COPA de 2018

JOGOS  DA PRIMEIRA FASE

GRUPO  “A”

14-06-2018

Rússia 5 x 0 Arábia Saudita
   15-06-2018

Uruguai

1

x 0

Egito

   19-06-2018

Rússia

3

x 1

Egito

   25-06-2018

Rússia

0

x 3

Uruguai

   25-06-2018

Arábia Saudita

2

x 1

Egito

20-06-2018 Uruguai 1 x 0

Arábia Saudita


Rússia  5×0  Arábia Saudita

                   Para abrir a primeira Copa do Mundo em seu vasto território, a Rússia optou por uma cerimônia simples, sem grandes acontecimentos, com a apresentação da soprano russa Ainda Garifullina e do cantor britânico Robbie Williams.  Mas os anfitriões guardaram a grande surpresa para a principal atração no Estádio Olímpico Luzhniki, que recebeu um público de 78.011 espectadores, o primeiro confronto do Mundial. Rompendo os muitos prognósticos pessimistas, pois não vencia desde outubro de 2017, a seleção russa foi efetiva, aproveitou as chances e brindou aos torcedores com uma goleada por 5 a 0 sobre a Arábia Saudita.

                    Vindo do banco, Cheryshev marcou duas vezes, aos 12 minutos da primeira etapa e aos 43 da etapa inicial. Outro que saiu do banco e também marcou gol, foi Dzyuba aos 26 do segundo tempo. Os outros dois gols foram marcados por Golovin aos 49 do segundo tempo e Gazinskiy, aos 12 da primeira etapa, fechando o placar de 5×0.

                    A vitória elástica da Rússia faz com que esta seleção russa entre para a história das Copas do Mundo, protagonizando a maior vitória da história em jogos oficiais de abertura, igualando a marca do Brasil de 1954, que venceu o México por 5 a 0 no dia 16 de junho de 1954. Cabe lembrar, entretanto, que em 1934 a Itália venceu os Estados Unidos por 7 a 1 na primeira rodada do Mundial, que teve oito partidas realizadas simultaneamente, todas realizados no dia 27 de maio de 1934.

                    O árbitro desta partida inaugural da Copa 2018 foi o argentino Nestor Pitana, que aplicou dois cartões amarelos, um para cada seleção.  E por falar em árbitro, nesta Copa tivemos uma novidade, pela primeira vez foi utilizado o Árbitro de Vídeo, para que em caso de alguma dúvida durante o jogo ele pudesse esclarecer.

 

Uruguai  1×0   Egito

                   Uruguai e Egito fecharam a primeira rodada desse grupo jogando na Arena Ekaterinaburg. O árbitro da partida foi o holandês Bjorn Kuipers, que aplicou somente um cartão amarelo no jogo e foi para os egípcios.

                   Foi no sufoco, sofrido, mas o Uruguai largou com vitória na Copa do Mundo de 2018. Mesmo com o craque Salah poupado pelo Egito, a seleção celeste encontrou muita dificuldade ao longo do jogo para chegar ao gol. Suárez perdeu três grandes chances, o time esbarrou na ótima atuação do goleiro El Shenawy, mas José Giménez, de cabeça, garantiu a vitória aos 44 minutos do segundo tempo. Alívio com a vitória, que deixa os uruguaios em boa condição para buscar a classificação à segunda fase.

                    Ovacionado pelo público na entrada da equipe para o aquecimento, Mohamed Salah que fazia aniversário neste dia (26 anos) acabou ficando no banco de reservas durante os 90 minutos da partida, devido a um problema no ombro na final de Champions Leage em que o Real Madrid sagrou-se campeão no dia 26 de maio de 2018. Desde 1970, o Uruguai não vencia na partida de estreia de uma Copa do Mundo. O gol de José Giménez contra o Egito colocou fim à “maldição” celeste.

 

Rússia  3×1  Egito

                   Abrindo a segunda rodada desse mundial, tivemos um jogo entre os donos da casa contra uma seleção que precisava da vitória para continuar na competição. No entanto os russos foram bem superiores e não deram a menor chance aos egípcios.

                     O primeiro tempo terminou com o placar em branco, mas logo aos 2 minutos da etapa final, a Rússia abriu o placar com um gol contra do egípcio Fathi. Não demorou muito e aos 14 minutos a Rússia ampliou através de Cheryshev e três minutos depois o atacante Dzyuba marcou o terceiro, praticamente definindo o placar. No entanto os egípcios não desanimaram e ainda marcaram um gol aos 28 minutos através de uma cobrança de pênalti cobrada por Salah, o maior ídolo da seleção do Egito.

                     E assim terminou o jogo, Rússia 3×1 Egito. Este jogo foi realizado na Arena de São Petersburgo e o árbitro da partida foi o paraguaio Enrique Cáceres, que aplicou dois cartões amarelos, sendo um para cada seleção.

 

Uruguai  1×0  Arábia Saudita

                   Fechando a segunda rodada desse grupo, os sul-americanos entraram em campo para confirmarem sua classificação para a fase seguinte, enquanto seu adversário tentava sua última chance de continuar na competição.

                   Para aqueles que achavam que seria um jogo fácil para os uruguaios, tiveram uma surpresa, pois a Arábia Saudita foi outra equipe daquela que fez sua estreia no mundial e perdeu de cinco a zero para a Rússia, tanto é que o primeiro tempo terminou zero a zero.

                    Na segunda etapa depois de uma falha do goleiro num escanteio, a bola sobrou para Luis Suarez que não teve trabalho para abrir o marcador. Suarez que estava fazendo sua centésima partida pela seleção do Uruguai. E assim terminou o jogo com os uruguaios confirmando matematicamente sua passagem para a fase seguinte. Agora só restava saber quem seria o primeiro do grupo e isto seria decidido na última rodada, quando uruguaios e russos iriam se enfrentar.

                     Este jogo foi realizado na Arena de Rostov e o árbitro da partida foi o francês Clémet Turpin, que não precisou aplicar nenhum cartão aos jogadores, pois foi um jogo muito disciplinado.

 

Rússia  0x3  Uruguai

                     As duas seleções já estavam classificadas, mas este jogo era importante para sabermos qual delas ficaria em primeiro no grupo. Os russos entraram em campo confiantes, pois já tinham marcado oito gols e não tinham sofrido nenhum, enquanto que o Uruguai havia marcado somente dois gols.

                     Mas dentro de campo os uruguaios estavam bem melhores e logo aos 10 minutos de jogo abriu o placar através de Luis Suares cobrando falta. Aos 23 aumentou o placar com um gol contra do russo Cheryshev e assim terminou o primeiro tempo, com um jogador russo Igor Smoinikov expulso aos 36 minutos.

                     Veio o segundo tempo e os uruguaios só administraram o placar, mas aos 45 minutos ainda teve tempo de marcar mais um através do atacante Cavani. E assim terminou o jogo com a vitória uruguaia por 3×0. Com esta vitória o Uruguai ficou com o primeiro lugar do grupo e a Rússia em segundo.

                      Esse jogo foi disputado no Estádio de Samara e teve como árbitro Malang Diedhiou de Senegal, que aplicou três cartões amarelos, sendo dois para os russos e um para os uruguaios. Este foi o 100º jogo do goleiro Musleira pela seleção do Uruguai.

 

Arábia Saudita  2×1  Egito

                      As duas seleções entraram em campo somente para cumprir tabela, pois já estavam eliminadas da competição. Mas queriam sair do mundial com pelo menos uma vitória. E o Egito abriu o placar aos 22 minutos do primeiro tempo através de Salah. Mas a Arábia Saudita chegou ao empate no apagar das luzes através de Salem aos 51 minutos.

                      O segundo tempo tivemos um jogo morno, parecia até que as duas seleções estavam satisfeitas com o empate. Mas, eis que aos 50 minutos novamente Salem marcou para a Arábia Saudita e assim terminou o jogo com os egípcios perdendo por 2×1 e ficando em último lugar no seu grupo.

                      Este jogo foi disputado na Arena Volgogrado e teve como árbitro o colombiano Wilmar Roldan, que aplicou três cartões amarelos, sendo dois para o Egito e um para a Arábia Saudita. Este jogo podemos dizer que foi histórico, pois o goleiro do Egito que foi o goleiro mais velho deste mundial, também se tornou o jogador mais velho a disputar uma Copa do Mundo de todos os tempos. Neste dia ele estava com 45 anos de idade e esta foi a sua 5ª Copa do Mundo que disputou.

 

GRUPO  “B”

15-06-2018

Portugal 3 x 3 Espanha

15-06-2018

Marrocos 0 x 1 Irã
20-06-2018 Portugal 1 x 0

Marrocos

20-06-2018

Irá 0 x 1 Espanha
25-06-2018 Portugal 1 x 1

Irã

25-06-2018 Espanha 2 x 2

Marrocos

 

Marrocos  0x1  Irã

                 Marrocos e Irã se enfrentaram no Estádio de São Petersburgo, que recebeu um público de 50.572 espectadores. O árbitro da partida foi o turco Cuneyt Cakir que aplicou três cartões amarelos, sendo dois para os iranianos e um para os marroquinos.

                 O Irã voltou do intervalo com 0 a 0 no placar, não finalizou nenhuma vez no segundo tempo e conquistou a vitória em sua estreia na Copa do Mundo. Como? A única bola que chegou ao gol marroquino na etapa final entrou e foi de autoria de um jogador africano. O atacante Bouhaddouz, que entrou para fortalecer o setor ofensivo do Marrocos, acabou sendo peça fundamental para o ataque adversário, com cabeçada “certeira” aos 49 minutos do segundo tempo, fazendo gol contra.

              Um balde de água gelada como a Sibéria para a geração marroquina, apontada por muitos como uma das possíveis surpresas do Mundial. A produção ofensiva dos africanos no primeiro tempo até agradou, mas houve muitas falhas técnicas na hora de finalizar.

 

              O Irã, que chegou menos à meta adversária, mas até teve a melhor chance do primeiro tempo, acabou premiado no fim. Não dá para dizer que foi injusto, pelo segundo tempo bem abaixo dos marroquinos. Paciência. Agora, é tentar uma difícil redenção contra Portugal e Espanha. O Irã, com três pontos e mais motivado do que nunca, será franco atirador.

 

Espanha  3×3  Portugal

               Muito aguardado desde o sorteio da Copa, o clássico ganhou ainda mais destaque após a demissão do técnico espanhol Julen Lopetegui três dias antes da estreia. O motivo foi o anúncio do Real Madrid de que ele seria o comandante merengue após a competição. O fato não foi bem recebido por Luis Rubiales, presidente da Federação Espanhola, que rescindiu o contrato do ex-comandante já na Rússia e anunciou Fernando Hierro. Por isso, todos queriam saber como a Espanha entraria em campo para enfrentar Portugal de CR7.

               Era o jogo mais aguardado nesta primeira fase de grupos e realmente superou as expectativas, pois foi um grande jogo com seis gols, três de cada lado. O árbitro dessa partida foi o italiano Gianlucca Rocci que aplicou dois cartões amarelos, sendo uma para cada seleção. O jogo foi disputado no Estádio Olímpico de Sochi.

               Logo aos 4 minutos de jogo, Portugal abriu o placar através de Cristiano Ronaldo cobrando pênalti. Vinte minuto depois a Espanha empatou com o brasileiro naturalizado espanhol, Diego Costa. Mas ainda no primeiro tempo, aos 44 minutos, novamente Cristiano Ronaldo põe Portugal na frente do placar, num frango do goleiro De Gea da Espanha.

               Veio a segunda etapa e a Espanha com mais disposição. Aos 10 minutos novamente Diego Costa empata a partida. Três minutos pois através de Nacho, a Espanha passa na frente do marcador. Tudo parecia ser o placar final, mas quem tem Cristiano Ronaldo em campo, nada está perdido. Aos 42 minutos, numa cobrança de falta magistral, ele empata a partida dando números finais ao marcador.

 

Portugal  1×0  Marrocos

                  Este jogo foi realizado no Estádio Olímpico Luzhniki, que fica em Moscou. Portugal entrou em campo como franco favorito, mas em campo as coisas não forem bem assim, embora tenha feito um gol logo aos 4 minutos de jogo através de Cristiano Ronaldo. Mas depois as coisas mudaram e Marrocos deu muito trabalho aos portugueses.

                  No segundo tempo tivemos um jogo sem muita emoção e o tempo foi passando até que chegamos ao seu final com a vitória de Portugal por um a zero. O árbitro da partida foi Mark Geiger dos Estados Unidos, que aplicou dois cartões amarelos, sendo um para cada seleção.

                  Depois desse jogo Cristiano Ronaldo se tornava o artilheiro do mundial com quatro gols e seu país dava um grande passo rumo a classificação para a outra fase da competição.

 

Espanha  1×0  Irã

                   Este foi mais um jogo que muitos davam como favorita a seleção espanhola, no entanto, foi um jogo muito difícil e muito disputado até o minuto final. O jogo foi realizado na Arena de Kasan e teve como árbitro o uruguaio Andrés Cunha, que aplicou dois cartões amarelos e ambos foram para os iranianos.

