JABAQUARA ATLÉTICO CLUBE – fundado em 15 de Novembro de 1914

                     Jabaquara Atlético Clube é uma agremiação esportiva da cidade de Santos, no estado de São Paulo, fundada a 15 de novembro de 1914. Suas cores são amarelo e vermelho. A agremiação, anteriormente chamada de Hespanha, é um dos membros fundadores da Federação Paulista de Futebol. Disputou a Primeira Divisão estadual (atual A-1) entre os anos de1927 a 1963, com sete ausências. Atualmente, disputa a Segunda Divisão do Campeonato Paulista de Futebol, organizado pela FPF.

                   Um grupo de jornaleiros espanhóis, ou “tribuneiros”, como eram conhecidos, com a união de associações ou agremiações esportivas dos imigrantes europeus na região de Santos do início do século 20, e o interesse na nova modalidade esportiva, reuniam-se em torno do atual bairro do Jabaquara. Para dar nome à nova equipe foram dadas várias sugestões, entre elas Nova Cintra e Jabaquara. Foi quando um senhor negro, ex-escravo, entrou e propôs: Espanha, que foi logo aceito por todos, e fundaram o Hespanha Foot Ball Club, conforme denominavam em 15 de novembro de 1914.

                   A sua primeira partida oficial ocorreu em 1916, contra o Clube Afonso XIII, em um resultado de 1 a 1, numa ocasião em que foi levantado o primeiro pavilhão do clube. Surpreendeu com uma gloriosa vitória e arrecadação contra o SPR no ano seguinte, onde festejaram e conquistaram diversos associados e atenção na cidade.

                   Nos anos de 1918 a 1920, conquistou a “Taça Grande Café D’Oeste” e participou como convidado na inauguração do estádio da Associação Atlética Portuguesa. O seu crescimento foi tamanho a partir de então, que em 1924 foi construído um estádio maior, localizado no bairro do Macuco como “Estádio Antônio Alonso”, que levou o nome do seu proprietário, passando a ser chamado o time popularmente como o “Leão do Macuco”. Em 1930, o Hespanha enfrenta seu primeiro adversário internacional com uma vitória de 3×2 contra a Seleção de Buenos Aires.

                   Com a fundação da Federação Paulista de Futebol, esteve presente o Hespanha nos campeonatos oficiais de São Paulo na divisão principal. No início da década de 1940, em decorrência da Segunda Guerra Mundial, houve a necessidade de mudança do Hespanha, pois levava nome de país, o que não era permitido a partir de um decreto de lei, passando a denominar-se após votação como Jabaquara Atlético Clube em homenagem ao seu bairro de origem, gerando o popularizado apelido de “Jabuca”.

                    Em 1944 o time atingiu o seu auge com o melhor ataque do futebol paulista. Foi no período entre 1940 e 1957 que o clube revelou vários craques, com o técnico Arnaldo de Oliveira, popularmente conhecido como Papa. As maiores estrelas reveladas foram o goleiro Gilmar, com passagem pelo Sport Club Corinthians Paulista e campeão mundial pelo Santos Futebol Clube e Seleção Brasileira de Futebol, e Osvaldo da Silva, conhecido como Baltasar, que era o nome do seu irmão que jogava no Santos FC. Outros craques formados: Marcos (revelado para o Corinthians); Feijó, Getúlio, Ramiro e Álvaro (para o Santos); Célio (para o Vasco da Gama, no Rio de Janeiro); e Melão, (do Santos para o SPAL na Itália).

                     No entanto, em 1945 o clube sofreu grave crise financeira que afetou o time quase com o rebaixamento à segunda divisão, senão dispôs-se de um recurso de seu advogado. Houve a venda de um valorizado terreno, próximo à praia, no bairro Ponta da Praia (Santos), que não saldou as dívidas do clube, para questionamento de muitos até os dias atuais. Restou treinar em um campo na cidade vizinha de São Vicente.

                     Assim correram os anos até que em 1957, com uma vitória de virada em partida histórica contra o bicampeão paulista Santos Futebol Clube na Vila Belmiro, sob coordenação de Nelson Ernesto Filpo Nuñes, passando a ser chamado de Dom Filpo pelo seu feito de vitórias consecutivas no Jabaquara, salvando ainda o clube de um rebaixamento pela segunda vez em 1959. O inevitável rebaixamento ocorreu em 1963.

                      Finalmente, uma grande área definitiva com 67.380 m2 para o clube em um local alagadiço e pouco valorizado, que contribuiu a partir de 1961 para o crescimento do bairro da Caneleira. Apesar de ser bem maior que o Estádio Urbano Caldeira da Vila Belmiro, nenhum torcedor admite a venda do local por lembranças amargas de sua história. Em virtude das crises, em 1967 o Jabaquara passa a se dedicar a equipes amadoras, deixando o futebol profissional, para retornar somente em 1977 inserido na Terceira Divisão (atual A-3).

                      Em luta pela sobrevivência, este histórico clube alterna entre a Segunda Divisão (atual A-2) e a Terceira, como privilegiado fundador da Federação Paulista. Em 1983Nabi Abi Chedid aumentou o número de times na Segunda Divisão, inserindo o clube, mas acabou retornando à Terceira.

                      Com uma invencibilidade de 23 jogos, o Jabaquara tornou-se campeão paulista da Série B-3 (Sexta Divisão, atualmente extinta) de 2002 e a 11ª colocação no Campeonato Paulista da Série B-2 (Quinta Divisão, atualmente extinta) de 2004. No ano de 2006, o Jabaquara fez uma de suas piores campanhas no Campeonato Paulista da Quarta Divisão e, no ano de 2007, através de uma parceria com a equipe do Litoral Futebol Clube, chegou às quartas de final do Campeonato Paulista da Quarta Divisão.

                      A luta desse clube honroso e histórico fazem a paixão de seus torcedores e a simpatia dos torcedores rivais da região São Vicente Atlético Clube, com quem faz o maior clássico da região atualmente, o Derby Praiano – Santos Futebol Clube e Portuguesa Santista.

                      Em 2008 a equipe anexou ao seu patrimônio o Litoral Futebol Clube, clube de um projeto social idealizado por Pelé, do qual agora o Jabaquara também faz parte. Com isso a equipe conseguiu apoio para as disputas da Série B estadual e para as categorias de base, além de um patrocínio com a empresa alemã fornecedora de materiais esportivos Puma. Além do Jabaquara, o recém criado Monte Alegre e o Paulista de Jundiaí também fazem parte do projeto.

                       Em novembro de 2011 o Jabuca anunciou Paulinho Kobayashi como treinador do time para a disputa do Campeonato Paulista da 2ºDivisão de 2012.

TÍTULOS

Vice campeão Paulista  de 1927

Campeão da Séria A3 em 1993

MASCOTE

Leão

HINO

Vamos cantar-te, Jabuca
Porque mereces também uma canção
Por teu passado glorioso,
Que ainda vibra em nosso coração.
E nesta terra praiana
Em São Paulo e no interior,
Tu foste sempre o primeiro,
Que nos cobriu de honra e de valor.
Rubro amarelo, hás de vencer,
o Jabaquara jamais há de morrer
Por tuas glórias, com emoção,
Hoje brindamos, com amor, esta canção!
Rubro amarelo, sempre estarás
Em nossa alma, em nosso coração
Leão do Macuco, vamos lutar,
Que em nossa história será sempre o campeão!

Deixe uma resposta