AVAÍ FUTEBOL CLUBE – Fundado em 1 de Setembro de 1923

                         Avaí Futebol Clube tem sua sede na cidade de Florianópoliscapital de Santa Catarina. Fundado em 1º de setembro de 1923, o Avaí tem como cores o azul e o branco e seu mascote é um Leão, sendo conhecido como o “Leão da Ilha” ou “O Time da Raça” (pela história do estilo de jogo da equipe). O Avaí é o clube com a maior torcida de Santa Catarina, com cerca de meio milhão de torcedores, segundo diferentes pesquisas recentes elaboradas pelo instituto Pluri junto ao IBGE na Região Sul do Brasil, entre os anos de 2012, 2013 e 2014.

                         A origem do nome Avaí é uma referência a Batalha de Avahy, um episódio da Guerra do Paraguai ocorrida em 1864. Posteriormente a grafia foi alterada, passando de Avahy para Avaí como conhecemos. A origem do nome não tem absolutamente nenhuma ligação com o arquipélago norte-americano.

                         O Avaí possui a melhor campanha da história de Santa Catarina na Série A, quando terminou em sexto lugar no Campeonato Brasileiro de 2009 com 57 pontos. Nesta competição, o Avaí protagonizou a maior arrancada da história da Série A de pontos corridos.Tudo começou quando em 1º de setembro de 1923, o comerciante de Florianópolis chamado Amadeu Horn conheceu um grupo de garotos, praticantes assíduos do futebol, e que organizavam seus jogos na rua Frei Caneca no bairro Pedra Grande.

                          Amadeu então resolveu realizar o sonho daqueles garotos, que era poder utilizar os “ternos” (termo utilizado na época para designar o uniforme) durante os jogos bem como os times famosos utilizavam. O comerciante doou um kit de futebol aos garotos que, além de ganharem uma bola e chuteiras, ainda foram agraciados com os tão sonhados “ternos” contendo camisetas listradas em azul e branco e calções e meias azuis, em homenagem ao seu time de coração, o extinto Riachuelo.

                          Foi então que, num sábado em 1 de setembro de 1923 em uma reunião na casa de Amadeu Horn, ficou decidido que iriam fundar um clube. O nome escolhido seria Independência e o presidente seria o idealizador, Amadeu. Eis que, atrasado para a reunião, Arnaldo Pinto de Oliveira chegou e influenciou o grupo a trocar o nome, já que Independência seria um nome complicado para a torcida gritar em apoio ao time. Como naquela época Arnaldo estava lendo um livro sobre a história do Brasil, ele sugeriu o nome Avahy, em referência à Batalha do Avahy. Todos apoiaram a ideia e foi aí que começou a história do então Avahy Foot-ball Club.

ESTADIO ADOLFO KONDER

                          Estádio Adolfo Konder também conhecido com Campo da Liga ou Pasto do Bode, foi o estádio do Avaí nos anos de 1930 a 1982, quando o clube teve o seu atual estádio, a Ressacada, construído. Seu recorde de público é de 19.985 torcedores na partida Avaí 1×2 Santos, em 15 de agosto de 1972.

RESSACADA

                          O Estádio Aderbal Ramos da Silva, popularmente conhecido como Estádio da Ressacada, de propriedade do Avaí, foi construído nos anos de 1982 e 1983 em substituição ao antigo Estádio Adolfo Konder. Seu recorde de público é de 32.226 torcedores na final do Campeonato Catarinense de 1988.

                           Desde sua inauguração em 1983 até o ano de 2001, o estádio teve capacidade oficial para públicos superiores a 20 mil espectadores, recebendo todos os seus principais recordes de público durante este período. A partir de 2002 o estádio teve sua capacidade amplamente reduzida pela nova gestão, passando a receber lotações com borderôs reduzidos até o ano de 2009. Com as obras de ampliação do estádio finalizadas em 2010, a Ressacada tem atualmente, capacidade para 17.800 torcedores.