                   O primeiro tempo foi muito disputado, com a seleção iraniana todinha na defesa, pois o empate seriam muito bom para ela. E assim terminou a etapa inicial, zero a zero. Veio o segundo tempo e logo aos 9 minutos o brasileiro naturalizado espanhol, Diego Costa abriu o placar. Depois disso a seleção do Irã se soltou mais tentando o empate, mas não conseguiu.

                   O jogo foi dramático até o fim, mas os espanhóis conseguiram vencer o jogo por um a zero e com isto deu um grande passo para sua classificação. O jogador Piquet da Espanha completou com este jogo, seu centésimo jogo pela seleção espanhola e com isto ele teve dois bons motivos para comemorar aquela vitória.

 

Portugal  1×1  Irã

                   Esta rodada seria decisiva para este grupo, pois nada estava decidido sobre quem seguiria na competição. Sendo assim, Portugal e Irã entraram em campo com o mesmo objetivo, ou seja, a vitória. Este jogo foi realizado na Arena Saransk e teve como árbitro o paraguaio Enrique Caceres, que aplicou 6 cartões amarelos, sendo quatro para Portugal e dois para o Irã.

                    Para o técnico do Irã Carlos Queiroz, deve ter sido um dia muito difícil, porque ele é português e estava lutando para sua equipe se classificar, o que significava que Portugal seria eliminado da competição.  Foi um jogo muito aguerrido devido a necessidade da vitória.

                    Somente aos 45 minutos da primeira etapa é que surgiu o primeiro gol e foi através de Quaresma de Portugal. Para a segunda etapa o Irã veio disposto a empatar a partida a qualquer custo e depois correr atrás da vitória, pois só ela interessava naquele momento. 

                    Aos 8 minutos de jogo Portugal teve um pênalti a seu favor. Quem se preparou para a cobrança foi Cristiano Ronaldo. Os locutores já estavam prontos para gritarem gol, mas, para surpresa de todos, o goleiro defendeu. E não era mesmo o dia do CR7, pois cometeu uma falta que o árbitro não percebeu, mas o árbitro de vídeo chamou a atenção e depois de conferir, deu apenas um cartão amarelo, coisa que deixou muito irritado todo o time do Irã.

                    O jogo já estava nos instantes finais, quando surgiu um lance que os iranianos reclamaram de pênalti. O árbitro foi consultar o árbitro de vídeo e confirmou o pênalti. O atacante Hansarifard cobrou e converteu aos 49 minutos. Tudo igual no placar. Mas já era tarde demais, pois alguns minutos depois o árbitro apitou final de partida e com isto Portugal estava classificado e o Irã desclassificado do mundial.

 

Espanha  2×2  Marrocos

                     Fechando esse grupo, a Espanha entrou em campo lutando para prosseguir na competição e mesmo enfrentando um adversário teoricamente fácil, ela precisou correr muito, pois aquele que parecia ser um jogo fácil, se tornou dramático para os espanhóis.

                     Este jogo foi realizado na Arena de Ekaterimburg e teve como árbitro Ravshan Irmatov do Uzbequistão, que aplicou simplesmente 6 cartões amarelos e todos para os marroquinos.

                     E foram os marroquinos que abriram o placar aos 14 minutos da primeira etapa através de Boutaib, mas os espanhóis empataram cinco minutos depois através de Isco. E assim terminou o primeiro tempo.

                     Na segunda etapa não foi diferente, os marroquinos com mais disposição em campo chegaram ao segundo gol através de En Nesyri. Os espanhóis lutaram até o fim e foi aos 47 minutos que conseguiu empatar através de Aspas. Com este resultado a Espanha ficou em segundo em seu grupo. 

 

GRUPO  “C”

16-06-2018

França 2 x 1 Austrália

16-06-2018

Peru 0 x 1 Dinamarca
21-06-2018 França 1 x 0

Peru

21-06-2018

Austrália 1 x 1 Dinamarca
26-06-2018 França   x  

Dinamarca

26-06-2018 Peru   x  

Austrália

 

França  2×1  Austrália 

                   Este jogo podemos dizer que entrou para a história das Copas, pois pela primeira vez foi utilizado o “Árbitro de Vídeo”, pois foi neste jogo que tivemos um lance em que o árbitro não marcou pênalti, mas o Árbitro de Vídeo chamou a atenção do árbitro da partida, o uruguaio Andrez Cunha, que foi consultar na televisão e depois confirmou o que seria o primeiro gol da França através do atacante Griezmann.

                  Mas não demorou muito para a Austrália empatar a partida, depois que o zagueiro Umtiti colocou a mão na bola dentro da área. O jogador australiano Jedinak bateu e converteu, deixando tudo igual na Arena Kazan.

                  Veio a segunda etapa e mais uma vez a tecnologia teve que trabalhar, pois o atacante francês Pogba chutou, a bota bateu no travessão e caiu dentro do gol, mas como ela caiu bem próxima da risca do gol, o relógio do árbitro acusou que a bola havia passado a linha, sendo assim, validou o segundo gol francês.

                   E assim terminou a partida com a vitória da França sobre a Austrália pelo placar de 2×1. Neste jogo tivemos quatro cartões amarelos, sendo três para os australianos e um para os franceses.

 

Peru  0x1  Dinamarca

                    Podemos dizer que foi um jogo sem muitas emoções, aliás, a única que aconteceu foi a entrada do “Árbitro de Video”, num lance de pênalti a favor do Peru aos 46 minutos da etapa inicial, que o atacante Cueva desperdiçou, chutando bem acima do travessão.

                    Na segunda etapa os dinamarqueses jogaram bem melhor e aos 14 minutos marcaram o único gol da partida através do atacante Yurary. Depois disso nada de mais interessante aconteceu. Aos 18 minutos entrou o atacante peruano Paolo Guerreiro, mas nada pode fazer para ajudar sua equipe.

                    Este jogo foi realizado no Estádio de Saransk e o árbitro da partida foi Bakary Gassama da Gâmbia, que aplicou três cartões amarelos, sendo dois para os dinamarqueses e um para os peruanos.

 

Austrália  1×1  Dinamarca

                     O árbitro dessa partida foi o espanhol Antônio Mateu Lahoz, que aplicou dois cartões amarelos e ambos foram para os dinamarqueses. Foi um jogo de muita disputa, principalmente na parte física, não apresentando muita técnica.

                     A Dinamarca abriu o placar logo aos 7 minutos do primeiro tempo através de Eriksen, mas aos 38 minutos a Austrália empatou através de Jedinak cobrando pênalti, que teve o auxílio do árbitro de vídeo.

                     O jogo foi disputado na Arena de Samara, um local muito bonito, pois o estádio fica na beira de um belíssimo rio, lembrando o estádio Beira Rio, que pertence ao Internacional de Porto Alegre.

 

França  1×0  Peru

                      Fechando a segunda rodada desse grupo, a França confirmou sua passagem para a fase seguinte ao derrotar o Peru, que por sua vez, deu adeus ao mundial. O jogo foi na Arena Ekaterimburgo e teve como árbitro Mohammed Mohamed dos Emirados Árabes, que aplicou 4 cartões amarelos, sendo dois para cada seleção.

                       A França mostrando um futebol bem superior aos peruanos, não tiveram muita dificuldade em vencer esta partida com um gol de Mbappe aos 34 minutos da primeira etapa, pois a seleção peruana em momento algum demonstrou garra e competência.

 

França   0x0   Dinamarca

                       Depois de 36 jogos, finalmente tivemos o primeiro 0x0 neste mundial. Este recorde pertencia a Copa de 1954 quando tivemos o primeiro jogo com o placar em branco depois de 26 jogos.

                       Mas desde o começo do jogo já dava para prever que este seria o placar do jogo, pois nenhuma das seleções estava muito interessada em vencer a partida, pois ambas já estavam classificadas, faltando apenas a definição do primeiro do grupo.

                       Este jogo foi realizado no Estádio Luzhniki, que recebeu um público de 78.011 espectadores e teve como árbitro o brasileiro Sandro Meira Ricchi, que aplicou somente um cartão amarelo e foi para os dinamarqueses.

 

Peru  2×0  Austrália

                        Foi um jogo somente para cumprir tabela, pois as duas seleções já estavam matematicamente eliminadas da competição. Era só uma questão de honra de sair do mundial com uma vitória. E foi isto que os peruanos buscaram desde o início do jogo lá na Arena de Sochi, que recebeu um público de 44.073 espectadores.

                        Aos 18 minutos da primeira etapa o Peru abriu o placar através do atacante Carrillo e foi só naqueles quarenta e cinco minutos de jogo. Veio o segundo tempo e as duas seleções pareciam que estavam torcendo para o jogo acabar e voltarem para suas casas.

                         E quando todos achavam que aquele seria o placar final, o atacante peruano Paolo Guerrero marcou o segundo gol, dando números finais ao jogo. O árbitro da partida foi o russo Sergey Karasev, que aplicou 6 cartões amarelos, sendo quatro para os australianos e dois para os peruanos.

 

GRUPO  “D”

16-06-2018

Argentina 1 x 1 Islândia

16-06-2018

Croácia 2 x 0

Nigéria

21-06-2018 Argentina 0 x 3

Croácia

22-06-2018

Islândia 0 x 2 Nigéria
26-06-2018 Argentina 2 x 1

Nigéria

26-06-2018

Croácia 2 x 1

Islândia

 

Argentina  1×1  Islândia

                  Este jogo foi realizado na Arena Otkrytiye, em Moscou que recebeu um público de 44.190 espectadores e tivemos como árbitro Szymon Marciniak, da Polônia, que não aplicou nenhum cartão amarelo. A Argentina entrou em campo como a grande favorita, mas não foi bem assim, durante os 90 minutos, pois os islandeses mostraram um bom futebol, o mesmo que já havia apresentado na Eurocopa 2016.

                  Mas foi a Argentina que abriu o placar através do atacante Aguero aos 19 minutos da etapa inicial. No entanto, quatro minutos depois os islandeses empataram através de Finnbogason.

                  Na etapa final a Argentina teve uma grande chance de chegar a vitória, quando teve um pênalti a seu favor, mas para surpresa de todos, o grande jogador Messi cobrou muito mal e o goleiro defendeu. E assim terminou o jogo com um empate de 1×1, o que frustrou e muito a torcida Argentina.

 

Nigéria  0x2  Croácia

                    Para nós brasileiros foi um jogo especial, pois o árbitro da partida foi o brasileiro Sandro Meira Ricci, que teve um bom trabalho e aplicou três cartões amarelos, sendo dois para os croatas e um para os nigerianos.

Pela qualidade individual dos jogadores da Croácia, era nítida a superioridade em campo. No entanto, croatas abriram o placar somente aos 32 minuto da etapa inicial e mesmo assim através de um gol contra do zagueiro Etebo.

                     Na segunda etapa os croatas continuaram mandando em campo e aos 26 minutos Modric cobrando pênalti ampliou o placar para dois a zero e assim terminava a partida. Este jogo foi realizado no Estádio de Kaliningrado, que recebeu um público de 31.136 espectadores.

  

Argentina  0x3  Croácia

                      Era a chance da Argentina se recuperar da fraquíssima apresentação que fez na sua estreia diante da Islândia. Por isso, os argentinos foram a campo confiantes numa grande apresentação. No entanto, encontraram pela frente um adversário muito bem organizado e assim os argentinos saíram de campo mais uma vez frustrado e praticamente fora do mundial.

                      A Croácia abriu o placar aos 8 minutos da segunda etapa através de Rebic, depois de uma falha do goleiro argentino. Aos 35 minutos os croatas ampliaram o marcador através de Modric, num chute perfeito de fora da área. E aos 47 minutos, quando os argentinos já tinha jogado a toalha, os croatas marcaram o terceiro gol através de Rakitic. Com esta vitória a Croácia estava classificada para a fase seguinte da competição.

                       O jogo foi na Arena de Nizhny e o árbitro da partida foi Ravshan Irmatov do Uzbequistão, que aplicou sete cartões amarelos, sendo quatro para os croatas e três para os argentinos. Depois do jogo houve muitos comentários sobre o fracasso argentino nessa Copa, pois uma seleção com tantos craques não se admitia uma participação tão ridícula com aquela.

 

Nigéria  2×0  Islândia

                       Depois de uma fraca apresentação na sua estreia, os nigerianos voltaram a campo desta vez para mostrar que o futebol africano não estava morto nessa Copa, sendo assim, seus jogadores mostraram um futebol muito bonito e com isto chegaram a vitória com méritos.

                        O primeiro tempo foi bem equilibrado, no entanto na segunda etapa a Nigéria voltou mais disposta e em busca do gol. E assim logo aos 4 minutos abriu o placar através de Musa. Os islandeses não se encontravam em campo e com isto a Nigéria foi pressionando cada vez mais, até que aos 30 minutos novamente o atacante Musa fez o segundo gol da Nigéria.

