FLAMENGO X BOTAFOGO – O CLÁSSICO DOS 6X0

              No dia 15 de Novembro de 1972 o Botafogo jogou contra o Flamengo em dia de feriado nacional e de comemoração do aniversário do Flamengo. No dia anterior, Carlito Rocha, ex-jogador do Botafogo, ex-técnico, ex-presidente, até ex-árbitro e benemérito do clube, sonhou que o Botafogo iria golear historicamente o Flamengo, seu maior rival.

              Carlito Rocha sonhou, está sonhado. No aniversário do Flamengo, em pleno estádio do Maracanã, comandado por um endiabrado Jairzinho, a famosa equipe de General Severiano goleou o Flamengo por 6×0, fazendo Mário Zagallo, técnico do Flamengo, sofrer a sua pior derrota na longa carreira que teve.

              O Botafogo, orientado pelo humilde Leônidas, bicampeão carioca em 1967-1968, sob o comando do próprio Mário Zagallo, jogou naquele 15 de novembro: Cao; Mauro Cruz, Valtencir, Osmar e Marinho Chagas; Nei Conceição, Carlos Roberto e Ademir; Zequinha, Jairzinho e Fischer. Enquanto que o Flamengo jogou com; Renato, Moreira, Chiquinho Pastor, Tinho e Rodrigues Neto;

Liminha, Zanata (Mineiro) e Paulo Cézar Caju; Rogério (Caio), Humberto e Fio Maravilha.

              A festa começou aos 15 minutos de jogo com o campeão do mundo Jairzinho a inaugurar o marcador. Um zagueiro flamenguista rebate fracamente a bola e surge Jairzinho com um poderoso chute no ângulo esquerdo de Renato: Botafogo 1×0. Aos 35 minutos Jairzinho passa a bola a Zequinha, ele vai à linha de fundo, centra à medida e o notável centroavante argentino Fischer fuzila sem piedade a baliza adversária: Botafogo 2×0. Aos 41 foi fechada a conta da primeira parte. Zequinha cruza novamente e Fischer, de cabeça, faz: Botafogo 3×0.

               Mário Zagallo e os flamenguistas não queriam acreditar no que viam, tentaram reagir, mas as substituições de Rogério por Caio Cambalhota e Mineiro por Zanata apenas permitiram mais três gols.
À procura do gol, o Flamengo deixava a sua defesa à mercê dos gloriosos jogadores e, aos 23 minutos, Jairzinho recebeu novamente de Zequinha, fez corta-luz com Fischer e emendou à direita de Renato: Botafogo 4×0.

               Com a torcida do Botafogo engalanada pela goleada, Jairzinho recebeu – outra vez! – passe de Zequinha e fez um gol de letra: Botafogo 5×0. Aos gritos de “Chega! Chega!” da torcida botafoguense, Ferretti entrou a substituir Fischer e fechou a contagem histórica: Botafogo 6×0. Os festejos da torcida, perante os seis a zero, passaram a ser comandados pelo lema: “Gostamos de Vo6!”

                Depois de nove anos, veio o troco do Flamengo. Era o dia 8 de novembro de 1981 e o  Mengão entrou em campo com; Raul, Leandro, Figueiredo, Mozer e Júnior; Andrade, Adílio e Zico; Tita, Nunes e Lico. Técnico: Paulo César Carpegiani. O Botafogo sob comando do técnico Paulinho de Almeida, jogou com; Paulo Sérgio, Perivaldo, Gaúcho, Osvaldo e Jorge Luiz; Rocha, Mendonça e Ademir Lobo; Édson (Jairzinho), Mirandinha e Ziza.

                Começou o jogo e logo aos sete minutos, Nunes, recebeu cruzamento pela direita de Adílio e na pequena área fuzilou para abrir o placar. Flamengo 1 a 0. No minuto 27, Adílio veio pela área, enfileirou a defesa do Glorioso e passou para Zico ampliar o marcador. Flamengo 2 a 0 e alguns gritos de “queremos seis” apareceram no lado rubro-negro. Aos 33, um gol de trabalho coletivo da equipe do Flamengo. Zico aciona Junior na esquerda, que devolveu para o Galinho. Ele tocou na direção de Nunes, que fez o pivô para Lico ampliar para 3 a 0. Festa e mais gritos pedindo a devolução da goleada. Ainda na primeira etapa tivemos o quarto gol, que veio com Adílio. Zico cobrou falta e Paulo Sérgio defendeu parcialmente, só que o camisa 8 da Gávea desviou de cabeça para o fundo da rede.

                Com o placar em 4 a 0, a esperança de uma goleada estava cristalina para a torcida do Flamengo e o medo, o pânico tomava conta dos botafoguenses. Paulinho de Almeida resolveu colocar Jairzinho (aquele que foi um dos carrascos dos 6×0 de 1972) em campo. Porém, ele nada pôde fazer. Veio o segundo tempo e aos 30, Adílio entra na área e é derrubado por Rocha. Pênalti marcado e Zico fez o quinto. O placar mostrava 5 a 0 para o Flamengo e o Maracanã todo estava ansioso.

                Aos 42, Adílio entrou pela área, lançou na cabeça de Zico, que deixou para Andrade fuzilar a meta de Paulo Sérgio e fazer 6 a 0 para o Flamengo naquela tarde. As piadas em torno do jogo de 1972 e a famosa faixa, nunca mais seriam exibidas. A alma flamenguista estava lavada e o placar que doía na mente e no sentimento rubro-negro estava devolvido de forma justa, sem acréscimos.

Deixe uma resposta