistão, árbitro que mais vezes apitou jogos em Copas do Mundo, nove vezes. Ele tem apenas 36 anos e é um dos mais bem conceituados árbitros do quadro da Fifa. Holanda e Costa Rica fizeram um jogo dramático, tendo como principal destaque o goleiro de Costa Rica, que fez grandes defesas ao longo da partida. E foi devido a ele que o placar permaneceu em branco nos noventa minutos regulamentares.

                   Veio a prorrogação e os jogadores de Costa Rica completamente esgotados, praticamente se arrastando em campo, enquanto os holandeses mostravam mais energia e disposição, mas que não foram suficientes para entrarem na barreira humana que seu adversário armou e com isto, também não tivemos gol na prorrogação.

                   Vieram as cobranças de pênaltis, uma tortura para os jogadores e para seus torcedores. O técnico da Holanda, quando faltavam alguns segundos para terminar a prorrogação, fez uma substituição, tirou o goleiro que havia jogado 120 minutos e colocou outro, somente para a decisão dos pênaltis. O goleiro titular saiu de campo muito chateado, chutando garrafinhas de água e não cumprimentou o técnico ao passar por ele.

                  Mas, minutos depois, todos viram que o técnico da Holanda estava coberto de razão, pois dos cinco pênaltis cobrados pelos jogadores de Costa Rica, o goleiro foi no canto certo em que a bola foi enviada, sendo que em duas oportunidades, ele defendeu. Com isto a Holanda venceu por 4 a 3 e conquistou a vaga para disputar a semi-final, que seria diante da Argentina no dia 9 de julho, na Arena Corinthians. Este jogo entre Holanda e Costa Rica, foi disputado no estádio Fonte Nova, em Salvador, estádio este que estava se despedindo deste mundial. Vale lembrar que seis jogadores receberam cartões amarelos, sendo dois para a Holanda e quatro para a Costa Rica.

                    Mesmo com esta eliminação, os jogadores de Costa Rica foram heróis, pois se classificaram em primeiro num grupo que haviam três campeões mundiais (Uruguai, Itália e Inglaterra), depois venceu a Grécia nas oitavas-de-final e chegou nas quartas-de-final, sendo eliminada pela poderosa Holanda, assim mesmo nas cobranças de pênaltis. Com tudo isso, podemos afirmar que o futebol evoluiu muito e que hoje em dia, não temos mais seleções fracas disputando um mundial. Parabéns Costa Rica pelo belíssimo futebol apresentado e que encantou a todos em especial o torcedor brasileiro.

SEMI-FINAL  

08-07-2014

Brasil 1 x 7 Alemanha
09-07-2014 Argentina 0 x 0

Holanda

Brasil 1×7 Alemanha

                    O dia amanheceu nublado em todo território brasileiro, o céu carrancudo, parecia que queriam nos mostrar algo que jamais tínhamos visto e isto nos causava uma certa preocupação. Mas era jogo do Brasil, motivo de sobra para o povo brasileiro extravasar sua alegria e mais uma vez saírem às ruas comemorando mais uma vitória, pois o povo dava como certa a conquista do Hexa, principalmente esta Copa sendo realizada aqui no Brasil. O Brasil parou às 12:00 horas, embora o jogo fosse às 17:00 horas. Em Belo Horizonte, onde seria realizado o jogo, foi decretado ponto facultativo, para que o transito não tivesse nenhum problema, pois milhares de pessoas iriam se dirigir ao estádio.

                  E finalmente chegou a hora tão aguardada. O estádio do Mineirão estava completamente lotado, com um público de 58.141 espectadores, sendo que 98% eram de brasileiros, enquanto uma minoria que estava lá num cantinho, eram de alemães. Com a ausência de Neymar machucado e Tiago Silva devido ao segundo cartão amarelo, O técnico Luiz Felipe Scolari mandou a campo os seguintes jogadores; Júlio César, Maicon, Dante, David Luiz e Marcelo; Fernandinho (Paulinho), Luiz Gustavo, Oscar e Hulk (Ramires); Fred (William) e Bernardo. Na hora da execução do Hino Nacional Brasileiro, os jogadores seguravam a camisa de Neymar, o que levou a torcida a gritar bem alto o seu nome, enquanto outros cantavam o hino com muita vibração. Tudo indicava que seria mais um dia de festa para o povo brasileiro.

