ARTURZINHO: o Rei Artur

                  Artur dos Santos Lima nasceu dia 13 de maio de 1956, na cidade do Rio de Janeiro. Nas décadas de 1980 e 1990 atuou no Operário, de Campo Grande, Fluminense, Bangu, Vasco, Corinthians, Bahia, e Vitória. Habilidoso, Arturzinho costumava atuar no meio-campo e era um excelente cobrador de faltas. Disputou em 1984 uma partida com a camisa da seleção brasileira (com a camisa 10), marcando o gol da vitória por 1 x 0 sobre o Uruguai.

                  O “Rei Artur”, como era chamado nos tempos de Bangu, foi um jogador extremamente habilidoso e que costumava surpreender os adversários nas cobranças de escanteio. Várias vezes, Arturzinho marcou gols olímpicos. E não importava qual o lado. Arturzinho, mesmo sendo destro, batia com a mesma eficiência escanteios pelo lado direito, o que não é comum.
O pequeno Arturzinho, com seus 1,62m de altura e 60kg, viveu a melhor fase de sua carreira jogando no Operário de Campo Grande (MS) e em equipes cariocas. 
O meia foi um dos maiores ídolos da história do futebol do Mato Grosso do Sul. No Rio, ele passou pelo Fluminense e brilhou, principalmente, com as camisas do Bangu e do Vasco da Gama, onde foi vice-campeão brasileiro de 1984.

BANGU

                Arturzinho chamou a atenção do Patrono Castor de Andrade em 1982, depois que o Bangu enfrentou duas vezes o Operário/MS. O baixinho era o craque do time deles, e a partir de julho daquele ano, Arturzinho passou a fazer parte do plantel alvirrubro. Seu melhor momento, no entanto, só viria em 1983: A melhor partida que fez pelo Bangu? Ah, essa é fácil, foi aquele 6 a 2 sobre o Flamengo, em que ele fez quatro gols.

               O Rei Artur, apelido que ganhou após sua brilhante participação no Campeonato Carioca de 1983, saiu do Bangu em 1984, indo jogar no Vasco e também não estava presente na campanha do vice brasileiro de 1985 na época, vestia o uniforme do Corinthians. Mas retornou no segundo semestre daquele ano para disputar um novo Campeonato Carioca. Provavelmente, se o José Roberto Wright não fosse desonesto e marcasse o pênalti no minuto final, seria Arturzinho quem iria cobrá-lo. “Perdemos a final de forma roubada pro Flu. Você já viu o lance do pênalti no Cláudio Adão?” – pergunta indignado. Com a camisa do Bangu, Artur fez 251 jogos e marcou 90 gols. Foram 96 vitórias, 86 empates e 69 derrotas. É o oitavo maior artilheiro da história do clube de Moça Bonita, por isso recebeu o título de Rei Artur.

VASCO DA GAMA

               Sua estreia no Vasco, aconteceu dia 29 de janeiro de 1984, dia em que o Cruz de Malta perdeu para o São Paulo por 3×2 pelo Campeonato Brasileiro. Neste dia o Vasco jogou com; Acácio, Edevaldo, Daniel Gonzales, Nenê, Aírton, Pires, Arthurzinho, Geovani, Jussiê, Roberto Dinamite e Oliveira (Marcelo). O Técnico foi: Edu Antunes Coimbra (irmão do Zico).

              Para um jogador que viveu os maravilhosos momentos da década de 80, é fácil rememorar a história. “O Bangu não ganhou os títulos porque, além de ser sempre roubado, não era um time de massa. Nós ficamos quatro anos sem perder para o Vasco (de 1983 a 1987), você sabe o que é isso? Ganhávamos sempre do Botafogo e do América, fazíamos jogo duro com o Flamengo e só ficávamos em desvantagem para o Fluminense. Não é mole não”. Jogando pelo Vasco da Gama atuou em 28 jogos e marcou 16 gols.

CORINTHIANS

               Ainda em 1984, Arturzinho foi contratado pelo Corinthians. Chegou ao Parque São Jorge com enorme responsabilidade: substituir Sócrates, na época negociado com a Fiorentina, da Itália. Apesar de não ter sido o mesmo jogador dos tempos de Bangu e Vasco da Gama, Arturzinho chegou a cair nos braços da Fiel torcida depois de uma partida contra o Palmeiras. Na ocasião, Arturzinho, de cabeça, marcou um dos gols da vitória alvinegra sobre o arqui-rival. Ele jogou 57 partidas pelo Corinthians e marcou doze gols, sendo um deles olímpico, contra o XV de Jaú, no Morumbi, pelo Paulistão de 1984.

