José Rodrigues dos Santos, nasceu em Condé (BA), no dia 31 de julho de 1946 e rodou o Brasil com a camisa 11 às costas. Ele não foi nenhum Edu, Abel, Pepe ou Joãozinho, mas jogou em grandes clubes e grandes formações.
Na Lusa, atuou com Enéas. No Vasco, ele teve como companheiros jogadores como Alcir, Andrada, Miguel e Buglê. No Cruzeiro, onde foi contratado para suceder o saudoso Hilton Oliveira, formou ao lado de Tostão, Fontana, Dirceu Lopes, Natal, Raul, Piazza e Zé Carlos.
No Flamengo, vestiu a camisa do time de maior torcida do mundo em 79 jogos, marcando sete gols em 32 vitórias, 21 empates e 26 derrotas.
Após pendurar as chuteiras, Rodrigues morou por um tempo em Belo Horizonte, e retornou em 2009 para Conde-BA, sua cidade natal, onde morreu no dia 19 de julho de 2015, aos 68 anos, em sua cidade natal, vítima de infarto.
O ex-ponta passou mal na rua, chegou a pedir ajuda em uma borracharia, mas chegou ao hospital já sem vida.
Rodrigues deixou os filhos Valéria, Juliana, Guilherme, Heliabarbara e Pablo. Tinha também duas irmãs: Iolanda, que foi quem nos passou as informações sobre sua morte, e Neuza.