                        Aos 38 minutos a Islândia teve um pênalti a seu favor, mas foi desperdiçado. E assim terminou o jogo com a vitória da Nigéria por dois a zero. Esse jogo foi realizado na Arena de Volgogrado, que recebeu um público de 43.472 espectadores e o árbitro da partida foi Mattew Conger, da Nova Zelândia, que aplicou somente um cartão amarelo e foi para a Nigéria.

 

Argentina  2×1  Nigéria

                        Era o jogo de vida ou morte para os argentinos, pois só a vitória faria com que continuasse viva na competição. Por isso entraram em campo se entregando ao máximo e nas arquibancadas sua imensa torcida empurrava o time.

                      Por outro lado, a Nigéria precisava somente de um empate para avançar na competição. Ou seja, foi um jogo dramático para as duas seleções. Mas quem tem Messi no time tudo fica mais fácil, pois aos 14 minutos de jogo ele abriu o placar colocando a Argentina na frente do marcador.

                      Mas depois do gol os nigerianos melhoraram e muito chegando ao empate logo aos 6 minutos da segunda etapa através de um pênalti cobrado por Mouses. A partir daí foi só emoção.

                      O tempo ia passando e os argentinos nas arquibancadas vendo sua seleção se despedir precocemente da Copa. Mas aos 41 minutos o zagueiro Rojo marcou o segundo gol dando a vitória para a Argentina. Loucura total nas arquibancadas e em Buenos Aires, onde uma grande multidão assisti o jogo.

                      Com esta vitória a Argentina ficou em segundo lugar do seu grupo. Vale lembrar que o gol marcado por Messi foi o centésimo deste mundial. O jogo foi realizado na Arena de São Petersburgo, que recebeu um público de 64.468 espectadores e o árbitro da partida foi o turco Cüneyt Çakır, que aplicou 5 cartões amarelos, sendo três para os argentinos e dois para os nigerianos.

 

Croácia  2×1  Islândia

                       Este jogo foi realizado na Arena de Rostov, que recebeu um público de 43.472. A Croácia entrou em campo tranquila, pois já estava classificada para a próxima fase, ao passo que a Islândia necessitava da vitória.

                       Foi um jogo muito disputado, principalmente na primeira etapa. Mas na etapa complementar a Croácia apresentou um bom futebol e abriu o placar aos 8 minutos através de Badelj. Os islandeses só chegaram ao empate aos 31 minutos numa cobrança de pênalti do atacante Sigurdsson.

                       Tudo indicava que este seria o placar final, mas aos 45 minutos, o zagueiro Perisic marcou o segundo gol da Croácia, dando assim números finais ao jogo. Com isto a Croácia com 100% de aproveitamento ficou em primeiro no grupo. O árbitro da partida foi o espanhol Antônio Mateu Lahoz, que aplicou 5 cartões amarelos, sendo três para os islandeses e dois para os croatas.                      

 

GRUPO  “E”

17-06-2018

Sérvia 1 x 0 Costa Rica
17-06-2018 Brasil 1 x 1

Suíça

22-06-2018

Brasil 2 x 0 Costa Rica
22-06-2018 Suíça 2 x 1

Sérvia

27-06-2018

Brasil 2 x 0 Sérvia
27-06-2018 Costa Rica 2 x 2

Suíça

 

 Sérvia  1×0  Costa Rica

                  Abrindo este grupo, tivemos Sérvia e Costa Rica que jogaram no Estádio de Samara, que recebeu um público de 41.432 espectadores e teve como árbitro Malang Diedhiou de Senegal, que aplicou três cartões amarelos, sendo dois para Costa Rica e um para a Sérvia.

                   Os brasileiros estavam de olho nesse jogo, pois seriam os próximos adversários, dias 22 e 27. Mas as duas seleções não mostraram nada que viesse a preocupara nossa seleção, pois fizeram um jogo bem equilibrado e sem nenhum destaque para esse ou aquele jogador.

                    O primeiro tempo terminou com o placar em branco. Na segunda etapa, os sérvios mostraram um pouco mais de organização. Mas foi num gol de falta que a Sérvia abriu o placar aos 11 minutos, através de Kolarov. No final do jogo teve um lance em que o árbitro consultou o árbitro de vídeo, para ver se era caso de expulsão de um jogador sérvio ou não e depois de consultar não expulsou o jogador.

 

Brasil  1×1  Suíça

                    Chegava o dia da estreia da nossa seleção. O povo que andava meio desanimado com a Copa, neste dia se vestiu de amarelo e saiu às ruas e às 15:00hs todos estavam diante da televisão para ver o Brasil em campo. O jogo foi realizado na Arena Rostov, que recebeu um público de 43.109 espectadores.

                    O árbitro da partida foi o mexicano Cesar Ramos, que aplicou três cartões amarelos, sendo dois para os suíços e um para o Brasil, o meio campista Casemiro, que por causa disso foi substituído por Fernandinho.

                    Para este jogo o técnico Tite mandou a campos os seguintes jogadores; Alisson, Danilo, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro (Fernandinho), Paulinho (Renato Augusto) e Felipe Coutinho; William, Gabriel Jesus (Firmino) e Neymar.

                   O Brasil abriu o placar aos 20 minutos da primeira etapa através de Felipe Coutinho, que acertou um belíssimo chute, sem defesa para o arqueiro suíço. Mas depois do gol a nossa seleção caiu e muito de produção. Veio o segundo tempo e logo aos 5 minutos veio o empate através do atacante Zuber, após um escanteio, cabeceou sem defesa para o goleiro Allison.

                   Depois disso a Suíça procurou somente em se defender e segurou o empate, que para eles foi um grande resultado. O povo brasileiro ficou frustrado com esse empate, e passou a pensar no próximo compromisso contra a Costa Rica.

 

Brasil  2×0  Costa Rica

                    Depois de uma fraca apresentação diante da Suiça, a seleção brasileira voltou a campo disposta a conquistar sua primeira vitória. E para isso o técnico Tite escalou a seguinte equipe: Alisson, Fagner, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro, Paulinho (Fermino) e Felipe Coutinho; William (Douglas Costa), Gabriel Jesus (Fernandiho) e Neymar.

                     O Brasil jogou muito mal na etapa inicial, por isso foram feitas algumas alterações. No segundo tempo o time melhorou, mas não conseguia furar o bloqueio imposto pelos costa riquinhos. O tempo ia passando e os jogadores brasileiros cada vez mais nervosos. Entramos nos acréscimos e aos 47 minutos o Brasil finalmente conseguiu marcou seu gol através de Felipe Coutinho.

                      Depois que tomou o gol a Costa Rica parece que relaxou um pouco e com isto o Brasil chegou ao segundo gol através de Neymar e assim terminou o jogo com a vitória brasileira por dois a zero.

                       O jogo foi realizado na Arena de São Petersburgo e teve como árbitro o holandês Björn Kuipers, que aplicou dois cartões amarelos para o Brasil, sendo um para Neymar e outro para Felipe Coutinho. Aplicou um cartão amarelo também para a Costa Rica. A decisão desse grupo ficava tudo para a última rodada.

 

Suíça  2×1  Sérvia

                        As duas seleções entraram em campo em busca da vitória. A Sérvia para confirma sua passagem para a próxima fase e a Suíça para continuar vida na competição e foi isso que fez com que tivéssemos um bom jogo do início ao fim.

                        O jogo foi disputado na Arena de Kaliningrad e o árbitro foi o alemão Felix Brych, que aplicou 4 cartões amarelos, todos para os jogadores da Sérvia. O jogo começou com a Sérvia querendo decidir logo o jogo, tanto é que logo aos 5 minutos abriu o placar através de Mitrovic e assim terminou a primeira etapa.

                         Mal começou o segundo tempo e a Suíça empatou aos 7 minutos através de Xhaka, num chute de longa distância indefensável para o goleiro sérvio. Depois desse gol a Suíça foi todo ao ataque em busca do segundo gol que seria muito importante para ela.

                          E o gol demorou para sair, mas saiu aos 45 minutos, num outro chute muito forte de Shaqiri, que lutou o jogo inteiro e fez por merecer este gol que deu nova esperança à Suíça na competição. Com este resultado de dois a um os suíços vão para a última rodada com grandes chances de classificação.

 

Brasil  2×0  Sérvia

                          Brasil e Sérvia entraram em campo em busca da vitória, pois só ela daria condições de continuarem na competição. O jogo foi na Arena de Spartak, que recebeu um público de 44.190 espectadores. 

                            Para este jogo o técnico Tite mandou a campo os seguintes jogadores; Alisson, Fagner, Tiago Silva, Miranda e Marcelo (Felipe Luis); Casemiro, Paulinho (Fernandinho) e William; Felipe Coutinho (Renato Augusto), Gabriel Jesus e Neymar. O árbitro da partida foi o iraniano Alireza Faghani, que aplicou três cartões amarelos, todos para os jogadores da Sérvia.

                           O Brasil entrou em campo bem melhor que o jogo contra Costa Rica, e com isto os sérvios encontraram muitas dificuldades para segurarem os ataques brasileiros, principalmente pelo lado que estava Neymar. A altura dos jogadores sérvios pouco adiantou, pois a zaga brasileira não permitiu que jogassem bola na área para seus atacantes tentarem o cabeceio.

                           Aos 36 minutos da primeira etapa o Brasil abriu o placar através de Paulinho, que surgiu na frente do goleiro e o encobrindo num toque sutil. Final do primeiro tempo e o Brasil confirmando sua classificação para a fase seguinte.

                           Veio o segundo tempo e todos esperavam que a Sérvia viesse mais disposta, no entanto continuaram sendo envolvidos pelos toques de bola dos brasileiros, até que aos 23 minutos, num escanteio cobrado por Neymar, surgiu Tiago Silva de cabeça e fez dois a zero. Ou seja, os sérvios sentiram o gostinho do veneno que haviam preparado para os brasileiros, ou seja, um gol de cabeça.

                            Festa na arquibancada, onde milhares de brasileiros se faziam presentes, pois o Brasil já estava classificado para as oitavas-de-final, onde enfrentaria o México, que também havia se classificado horas antes.

 

Suíça  2×2  Costa Rica

                            Este foi o último jogo do grupo, onde saberíamos quem seria a outra seleção que seguiria na competição. Para a Suíça bastava um empate, sendo assim, partiram ao ataque e aos 31 minutos de jogo abriu o placar através de Dzemaili e assim terminou a primeira etapa.

                            A Costa Rica que ainda não havia marcado nenhum gol neste mundial, alias, ela foi a última seleção a marcar um gol, finalmente marcou o seu aos 11 minutos através de Waston de cabeça. Festa entre os jogadores e comissão técnica pelo primeiro gol marcado até então.

                             A Suíça não desanimou e correu atrás da vitória e assim chegou ao segundo gol através de Drmic aos 43 minutos. Tudo parecia ser o placar final, mas aos 48 minutos o árbitro francês Clement Turpin marcou pênalti a favor da Costa Rica, que foi convertido empatando o jogo em dois a dois.

                              Este gol de pênalti foi até certo ponto curioso, pois a bola bateu no travessão e na volta bateu na cabeça do goleiro suíço Sommer e acabou entrando contra suas próprias redes. E assim acabou o jogo com a Suíça classificada para a fase seguinte da competição. Neste jogo tivemos 6 cartões amarelos, sendo três para cada seleção. O jogo foi realizado na Arena de Novgorod.

 

GRUPO  “F”

17-06-2018

Alemanha 0 x 1 México
18-06-2018 Coréia do Sul 0 x 1

Suécia

23-06-2018

Alemanha 2 x 1 Suécia
23-06-2018 México 2 x 1

Coréia do Sul

27-06-2018

Alemanha 0 x 2 Coréia do Sul
27-06-2018 Suécia 3 x 0

México

 

 Alemanha  0x1  México

                   Os alemães chegavam para esta Copa com a moral elevada, afinal, eram os atuais campeões, no entanto na sua estreia enfrentaram um adversário muito aguerrido e empolgado com o grande número de mexicanos que tomavam conta das arquibancadas do Estádio Olímpico Luzhniki, o mesmo da abertura da Copa.

                   Para esta partida foi escalado o árbitro Alireza Faghani, do Irã, que aplicou quatro cartões amarelos, sendo dois para cada seleção. O primeiro tempo foi um jogo muito bem disputado, com os dois goleiros trabalhando muito. Até que aos 35 minutos, o México abriu o placar através do atacante Lozano.

                   Veio o segundo tempo e a Alemanha foi todo ao ataque, querendo o empate logo nos primeiros minutos, no entanto, o esquema tático mexicano era perfeito, levando perigo a meta alemã por várias vezes. E assim terminava aquela partida que para muitos foi surpresa, mas foi uma vitória merecida dos mexicanos.