                           Desde sua inauguração, a Ressacada foi palco de três jogos da Seleção Brasileira e sete finais de campeonatos oficiais. No dia 31 de agosto de 2007 o Avaí inaugurou, nas dependências do estádio, a Biblioteca Nereu do Vale Pereira.

                           Em 2008 o Avaí apresentou o novo projeto com previsões de melhorias em seu estádio. O projeto consiste em ampliação do estádio para 30.000 lugares, cobertura nas arquibancadas com cadeiras assim como as sociais A e B, 400 camarotes novos com banheiros individuais, além de prédio de apoio, restaurante, academias, centro de fisioterapia, piscinas, memorial, praça de alimentação, loja do Avaí e setor administrativo.  Em 2010 o estádio teve suas obras de ampliação finalizadas, com o rebaixamento dos novos setores cobertos e a colocação de cadeiras em todo o estádio. A Capacidade atual é de 17.800 torcedores.

UNIFORMES

                            1º – Camisa com listras verticais em azul e branco, calção azuis e meias azuis;

                            2º – Camisa branca com detalhes em azul e vermelho, calção branco e meias brancas;

ESCUDOS

                           Nos primeiros anos depois da fundação, o Avaí tinha um escudo diferente do atual. O formato era parecido com os escudos que clubes como o Santos usa atualmente, sendo que dentro havia um círculo com fundo branco com as letras “AFC” em azul e em posição central no círculo que significava Avahy Foot-ball Club, que mais tarde passou a se chamar Avaí Futebol Clube e ganhou um novo distintivo.

                            O escudo atual do Avaí Futebol Clube foi desenhado com base no primeiro uniforme do clube (camisa com listras verticais nas cores azul e branca), usado na época da fundação e que segue até hoje. Ele tem um formato que lembra um triângulo com dois lados em curva. Na parte superior, há a inscrição “AVAÍ F.C.”, em azul, sobre um fundo branco. Na parte inferior, são nove listras verticais, sendo cinco azuis e quatro brancas.

Acima do escudo, o clube adota desde 1999 uma estrela amarela que simboliza a conquista do Campeonato Brasileiro Série C, o primeiro (e até hoje único) título nacional do Avaí e do futebol de Florianópolis.

BANDEIRA

                            Bandeira branca, com listras azuis horizontais nas extremidades superior e inferior e escudo do clube ao centro, sobre fundo branco.

MASCOTE

                            Na década de 1950, quando o Avaí ainda atuava no antigo Estádio Adolfo Konder, o senhor Olímpio que era um narrador de uma rádio de Florianópolis, classificou o time azul e branco como um Leão pela bravura e raça com que tinha atuado em mais uma vitória no clássico da cidade contra o Figueirense. Como o Avaí é o único time de Florianópolis com sede na ilha, o time ficou conhecido como o Leão da Ilha.

HINO OFICIAL

                            O hino do Avaí tem música de Luiz Henrique Rosa e letra de Fernando José Caldeira Bastos. Os dois criaram a canção em 1971 e, na mesma noite que a compuseram, pegaram o violão e partiram para o estúdio da já extinta Rádio Jornal A Verdade de Florianópolis e apresentaram-na no programa “Zero Hora Esportiva“, que apesar do horário (quase uma hora da madrugada), tinha um ibope altíssimo e a repercussão foi muito grande. Após isso, foi feita a primeira gravação do hino com 1.500 discos produzidos e contando com as participações da Banda do Sete, e da cantora Vera Rosa.
No ano de 2004 o Avaí lançou um CD com o hino do clube que, além da versão original, continha versões em outros ritmos como Bossa NovaReggaeRockSamba, entre outros.

Na ilha formosa,

cheia de graça.

O time da raça.

É povo é gente,

é bola pra frente,

É só coração

o meu Avaí

 

Avaí meu Avaí.

Da ilha és o Leão

Avaí meu Avaí.

Tu já nasceste campeão

 

Não dá para esquecer

o seu belo passado

Mas a hora é presente

e o time vem quente

De encontro marcado

com seus dias de glória

Pois a ordem é vitória

Vencer, vencer.

 

Deixe uma resposta