A HISTÓRIA DO CLÁSSICO FLUMINENSE x AMÉRICA

                    Fluminense e América encontraram-se em decisões ou jogos decisivos em vários momentos de suas histórias centenárias, o que torna este clássico muito charmoso, com brilho próprio oriundo de uma história sensacional. Atualmente o Campeonato Carioca deixou de ser a “galinha dos ovos-de-ouro”, por perder os grandes jogadores para outras praças, logo perdendo também os grandes públicos de outrora e com perseguições à maioria dos clubes grandes e mesmo de muitos pequenos que não concordavam com os desmandos da federação e de seus aliados.

                    Alguém que começou a acompanhar futebol após 1986 terá uma pálida ideia do que já foi o futebol do Rio de Janeiro e principalmente não entenderá o motivo de um Fluminense x América ser considerado um clássico, daí a necessidade de se divulgar a história dos clássicos entre Fluminense x América, que tanto brilharam no passado.

                    Fluminense e América confrontam-se desde 19 de Julho de 1908, com o Fluminense tendo vencido este primeiro jogo por 2 a 1 pelo Campeonato Carioca, em seu campo da rua Guanabara, em Laranjeiras, com gols de Buchan e Emile Etchegaray para o tricolor e Lucas Assumpção para o América. No ano de 1914 aconteceu uma grande dissidência no América, quando cerca de 70 jogadores e sócios do clube descontentes com a sua diretoria, resolveram trocar de clube. Após reunião entre eles resolveram escolher o Fluminense como o clube a ser adotado e entre estes jogadores estava Marcos Carneiro de Mendonça, que viria a ser o primeiro goleiro da Seleção Brasileira, com 19 anos no primeiro jogo da Seleção (o que faria como titular por nove anos) contra o Exeter City em 21 de Julho de 1914, sendo o mais jovem de todos os goleiros da Seleção convocados até os dias atuais e que posteriormente seria presidente do Fluminense.

                    No dia 13 de Maio de 1914 o Fluminense enfrentou o América em jogo que terminou empatado por 1×1. Neste jogo, o jogador do Fluminense, Carlos Alberto que era mestiço, um dos dissidentes do América, passou por conta própria pó-de-arroz no rosto para parecer mais claro e no decorrer do jogo a torcida do América, que já o conhecia por ter atuado no clube, percebeu a sua atitude e não o perdoou, gritando para Carlos Alberto : Pó-de-Arroz, pó-de-arroz……o que passou a fazer sempre que o América jogava contra o Fluminense, no que foi depois copiada por outras torcidas.

                    Com o passar do tempo, o apelido foi assimilado pela torcida do Fluminense, que passou a jogar pó-de-arroz e talco na entrada do time em campo, proporcionando uma das festas mais bonitas produzidas por uma torcida para saudar o seu clube e que infelizmente foi proibida em várias das últimas administrações do Maracanã, tornando o futebol cada vez menos popular ao exigirem dos torcedores comportamento parecido com o de frequentadores de teatros.

                    No primeiro jogo deste clássico no Estádio do Maracanã, pala terceira rodada do Campeonato Carioca em 26 de Agosto de 1950, o América venceu o Fluminense por 3 a 1. A primeira vitória do Fluminense sobre o América no Maracanã só aconteceria em 23 de Dezembro de 1951 por 4 a 0 (2 gols de Carlyle, Joel e Telê Santana) perante 44.094 espectadores. Em 16 de Fevereiro de 1954 estes clubes fariam o primeiro clássico no exterior, com vitória do América por 3 a 2 no Estádio Centenário do Uruguai pela Copa Montevidéu.

                    Em 31 de Dezembro de 1954 o Jornal dos Sports divulgou pesquisa de torcidas do IBOPE em que o Flamengo era a maior torcida do Rio de Janeiro com 29% da preferência, em seguida vinham Fluminense com 19%, Vasco 18%, América 6%, Botafogo 5%, Bangu 2% e São Cristóvão 1%. O fato da torcida do América aparecer como maior do que a do Botafogo era natural, pois até então o América havia sido campeão carioca em 6 ocasiões (1913, 1916, 1922, 1928, 1931 e 1935) e considerando as ligas principais, o Botafogo só havia conquistado 5 títulos. No confronto entre estes clubes, o América chegou a golear o Botafogo por 11 a 2 em 3 e Novembro de 1929.

                    Em 1960 Fluminense e América decidiram o titulo carioca. Perante um público pagante de 98.099 espectadores, o Fluminense fez 1 a 0 com Pinheiro, mas o América virou o jogo e venceu por 2×1 com gols de Nilo e do lateral-direito Jorge, o grande herói do título do América, Campeão Carioca de 1960. Até hoje Fluminense e América já se enfrentaram 294 vezes. O Flu venceu 146 e o América 77 e foram 71 empates. O Flu marcou 563 gols e o América 379. A maior goleada do Flu foi 8×0 em 27 de janeiro de 2002 e a maior goleada do América foi 5×1 em 21 de janeiro de 1956. Jogo com o maior número de gols foi na vitória do Fluminense por 8×4 em 24 de novembro de 1946.

Deixe uma resposta