 

Coréia do Sul   0x1   Suécia

                    Fechando a primeira rodada deste grupo, Coréia do Sul e Suécia fizeram um jogo sem muitas emoções. A Coreia com jogadores bem jovens e com muita falta de experiência, não conseguiram segurar a Suécia com jogadores bem rodados por esse mundo a fora.

                  O árbitro da partida Joel Aguilar, de El Salvador, que aplicou 3 cartões amarelos, sendo dois para os Coreanos e um para os suecos. O primeiro tempo foi bem disputado, mas sem nenhum perigo de gol. Veio o segundo tempo e os suecos impuseram sua técnica e sua experiência e com isto passou a mandar no jogo.

                  Aos 20 minutos de jogo através do jogador Granqvist, a Suécia abriu o placar numa cobrança de pênalti, isto depois que o árbitro de vídeo entrou em ação mais uma vez nessa Copa. E assim terminou o jogo, Suécia 1×0 Coréia do Sul.

 

México  2×1  Coréia do Sul

                   O México entrou em campo para garantir sua classificação para a próxima fase, ao passo que a Coréia lutava para se manter viva na competição. Mas os mexicanos eram bem superiores tecnicamente falando e assim, aos 26 minutos da etapa inicial abriu o marcador através de Carlos Velas cobrando pênalti. E assim terminava a primeira etapa.

                    Para o segundo tempo o jogo continuou da mesma forma, ou seja, os mexicanos mandando no jogo. E aos 21 minutos Hernandez ampliou o marcador. Os coreanos ainda esboçaram uma reação, mas já era tarde demais, pois o seu gol saiu somente aos 48 minutos através do atacante Son.

                     Este jogo foi realizado na Arena de Rostov e teve como árbitro o sérvio Mirolat Mazit, que aplicou quatro cartões amarelos, todos eles para a Coréia. Com esta vitória o México já estava classificado para a próxima fase.

 

Alemanha  2×1  Suécia

                     A Alemanha entrou em campo sabendo que somente a vitória lhe interessaria, caso contrario estaria fora do mundial, o que seria um enorme surpresa, afinal ela era até então a atual campeã.

                     Mas o jogo foi muito difícil, pois encontrou uma Suécia disposta a vencer, pois uma vitória já a colocaria na outra fase da competição. A Alemanha jogava bem melhor que na sua partida de estreia, quando perdeu para o México por um a zero. Mas foi a Suécia que abriu o marcador através de Toivonen aos 32 minutos da primeira etapa.

                      Como para a Alemanha somente a vitória interessaria, fez várias mudanças para a segunda etapa e parece que deu certo, pois logo aos 3 minutos chegou ao empate através de Reus. Dai em diante foi um jogo dramático, pois a Alemanha precisava de mais um gol, enquanto a Suécia com o empate estaria bem próxima da sua classificação.

                      Os alemães foram todo ao ataque, obrigando o goleiro sueco a fazer grandes defesas. Teve também bola na trave e nada de sair o gol alemão. A torcida na arquibancada já estava desesperada e achando que não iria dar.

                      Mas os deuses do futebol, pregaram uma peça nos suecos, pois aos 50 minutos de jogo, no último lance da partida, saiu uma falta na lateral da grande área e lá estava o alemão Kroos batendo na bola com tanta categoria, que ela fez uma incrível curva e entrou no ângulo do gol sueco.

                      O árbitro polonês Szymon Marciniak deu a saída e em seguida apitou o final de jogo. Nem mesmo os alemães estavam acreditando no que estava acontecendo. Vitória da Alemanha por dois a um e ainda vida no mundial.

                       Este jogo foi realizado na Arena de Sochi e tivemos quatro cartões amarelos, sendo dois para cada seleção. Tivemos também um cartão vermelho, que foi para o zagueiro Boateng da Alemanha. Este foi sem dúvida alguma, pelo menos até então, o jogo mais emocionante desse mundial 

 

 Suécia  3×0  México

                       Suécia, México e Alemanha, brigavam por duas vagas para a próxima fase, sendo assim, enquanto um jogo se desenrolava num estádio, as atenções também estavam voltadas para o outro jogo.

                       Sendo assim, os suecos foram logo ao ataque tentando a vitória a qualquer custo, mas os mexicanos souberam se defender, inclusive seu goleiro fazendo grandes defesas e assim terminou o primeiro tempo.

                       Veio a segunda etapa e os suecos continuaram martelando e logo aos 5 minutos abriu o placar através de Augustinsson. Os mexicanos sentiram o golpe e com isto os suecos aproveitaram para marcar o segundo gol aos 17 minutos através de Granqvist cobrando pênalti.

                        O jogo já estava praticamente decidido, mas os suecos queriam mais e aos 29 minutos marcaram o terceiro através de Alvarez, dando assim, números finais a partida. E com isto a Suécia se classificou em primeiro no seu grupo.

                         Este jogo foi realizado na Arena de Ekaterimburg e teve como árbitro o argentino Nestor Pitana, que aplicou 5 cartões amarelos, sendo três para os mexicanos e dois para os suecos. Vale lembrar que o primeiro cartão amarelo que o México recebeu foi aos 13 segundos de jogos, se tornando assim, o cartão mais rápido de todas as Copas.

 

Alemanha  0x2  Coréia do Sul

                          Este jogo aconteceu na Arena de Kazan, que recebeu um público de 41.835 espectadores. Bastava uma vitória para a Alemanha se classificar para a próxima fase e seus torcedores já contavam com mais este triunfo, afinal, eram os atuais campeões do mundo e também porque seu adversário não tinha nenhuma história dentro dos mundiais.

                           Mas como dizem, o jogo é jogado e o peixe é pescado. Em campo o que se viu foi uma Alemanha apática, sem garra, sem dinamismo, enquanto os coreanos transbordavam de otimismo e vontade de vencer.

                           O primeiro tempo acabou e o placar continuava em branco. Veio a segunda etapa e nada dos alemães marcarem pelo menos um gol que lhe daria a classificação. Seus torcedores não estavam acreditando que estavam passando por aquele tremendo sufoco.

                           O tempo regulamentar acabou e já estávamos nos acréscimos e alemães atacando de forma desordenada sem obter êxito. Até que aos 48 minutos aconteceu o inesperado, os coreanos abriram o placar através de Kim. Deu a saída e até o goleiro alemão foi ao ataque, onde ele perdeu a bola e o jogador coreano deu um chutão para frente onde estava o jogador Son que aos 51 minutos marcou o segundo gol, dando assim números finais ao jogo.  

                           Os jogadores, comissão técnica e torcedores alemães não acreditavam no que estava acontecendo, ou seja, a poderosa Alemanha, campeã mundial da última edição que aconteceu aqui no Brasil, sendo eliminada ainda na primeira fase. Foi algo que entrou para a história do futebol mundial.

                           Este jogo teve como árbitro o americano Mark Geiger, que aplicou quatro cartões amarelos, sendo todos para os coreanos.  E assim fechava este grupo, tendo a Suécia em primeiro e o México em segundo.

 

GRUPO  “G”

18-06-2018

Bélgica 3 x 0 Panamá
18-06-2018 Inglaterra 2 x 1

Tunísia

23-06-2018

Bélgica 5 x 2 Tunísia
24-06-2018 Inglaterra 6 x 1

Panamá

28-06-2018

Bélgica 1 x 0 Inglaterra
28-06-2018 Panamá 1 x 2

Tunísia

 

Bélgica  3×0  Panamá

                 Abrindo esse grupo, a Bélgica enfrentou a debutante em Copas do Mundo, o Panamá. O jogo foi disputado na Arena de Sochi e o árbitro da partida foi Janny Sikazwe de Zambia, que não teve economia nos cartões amarelos, ao todo foram oito, sendo cinco para o Panamá e três para os belgas.

                 No primeiro tempo os jovens jogadores do Panamá seguraram o ímpeto dos belgas e o placar não foi alterado. Mas logo no início da segunda etapa, a Bélgica através de Mertens abriu o placar com um bonito gol. Depois disso o Panamá se descontrolou e a Bélgica aproveitou para marcar mais dois gols através do atacante Lukaku, sendo um aos 24 minutos e o outro aos 30 minutos. E assim o Panamá fazia sua estreia em Copas do Mundo perdendo para a Bélgica por 3×0.

 

Inglaterra  2×1  Tunísia

                   Fechando a primeira rodada desse grupo, a poderosa Inglaterra entrou em campo confiante numa vitória tranquila, no entanto, o que se viu foi uma Tunísia bem armada e jogando um bom futebol. Com 5 minutos de jogo o goleiro da Tunísia já havia feito duas grandes defesas, mas infelizmente aos 6 minutos precisou ser substituído devido a um problema no ombro esquerdo.

                   Aproveitando disso, aos 11 minutos a Inglaterra abriu o placar através do atacante Kane. Tudo parecia que teríamos uma goleada, no entanto, a Tunísia respondeu com um bom futebol e ainda no primeiro tempo, aos 35 minutos empatou a partida através de uma cobrança de pênalti cobrada por Sassi. Final do primeiro tempo e tudo igual, um a um.

                   Veio o segundo tempo e a Inglaterra não conseguia furar a defesa adversária e tudo parecia que o empate seria o placar final. Mas aos 46 minutos, novamente o atacante Kane marcou o segundo gol inglês e assim deu números finais na partida.  Este jogo foi realizado na Arena de Volvogrado e o árbitro da partida foi o colombiano Wilmar Roldan, que aplicou somente um cartão amarelo e foi para a seleção da Inglaterra, no momento que o zagueiro inglês cometeu o pênalti.

 

Bélgica  5×2  Tunísia

                     Este jogo aconteceu no Estádio de Spartak, em Moscou. O árbitro da partida foi o americano Jair Marrufo, que aplicou somente um cartão amarelo e foi para a seleção da Tunísia.

                     A Bélgica queria vencer para confirmar sua classificação para a próxima fase, sendo assim, logo aos 6 minutos abriu o placar através de um pênalti muito bem cobrado por Hazard. Aos 16 os belgas ampliara o marcador através de Lukaku. A Tunísia não desanimou e chegou ao seu primeiro gol através de Bronn aos 18 minutos. E no último lance do primeiro tempo a Bélgica fez seu terceiro gol com Lukaku marcando novamente.

                       Veio a segunda etapa e a Bélgica dominando completamente o jogo e logo aos 6 minutos, Hazard ampliou para quatro a um. Quando todos pensavam que este seria o placar final, aos 45 minutos o atacante belga Batshuayi marcou o quinto gol belga. E já nos acréscimos, aos 48 minutos, a Tunísia descontou através de Khazri dando números finais a partida. Com esta vitória a Bélgica estava classificada para a outra fase.

 

Inglaterra  6×1  Panamá

                         Antes mesmo de começar o jogo, todos já sabiam que a Inglaterra era muito superior e não deu outra. Os ingleses entraram em campo com apetite de gols e foi marcando logo aos 8 minutos através de Stones. Aos 22 minutos Kane aplicou para dois a zero através de uma cobrança de pênalti.

                          Aos 36 minutos Lindrad marcou o terceiro para a Inglaterra. Aos 40 novamente Stones marcou o quarto gol. E já nos acréscimos, ou seja, aos 46, mais um pênalti a favor dos ingleses e o atacante Kane marcou o quinto gol. Final do primeiro tempo Inglaterra 5×0 Panamá.

                          Veio o segundo tempo e os ingleses queriam mais. E aos 17 minutos novamente o atacante Kane fez o sexto gol. Os panamenhos continuavam lutando e queriam pelo menos um gol de honra, o que aconteceu aos 33 minutos através do atacante Baloy que havia saído do banco de reservas. Este jogador já jogou no Grêmio e também no Atlético Paranaense.

                            Este jogo aconteceu na Arena Nizhny Novgorod e teve como árbitro o egípcio Ghead Grisha, que aplicou quatro cartões amarelos, sendo três para os panamenhos e um para os inglese. Com este resultado Bélgica e Inglaterra já estavam classificadas e a decisão do primeiro lugar no grupo ficaria para a terceira rodada do grupo, onde as duas seleções iriam se enfrentar.

 

Bélgica  1×0  Inglaterra

                            As duas seleção já entraram em campo classificadas para a próxima fase, era só para decidir quem seria a primeira do grupo. Sendo assim, os dois treinadores não escalaram suas forças máximas, inclusive a Bélgica jogou com nove reservas e mesmo assim foi bem superior ao seu adversário.

                             Este jogo foi realizado no Estádio de Kaliningrado, que recebeu um público de 33.973 espectadores e teve como árbitro Damir Skomina da Eslováquia, que aplicou dois cartões amarelos, ambos para os belgas.

                             O jogo foi tão morno que a primeira etapa o placar não foi mexido. No segundo tempo a Bélgica entrou mais ligada no jogo e aos 6 minutos marcou o único gol do jogo através de Januzaj. Esse jogo entrou para a história, pois fazia 82 anos que a Bélgica não vencia a Inglaterra.

