FÁBIO LUCIANO: campeão mundial pelo Corinthians em 2000

                     Fábio Luciano nasceu dia 29 de abril de 1975, na cidade de Vinhedo (SP). Foi revelado na Ponte Preta, aonde começou a jogar profissionalmente em 1996. Zagueiro vigoroso, embora não fosse violento, logo demonstrou ser um grande desarmador de jogadas. Além disso, no Corinthians, clube que defendeu entre 2000-2001 e 2002-2003, também provou ter grande poder ofensivo, ao marcar vários gols com a camisa corintiana.

                     Fábio Luciano teve uma rápida passagem pelo futebol gaúcho, em 2001, quando jogou pelo Internacional e foi treinado por Carlos Alberto Parreira. Posteriormente, Parreira e ele voltariam a trabalhar juntos no Corinthians. Fábio Luciano ganhou seu primeiro título, como profissional, na conquista do Mundial de Clubes da FIFA de 2000, vencido pelo Corinthians. Em 2002, novamente na equipe paulista, o zagueiro  participou das conquistas do Torneio Rio-São Paulo e da Copa do Brasil. Um ano mais tarde, veio o título no Campeonato Paulista.

                    Em 2003, após a eliminação do time paulista na Libertadores da América, Fábio foi emprestado ao Fenerbahçe, da Turquia. Lá, ele continuou a marcar muitos gols de cabeça, tendo ajudado sua equipe na conquista de um bicampeonato turco. Terminado o empréstimo ao Fenerbahçe, Luciano retornou ao Corinthians em 2006. Machucado, com uma lesão no púbis, não voltou a atuar e ficou recuperando-se até o ano seguinte.

                    Na temporada de 2007, Fábio Luciano estava na Alemanha, defendendo o modesto time do Colônia, quando recebeu uma proposta do Flamengo. Juntou-se ao elenco rubro-negro na metade do Campeonato Brasileiro e, rapidamente, assumiu um papel de liderança no grupo. Foi um dos destaques da equipe carioca no campeonato nacional daquele ano, onde o time teve uma reação impressionante, saindo da zona de rebaixamento e terminando o campeonato na terceira colocação.

                   Após não ter certeza se iria continuar a jogar futebol em 2009, já que pensava em se aposentar, resolveu continuar a defender o Flamengo por mais um tempo e assim fez no início de 2009 mantendo sua qualidade e o posto de xerife do time. No dia 3 de abril de 2009, anunciou que se retiraria do esporte após o fim do Campeonato Carioca. Assim, em seu último jogo, levantou a sua última Taça e aposentou as chuteiras com a conquista do Campeonato Carioca de 2009 com o Flamengo, sendo considerado um dos melhores zagueiros da história do Flamengo.

                   Fábio Luciano disse numa entrevista sobre sua aposentadoria; “É uma decisão difícil de ser tomada. Não tive coragem de parar no fim do ano passado por causa dos apelos dos torcedores e também dos meus companheiros. Estou com a cabeça tranquila, conversei muito com a minha família e poderei estar mais perto deles daqui para frente”.

                  Pelo Flamengo, onde jogou entre 2007 e 2009, Fábio Luciano realizou 93 partidas e marcou 7 gols, além de realizado 8 assistências. Levou 26 cartões amarelos (não podendo atuar em 8 partidas pela regra do terceiro cartão amarelo) e 5 vermelhos e ficou marcado como ídolo do clube por sua liderança e tornando-se um dos melhores zagueiros da década a vestir a camisa rubro-negra.

                  Em 2010, vivendo no Rio de Janeiro-RJ, o ex-zagueiro realizava eventos promocionais para uma grande empresa de material esportivo.

TÍTULOS

Corinthians

Mundial de Clubes da FIFA2000

Copa do Brasil2002

Torneio Rio-São Paulo2002

Campeonato Paulista20012003

Fenerbahçe

Campeonato Turco200304200405

Flamengo

Campeonato Carioca20082009

Taça Guanabara2008

Taça Rio2009

Troféu 100 anos do Hospital Souza Aguiar :2007

Troféu 80 anos da Estação Primeira de Mangueira:2008

PRÊMIOS

Bola de Prata da Revista Placar2002

Em pé: Dida, Rincon, Fabio Luciano, Vampeta, Kléber e João Carlos     –   Agachados: Luizão, Índio, Ricardinho, Marcelinho Carioca e Edilson
Em pé: Fabio Luciano, Edu, Gilmar Fubá, Fernando Baiano, Nenê, Yamada e Adilson Batista   –    Agachados: Luizão, Marcelinho Carioca, Ricardinho, Índio, Daniel e Edílson
Em pé: Rogério, Kléber, Otacílio, Fábio Luciano, João Carlos, André Luiz e Maurício     –   Agachados: Leandro, Gil, Paulo Nunes, Everton, Marcelinho Carioca e Ricardinho
Em pé: Rogério, Scheidt, Fábio Luciano, Gleguer, João Carlos, Batata, André Luiz, Kléber, Gallo e Maurício    –     Agachados: Andrezinho, Marcos Senna, Gil, Ricardinho, Marcelinho Carioca, Índio, Rodrigo e Everton
Postado em F

Deixe uma resposta