AS DUAS COPAS QUE NÃO ACONTECERAM

               Todo mundo sabe que não houve as Copas do Mundo nos anos de 1942 e 1946, devido a Segunda Guerra Mundial (1939/1945). No entanto, pouca gente sabe como foram os acontecimentos, então vamos relatar à vocês leitores. Em 1939, as federações da Alemanha, Brasil e Argentina se ofereceram para sediar a Copa do Mundo de 1942. O Presidente da FIFA, o francês Jules Rimet, viajou para a América do Sul para avaliar os projetos de Brasil e Argentina. Mas, enquanto ele estava no Rio de Janeiro, as tropas alemãs atacaram a Polônia em 1º de setembro de 1939 e a Segunda Guerra Mundial começou. Os preparativos para a Copa do Mundo foram interrompidos antes mesmo da escolha do país anfitrião.

               Tudo foi definido em 1940, quando a FIFA decidiu que a Copa não teria condições de abrigar um mundial na Europa devido a Guerra, mesmo porque durante a Segunda Guerra Mundial foi praticamente impossível organizar competições entre os países da Europa que estavam com o conflito se desenrolando em seu território. Segundo a Federação Italiana, foi realizado na Suíça em 1942 um torneio internacional, a Copa das Nações, vencido pela Itália. Porém, não há registros dos jogos nem dos participantes.

               Já aqui na América do Sul aconteceram os Campeonatos Sul-Americanos em 1939 no Peru, 1941 no Chile, 1942 no Uruguai, 1945 no Chile, 1946 na Argentina, 1947 no Equador e 1949 no Brasil. Nesse período a supremacia foi da Argentina, que venceu 4 competições (1941, 1945, 1946 e 1947) e não participou da edição de 1949 no Brasil. Os outros campeões foram Peru em 1939, Uruguai em 1942 (campeão invicto com seis jogos e seis vitórias) e Brasil em 1949, que foi vice no torneio em 1945 e 1946 perdendo para a Argentina na final. A década de 40 foi um período de grande rivalidade entre Brasil e Argentina, com brigas dentro de campo, entre os jogadores, e fora dele, entre dirigentes. Tal rivalidade culminou com o boicote da Argentina ao Campeonato Sul-Americano de 1949 e Copa do Mundo de 1950, ambas competições realizadas no Brasil.

               Referente a Copa de 1942, o ruim foi saber que muitas seleções tradicionais europeias não poderiam participar do evento como Hungria, Alemanha e Itália. Ia ser uma Copa América e não uma Copa do Mundo. Porém, Romênia, Noruega, Espanha, Portugal mostraram-se interessadas na disputa, mesmo com o conflito em pleno andamento. Mas infelizmente não deu certo.

               Ainda no ano de 1942 foi organizada na Suíça a “Copa das Nações”. Ela reuniu algumas seleções europeias e foi vencida pela Itália. A Federação Italiana de Futebol considera esta conquista como sendo internacional e para alguns fanáticos, a Itália é pentacampeã mundial como o Brasil (1934,1938,1942,1982 e 2006).

               Como a Itália foi a campeã da Copa das Nações em 1942, deveria ficar com a taça, mas, após a conquista, ela não levou para casa a Taça Jules Rimet, que ficou  guardada a sete chaves na casa de um desportista italiano, de nome Otorino Barassi durante o período da Segunda Guerra mundial.

               Outro fato pitoresco é que na Itália muitos dizem é que com a não participação do Brasil nesse torneio, nós perdemos o título de ter sido a única seleção que já participou de todas as Copas, já que não foi enviada nenhuma delegação canarinho para a “Copa das Nações” em 1942.

               Em 1946 após a guerra ter terminado e toda a Europa em pedaços, sequer passou pela cabeça dos organizadores da FIFA escolher uma sede para sediar o evento. Todavia, em 1948, houve os Jogos Olímpicos de Londres. Na modalidade futebol, a Suécia levou o ouro com uma campanha arrasadora. Vale lembrar que Itália, Alemanha, Hungria e Polônia não enviaram suas seleções.

               Segundo os estudiosos, acreditava-se que uma Copa num cenário de guerra, os países sul-americanos levariam vantagem, já que não estavam diretamente ligados ao embate. Países aliados nunca jogariam em um país que formasse o Eixo, e vice-versa. Italianos e alemães jamais jogariam na Inglaterra. E, em 1946, nenhum país fascista estaria numa Copa. Mas a América Latina não teria esse problema. Durante a Segunda Guerra Mundial, Hungria, Alemanha e Polônia praticamente não fizeram nenhum jogo oficial, somente alguns amistosos ocasionalmente.

               No Congresso realizado na cidade de Luxemburgo, em 25 de julho de 1946, foi decidido que a quarta Copa do Mundo, em 1950, seria realizada no Brasil, pois o país tinha causado uma boa impressão em Jules Rimet por ter participado de todas as três edições anteriores.

Deixe uma resposta