A CARTA DE UM ENCARCERADO

                            Que o Santos F.C. tem torcedores por todo o país, todos nós sabemos e também sabemos que muitos deles são apaixonados ao extremo pelo clube. Mas hoje vamos contar a história de um torcedor santista que residia no Rio de Janeiro, que chegou a matar uma pessoa por ter falado mal do Santos Futebol Clube. Ele foi preso e cumpriu muitos anos na cadeia do Rio de Janeiro.

                            Até que um certo dia, o historiador Gabriel Pierin, um dos integrantes do Centro de Memória do Santos FC, pesquisando a documentação nos arquivos do clube, encontrou uma carta endereçada ao presidente Guilherme Gonçalves, datada de 20 de setembro de 1929, na qual o detento de nome João Francisco de Almeida Gama, chama o presidente de “alma complacente” e expõe solicitando uma ajuda financeira para tirá-lo da privação terrível em que se encontrava, recolhido em um cárcere por ter em uma briga, tirado a vida de uma pessoa para defender a honra do clube, que tinha na ocasião o nome de Santos Foot Ball Club.

                            Sendo assim, vou mostrar à você leitor da Gazeta de Limeira na íntegra o original da carta que se encontra arquivada mantendo a linguagem de época tornando o relato fiel, para que todos os torcedores santistas tenham ciência que o amor e a devoção ao Santos Futebol Clube  não existe apenas nos dias atuais e transcende de uma época, na qual o Santos FC, engatinhava e buscava se afirmar no cenário esportivo brasileiro. Lembrando que a carta foi escrita em 1929.

Senhor Presidente, meu acrisolado Respeito.

Pode existir no meu Brazil, um ente que ame mais o Santos Foot Ball Club! Mas, mais do que eu, não admitto e deste modo quero vos fazer provar. Em 1919, foi a vez primeira que appreciei o meu glorioso Santos jogar, cujo adversário, foi o Fluminense Foot Ball Club do Rio de Janeiro, onde soffreu a derrota por seis pontos a um. Desta época para cá, tornei-me simpathico ao Santos Foot Ball Club, pelo facto, não de possuir elle a melhor linha do brasil, e sim, pela maneira admirável com que jogavam todos os seus componentes de modo a fazer um carioca como eu, ficar seu admirador ao ponto por elle mattar e morrer e ferir em muitas das vezes.

Meu club de coração, Santos Foot Ball Club, da partida que jogou aqui no Rio com o America Foot Ball Clubno campo da rua Campos Salles, foi vitorioso pelo elevado escore de 4×3, quando podiam ter ganho a zero, se não tivesse Evangelista, casoalmente pizado Joel e se retirando de campo, desorganizando seu conjunto; isto testemunhado por uma infinidade de pessoas.

Ma, vai dahi que esta victoria acarrectou-me alguns annos de carcere ao seu maior apaixonado. Quando Evangelista pizou Joel casoalmente, um torcedor americano, offendeu a moral de todos os componentes do Santos, e como repelice a maneira estupida d’aquelle cavalheiro, tornemos-nos inimigos e quando saimos do campo, continuamos a descutir, atté que a certa altura elle avansando de faca em punho para mim, tive de aplicar-lhe a agilidade de Bilu, dando-lhe uma banda jogada (que ahi chamam de carrinho na giria do Foot Ball), attirando-o a alguns metros de distancia, onde em consequencia da quéda, fracturou o craneo, vindo a fallecer minutos após.

Sendo preso, fui autuado em flagrante e condenado pelo Tribunal do Jury seis annos de prisão e satisfeitissimo fiquei, por ter illiminado um cachorro que morreu exclusivamente, por não saber respeitar a moral de um club como é o Santos Foot Ball.

Assim é que estou recolhido a Casa de Detenção, cumprindo a sentença que me fôra imposta e numa situação bastante lamentavel, por não ter parentes de especie alguma prezentemente na Capital da Republica e não ter recursos de modo algum.

Bondoso Presidente, queria pois, que neste momento triste da minha vida e satisfeito repito, por ter practicado um crime em defeza exclusiva da dignidade do meu Santos Foot Ball Club. Alma bondosa a de V. Excia., certamente compadecendo-se de minha sorte, irá no momento prezente, ajudar-me com um pequenino obulo, affim de completar 350$000 mil reis, afim de fazer a minha revisão de processo.

De joelhos, é que vos imploro esta esmola de caridade erguendo sempre os meus votos de sincera amizade ao meu Santos Foot Ball Club. A Deus omnipotente, para o honrozo lar de V. Excia, os meus maiores louros de felicidades.

De mãos postas espero o responder de V. Excia.”

João Francisco de Almeida Gama

Casa de Detenção – Rua Frei Caneca, 457 – Rio de Janeiro

Deixe uma resposta