 

Tunísia  2×1  Panamá

                              Era um jogo só para cumprir tabela, pois as duas seleções já estavam eliminadas do mundial. Mas as duas queriam encerrar com uma vitória. Panamá por ser a primeira Copa que participava e Tunísia porque a última vitória em Copas do Mundo havia acontecido em 1978, quando venceu o México por 3×1.

                              Foi Panamá que abriu o placar através de um gol contra de Meriah aos 33 minutos da primeira etapa. Para o segundo tempo a Tunísia voltou com mais disposição e empatou logo aos 6 minutos através de Bem Youssef e aos 21 desempatou através de Khazri. E assim terminou o jogo com a vitória da Tunísia.

                              Este jogo foi realizado na Arena de Saransk e o árbitro da partida foi Nawaf Shukralla, do Barein, que aplicou 6 cartões amarelos, sendo três para cada seleção. E assim fechava este grupo com a Bélgica em primeiro e a Inglaterra em segundo lugar.

                   

GRUPO  “H”

19-06-2018

Polônia 1 x 2 Senegal
19-06-2018 Japão 2 x 1

Colômbia

24-06-2018

Japão 2 x 2 Senegal
24-06-2018 Polônia 0 x 3

Colômbia

28-06-2018

Polônia 1 x 0 Japão
28-06-2018 Senegal 0 x 1

Colômbia

 

Japão  2×1  Colômbia

                    Abrindo esse grupo tivemos um jogo que logo aos três minuto aconteceu a primeira expulsão da Copa. Foi o jogador colombiano Carlos Sanches que ao interceptar a bola que tinha a direção do gol com o braço, cometeu pênalti que depois de três minutos foi cobrado e convertido pelo japonês Kagawa, abrindo o placar aos 6 minutos de jogo.

                    Mesmo com dez homens em campo, a Colômbia lutou muito e chegou ao empate aos 39 minutos ainda da primeira etapa, depois de uma cobrança de falta cobrada por Quintero, chutando rasteiro e que passou debaixo dos pés da barreira.

                    Mas na segunda etapa o desgaste físico dos colombianos era nítido e com isto os japoneses foram dominando o jogo, até que aos 28 minutos num escanteio, o jogador Osako subiu mais que a defesa colombiana e fez dois a um. Depois só administrou a partida e assim tivemos a primeira vitória de uma seleção asiática sobre uma seleção sul-americana em todas as Copas.

                     Este jogo foi realizado na Arena de Saransk e teve como árbitro Damir Skomina, da Eslovênia, que aplicou um cartão amarelo para o Japão e três cartões para a Colômbia, sendo dois amarelos e um vermelho, sendo este, o primeiro do mundial.

 

Polônia  1×2  Senegal

                     Este foi o último jogo da primeira rodada de todos os grupos. O jogo foi realizado na Arena de Spartak e teve como árbitro Nawaf Shukralla do Bahrein, que aplicou três cartões amarelos, sendo dois para o Senegal e um para a Polônia.

                     Muito se esperava dos poloneses, mas foram os senegaleses que dominaram o jogo. Aos 38 minutos da etapa inicial o jogador Cionek da Polônia marcou contra e assim terminou a primeira etapa com a vitória de Senegal 1×0.

                     No segundo tempo os poloneses continuaram no mesmo ritmo e com isto aos 15 minutos o Senegal fez dois a zero através de Niang. A Polônia só chegou ao seu primeiro gol aos 41 minutos, através de Krychowiak, mas aí já era tarde para um reação. Sendo assim, o jogo terminou com a vitória do Senegal por 2×1.

 

 Senegal  2×2  Japão

                      As duas seleções haviam vencido na primeira rodada, sendo assim, este jogo seria importantíssimo para ambos, pois uma vitória deixaria numa situação privilegiada. Este jogo foi realizado na Arena Ekaterimburg e teve como árbitro o italiano Gianluca Rocchi, que aplicou quatro cartões amarelos, sendo dois para cada seleção.

                      Foi um jogo muito equilibrado no primeiro tempo, tanto é que terminou empatado. Senegal abriu o placar aos 11 minutos através do atacante Mané, mas o Japão empatou aos 34 através de Inui.

                      No segundo tempo foi igual, inclusive na quantidade de gol. Senegal fez dois a um aos 26 minutos através de Wague, mas o Japão empatou novamente com o jogador Honda aos 33. Placar final Senegal 2×2 Japão. A decisão de quem ficaria em primeiro no grupo ficaria para a última rodada.

 

Colômbia  3×0  Polônia

                      Era um jogo de vida ou morte para as duas seleções, pois elas sabiam que o perdedor matematicamente estaria eliminada da competição. Sendo assim elas entram em campo buscando o gol a todo momento.

                      No entanto, desde o início ficou bem claro que a Colômbia estava bem melhor no jogo, criando várias oportunidades de gol, até que ele surgiu aos 40 minutos da primeira etapa através do zagueiro Mina de cabeça.

                      Veio a segunda etapa e a Colômbia continuava mandando no jogo. Aos 25 minutos ampliou o marcador através do atacante Falcão Garcia. Depois desse gol a Polônia não ofereceu mais nenhum perigo aos colombianos, que aproveitaram para marcar mais um através do jovem atacante Cuadrado.

                      Este jogo foi realizado na Arena de Kazan que recebeu um grande número de colombianos, que tomaram conta de toda arquibancada. O árbitro da partida foi o mexicano César Ramos, que aplicou dois cartões amarelos e ambos foram pra os poloneses.

                      Com esse resultado a Polônia estava eliminada, enquanto as duas vagas para a próxima fase seria decidido somente na última rodada.

 

Senegal  0x1  Colômbia

                      Senegal entrou em campo precisando apenas de um empate para prosseguir na competição, ao passo que a Colômbia necessitava da vitória, por isso a torcida colombiana que tomou conta das arquibancadas empurrou seu time do começo ao fim. Senegal teve um pênalti marcado pelo árbitro, mas o árbitro de vídeo mostrou que não foi pênalti e assim dessa maneira, o árbitro voltou atrás. 

                      O primeiro tempo foi bem disputado mas não tivemos gol. Ele veio somente na segunda etapa através do zagueiro colombiano Mina aos 29 minutos e depois disso foi aquele desespero de Senegal, pois precisavam da vitória para avançarem na competição, mas não conseguir marcar. E assim terminou o jogo com a Colômbia se classificando em primeiro no grupo.

                       Senegal e Japão terminaram com o mesmo número de pontos, mesmo saldo de gol e no confronto direto houve empate, sendo assim no último critério que era o de menor número de cartão amarelo, Senegal ficou de fora do mundial.  Este jogo foi realizado na Arena de Samara e o árbitro da partida foi Milorad Mazic da Sérvia, que aplicou dois cartões, sendo um para cada seleção.

 

Polônia  1×0  Japão

                    A Polônia já estava eliminada da Copa, no entanto Japão ainda precisava confirmar sua passagem para a próxima fase e isto também envolvia o resultado do outro jogo do grupo entre Senegal e Colômbia.

                        Como os poloneses entraram em campo despreocupados, jogaram um futebol solto e bem ofensivo e foi assim que marcou seu gol aos 14 minutos da segunda etapa através de Jan Bednarek, o qual deu a vitória para sua seleção.

                         Quando faltavam alguns minutos para terminar a partida, o Japão sabendo do resultado entre Colômbia e Senegal, podia até perder que sua classificação estava assegurada, sendo assim, os jogadores japoneses ficaram no seu campo só trocando passes, o que irritou os torcedores e os elementos da Fifa.

                          E assim terminou o jogo com Japão ficando em segundo no seu grupo e foi uma classificação chamada de “classificação disciplinar”. Porque ela empatou com Senegal em número de pontos, em saldo de gols,  no confronto direto houve empate (2×2) e foi nos cartões amarelos que os japoneses levaram a melhor, pois até então tinha levado 4 cartões, enquanto Senegal havia levado 6 cartões.

                          Com esta eliminação de Senegal, nenhuma seleção do continente africano se classificou para a próxima fase. Este jogo foi realizado na Arena de Volgogrado e teve como árbitro Janny Sikazwe de Zâmbia.

 

OITAVAS-DE-FINAL

                          Dezesseis seleções passaram para as oitavas de final, sendo; a Rússia que faz parte da Europa e da Ásia, 4 da América do Sul (Brasil, Argentina, Uruguai e Colômbia), 1 da América do Norte e Central (México), 1 da Ásia (Japão) e 9 da Europa (França, Dinamarca, Croácia, Inglaterra, Bélgica, Suíça, Suécia, Portugal e Espanha) 

                          E a tabela para as oitavas de final, ficou da seguinte maneira:

30-06-2018

França 4 x 3 Argentina
30-06-2018 Uruguai 2 x 1

Portugal

01-07-2018

Espanha 1(3) x 1(4) Rússia
01-07-2018 Croácia 1(3) x 1(2)

Dinamarca

02-07-2018

Brasil 2 x 0 México
02-07-2018 Bélgica 3 x 2

Japão

03-07-2018

Suécia 1 x 0 Suíça
03-07-2018 Colômbia 1(3) x 1(4)

Inglaterra

 

França  4×3  Argentina

                   Começava as oitavas-de-final e europeus e sul-americanos lá estavam frente a frente em busca de uma vaga para a fase seguinte deste mundial. A Argentina não estava bem, pois havia se classificado com muitas dificuldades e o ambiente dentro da delegação não era dos melhores.

                    A França entrou em campo muito tranquila, pois já tinha um padrão de jogo e havia se classificado em primeiro no seu grupo com certa facilidade, mas do outro lado estava uma Argentina de tantas tradições dentro do futebol mundial.

                    Este jogo foi realizado na Arena de Kazan e teve como árbitro o iraniano Alireza Faghani, que aplicou 7 cartões amarelos, sendo três para os franceses e quatro para os argentinos.

                    A França começou bem melhor e aos 13 minutos jogo abriu o placar através de Griezmann cobrando pênalti, sendo que minutos atrás, ela havia cobrado uma falta e a bola chocou-se como travessão argentino. O jogo já se encaminhava para o seu final, quando aos 41 minutos, o atacante argentino Di Maria, acertou um belo chuta de fora da área fazendo assim o gol de empate na partida.

                     Começava o segundo tempo e logo aos 3 minutos, Messi chutou uma bola que bateu no pé do lateral direito Mercado enganando o goleiro francês e assim a Argentina virava o placar. Festa na arquibancada e em toda Buenos Aires.

                     Mas de repente o jovem Mbappe resolveu jogar bola, deixando a defesa argentina numa situação bem complicada. E foi numa arrancada desse jovem que a bola espirrou e foi ao encontro do lateral direito Pavar que acertou um belíssimo chute de fora da área, empatando a partida aos 12 minutos.

                     Depois desse gol a Argentina ficou perdida em campo e a França passou a dominar por completo a partida. Aos 19 minutos Mbappe marcou o terceiro e aos 23 ele também marcou o quarto gol francês. 

                     Com quatro a dois no placar, a França passou a administrar a partida e quando se pensava que aquele seria o placar final, aos 48 minutos a Argentina ainda marcou mais um através de Aguero. Logo em seguida o árbitro apitou o final do jogo. Era o fim da linha para a Argentina naquele mundial. Enquanto que a França estava classificada para as quartas-de-final e ficava na espera do vencedor do jogo entre Uruguai e Portugal, que jogariam algumas horas depois.

 

Uruguai  2×1  Portugal

                       Eram 15:00hs no Brasil e 21:00hs na Rússia, quando mais uma vez sul-americanos e europeus iniciavam mais um duelo em busca de uma vaga para a próxima fase do mundial. O Uruguai vinha de uma ótima campanha na primeira fase, onde venceu os três jogos que disputou, inclusive foi a única seleção que não sofreu nenhum gol até então.

                       E a dupla Suarez e Cavani estavam numa noite inspirada, dando muito trabalho para os portugueses. E foi num ataque que os dois uruguaios trabalharam muito bem, onde um cruzou a bola na cabeça do outro, que o Uruguai abriu o placar através de Cavani aos 7 minutos de jogo. E assim terminou a primeira etapa, onde o maior astro português não havia feito nada em campo.

                       Veio o segundo tempo e Portugal bem mais aguerrido partiu com tudo ao ataque, pois somente a vitória interessava. E foi num escanteio que o zagueiro Pepe empatou a cabeça num linda cabeçada. Eram 10 minuto de jogo e com isto os portugueses se animaram, pois ainda havia muito tempo pela frente.

                        Cristiano Ronaldo não estava em seus melhores dias e com isto a seleção portuguesa sentia muito, pois não conseguia chegar ao gol uruguaio. Com isto o Uruguai foi crescendo na partida e mais uma vez a estrela de Cavani brilhou. Aos 17 minutos depois de acertar um chute maravilhoso de fora da área, desempatou a partida em dois a um.

                        Já no fina da partida o artilheiro da partida saiu de campo lesionado. Foi uma tristeza para o time, mas com o apito final do jogo, a festa foi geral nas arquibancadas e em toda Montevideo. O Uruguai estava classificado para a fase seguinte, onde iria enfrentar a França.