                 No entanto, o pesadelo começou assim que a bola rolou. Logo aos 11 minutos o atacante Muller abriu o placar. A esperança brasileira continuava acesa, pois na sua estreia diante da Croácia, isto também aconteceu. Mas desta vez a coisa foi bem diferente. O time estava perdido em campo, enquanto que a Alemanha muito bem armada não teve nenhuma dificuldade em chegar aos 2 a 0 através de Klose, que com este gol, passou a ser o maior artilheiro em Copas do Mundo, uma vez que estava empatado com o brasileiro Ronaldo Fenômeno com 15 gols, agora o alemão era o artilheiro isolado com 16 gols.

                A partir daquele momento a seleção brasileira teve um apagão, pois em seis minutos, tomou quatro gols, algo inacreditável, jamais visto, principalmente com a seleção brasileira. O terceiro gol alemão veio aos 24 minutos, ou seja, um minuto depois de marcar o segundo gol. Desta vez foi Kroos, quem balançou as redes brasileira. O torcedor brasileiro mal podia acreditar naquilo que estava acontecendo. E aquele filme de terror não parava por aí, pois dois minutos depois, ou seja, aos 26 minutos, novamente Kroos marcou o quarto gol alemão. Era algo jamais visto numa semi-final de Copa do Mundo.

               Mas o pesadelo brasileiro ainda não havia acabado, pois três minutos depois, Khedira marcou o quinto gol alemão. Nem mesmo os alemães estavam acreditando naquilo que estava presenciando. Felipão estava perdido, não sabia o que fazer, os jogadores em campo, pareciam baratas tontas, errando passes e mais passes, enquanto a torcida presente ao estádio começara a xingar a presidente Dilma, numa forma de desabafo. Final do primeiro tempo, 5 a 0.

               Para o segundo tempo, Felipão fez duas substituições, mas que pouco resolveram, pois os alemães eram soberanos em campo e faziam uma exibição de gala. Para piorar a situação, aos 24 minutos o atacante Schuerrle, que havia saído do banco de reserva marcou o sexto gol alemão. Aproveitando aquele momento de muito barulho no estádio, Felipão sacou Fred do time, pois sabia que seria muito vaiado pela torcida, coisa que já vinha acontecendo durante toda a partida.

               Quando todos pensavam que o vexame já estava completo, mais uma vez Schuerrle balança as redes brasileira aos 34 minutos, fazendo sete a zero. A esta altura muitos torcedores já haviam deixado o estádio, não vendo o sexto e o sétimo gol alemão. Ao apagar das luzes, aos 45 da segunda etapa, Oscar marcou o gol de honra do Brasil e assim terminou a partida, Alemanha 7×1 Brasil.

               Os brasileiros estavam incrédulos, não acreditando naquilo que haviam presenciado. Muitos choravam nas arquibancadas, assim como em todo território nacional, pois a nossa seleção jamais havia sido tão humilhada. Foi a pior derrota em toda história da seleção brasileira.

               Esta tragédia repercutiu em todo o mundo, onde os jornais não economizaram críticas à nossa seleção. Alguns diziam que o Brasil não foi derrotado, mas foi estuprado pelos alemães. Esta partida teve como árbitro o mexicano Marco Antonio Rodriguez, que aplicou somente um cartão amarelo, que foi ao jogador brasileiro Dante.

               Com esta derrota, o Brasil estava eliminado da Copa, restando somente disputar o terceiro lugar no dia 12 de julho no estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília. Enquanto que a Alemanha iria decidir o título no dia 13 de julho, no Maracanã, contra o vencedor de Holanda e Argentina, que jogariam no dia seguinte.

Holanda  (2)  0x0  (4)   Argentina

                    Fechando a semi-final da Copa 2014, holandeses e argentinos entraram em campo na Arena Corinthians, para saber quem iria decidir o título com a Alemanha. O público deste jogo foi de 63.267 espectadores. Neste dia 9 de julho a Argentina estava comemorando 198 anos de sua independência e também o povo argentino estava neste dia de luto, pela morte do extraordinário jogador Di Stéfano, falecido no dia anterior. Este jogo marcava também um novo recorde no futebol argentino, Messi fazia sua 92ª partida pela seleção, ultrapassando Maradona, que fez 91. Também era um motivo de festa para os argentinos, pois desde 1990, que a seleção Argentina não chegava a uma semi-final.

