AS CAMISAS DO PALMEIRAS

                   Quando surge o alviverde imponente no gramado em que a luta o aguarda, o time adversário sabe que enfrentará um dos clubes mais tradicionais do mundo e campeão de praticamente todos os torneios que disputou em seus mais de cem  anos de vida: a Sociedade Esportiva Palmeiras. Fundado em 26 de agosto de 1914 por imigrantes da colônia italiana em São Paulo, o Palmeiras adotou as cores da bandeira da Itália (verde, vermelho e branco) como suas cores oficiais.

                   O primeiro uniforme foi composto por camisa toda verde com os punhos e gola na cor branca, com as letras “P” e “I” sobrepostas (de Palestra Itália, nome do clube antes da Segunda Guerra Mundial), calção branco e meias verdes com uma faixa branca e outra vermelha. Em 1916, ano de sua estreia no Campeonato Paulista, o Palestra mudou o uniforme ao inserir uma grande faixa horizontal na cor branca bem ao centro da camisa verde, com a cruz de Savoia no lugar das letras “P” e “I” de antes.

                   A chamada “Cruz de Savóia”. Foi a família Savóia que protagonizou a unificação da Itália como Estado na segunda metade do século XIX. A cruz vermelha e branca é o brasão da família. O primeiro escudo do Palmeiras foi o PI, utilizado em 1914 e 1915. A Cruz de Savóia fez parte do uniforme principal do clube em 1916.

                   Os anos foram se passando e o uniforme do clube sofreu poucas alterações (com exceção dos anos de 1929 e 1931, quando jogou com camisas azuis diante do Ferencvaros, da Hungria, e em 1954, quando voltou a vestir a cor azul, diante do rival Corinthians) até 1942, quando o clube teve de mudar de nome por imposição do governo brasileiro por causa do rompimento das relações diplomáticas com países do “Eixo” (Alemanha, Itália e Japão) em decorrência da Segunda Guerra Mundial. Com isso, o Palestra Itália virou “Palestra de São Paulo” e, posteriormente, Palmeiras.

                   A cor em azul faz referência à squadra azzurra e não diretamente à seleção italiana de futebol (que faz, por sua vez também, referência à squadra). O azul era a cor oficial da realeza italiana e o exército adotou o mesmo tom, ficando conhecido como a squadra azzurra, ou o esquadrão azul. Por este motivo, em todas as modalidades esportivas, a cor adotada pelas equipes que representam a Itália é o azul.

                   O uniforme azul do Palmeiras foi utilizado na década de 20 e posteriormente em alguns jogos nos anos 50. O time perdeu o título paulista de 1954 para o Corinthians atuando de azul e também o campeonato “Quarto Centenário” quando São Paulo completou 450 anos. Nas duas ocasiões, o time não perdeu com a camisa azul, mesmo assim ficou sem o título.

                   No jogo que decidiu o título paulista de 1954, para espanto dos torcedores presentes ao estádio do Pacaembu naquele dia 6 de fevereiro de 1955, o Palmeiras entrou em campo de camisa azul, depois ficou sabendo que tudo era por causa de um Pai de Santo que pediu para jogar de azul que daria sorte e assim se tornaria o campeão daquele ano. Mas não deu certo, pois perdeu o título.

                   O vermelho foi retirado das cores oficiais do clube e o verde e branco se tornaram as cores padrão, fazendo com que o uniforme principal se tornasse bem clássico: camisa verde com golas e punhos brancos, calção branco e meias verdes, e o segundo uniforme composto por camisa branca, calção verde e meias brancas.

                  A mudança de nome trouxe sorte ao Verdão e o time colecionou títulos e mais títulos nas décadas de 50, 60 e 70, virou sinônimo de futebol bem jogado e teve a audácia de construir equipes marcantes que ganharam os singelos apelidos de Academias de Futebol.

                  Nos anos 90, com a chegada da Parmalat e dos tempos dos uniformes multicoloridos, o clube passou a utilizar camisas com listras em verde e branco, numa de suas mais icônicas vestimentas e símbolo de tempos dourados do futebol alviverde.

                   Nos anos 2000, o torcedor viu seu time lançar moda a cada ano com camisas na cor cinza, degradê, verde-água, verde-limão, azul, e a volta do vermelho no uniforme número 2, juntamente com o verde e branco. Após anos vivendo um momento ruim, o Palmeiras voltou aos seus tempos de glória da melhor maneira possível: jogando com camisas clássicas, bem ao estilo do manto que iniciou essa quase centenária história do alviverde imponente.

Deixe uma resposta