                         Este jogo aconteceu no Estádio Olímpico de Sochi e teve como árbitro o mexicano César Ramos, que aplicou somente um cartão amarelo, que foi para o português Cristiano Ronaldo. Vale lembrar que desde a Copa de 1930, disputada no Uruguai, que os uruguaios não venciam quatro partidas seguidas em Copas.

 

Espanha   1(3) x 1(4)   Rússia

                     Os russos invadiram o estádio de Luzhniki, em Moscou, para empurrar sua seleção, que começou o mundial desacreditada, mas que durante a competição foi ganhando força e chegou às oitavas-de-final e neste dia dava início a mais uma etapa na sua caminhada para a conquista do tão sonhado título.

                     Mas foram os espanhóis que abriram o placar através de um gol contra do zagueiro Ignashevich aos 12 minutos de jogo. Com este gol, a Espanha passou a tocar bola no meio de campo, dando a  impressão que estava satisfeita com o resultado e que a Rússia não teria força para reagir.

                     Mas, aos 41 minutos ainda da primeira etapa, o zagueiro Piquet colocou a mão na bola e assim os russos chegaram ao empate através de Dzyuba cobrando com perfeição aquele pênalti. Tudo igual no placar e final de primeiro tempo.

                     Veio a segunda etapa e parecia que as duas seleções estavam satisfeita com aquele empate e guardavam forças para a prorrogação. E foi justamente isso que aconteceu. Referente a prorrogação, neste mundial tivemos uma novidade, poderia ser feita uma substituição durante aqueles trinta minutos, além das três que são feitas no tempo normal.

                      E mesmo na prorrogação não tivemos mais nenhum gol, sendo assim a decisão foi para os pênaltis, onde os russos foram mais competentes e venceram por 4×3, com o goleiro russo fazendo duas defesas com os pés. A torcida russa na arquibancada foi ao delírio, mesmo com a forte chuva que caia. O árbitro da partida foi o holandês Bjorn Kuipers, que aplicou três cartões amarelos, sendo dois para a Rússia e um para a Espanha.

 

Croácia  1(3) x 1(2)  Dinamarca

                      Os croatas entraram em campo como favoritos, mas o rendimento da equipe foi bem abaixo do esperado, e isto ficou provado logo a 1 minuto de jogo, quando o atacante dinamarquês Jorgensen abriu o placar.

                      Mas o que os dinamarqueses não esperavam é que sofreriam o gol de empate logo em seguida, pois aos 4 minutos o atacante Mandzukic marcou para a Croácia, igualando o marcador, que foi até o final do jogo.

                      Veio então a prorrogação onde tudo parecia que não teríamos gol, mas aos 11 minutos do segundo tempo, pênalti a favor da Croácia. Quem iria bater era o craque Modric, titular absoluto do Real Madrid, sendo assim, a torcida croata já se preparava para comemorar o gol. Mas do outro lado estava o grande goleiro   Schmeichel, que durante o jogo já havia feito grandes defesas.

                       O atacante correu e bateu. O goleiro pulou e defendeu. Seu pai que estava no estádio vibrou e muito, pois ele também foi goleiro e defendeu a seleção da Dinamarca na Copa de 1982. Logo em seguida o árbitro Nestor Pitana apitou final da prorrogação. 

                       Começava então as cobranças de pênaltis, onde os dois goleiros fizeram grandes defesas, mas os croatas foram mais eficientes e venceram por 3×2. Com isto a Croácia estava classificada para as quartas-de-final. Este jogo foi realizado no Estádio de Nizhny Novogorov e tivemos apenas um cartão amarelo, que foi para os dinamarqueses. OBS: Esta foi a 28ª decisão por pênaltis em toda história das Copas do Mundo, que embora tenha iniciado em 1978, a primeira vez que isso aconteceu foi na Copa de 1982, no jogo entre França 2×2 Alemanha, e que nos pênaltis, os alemães venceram por 5×4.

 

Brasil  2×0  México

                        Começava a fase dos mata mata para o Brasil e de cara iria enfrentar uma seleção que passou com certa facilidade da fase anterior, mas o povo brasileiro estava confiante, tanto em seus jogadores como também em seu técnico.

                        Este jogo foi realizado na Arena de Samara, que recebeu um público de 41.970 espectadores e teve como árbitro o italiano Gianluca Rocchi, que aplicou 6 cartões amarelos, sendo quatro para os mexicanos e dois para os brasileiros, Luis Filipe e Casemiro. Com este cartão Casemiro estava fora do próximo jogo.

                        Para este jogo o técnico Tite mandou a campo os seguintes jogadores; Alisson, Fágner, Tiago Silva, Miranda e Filipe Luis; Casemiro, Paulinho (Fernandinho) e William (Marquinho); Felipe Coutinho (Firmino), Gabriel Jesus e Neymar.

                        A primeira etapa foi muito bem disputada, mas sem nenhum perigo de gol, com isto o placar permaneceu em branco. Veio o segundo tempo e o Brasil bem melhor em campo. E logo aos 6 minutos Neymar abriu o placar. O México fez várias alterações em sua equipe, mas seu ataque continuava sem levar nenhum perigo à zaga brasileira.

                        O jogo já estava em seu final, quando Neymar driblou seu marcador e cruzou rasteiro para Firmino entrar quase que com bola e tudo para o fundo das redes mexicanas. Já eram 43 minutos e com isto o México já começara arrumar suas malas para voltar para casa. Com esta vitória o Brasil estava classificado para as quartas-de-final contra o vencedor de Bélgica e Japão que jogariam horas depois.

 

Bélgica  3×2  Japão

                         Antes de começar o jogo, todos davam pleno favoritismo aos belgas, principalmente pela belíssima primeira fase que fizeram, onde disputaram três jogos e venceram todos. Mas durante os 90 minutos  não foi bem isto que se viu, pois o Japão jogou de igual a igual e deu muito trabalho a seleção belga.

                          A primeira etapa foi muito disputada e o placar não foi alterado. Veio o segundo tempo e os japoneses em apenas quatro minutos mostraram à todos que não estavam naquele mundial apenas como figurantes, pois queriam ser também um dos protagonistas. Tanto é que aos 3 minutos abriu o placar através de Haraguchi e aos 7 ampliou o marcador com seu atacante Inui.

                            Os belgas levaram um tremendo susto, pois jamais esperavam passar por aquela situação. Mas aos poucos foram dominando a situação. O técnico belga fez duas alterações na equipe que mudaram completamente a história daquele jogo, tanto é que logo aos 24 minutos diminuiu o marcador através de Vertonghen.

                            Cinco minutos depois empatou através de Fellaine que havia saído do banco de reservas. Depois disso foi aquele ataque contra defesa, pois o Japão se defendia como podia. Já estávamos nos acréscimos e tudo parecia que íamos para a prorrogação, quando no último lance do jogo, aos 49 minutos, a Bélgica deu um contra ataque fulminante e acabou marcando o terceiro gol através de Chadli, que também havia saído do banco de reservas.

                             De um lado era aquela festa por parte da torcida belga nas arquibancadas, por outro, aquela choradeira da torcida japonesa, que viu sua chance de continuar lutando por uma classificação nos últimos segundos de jogo. Com esta vitória a Bélgica iria enfrentar o Brasil nas quartas de final.

                             Este jogo foi disputado na Arena de Rostov, que recebeu um público de 41.466 espectadores e teve como árbitro o senegalês Malang Diedhion, que aplicou somente um cartão amarelo e foi ao Japão.

 

Suíça  0x1  Suécia

                             Foi um verdadeiro jogo de xadrez, onde os dois goleiros praticamente não tiveram trabalho, pois o jogo ficou concentrado no meio de campo. E assim terminou o primeiro tempo sem alteração no marcador.

                             Veio a segunda etapa e a Suécia demonstrou um pouco mais de interesse e assim aos 21 minutos abriu o marcador através de Forsberg. Depois disso a Suíça foi um pouco mais ao ataque, mas sem levar nenhum perigo a meta sueca.

                              Já na prorrogação um atacante da Suécia num contra ataque mortal, quando ia invadindo a área foi derrubado. O árbitro Damir Skomina da Eslovênia apitou pênalti. Mas o árbitro de vídeo mostrou que a falta foi fora da área, no entanto, o jogador suíço que cometeu a falta foi expulso de campo.

                              E assim terminou o jogo, com a vitória da Suécia que passou para as quartas de final, cujo adversário ela iria conhecer depois de algumas horas, que sairia do vencedor de Inglaterra e Colômbia.

                             Este jogo foi realizado na Arena de São Petersburgo e foram aplicados três cartões amarelos, sendo dois para os suíços e um para os suecos. Ainda sobre a Suécia, ela é a seleção que mais vezes enfrentou o Brasil em Copas do Mundo, sendo a mais lembrada, aquela da final da Copa de 1958, quando conquistamos nosso primeiro mundial ao vencermos por 5×2.

 

Inglaterra 1(4) x 1(3) Colômbia

                               Este jogo foi disputado na Arena de Spartak, Moscou, que recebeu um público de 44.190 espectadores e teve como árbitro o americano Mark Geiger, que bateu o recorde de cartões amarelos até aquele momento da competição, ou seja, foram dois para os ingleses e seis para os colombianos.

                               O primeiro tempo foi muito disputado, no entanto os goleiros pouco trabalharam. Veio a segunda etapa e os ingleses abriram o placar aos 12 minutos através de Kane, cobrando pênalti.

                                Depois disso os ingleses passaram a administrar o jogo e tudo levaria a crer que este seria o placar final, mas, como neste mundial tem saído muitos gols nos últimos minutos ou até mesmo nos acréscimos, o público continuava na expectativa de mais um gol.

                                E foi justamente isso que aconteceu, aos 48 minutos, num escanteio cobrado pela direita, o zagueiro colombiano Mina subiu mais que todos e cabeceou sem defesa para o arqueiro inglês. Tudo igual e final de jogo no tempo normal. Começou a prorrogação e o placar não foi alterado.

                               Vieram as cobranças de pênaltis e os ingleses desperdiçaram uma cobrança, enquanto que os colombianos desperdiçaram duas cobranças. Sendo assim, a Inglaterra estava classificada para as quartas-de-final.

                                Após do término das oitavas-de-final, sobraram dois sul-americanos, Brasil e Uruguai e seis europeus, França, Croácia, Inglaterra, Rússia, Bélgica e Suécia.

 

QUARTAS DE FINAL

06-07-2018

Uruguai 0 x 2 França
06-07-2018 Brasil 1 x 2

Bélgica

07-07-2018

Suécia 0 x 2 Inglaterra
07-07-2018 Rússia 2(3) x 2(4)

Croácia

 

Uruguai  0x2  França

                                 Começava as quartas-de-final e mais uma vez lá estavam frente a frente um sul-americano e um europeu. A Arena de Nizhny Novgorod estava completamente lotada, pois sabiam que teríamos um grande espetáculo. O público foi de 43.319 espectadores. 

                                  O árbitro da partida foi o argentino Nestor Pitana, que aplicou quatro cartões amarelos, sendo dois para cada seleção. Foi um jogo tranquilo, onde os jogadores se preocuparam única e exclusivamente em jogar futebol e com isto facilitaram o trabalho do árbitro.

                                  Desde o início do jogo se notava uma França bem mais leve em campo, ao passo que os uruguaios demostravam um certo nervosismo e com isto suas jogadas não faziam efeito e não levavam nenhum perigo para a meta francesa.

                                  Ainda no primeiro tempo a França abriu o placar através do zagueiro Varane, aos 40 minutos de jogo. Foi numa falta cobrada pela direita. A bola foi alçada na grande área e o jogador francês só teve o trabalho de desviar para o gol uruguaio. E assim terminava a primeira etapa.

                                  Para o segundo tempo esperava-se um Uruguai mais aguerrido, mais voluntarioso, no entanto, os franceses com seu futebol de toque de bola foi levando em banho-maria e até que chegamos aos 16 minutos, quando o atacante francês Griezmann tentou um chute de longa distância e para surpresa de todos, o goleiro uruguaio ao tentar segurar a bola, ela escapou e foi para o fundo das redes.

                                   Até mesmo o jogador francês não quis comemorar o gol, tal foi a tristeza do goleiro ao tomar aquele frango, que tirou sua seleção do mundial. Depois daquele gol, os jogadores uruguaios se descontrolaram a tal ponto, que alguns jogadores mesmo antes do juiz apitar o final do jogo, já estavam chorando em campo, tal era a tristeza e decepção pela eliminação da Copa.

                                   Com esta vitória a França estava classificada para a semi-final que seria contra o vencedor de Brasil e Bélgica, jogo que aconteceria horas depois.

 

Brasil  1×2  Bélgica

                                   Este jogo foi realizado na Arena Kazan, que recebeu um público de 42.873 espectadores e teve como árbitro o sérvio Milorad Mazic, que aplicou quatro cartões amarelos, sendo dois para os belgas e dois para os brasileiros, Fernandinho e Fágner.