                   Para esta partida foi escalado o árbitro turco Cuneyt Cakir, que teve um trabalho tranquilo, pois aplicou somente três cartões amarelos, sendo dois para os holandeses e um para os argentinos, inclusive este cartão argentino, foi a primeira falta que cometeram na partida e isto ocorreu somente aos 36 minutos de jogo. Foi um jogo de muita marcação, onde seus principais ídolos não tiveram muita liberdade, sendo assim, a bola ficou mais no meio de campo, onde os goleiros foram meros espectadores. E assim foi os noventa minutos. Esta foi a primeira semi-final de todas as Copas que o placar ficou no 0x0.

                 Veio a prorrogação e o placar continuou em branco. Os nervos de ambos os lados estavam a flor da pele, pois tudo seria decidido naqueles cinco chutes a gol. E a Holanda começou a cobrança e perdeu. Enquanto os argentinos não desperdiçavam, os holandeses erraram mais uma cobrança e com isto, estavam eliminados, ficando somente a possibilidade de conquistarem o terceiro lugar, que seria decidido no dia 12 de julho contra o Brasil, lá no estádio Nacional Mané Garrincha. Do outro lado, os argentinos faziam uma grande festa, pois estavam classificados para a grande final diante da Alemanha no dia 13 de julho, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

DECISÃO DO 3º LUGAR 

12-07-2014

Brasil 0 x 3

Holanda

Brasil  0x3  Holanda 

                    Mesmo depois da vergonhosa derrota no último jogo, o povo brasileiro ainda continuou incentivando seus jogadores, pois, dos 68.034 espectadores presente ao estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasilia, certamente mais de 90% eram brasileiros, que gritaram, incentivaram e torceram muito pela nossa seleção, mas ao final do jogo, o que se ouviu foram muitas vaias, tanto para os jogadores, como também ao treinador Felipão, que não soube dar um padrão de jogo à nossa seleção.

                    Para este jogo que decidia o terceiro lugar, alguns jogadores que não tiveram oportunidade durante a competição, puderam desfilar seus talentos pelos gramados, mas infelizmente, não vimos nenhum talento em campo. Para este jogo o técnico Luiz Felipe Scolari mandou a campo os seguintes jogadores; Júlio César, Maicon, Tiago Silva, David Luiz e Maxwell; Luiz Gustavo (Ramires), Fernandinho, Paulinho (Hulk) e Oscar; William (Hernane) e Jô .

                    O torcedor brasileiro que já estava traumatizado com a derrota de 7 a 1 para a Alemanha, viu seu pesadelo aumentar logo a 3 minutos de jogo, quando a Holanda abriu o placar através de Van Persie, cobrando pênalti. Este foi o 100ª gol deste mundial. Aquele filme de terror do último jogo veio na cabeça de todos os brasileiros. E o filme continou passando, pois aos 17 minutos, ainda da primeira etapa, a Holanda marcou seu segundo gol, desta vez através do lateral esquerdo Blind. Para alegria do povo brasileiro, o primeiro tempo acabou.

                   Veio o segundo tempo e a seleção brasileira continuou apática, sem esboçar a menor possibilidade de melhora. Neymar estava no banco de reservas, mesmo sem ter nenhuma condição física, mas estava lá, dando o maior apoio aos seus companheiros, que mais uma vez decepcionaram o povo brasileiro. Quando tudo parecia liquidado, pois já haviam passado os 45 minutos regulamentares, eis que a Holanda ainda marcou mais um gol aos 46 minutos, através de Wijnaldum. Final de jogo, Holanda 3×0  Brasil.

                  Com este resultado a Holanda ficou com o terceiro lugar no mundial, enquanto que o Brasil ficou em quarto e saiu de campo muito vaiado pelo torcedor que tanto confiou e depositou suas esperanças na conquista do hexa, que agora somente em 2018, na Rússia.

                 Com esta derrota, Júlio César é o goleiro brasileiro que mais levou gols em Copas do Mundo, ou seja, 18 gols, sendo 10 somente em dois jogos. O árbitro da partida foi o argelino Djamel Haimoudi, que aplicou quatro cartões amarelos, sendo dois para os holandeses e dois para os brasileiros, que foram, Tiago Silva, no momento em que cometeu o pênalti que originou o primeiro gol holandês e também para Fernandinho.

FINAL 

13-07-2014

Alemanha 1 x 0

Argentina

Alemanha 1×0 Argentina 

                   Finalmente chegou o grande dia, onde iríamos conhecer o campeão da Copa 2014. O dia amanheceu lindo no Rio de Janeiro. As praias estavam lotadas, principalmente de argentinos, que invadiram as praias cariocas. Quando foi as 13:00 horas, os portões do Maracanã foram abertos e rapidamente o público foi chegando e lotando o estádio do Maracanã.

