COMO NASCEU A EXPRESSÃO “TIMÃO”

                          Aquele ano de 1966 foi marcante na historia do S. C. Corinthians Paulista. Primeiro com a chegada de Garrincha ao Parque São Jorge. Segundo pela denominação carinhosa que o time recebeu, “Timão”. E terceiro pela conquista do Torneio Rio-São Paulo. Surge então a expressão histórica: “Timão”. Esta denominação foi dada pela imprensa paulistana em 1966, quando o Corinthians contratou grandes jogadores como Ditão e Nair da Portuguesa de Desportos, e o fenomenal Garrincha do Botafogo do Rio de Janeiro. Por muitos anos o Corinthians sofreu com os gols de Pelé, o maior jogador da história do futebol mundial. Por isso, foi buscar naquele ano, um craque que só não era melhor do que o próprio Rei.

                         Começava naquele ano de 1966 o Torneio Rio-São Paulo que contou com a participação dos 5 grandes do futebol paulista, os 4 grandes do Rio de Janeiro e mais o Bangu, que por sinal, naquele ano seria o campeão carioca. O Corinthians fez sua estreia dia 13 de fevereiro vencendo o Fluminense por 2 a 0, gols de Gilson Porte e Nei. Depois venceu o Bangu por 1 a 0, gol de Nair. Depois tivemos aquele jogo histórico contra a Portuguesa, o qual o alvinegro venceu por 5 a 4.

                          E esta denominação de “Timão”, foi consolidada com a vitória corintiana sobre a Portuguesa de Desportos, logo depois dessas grandes contratações, num jogo que entrou para a história do clube, como um dos jogos mais emocionantes que já disputou. O placar foi de Corinthians 5×4 Portuguesa de Desportos.

                          O Corinthians jogou aquele dia com:  Heitor, Jair Marinho, Ditão, Galhardo e Edson;  Nair e Rivelino;  Bataglia (Nei), Flávio, Tales e Gilson Porto. O técnico era Osvaldo Brandão. Do outro lado o técnico Jim Lopes mandou a campo os seguintes jogadores; Félix; Augusto, Ulisses, Vilela e Edílson (Henrique Pereira); Wilson Pereira e Édison; Almir, Ivair, Sílvio (Ademir) e Nilson (Caldeira). O árbitro daquela partida foi Olten Aires de Abreu.  

                         Os gols foram marcados assim: Flávio aos 30 segundos, Bataglia a 1 minuto e trinta segundos,  Silvio  aos  36 minutos do primeiro tempo.  Veio o segundo tempo e a Portuguesa empatou a partida através de Ivair logo aos 4 minutos. Flávio desempatou aos 30, Caldeira empatou novamente aos 31, Gilson Porto desempatou aos 33, Ivair empatou novamente aos 39 e Flávio finalmente marcou o gol da vitória aos 42 minutos do segundo tempo. Depois de alguns dias, Garrincha fazia sua estreia no Corinthians e a imprensa paulistana passou a chamar definitivamente de Timão.

                         Três dias depois, ou seja, dia 27 de fevereiro de 1966, o Corinthians fazia um amistoso diante da Seleção Mineira. Era a primeira vez que o Timão jogava no Estádio do Mineirão. O jogo terminou com a vitória corintiana por 6 a 1, gols de Tales (4), Flávio e Rivelino. O único gol mineiro foi de Dirceu Lopes. Ao ver o placar muitos podem pensar que esta seleção mineira era muito fraca, no entanto faziam parte deste time; Wilson Piazza, Pedro Paulo, Neco, Dirceu Lopes e Tostão. Depois dessa extraordinária vitória, a expressão Timão não deixou mais de ser falada por toda imprensa.

                         Ao final da primeira fase do Torneio Rio-São Paulo, estavam classificados para o quadrangular final as seguintes equipes; Corinthians, Santos, Botafogo e Vasco. No entanto, por falta de datas, pois a Seleção precisava iniciar seus preparativos para a Copa da Inglaterra, foi declarado os quatro clubes como os campeões do Torneio Rio-São Paulo de 1966.

                         Logo em seguida começava o Campeonato Paulista, onde o Corinthians com um bom elenco e já com a fama de Timão, realizou alguns jogos naquele ano que entraram para a história. O primeiro aconteceu dia 21 de agosto, quando o Corinthians derrotou o Botafogo de Ribeirão Preto por 4 a 3. Até aí nada de anormal, mas acontece que até os 33 minutos do segundo tempo, o placar era de 2 a 0 para o Botafogo. Ou seja, em apenas 12 minutos tivemos 5 gols assinalados. Para o Corinthians marcaram; Edson Cegonha (2), Flávio e Ditão. O locutor Fiori Gigliotti na rádio Bandeirantes falou que a raça que faltou para a seleção brasileira em 1966 na Inglaterra sobrou para o Corinthians neste jogo. Certos jogos a gente não esquece.

                          O segundo jogo foi no dia 24 de agosto, quando Corinthians e Portuguesa de Desportos proporcionaram um espetáculo de 9 gols. O jogo foi válido pelo Campeonato Paulista e o Timão venceu por 6 a 3, gols de Nei (2), Rivelino (2), Nair e Flávio.  Ainda derrotou o Palmeiras nos dois turnos. Neste ano o Corinthians ficou em segundo lugar no Paulistão, mas foi um ano que entrou para a história do clube, pois passou a ser chamado em todo território por TIMÃO.

Deixe uma resposta