                                   O povo brasileiro contava com mais uma vitória, pois o grito do Hexa estava há muitos anos entalado na garganta, e isto poderia acontecer neste mundial. Mas, pela frente estava uma seleção que até então não havia perdido e nem empatado um jogo sequer, que era a Bélgica.

                                  Os jogadores brasileiros demonstravam muito nervosismo em campo, pois não estavam encontrando a mesma facilidade dos jogos anteriores, pois os belgas montaram um esquema muito difícil de penetrar naquela defesa e além disso tinha um contra-ataque fortíssimo, sendo assim, toda atenção era pouco.

                                   E logo aos 13 minutos de jogo, num escanteio pela ponta esquerda, a bola chegou na área onde um jogador belga desviou de cabeça e a bola bateu no braço do zagueiro Fernandinho e foi direta para as redes. Bélgica 1×0.

                                   Depois desse gol, os jogadores brasileiros se descontrolaram de vez e começaram a se desguarnecerem na defesa, pois queriam o empate a todo custo. E foi numa dessas avançadas, que a Bélgica se aproveitou para fazer aquilo que já haviam programado, ou seja, um contra-ataque fulminante, onde pegou toda defesa desarrumada e assim, aumentaram o placar aos 31 minutos através do atacante De Bruyne. E assim terminava a primeira etapa, Bélgica 2×0.

                                   Veio o segundo tempo e a Bélgica ficou só esperando o momento de fazer um outro contra-ataque e matar o jogo. Com isto o Brasil ficou a maior parte do tempo com a bola, tentando de qualquer maneira furar o bloqueio belga, que mais parecia um muro vermelho.

                                    O técnico Tite fez várias alterações, como por exemplo, saiu Willian e entrou Firmino já no início da segunda etapa. Depois no decorrer do jogo saiu Gabriel Jesus e entrou Douglas Costa e também saiu Paulinho e entrou Renato Augusto. Mas parecia que as alterações não fizeram efeito, pois a muralha belga continuava perfeita. Até que chegamos aos 31 minutos, quando houve um levantamento de bola na área belga e Renato Augusto cabeceou mandando a bola para o fundo das redes belga. Bélgica 2×1.

                                     Ainda faltavam 14 minutos e mais os acréscimos, portanto, ainda tínhamos muito jogo pela frente. No entanto, a Bélgica continuou com sua defesa bem postada e não permitindo chegar ao gol e quando chegava, lá estava o goleiro fazendo grandes defesas. Ou seja, estava praticamente impossível de marcar o segundo gol, que levaria o jogo para uma prorrogação.

                                      Mesmo com os 4 minutos de acréscimos, o Brasil não conseguiu empatar a partida e assim estava eliminado da Copa 2018 da Rússia. Com esta vitória a Bélgica iria enfrentar a França pela semi-final.

                                      Para este jogo o técnico Tite escalou a seguinte equipe; Alisson, Fágner, Tiago Silva, Miranda e Marcelo; Fernandinho, Paulinho (Renato Augusto) e Felipe Coutinho; Willian (Firmino), Gabriel Jesus (Douglas Costa) e Neymar. Do outro lado o técnico Martinez Montoliú mandou a campo os seguintes jogadores; Courtois, Meunier, Alderweireld, Kompany e Vertonghen; Witsel, Fellaini e Chadli; De Bruyne, Hazard e Lukaku.

 

Inglaterra  2×0  Suécia

                                      Não havia favorito para este jogo, pois as duas seleções vinham fazendo uma campanha razoável neste mundial. Mas no decorrer do jogo, a Inglaterra mostrou um futebol mais objetivo e assim dessa maneira, chegava ao gol sueco com mais facilidade. E foi assim que aos 30 minutos de jogo abriu o placar através do zagueiro Maguire, que marcou de cabeça depois de um escanteio. 

                                     Veio a segunda etapa e a Suécia demonstrou mais garra e vontade de vencer, mas parava nas mãos do goleiro inglês que fez ótimas defesas. E para completar o desespero sueco, aos 14 minutos a Inglaterra fez seu segundo gol através do atacante Delle Alli. E assim acabaram-se de vez com as esperanças suecas, que depois desse gol, não foram capazes de reagir.

                                      E assim terminava o sonho da Suécia neste mundial, enquanto que a Inglaterra estava classificada para a semi-final, que seria contra o vencedor de Croácia e Rússia, que jogariam horas depois.

                                      Este jogo foi disputado na Arena Samara, que recebeu um público de 39.991 espectadores e teve como árbitro o holandês Bjorn Kuipers, que aplicou 4 cartões amarelos, sendo dois para os suecos e um para os ingleses.

 

Rússia 2(3) x 2(4) Croácia

                                      Este foi um dos jogos mais emocionantes do mundial. A Arena de Sochi estava completamente tomada, sendo que 95% era de russos, os donos da casa, que empurraram sua seleção do começo ao fim do jogo.

                                      O árbitro da partida foi o brasileiro Sandro de Meira Ricci, que aplicou 5 cartões amarelos, sendo quatro para os croatas e um para os russos. Esta foi a terceira participação do árbitro brasileiro nesse mundial.

                                      As duas seleções vinham de uma disputa de prorrogação e pênaltis, o que dava um certo desgaste físico. Mesmo assim, seus jogadores não deixaram de lutar e buscar a vitória a todo instante. E os russo começaram melhor, abrindo o placar aos 31 minutos através de Cheryshev, num tiro longo de fora da área, sem chance para o arqueiro croata.

                                      No entanto, oito minutos depois a Croácia empatou a partida através do atacante Kramaric e assim terminava a primeira etapa. Veio o segundo tempo e ficou naquele jogo de xadrez e com isto o placar não foi movimentado.

                                      Veio a prorrogação e as emoções aumentaram. Aos 11 minutos, a Cróacia marcou seu segundo gol através do zagueiro Vida. Foi aquela festa, tanto dos jogadores, quanto de sua pequena torcida nas arquibancadas. O primeiro tempo terminou, mas os torcedores russos não paravam de gritar, tentando empurrar seus jogadores, pois sabiam que a situação estava muito difícil.

                                      Começou o segundo tempo da prorrogação e os russos não se entregaram e correram atrás do prejuízo, que naquela altura era muito grande. Até que aos 10 minutos surgiu uma falta na lateral de grande área a favor da Rússia e todos os jogadores foram para a área tentar um cabeceio.

                                      Veio o cruzamento e o zagueiro Mário Fernandes, um brasileiro nascido em São Caetano do Sul, mas naturalizado russo, subiu mais que todos e cabeceou a bola para o fundo das redes croata. Explosão de alegria na arquibancada, pois a Rússia voltava para o jogo.

                                         Começaram então as cobranças de pênaltis. Esta foi a 30ª decisão por pênaltis em toda história das Copas do Mundo. O nervosismo era geral, pois as duas seleções já haviam passado por essa situação no último jogo que fizeram, ou seja, os russo diante da Espanha e os croatas diante da Dinamarca.

                                          A Croácia só desperdiçou uma cobrança, enquanto que a Rússia desperdiçou duas cobranças, sendo uma delas através do brasileiro Mário Fernandes, que chutou para fora. Ele que até então estava sendo o herói, passou a ser o vilão perante a enorme torcida russa que lotava o estádio. E assim dessa maneira, a Rússia estava eliminada da competição, enquanto a Croácia seguia rumo a semi-final diante da Inglaterra, que havia se classificado horas antes.

                                        

 SEMI FINAL

10-07-2018

França 1 x 0 Bélgica
11-07-2018 Inglaterra 1 x 2

Croácia

 

França  1×0  Bélgica

                                           Por ser um jogo de semi final, ele já é aguardado por todos, e para esse jogo a expectativa era ainda maior, pois foram as duas seleções que mais encantaram os torcedores ao longo da competição. A França com um futebol leve, de toques refinados e jogadores jovens, enquanto a Bélgica com jogadores que jogam em clubes de alto nível e também por ser uma grande surpresa do mundial.

                                           O jogo foi realizado na Arena de São Petersburgo, que recebeu um público de 64.286 espectadores e teve como árbitro o uruguaio Andres Cunha, que aplicou 5 cartões amarelos, sendo três para os belgas e dois para os franceses. Foi um jogo relativamente fácil para o árbitro, tanto é, que a primeira falta aconteceu somente aos 16 minutos de jogo e durante os noventa minutos, tivemos apenas 22 faltas, um número muito baixo e isto é muito bom.

                                          O primeiro tempo foi um jogo muito equilibrado, com os goleiros fazendo boas defesas, prova que os dois ataques trabalharam bem. Veio o segundo tempo e logo aos 6 minutos, a França abriu o placar através do zagueiro Umtiti, que aproveitou um escanteio pela direita e subiu mais que a zaga belga e cabeceou sem nenhuma chance ao arqueiro belga.

                                          Com esta derrota a Bélgica foi disputar o terceiro lugar, enquanto a França já estava classificada para a grande final com o vencedor de Inglaterra e Croácia, que jogariam no dia seguinte.

 

Inglaterra  1×2  Croácia

                                          Este jogo fechava as semi finais, por isso era muito importante para as duas seleções que sonhavam em disputar a grande final contra a França, que já havia conquistado a vaga no dia anterior.

                                          Foi um jogo de grandes emoções, onde as duas seleções estavam dispostas a saírem de campo vitoriosas, mas a Inglaterra começou melhor, tanto é, que logo aos 5 minutos de jogo abriu o placar através de Trippier cobrando falta. Há exatos 56 anos que não tínhamos um gol de falta numa semi final, a última foi na Copa de 1962, quando o Brasil derrotou o Chile por 4×2.

                                          A Croácia não se abateu com o gol sofrido e lutou até o último minuto da primeira etapa, mas o placar permaneceu com a vitória parcial dos ingleses. Veio o segundo tempo e a Croácia mesmo vindo de dois jogos seguidos com prorrogação, não deixou de correr, lugar e pressionar o time inglês.

                                          Até que chegamos aos 23 minutos, quando a Croácia conseguiu seu gol de empate através de Perisic. Os ingleses sentiram e muito aquele golpe, pois não conseguiram mais chegar ao gol adversário. Com isto se fechou na defesa e assim terminava o jogo no seu tempo normal, Croácia 1×1 Inglaterra.

                                          Pela terceira vez consecutiva, a Croácia tinha uma prorrogação pela frente. Esta foi a 68ª prorrogação em todas as Copas. Os jogadores croatas estavam exaustos, mas a garra e o desejo de levar seu país pela primeira vez a uma final de Copa, fazia com que eles se desdobrassem e continuassem a correr.

                                          O primeiro tempo foi muito equilibrado. Veio então a segunda etapa da prorrogação e aos 4 minutos, o atacante Mandzukic marcou o segundo gol da Croácia. Seus torcedores foram a loucura, não estavam acreditando no que estavam vendo. Depois foi só administrar o resultado, até que o árbitro apitou o final do jogo.

                                          A Croácia estava classificada para a grande final, algo inédito para aquele país, que estava disputando uma Copa do Mundo pela 5ª vez. Este jogo foi disputado na Arena de Luzhniki, em Moscou, que recebeu um público de 78.011 espectadores. O árbitro da partida foi o turco Cuneyt Cakir, que aplicou três cartões amarelos, sendo dois para os croatas e um para os ingleses.

 

DECISÃO DO TERCEIRO LUGAR

14-07- 2018

Bélgica 2 x 0

Inglaterra

 

Bélgica  2×0  Inglaterr 

                                          Embora fosse a disputa pelo terceiro lugar, o público compareceu, pois sabia que veria um grande jogo, porque as duas seleções apresentaram durante o mundial um bom futebol, tanto é que elas eliminaram grandes seleções que eram consideradas favoritas ao título.

                                          Mas dentro de campo a Inglaterra foi um time muito apático e não correspondeu as expectativas do público, fazendo um jogo muito fraco e assim dessa maneira, a Bélgica não teve muitas dificuldades em mandar no jogo, tanto é, que logo aos 4 minutos abriu o placar através do lateral direito Meunier.

                                          Depois desse gol os belgas mandaram no jogo e só não ampliaram o placar porque o goleiro inglês fez ótimas defesas, enquanto o arqueiro belga só assistia o jogo, pois a bola não chegava até ele.                 

                                          Veio o segundo tempo e as coisas continuaram do mesmo jeito, ou seja, a Bélgica dominando completamente o jogo. Até que aos 37 minutos, numa boa trama do ataque belga, o atacante Hazard marcou o segundo gol, dando números finais à partida.

                                           Com esta vitória a Bélgica conquistou o terceiro lugar no mundial, ou seja, a sua melhor posição das treze Copas que participou. Vale ressaltar também uma curiosidade, até hoje jamais tivemos um 0x0 numa decisão de terceiro lugar.

                                           Este jogo foi realizado na Arena de São Petersburgo e teve como árbitro o iraniano Alireza Faghani, que aplicou 3 cartões amarelos, sendo dois para os ingleses e um para os belgas. E assim encerrava-se mais uma fase deste mundial, ficando agora todas as atenções voltadas para a grande final, quando finalmente conheceríamos o grande campeão da Copa 2018 da Rússia.