                   Às 14:20 horas, teve início o show de encerramento, onde se apresentaram as cantoras Shakira e Ivete Sangalo e também os cantores Alexandre Pires, Carlinhos Brown, o rapper haitiano WyCleaf e, também tivemos a participação do guitarrista colombiano Carlos Santana. Trinta e duas porta bandeiras das escolas de samba do Rio de Janeiro, cada uma representando uma seleção, também desfilaram pelo campo, onde estava estendida uma gigantesca bandeira brasileira.

                  O show foi bem curto, mesmo porque o sol estava muito forte naquele momento. Logo em seguida, entraram no gramado a modelo Gisele Bundchen e o jogador espanhol Puyol, que carregavam uma bela caixa, na qual estava a Taça da Copa, a qual permaneceu ali no campo até o início da partida.

                Às 16:50 horas de Brasília, entraram em campo as duas seleções e o árbitro da partida, o italiano Nicola Rizzoli, juntamente com seus auxiliares. A seleção da Argentina jogou com; Romero, Zabaleta, Demichelis, Garay e Rojo; Mascherano, Biglia, Perez (Gago) e Messi; Lavezzi (Aguero) e Higuain (Palácio). O técnico foi Alejandro Sabella. Do outro lado o técnico alemão Joachim Low, que mandou a campo os seguintes jogadores; Neuer, Lahm, Hummels, Boateng e Howedes; Kramer (Schurrle), Schweinsteiger, Kroos e Ozil (Mertesacker); Muller e Klose (Gotze).

               Na arquibancada a torcida ou era para a Argentina ou contra a Argentina, pois os brasileiros ficaram do lado dos alemães, mesmo tomando de 7 dias atrás. E finalmente o juiz apita o inicio da grande final. Esta foi a terceira vez que alemães e argentinos se enfrentam num final de Copa. A primeira foi em 1986, no México, e os argentinos levaram a melhor. Quatro anos depois voltaram a se encontrar na Itália e, desta vez os alemães levaram a melhor. Portanto este jogo de 2014 seria o tira-teima.

               Às 16:00 horas em ponto, horário de Brasília, a partida começou. E começou muito equilibrada, com as duas defesas não dando a menor oportunidade aos adversários. E assim foi durante todo os noventa minutos, e com isto, o placar ficou inalterado. Veio a prorrogação e os primeiros quinze minutos as duas seleções continuaram jogando da mesma forma, com pouquíssimas chances de gol.

             Começa a segunda etapa da prorrogação e já se passavam 8 minutos e todos já pensando na disputa por pênalti. Até que o atacante Schurrle avançou pela esquerda e cruzou, o jovem Gotze que também havia saído do banco de reservas, matou a bola no peito e antes mesmo dela cair no chão, ele acertou um belo voleio e fez 1 a 0 para a Alemanha.  Aquilo foi um balde de água fria nos argentinos, que não tiveram mais forças para reagir e assim terminou a partida, Alemanha 1×0 Argentina. Com esta vitória a Alemanha sagrava-se Tetra campeã mundial. A coincidência foi que a Alemanha ficu treta depois de 24 anos, assim como o Brasil e a Itália.

             Esta foi a oitava decisão da Alemanha, enquanto que para a  Argentina foi a quinta final. Com esta vitória um tabu foi quebrado, pois foi a primeira vez que uma seleção europeia vence uma Copa em território sulamericano. Depois desta Copa, os europeus ficaram com 11 conquistas, contra 9 dos sul-americanos.

                  Nesta partida o árbitro italiano aplicou quatro cartões amarelos, sendo dois para cada lado. O público foi de 74.778 espectadores. A presidente Dilma Roussef, do Brasil, entregou a Taça de Campeão ao capitão alemão Lahm, que juntamente com seus companheiros fizeram uma grande festa. A campanha da Alemanha neste mundial foi a seguinte: Disputou 7 jogos e venceu todos. Marcou 18 gols e sofreu 4. Recebeu 6 cartões amarelos e nenhum vermelho. Por tudo isso, foi a legítima campeã da Copa 2014.       

PARTICIPAÇÃO  DO  BRASIL

                 A participação do Brasil neste mundial foi abaixo da crítica. Ficamos em 4º lugar, marcamos 11 gols e sofremos 14, sendo que 10 foram em apenas dois jogos. O goleiro Júlio César passou a ser o goleiro brasileiro que mais tomou gols em Copas do Mundo, ou seja, 17. Fomos a seleção que mais levou cartões amarelos, 14 ao todo. Fomos a segunda colocada em número de faltas cometidas, 123, só perdendo para a Holanda que cometeu 126. Em compensação foi a seleção que mais falta sofreu, 129.