              Arturzinho considera que seus melhores amigos em Moça Bonita foram os craques Mário e Marinho e lembra até hoje de sua última partida pelo clube. Depois de sair em 1991, ele tentou voltar em 1995, atuou apenas uma vez, contra o Goaituba/GO, e acabou expulso de campo. “Eu fui pra ajudar e terminei expulso. Daí eu não quis mais saber daquilo não. Já estava em fim de carreira”.

TREINADOR

               Arturzinho já passou por outros clubes conhecidos como o Bahia, Vitória, Fluminense e o América-RNNo Tricolor de Aço, tirou o time baiano da Série C em 2007, com uma espetacular campanha, onde em 30 jogos perdeu apenas 5, empatou 6 e ganhou 19 jogos, apresentando um futebol convincente e de primeira. Mas retornou ao clube baiano em 2008, dessa vez sem sucesso. Muitos acreditam que se ficasse por mais um tempo, talvez tivesse levado o tricolor de volta a Série A, mas largou o clube na 2ª rodada da Série B, após ter sofrido uma goleada do Fortaleza, e em 9º lugar na classificação.

              No rubro-negro baiano, em sua terceira passagem ganhou uma Copa do Nordeste e ficou em vice na segunda passagem. Mas em 2006, em sua quinta passagem não conseguiu realizar um grande comando, e temendo que não saísse da Série C, a diretoria do rubro-negro o demitiu.

              Em 2011 teve ótima passagem pelo Joinville Esporte Clube onde conquistou a Copa Santa Catarina, Série C e consequentemente o acesso à segunda divisão do brasileiro. Essas foram as conquistas de Arturzinho no comando técnico do Joinville. Ao todo, foram 22 jogos disputados, 15 vitórias, 6 empates e apenas uma derrota, campanha que rendeu ao treinador um aproveitamento de 77,3%.

              Apesar dos títulos e o acesso Arturzinho não renovou o contrato com o Joinville, devido ao alto salário pedido por ele. Artur ainda ´pretende voltar ao Joinville onde a torcida do clube constantemente exige a volta do Técnico. Declarações do técnico são constantes em relação a boa relação entre técnico/torcida em sua rápida e gloriosa passagem pelo clube. A diretoria do clube ainda não se pronunciou a respeito do pedido quase unanime da torcida para a volta do técnico Arturzinho.

TÍTULOS

               Como treinador conquistou os seguintes títulos: Copa do Nordeste em 1998 pelo América do Rio Grande do Norte. Campeonato Baiano em 1997 e 2000 e Copa do Nordeste em 1997 pelo Vitória da Bahia. Copa Santa Catarina em 2011 e Campeonato Brasileiro da Série C em 2011 pelo Joinville, de Santa Catarina. E recebeu ainda um prêmio como melhor jogador do Vasco da Gama na temporada de 1984.

                 Arturzinho, ex-atleta profissional, cursou Educação Física na Faculdade Castelo Branco, RJ. Técnico desde 1997, com várias conquistas e bons trabalhos, é experiente, estudioso, atualizado, detalhista e exigente consigo e seus comandados. Arturzinho sempre dizia “No futebol só existe espaço para os vencedores, por isso só admito trabalhar com clubes e atletas que objetivam vitórias e títulos como metas prioritárias”.

Em pé: Edson, João Marcos, Oscar, Mozer, Jandir e Wladimir    –    Agachados: o massagista Nocaute Jack, Tita, Delei, Reinaldo, Arturzinho e Marquinho Carioca
Em pé: Toinho, Fernandes, Tecão, Índio, Gilson Paulino e Lima    –    Agachados: Marinho, Arturzinho, Fernando Macaé, Mário e Marcelinho
Juvenil do Fluminense – Em pé, vemos: Pavão, Edevaldo, Dufrayer, Tadeu, Humberto e Jorge Luiz   –    Agachados: Gilcimar, Arturzinho, Bené, Gilson Gênio e Zezé
Em pé: Carlos, Zenon, Lima, Arturzinho, Eduardo e Dunga    –    Agachados: Biro-Biro, Wágner Basílio, Wladimir, Juninho e Édson
Postado em A

Deixe uma resposta