CAMPEONATO PAULISTA DE 1986

                    No dia 3 de setembro de 1986 a Associação Atlética Internacional, sagrou-se Campeã Paulista de Futebol, ao derrotar o Palmeiras por 2 a 1 em pleno estádio do Morumbi, com isto, a cidade de Limeira se transformou na capital paulista do futebol. Naquele ano tivemos 20 clubes participando da competição. Na primeira rodada, a Inter tomou uma “sapecada” de 3×1 do Palmeiras, no Palestra Itália. Aquilo mostrava que o primeiro turno não seria dos melhores, mas, mesmo assim, ostentou a 6ª colocação, com 21 pontos. Quem já não botava fé, jamais imaginaria uma reviravolta com tamanho futebol entrosado, rápido, solidário e com toques refinados. E foi o que realmente aconteceu. Faltando apenas duas rodadas para terminar o segundo turno, a Internacional já havia assegurado o primeiro lugar assim como na classificação geral (turno e returno).

                   A Inter de Limeira enfrentou nas semifinais o Santos, pior colocado entre os quatro na soma de pontos totais, que, em decadência, perdeu os dois jogos e foi eliminado. No primeiro jogo na Vila Belmiro, o duelo de campeões dos dois turnos foi favorável ao time de Limeira. Um grande jogo e 2 x 0 na casa do Santos. No segundo jogo com o Limeirão lotado, nova vitória da Inter, agora por 2 x 1 e  classificação para a inédita final, que seria contra o vencedor da outra chave que foi o Palmeiras.

               Obviamente, o Palmeiras era o favorito diante da Inter, até porque jamais um time do interior havia ganho um Paulistão, e mais ainda quando as duas finais foram marcadas para o Morumbi (sob a alegação que o estádio do Limeirão não tinha condições para uma final).  Estava tudo armado para a conquista palestrina. Um time grande, contra um time desconhecido do interior paulista jogando duas partidas no Morumbi.  Um absurdo que por forças políticas, a Inter tivesse que disputar o segundo jogo na cidade do adversário, que nunca venceu nenhum dos turnos, ao contrário do escrete interiorano, que fez a melhor campanha somando os dois turnos do torneio. Uma caravana de limeirenses se deslocou para ver seu time no primeiro jogo.

               O primeiro jogo aconteceu dia 31 de agosto, um domingo de muito frio na capital paulista.                 O que se viu lá no Morumbi foi 100.000 palmeirenses empurrando o time de Carbone contra o pequeno time do interior. Mas o que se viu naquele domingo nublado, foi uma aula de valentia de todos os jogadores da Inter. Resultado, um surpreendente 0 a 0. A Inter de Limeira mostrou que não estava ali para brincadeira e a expectativa ficou para a segunda partida novamente no Morumbi numa quarta a noite. A maioria da imprensa paulista e do Brasil esperavam um título alviverde. Jornais, revistas, rádio e TV davam amplo destaque, ao fim do tabu de 10 anos que estava por acabar naquela noite. Mas o que viram, foi algo muito além das expectativas. O público pagante foi de 68.564 pessoas. A Inter fez um ótimo primeiro tempo, surpreendendo completamente o time alviverde.

               Mas o melhor estava guardado para o segundo tempo. Logo aos 5 minutos, em um cruzamento, o artilheiro Kita emendou um sem-pulo e o goleiro palmeirense Martorelli  não alcançou. Inter de Limeira 1 x 0 para o espanto dos milhares de palmeirenses presentes ao Morumbi. O baque foi grande. Quatro minutos depois, numa bobeada monstro, o zagueiro Denys, recuou mal uma bola para Martorelli, o ponteiro direito Tato como um tubarão, se aproveitou e pegou a bola mal atrasada, driblou Martorelli e tocou no fundo da rede. Inter 2 x 0 e o desespero tomou conta do time alviverde. Os ataques passaram a ser descontrolados e sempre paravam nas mãos do goleiro Silas, um dos heróis do jogo. Aos 29 minutos, num cruzamento, o Palmeiras conseguiu diminuir através do zagueiro Amarildo e depois tentou empatar para levar o jogo para a prorrogação, alimentando assim uma esperança ao torcedor palmeirense, que naquele momento não estava acreditando naquilo que estava vendo. E assim terminava o jogo, Inter 2×1 Palmeiras.

               Foi um acontecimento que jamais será esquecido não só pelo torcedor da veterana, como também por todo povo limeirense, pois a Internacional de Limeira, foi o primeiro clube do interior a sagrar-se Campeão Paulista de Futebol. A campanha naquele ano foi tão magnífica, que em 42 jogos, foram 21 vitórias, 14 empates e 7 derrotas. Marcou 59 gols, sofreu apenas 33, sete jogadores foram escolhidos para a Seleção Paulista daquele ano. O centroavante Kita da Internacional, foi o artilheiro do campeonato com 24 gols e a Associação Atlética Internacional recebeu do jornal “A Gazeta Esportiva” a Taça dos Invictos, por ter ficado 17 partidas consecutivas sem perder. Por tudo isso a Inter de Limeira foi a legítima campeã paulista de 1986.              

Deixe uma resposta