AMÉRICA/RN GOLEIA FLUMINENSE EM PLENO MARACANÃ

                     Esta é mais uma daquelas histórias fantásticas que acontecem no nosso futebol. O jogo era válido pela Copa do Brasil de 2014 e o Fluminense tinha como adversário o América do Rio Grande do Norte. O primeiro jogo foi em Natal e deu a lógica, ou seja o Tricolor Carioca venceu por 3×0.

                     O segundo jogo aconteceu no dia 13 de agosto de 2014, em pleno Maracanã. O torcedor do Fluminense foi ao estádio convicto de assistir uma verdadeira goleada, afinal, o primeiro jogo que foi na casa do adversário já havia vencido por três a zero, imaginem agora em sua casa, diante de sua imensa torcida. Ou seja, a festa já estava preparada antes mesmo do jogo começar. Tudo era alegria.

                      E finalmente chegou o grande dia, era uma quarta feira a noite de muito frio e uma chuva fina no Rio Janeiro, talvez por isso o público foi somente de 4.748 espectadores. O técnico Cristóvão Borges, do Fluminense mandou a campo os seguintes jogadores; Diego Cavalieri, Bruno, Elivelton, Fabricio e Carlinhos; Diguinho, Valencia, Cícero e Chiquinho; Rafael Sóbis (Conca) e Fred (Walter).  Do outro lado, o técnico Oliveira Canindé, do time potiguar, escalou a seguinte equipe; Fernando Henrique, Marcelinho, Cleber, Lázaro e Paulo Henrique; Tiago Dutra (Val), Andrezinho, Jeferson (Rodrigo Pimpão) e Arthur Henrique; Max  e Alfredo.  O árbitro da partida foi Rodrigo Alonso Ferreira, de Santa Catarina.

                      Cristóvão Borges poupou apenas dois titulares para este jogo, mesmo com a vantagem de 3 a 0 do primeiro jogo, Fred e Chiquinho entraram nas vagas de Conca e Wagner. Gum, lesionado após romper ligamentos no tornozelo direito, e Henrique, que sofria de dores no joelho esquerdo, deram lugar a Elivélton e Fabrício. Era uma data especial para o atacante Fred, pois estava completando 200 jogos com a camisa do Fluminense. Os companheiros até o procuravam, mas sem maiores chances. Aí veio a surpresa.

                     Aos 16 minutos, Marcelinho aproveitou um rebote e limpou dois adversários e chutou no meio do gol. Cavalieri tentou a defesa com uma só mão, mas a bola passou e tremulou a rede. América-RN 1 a 0. A vantagem tricolor ainda era bem confortável, mas cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém. O time carioca então, acelerou o jogo para evitar maior prejuízo. Aos 31 minutos, Fred renasceu. Com categoria, o artilheiro tocou na saída do goleiro e fez seu primeiro gol após a Copa do Mundo. 1 a 1 no Maracanã.

                     Aos 36 minutos, Cícero marcou o segundo gol. Era o vira vira. 2 a 1  Fluminense e final do primeiro tempo. A torcida Tricolor fazia festa nas arquibancadas, já dando como garantida a classificação para a fase seguinte. Mas, veio o segundo tempo e com quatro minutos, mais um susto para o Fluminense. Max recebeu bola de Andrezinho, ganhou na corrida de Eilvélton e tocou na saída de Cavalieri. 2 a 2 no placar.

                     O América-RN se mostrava mais organizado e até mesmo mais interessado na partida. O time foi chegando, chegando…e chegou. Aos 30 minutos, Marcelinho lançou Alfredo, que aproveitou a falha de Cavalieri na saída e tocou para o fundo do gol. 3 a 2 América-RN. A pressão continuava e o torcedor do Flu já começava a se preocupar e já não fazia mais aquela festa nas arquibancadas. Até que, aos 37 minutos, o caldeirão ferveu de fez.

                     Márcio Passos, de novo, cabeceou, mas dessa vez na trave. No rebote, Alfredo, mais uma vez, tocou para o fundo do gol tricolor. 4 a 2. Desespero geral, tanto dos jogadores, quanto da torcida Tricolor, pois mais um gol do time potiguar, o Fluminense estaria desclassificado, pois a diferença seria a mesma do primeiro jogo, ou seja, de três gols, sendo que o América marcou fora de casa.

                    Apenas mais um gol classificaria o América-RN para as oitavas de final. O Fluminense, vaiado pela torcida, tentava se segurar. Aos 41 minutos do segundo tempo, a zaga tricolor falhou de novo e Rodrigo Pimpão, por pouco não fez o gol. Mas, aos 45 minutos, veio o milagre. Alfredo foi lançado na área, ganhou na corrida, mas acabou desarmado por Jean dentro da área. A bola, no entanto, sobrou para Rodrigo Pimpão, que tocou para o fundo da rede de Cavalieri. Heroico, histórico. O América-RN escreveu um dos grandes capítulos do novo Maracanã.

                   Foi daqueles jogos para a história do América-RN. Depois de perder por 3×0 no primeiro jogo diante do Fluminense, veio ao Maracanã, e de maneira heroica, o time venceu o Tricolor por 5×2, com um gol de Rodrigo Pimpão aos 45 minutos do segundo tempo, e conseguiu um verdadeiro milagre com a classificação para as oitavas de final da Copa do Brasil. Coisas que só acontecem no futebol, por isso ele é tão emocionante que não tem como não se apaixonar por ele.

Deixe uma resposta