 

FINAL

15-07-2018

França 4 x 2

Croácia

         

                          Depois de 31 dias de competição, finalmente chegou o grande dia de sabermos quem seria o campeão da 21ª edição das Copas do Mundo. E esta honra coube à França e Croácia, as duas seleções que passaram por seus oponentes e fizeram justo a estarem disputando um título que era sonhado por todos.

                          Este jogo foi realizado na Arena de Luzhnki, em Moscou, o mesmo palco da abertura do mundial no dia 14 de junho. Para esta grande decisão foi escalado o árbitro argentino Nestor Pitana, que neste jogo aplicou três cartões amarelos, sendo dois para os franceses e um para os croatas. 

                              Às 12:00hs no horário de Brasília e às 18:00hs no horário de Moscou, foi dada a largada para mais uma final de Copa do Mundo. Para este jogo o técnico francês Didier Deschamps escalou a seguinte equipe; Lioris, Pavard, Umtiti, Varane e Hernandez; Kante, Pogbar e Matuidi; Griezmann, Mbappe e  Giroud. Do outro lado, o técnico croata Dalic mandou a campo os seguintes jogadores; Subasic, Vrsaljko, Lovren, Vida e Strinic; Modric, Brozovic e Rakitic; Rebic, Perisic e Mandzukic.

                              A Croácia começou bem melhor, mandando no jogo e os franceses só correndo atrás dos croatas. Até que chegamos aos 18 minutos de jogo, quando o árbitro apitou uma falta em Griezmann que não houve. O próprio atacante bateu a falta e Mandzukic raspou de cabeça desviando do goleiro e assim o placar estava inaugurado, França 1×0 Croácia.

                              Dez minutos depois a Croácia empatou a partida através de Perisic chutando da entrada da área, sem defesa para o arqueiro francês. Dez minutos depois, a França estava novamente na frente, quando tivemos um escanteio e a bola foi tocada com a mão pelo croata Perisic. No momento o árbitro não marcou nada, no entanto, devido as inúmeras reclamações dos franceses, o árbitro consultou o Árbitro de Video e assim foi marcado o pênalti. Griezmann bateu e converteu. França 2×1 Croácia e final de primeiro tempo.

                              Veio o segundo tempo e os franceses aos poucos foram dominando a partida. Até que aos 14 minutos, Pogba chutou e a bola bateu num zagueiro croata e volto novamente para ele, que desta vez só colocou no canto direito do goleiro, fazendo França 3×1.

                               A esta altura a Croácia já estava entregue, só mesmo um milagre poderia salva-la. E para completar aos 20 minutos o jovem atacante francês Mbappe acertou um belo chute de fora da área e fez França 4×1 Croácia. Foi um balde de água fria nos croatas, que não estavam acreditando no que estavam presenciando.

                               Quatro minutos depois, o goleiro francês foi sair jogando com os pés e ao tentar driblar o atacante Mandzukic, a bola bateu no pé do croata e foi para o fundo das redes. França 4×2. Nascia ali uma nova esperança para a Croácia, mas o tempo foi passando e nada de mais interessante aconteceu, sendo assim o jogo terminou com a vitória francesa por 4×2 e a França era a legítima campeã do mundial de 2018.

                               Após o jogo tivemos a entrega das medalhas para o terceiro e primeiro lugar, assim como o troféu ao melhor jogador da Copa. E foi neste momento, que começou a chover muito forte, mas a cerimônia não foi interrompida e o capitão da seleção francesa, o goleiro Lioris, recebeu das mãos do presidente da Fifa, a tão sonhada Taça, a qual ele levantou com muito orgulho.

                                Estava assim encerrada mais uma Copa do Mundo, onde a lealdade e garra dos jogadores foi o ponto alto da competição. Venceu o melhor, não houve nenhuma contestação. Agora é só aguardarmos quatro anos, quando em Catar reviveremos novamente estas emoções e alegrias, algo que o futebol nos proporciona e nos enche de felicidade. Que venha 2022!!!

 

PARTICIPAÇÃO DO BRASIL

                   Após um período de irregularidade e desconfiança com o técnico Dunga, Tite chegou para dar outra cara para a Seleção, que fez uma campanha intocável nas eliminatórias desde que o treinador assumiu o comando, com nove vitórias nos nove jogos disputados.

                   A Seleção Brasileira garantiu a classificação com muita antecedência, em março de 2017, com quatro rodadas antes do fim das Eliminatórias. Além disso, após vencer o Equador na 15ª rodada, garantiu também a primeira colocação das Eliminatórias Sul-Americanas. Abaixo a campanha brasileira.

 

ELIMINATÓRIAS

Com Dunga no comando

08/10/15 – Chile 2 x 0 Brasil
13/10/15 – Brasil 3 x 1 Venezuela
13/11/15 – Argentina 1 x 1 Brasil
17/11/15 – Brasil 3 x 0 Peru
25/03/16 – Brasil 2 x 2 Uruguai
29/03/16 – Paraguai 2 x 2 Brasil
 

Com Tite no comando

01/09/16 – Equador 0 x 3 Brasil
06/09/16 – Brasil 2 x 1 Colômbia
06/10/16 – Brasil 5 x 0 Bolívia
11/10/16 – Venezuela 0 x 2 Brasil
10/11/16 – Brasil 3 x 0 Argentina
16/11/16 – Peru 0 x 2 Brasil
23/03/17 – Uruguai 1 x 4 Brasil
28/03/17 – Brasil 3 x 0 Paraguai
 

                   Depois desses resultados, o povo brasileiro ganhou confiança na seleção e passou a enxerga-la como uma das favoritas ao mundial. Quando saiu a relação dos jogadores que iriam defender nosso país na Copa de Rússia no dia 14 de maio de 2018, o povo passou a confiar ainda mais, pois eram exatamente estes os jogadores que ele queria vestindo a camisa amarela nos gramados russos.

                   O Brasil fez sua estreia no mundial dia 17 de junho diante da Suíça, que além dela também estavam no Grupo E, a Costa Rica e a Sérvia. O começo não foi aquele esperado pelo torcedor brasileiro, afinal, aquele empate de 1×1 deixou aquele gostinho de quero mais. No entanto, como a estreia e ainda tínhamos dois jogos para a classificação, o torcedor ficou na expectativa do próximo jogo que seria diante da Costa Rica.

                   Mesmo diante de uma fortíssima retranca, o Brasil conseguiu vencer por 2×0 e dava um grande passo para a classificação para a próxima fase. E no terceiro e último jogo do grupo, o Brasil derrotou a Sérvia por 2×0 e com isto, se classificou em primeiro no seu grupo.

                   Vieram então as oitavas de final e o Brasil enfrentou o México, uma seleção que jamais marcou um gol no Brasil em Copas do Mundo. O jogo foi bem equilibrado, mas vencemos por 2×0 novamente e assim estávamos nas quartas de final.

                    Era o dia 6 de julho e o Brasil enfrentou uma fortíssima seleção, a da Bélgica. Com jogadores experientes e com um esquema tático perfeito, os belgas venceram por 2×1 e assim dessa maneira o Brasil estava mais uma vez eliminado de um mundial. 

                     A campanha do Brasil na Copa do Mundo 2018 terminou talvez, mais cedo que o esperado. Primeira seleção a se classificar, à exceção da anfitriã Rússia, a Seleção encarou, e venceu, o Grupo E, e mostrava porque era uma das favoritas a ampliar sua coleção de títulos mundiais.

                     Foi a quarta eliminação seguida da Seleção nas mãos de uma equipe europeia. Durante o mundial vários jogadores tiveram problemas físicos; Douglas Costa, Renato Augusto, Fred e Danilo, mas não foram estes jogadores que fizeram com que tivéssemos que esperar por mais quatro anos para conquistarmos o tão sonhado Hexa.

                     O desempenho do Brasil neste mundial foi o seguinte: Ficou em 6º lugar, realizou 5 jogos, venceu 3, empatou 1 e perdeu 1. Marcou 8 gols e sofreu 3, ficando assim com um saldo positivo de 5 gols. Durante toda a competição recebeu 7 cartões amarelos e nenhum vermelho. Os artilheiros da seleção foram Neymar e Felipe Coutinho com 2 gols cada.

                      Vejam abaixo a relação da Comissão Técnica e dos jogadores que viajaram para a Rússia para disputarem esta Copa.

COMISSÃO TÉCNICA DA SELEÇÃO BRASILEIRA:

Edu Gaspar – Coordenador Técnico

Tite – Técnico

Cléber Xavier – Auxiliar

Silvinho – Auxiliar

Matheus Bachi – Auxiliar

Fábio Mahseredjian – Preparador Físico

Ricardo Rosa – Preparador Físico Assistente

Taffarel – Preparador de Goleiros

Rodrigo Lasmar – Médico

Luiz Antônio Crescente – Fisiologista

Luiz Vagner Vivian – Supervisor

Hamilton Correia – Administrador

Ricardo Sasaki – Fisioterapeuta

Bruno Mazziotti – Fisioterapeuta

Rafael Martini – Fisioterapeuta

Caio Mello – Fisioterapeuta

Fernando Lázaro – Analista de Desempenho

Thomaz Araújo – Analista de Desempenho

Maurício Dulac – Observador Técnico

Carlos Bressane – Observador Técnico

Bruno Baquete – Observador Técnico

Aloísio – Chefe de Segurança

Serginho Oliveira – Massagista

Marquinho Zeilmann – Massagista

Manoelzinho Souza – Roupeiro

Valdeci Nascimento – Roupeiro

Fabinho Pereira – Auxiliar de Rouparia 

Cláudia Schnabi – Assistente Administrativa

Andréia Picanço – Médica Assistente

Geisiel Cruz – 2º TLO

Jaime Maciel – Chefe de Cozinha

Jodeval Bezerra – Chefe de Cozinha

Vinícius Rodrigues – Assessor de Imprensa

Gregório Quiroga – Assessor de Imprensa Assistente

Lucas Figueiredo – Fotógrafo

Leandro Lopes – CBF TV

Bruno Mesquita – CBF TV

Fernandão Ramos – Assessor de Segurança

José Antônio dos Santos – Segurança

José Mello – Segurança

Joaquim do Nascimento – Segurança

Lincoln Cruz – Segurança

JOGADORES:

Número – Posição – Nome – Data de nascimento (Idade na Copa)  – Clube

  1 – G – Alisson – 02/10/1992 (25 anos) –  Roma
2 – D – 
Thiago Silva – 22/09/1984 (33 anos) –  Paris Saint-Germain
3 – D – 
Miranda – 07/09/1984 (33 anos) –  Inter Milan
4 – D – 
Pedro Geromel – 21/09/1985 (32 anos) –  Grêmio
5 – M – 
Casemiro – 23/02/1992 (26 anos) –  Real Madrid
6 – D – 
Filipe Luís – 09/08/1985 (32 anos) –  Atlético Madrid
7 – A – 
Douglas Costa – 14/09/1990 (27 anos) –  Juventus
8 – M – 
Renato Augusto – 08/02/1988 (30 anos) –  Beijing Sinobo Guoan
9 – A – 
Gabriel Jesus – 03/04/1997 (21 anos) –  Manchester City
10 – A – 
Neymar – 05/02/1992 (26 anos) –  Paris Saint-Germain
11 – M – 
Philippe Coutinho – 12/06/1992 (26 anos) –  Barcelona
12 – D – 
Marcelo – 12/05/1988 (30 anos) –  Real Madrid
13 – D – 
Marquinhos – 14/05/1994 (24 anos) –  Paris Saint-Germain
14 – D – 
Danilo – 15/07/1991 (26 anos) –  Manchester City
15 – M – 
Paulinho – 25/07/1988 (29 anos) –  Barcelona
16 – G – 
Cássio – 06/06/1987 (31 anos) –  Corinthians
17 – M – 
Fernandinho – 04/05/1985 (33 anos) –  Manchester City
18 – M – 
Fred – 05/03/1993 (25 anos) –  Shakhtar Donetsk
19 – M – 
Willian – 09/08/1988 (29 anos) –  Chelsea
20 – A – 
Roberto Firmino – 02/10/1991 (26 anos) –  Liverpool
21 – A – 
Taison – 13/01/1988 (30 anos) –  Shakhtar Donetsk
22 – D – 
Fagner – 11/06/1989 (29 anos) –  Corinthians
23 – G – 
Ederson – 17/08/1993 (24 anos) –  Manchester City

 

 

 

SELEÇÃO BRASILEIRA NA COPA DE 2018 – Em pé: Casemiro, Paulinho, Tiago Silva, Miranda e Allison – Agachados: Neymar, William, Marcelo, Fagner, Felipe Coutinho e Gabriel Jesus
SELEÇÃO DA FRANÇA – CAMPEÃ MUNDIAL DA COPA 2018

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta