CORINTHIANS 4×4 CHELSEA DA INGLATERRA EM 1929

                            Quando se fala em Corinthians x Chelsea da Inglaterra, logo nos vem na memória aquele jogo que decidiu o título mundial de clubes de 2012, onde o alvinegro de parque São Jorge venceu por 1×0 e assim dessa maneira conquistou o titulo mundial. No entanto, no ano de 1929 eles já haviam se enfrentado aqui no Brasil e fizeram um jogo com oito gols. Então vamos voltar no tempo.

                            Estávamos no mês de junho de 1929, quando o Chelsea chegou ao Brasil para fazer alguns amistosos pela América do Sul. Na época o Chelsea disputava a Segunda Divisão da Inglaterra, e para realizar a pré-temporada por aqui, encarou uma longa viagem de navio.

Desembarcaram no Rio de Janeiro e lá fizeram um jogo contra o Fluminense no dia 28 de junho, no estádio das Laranjeiras. Foi a grande atração do momento, tanto é, que mais de 45 mil pessoas estiveram presentes ao jogo que terminou empatado em 1×1.

                            Esta foi a primeira vez que o Chelsea jogou com luz de refletores em sua história. Os funcionários do clube londrino apontaram Laranjeiras como “um dos melhores e mais bem equipados estádios do mundo”. Ficaram também encantados com a elegância das senhoras que assistiam ao jogo. Numa entrevista ao jornal Folha da Manhã, do Rio de Janeiro, um dos ingleses afirmou: “o ambiente naturalmente grandioso nos dava a impressão de uma noite de grande gala, na Opera House, de Londres. Estupendo!”.

                            Depois desse jogo no Rio de Janeiro, os ingleses viajaram para São Paulo, onde iriam enfrentar o Corinthians, que havia conquistado o Campeonato Paulista daquele ano de 1929. O jogo  foi disputado no Estádio do Palestra Itália no dia 4 de julho, numa quinta feira a tarde, por isso contou com a presença de somente 10 mil torcedores. Para esta partida o técnico corintiano Virgílio Montarini escalou a seguinte equipe; Tuffy; Grané e Del Debbio; Nerino, Guimarães e Leone; Apparício, Peres, Gambinha, Rato e De Maria. O árbitro da partida foi o brasileiro Ângelo Benjamim Bevilacqua, que teve muito trabalho, pois o jogo foi muito violento, principalmente por parte dos ingleses, que acabaram deixando a plateia paulista decepcionada, que esperava um jogo mais técnico.

                             O jogo começou com os ingleses atacando se uma forma alucinante, tanto é que chegaram a fazer 3×0 com gols de Willie Jackson, Andy Wilson e Sidney Elliot. Mas o Corinthians não se deu por vencido, e ainda na etapa inicial conseguiu o empate, através de Gambinha (2) e Grané. No segundo tempo, o Corinthians chegou a virar a partida, com gol de De Maria. Mas Sidney Elliot empatou novamente para o Chelsea, dando números finais ao placar: 4 a 4. Houve ainda dois gols corintianos anulados pelo árbitro. O jogo perdeu todo o interesse desde o momento que os ingleses conseguiram empatar o jogo e com isto o jogo ficou muito morno não agradando a plateia.

                             De um modo geral, embora tivéssemos oito gols no jogo, a plateia paulista, esperava um jogo mais técnico e menos violento de um representante da Inglaterra, nação inventora do futebol. O relato do jornal Folha da Manhã, no dia seguinte ao jogo, critica o time inteiro, à exceção do goleiro e do atacante inglês: “Eles vieram aqui e acharam que os caipiras não sabiam jogar, mas se enganaram.

                               O goleiro corintiano falhou três vezes. Se não fosse por ele, o Corinthians ganharia por 4xl. Sem fintas, os atacantes passam a bola sofrivelmente. Os médios são obscuros, jogam o necessário para o quadro a que pertencem. A defesa tem no guardião um destacado elemento. Os zagueiros são imprecisos nos chutes, abusam dos chutes ‘viva São João’, dos chutes fora para ganhar tempo e do mau jeito de correr para frente, a fim de colocar os adversários em impedimento. Do restante, só ficaria a escolha do guardião. Outro detalhe curioso é a forma como os profissionais chutam: com o bico das botinas, que não parece aconselhada senão em casos especiais, quando a meta está próxima, numa avançada fulminante”.

                             Nessa excursão do time inglês à América do Sul, eles realizaram 16 jogos, com 5 vitórias, 3 empates e 8 derrotas. Nessa época o futebol brasileiro ainda não era profissional, algo que só viria no ano de 1933, no entanto na Argentina e Uruguai o profissionalismo chegou antes e com isso atraiam mais fortemente o interesse de clubes europeus em busca de amistosos.

                             Os dirigentes do Chelsea ficaram impressionados com o hino do Corinthians, principalmente os versos “Teu passado é uma bandeira / Teu presente, uma lição”. Acharam tão maravilhosos que achavam que os torcedores do Chelsea devessem adota-los para o clube inglês. Cabe lembrar uma grande curiosidade entre Corinthians e Chelsea. Os dois clubes foram fundados no mesmo dia, ou seja, 1 de setembro de 1910.

Deixe uma resposta