                 Foi a seleção que mais cometeu pênalti, juntamente com a Holanda, 2. O Brasil participou do jogo que tivemos o maior número de cartões amarelos, foi diante do Chile, ao todo foram 7 cartões, sendo 4 para o Brasil e 3 para o Chile. Participou também do jogo com o maior número de faltas, foi contra  a Colômbia, onde tivemos 54 faltas, sendo 31 cometidas pelos brasileiros e 23 pelos colombianos. Em matéria de organização ela foi excelente, sendo elogiada por todos os países que participaram do mundial. Mas dentro de campo a nossa seleção deixou muito a desejar. Por ser um mundial aqui no Brasil, muito se esperava de nossos jogadores, mas infelizmente decepcionaram.

                 A maior humilhação passamos justamente na Copa realizada em nossa casa. Tudo estava em perfeitas condições. O time era fraco, mesmo assim estava atuando e agradando à sua imensa torcida, até encontrar um time de grande porte ao contrário do nosso, bem mais estruturado. Vimos o que aconteceu: uma goleada histórica para ficar registrada para sempre em nossa memória, pois aquele 7 a 1 para a Alemanha, jamais esqueceremos. Muito se falou de apagão no futebol. Não existe o tal apagão. É preciso planejamento, estrutura, conhecimento e um trabalho eficaz, além de muita dedicação, tudo o que faltou para a nossa seleção.

                  Ao contrário de 2006, nossa seleção brincou pela juventude. Os treinadores que estavam no comando não conseguiram mostrar o seu talento. Felipão, Parreira e Murtosa, são ultrapassados. Precisamos de gente nova. Mas quem nos salvaria? Não existe uma salvador, apenas uma mudança geral de cultura, como a Alemanha fez em 2006. Não vamos culpar o jogador, e sim, quem está à frente do grupo. Não dá para tolerar uma goleada vergonhosa como essa. Se o Brasil queria apagar o fantasma de 1950, ganhou mais um. Todos se lembrarão de 2014, e por muitos anos.

                  Felipão, Parreira, Marco Polo Del Nero e José Maria Marin conseguiram manchar uma Copa maravilhosa em nosso território. Uma Copa que ficaria para sempre registrada nos corações de milhares de torcedores, que invadiram o nosso país para conhecer a alegria e a felicidade do povo brasileiro. Não podemos dizer que já é passado. Temos que cobrar mais da política e agora do futebol, porque só assim podemos crescer e tornar um país de primeiro mundo. Realmente nos sentimos triste, envergonhado, mas ao mesmo tempo feliz, porque serviu para desmascarar pessoas arrogantes, intoleráveis, como o senhor Luiz Felipe Scolari.

                  Faltou humildade, algo que sobrou para Neymar em suas declarações um dia após a eliminação do Brasil. Se todos tivessem a hombridade que esse menino teve, hoje o brasileiro estaria mais tranquilo, porque teria ouvido a verdade dos comandantes que estiveram à frente da nossa seleção. Agora é bola pra frente. Vamos começar de novo, pois 2018 está logo ali. Mas com certeza a festa não será a mesma e o torcedor não vai parar os seus afazeres para se dedicar 100% à nossa seleção. E olha que nos últimos meses o brasileiro voltou a amar a camisa verde-amarela.

Para este mundial o técnico Luiz Felipe Scolari convocou os seguintes jogadores;

GOLEIROS: Júlio César, Vitor e Jefferson

LATERAIS: Maicon, Maxwell, Daniel Alves e Marcelo

ZAGUEIROS: Tiago Silva, David Luiz, Dante e Henrique

MEIO DE CAMPO: Luiz Gustavo, Paulinho, Hernane, Fernandinho, Oscar, William e Ramires

ATACANTES: Neymar, Jô, Fred, Hulk e Bernard

SELEÇÃO DA ALEMANHA – CAMPEÃ DA COPA DE 2014
SELEÇÃO BRASILEIRA DA COPA DE 2014     –   Em pé: Júlio César, Fred, David Luiz, Hulk e Tiago Silva     –      Agachados: Oscar, Daniel Alves, Neymar, Marcelo, Paulinho e Luiz Gustavo

 

Deixe uma resposta