MARACANÃ: maior estádio de futebol do mundo

              O Estádio Mário Filho mais conhecido por Maracanã, está localizado no Rio de Janeiro e foi inaugurado em 1950, tendo sido utilizado na Copa do Mundo de Futebol daquele ano. Desde então, o Maracanã foi palco de grandes momentos do futebol brasileiro e mundial, como o milésimo gol de Pelé, finais do Campeonato Brasileiro, Carioca de Futebol, Taça Libertadores da América e do primeiro Campeonato Mundial de Clubes da FIFA, além de competições internacionais e partidas da Seleção Brasileira. Sediará o futebol e as cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos de 2016. É também o palco da partida final da Copa do Mundo de 2014.

INAUGURAÇÃO

               A realização da 4ª Copa do Mundo no Brasil, em 1950, fez com que as autoridades governamentais e esportiva resolvessem construir um novo estádio de futebol no Rio de Janeiro, em substituição ao de São Januário, do Vasco da Gama, que vinha sendo utilizado desde 1927. A construção do Maracanã foi muito criticada por Carlos Lacerda, na época deputado federal e inimigo político do prefeito da cidade, o general Ângelo Mendes de Morais, pelos gastos e, também, devido à localização escolhida para o estádio, defendendo que o mesmo fosse construído em Jacarepaguá. Ainda assim, apoiado pelo jornalista Mário Rodrigues Filho, Angelo Mendes de Morais conseguiu levar o projeto para frente. Na área escolhida, situava-se uma arena destinada à corrida de cavalos. A concorrência para as obras foi aberta pela prefeitura do Rio de Janeiro em 1947.  As obras iniciaram-se em 2 de agosto de 1948, data do lançamento da pedra fundamental. Trabalharam na construção cerca de mil e quinhentos homens, tendo somado a estes mais dois mil nos últimos meses de trabalho.

            Dois anos depois, os brasileiros se orgulhavam de possuir o maior estádio de futebol do mundo, com capacidade para 150 mil pessoas. Chamado a principio de Estádio Municipal, o Maracanã – nome do rio que corre estreito nas suas proximidades – foi oficialmente inaugurado, dia 16 de Junho de 1950. Após o encerramento das solenidades, aconteceu o primeiro jogo da história do estádio, uma partida amistosa entre as seleções de futebol do Rio de Janeiro e de São Paulo. Embora os paulistas estivessem jogando com mais desenvoltura, o primeiro gol do Maracanã foi marcado pelos cariocas, com o grande e lendário Didi, logo no início do primeiro tempo. Os paulistas empataram a partida pouco antes do intervalo com o atacante Augusto e viraram o jogo na segunda etapa, com gols de Ponce de Leon e Augusto.

            A partida teve dois árbitros. No primeiro tempo, Alberto da Gama Malcher, e, na etapa final, apitou o lendário Mário Vianna. Neste dia a seleção paulista jogou com a seguinte formação: Oswaldo, Djalma Santos, Homero, Dema e Alfredo Ramos; Brandãozinho e Rubens (Luizinho); Renato, Ponce de Leon (Carbone), Augusto e Brandãozinho II (Leopoldo).  Técnico: Aymoré Moreira. A seleção carioca jogou com; Ernani (Luiz Borracha), Laerte, Wilson, Mirim e Irani; Sula e Didi (Ipojucan); Aloísio (Alcino), Silas (Dimas), Carlayle (Simões) e Esquerdinha (Moacir). Técnico – Flávio Costa. Portanto, o primeiro gol marcado no Estádio do Maracanã, foi do meia Didi, que na época jogava no Fluminense.

COPA DO MUNDO

               Na Copa do Mundo de 1950, intenção principal para a construção do estádio, ocorreu a primeira partida oficial do Maracanã, em 24 de junho, com vitória do Brasil sobre o México por 4 a 0, com dois gols de Ademir de Menezes, um de Baltazar e outro de Jair da Rosa Pinto.  A Seleção Brasileira disputou no Maracanã cinco partidas, de seis durante toda a Copa. Na partida final, foi registrado oficialmente o público recorde de 199.854 torcedores presentes (173.850 pagantes). Nesta decisão, o Brasil foi derrotado de virada por 2 a 1 para o Uruguai. A derrota em solo nacional ficou marcada na história do povo brasileiro, sendo conhecida popularmente como o Maracanazo.

CAMPEONATO CARIOCA

               O primeiro Campeonato Carioca com a presença do Maracanã, deu-se após a Copa do Mundo e o campeão foi o Vasco, que disputou a final com o América e venceu por 2 a 1, com dois gols de Ademir de Menezes, enquanto que Maneco marcou para os americanos. Em 1951, foi realizada a primeira partida noturna do estádio. Neste mesmo ano, foi realizada a primeira Copa Rio, uma competição que reunia os principais clubes do planeta. Palmeiras, de São Paulo, e Juventus, da Itália, fizeram a final, com o time brasileiro sagrando-se campeão. Já em janeiro de 1952, o Fluminense conquistou o seu primeiro Campeonato Carioca no Maracanã, referente ao ano de 1951, ao vencer o Bangu nos jogos finais. Em 1954, a Seleção Brasileira voltou a jogar no estádio, o que não fazia desde a final de 1950. A partida, contra o Chile, foi válida pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 1954 e terminou com uma vitória brasileira por 1 a 0, gol de Baltazar. Foi a primeira vez que o Brasil atuou no Maracanã com a camisa amarela ao invés da branca utilizada em 1950.

ACONTECIMENTOS

                Em 1958, foi colocado na entrada do estádio, uma estátua do jogador Bellini, uma homenagem pela conquista do mundial daquele ano. Em 1961, Pelé marcou um gol contra o Fluminense pelo Torneio Rio-São Paulo. Este gol foi tão bonito que foi colocado no estádio uma placa. Foi a partir dai que surgiu a expressão “Gol de Placa”. Para decidir os títulos mundiais de 1962 e 1963, o Santos preferiu jogar no Maracanã, uma decisão acertada, pois o campo facilitava a movimentação de seus extraordinários craques e, assim conquistou ambos os títulos. No dia 15 de dezembro de 1963, em outra final de Campeonato Carioca, desta vez entre Flamengo e Fluminense, registrou-se o maior público de uma partida entre clubes no mundo, 194.603 presentes (177.656 pagantes).

               Porém, o recorde de público pagante oficial da história do Maracanã (entre seleções nacionais) é de 183.341 pagantes (195.513 presentes), registrado em 31 de agosto de 1969, na partida válida pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 1970, disputado entre Brasil e  Paraguai, cujo resultado final foi de 1 a 0 para os brasileiros, gol de Pelé. Outra partida que entrou para a história do Maracanã, aconteceu dia 19 de novembro de 1969, quando Pelé marcou o milésimo gol de sua carreira. Neste dia o Santos venceu o Vasco por 2 a 1 pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa.

               Em 1971, Pelé fazia sua despedida da seleção canarinho, num jogo amistoso contra a Iugoslávia e que terminou em 2 a 2. E foi lá no velho Maracanã, onde Pelé já havia feito milhões de brasileiros vibrarem com suas jogadas magistrais, que o povo pedia em coro: “Fica, fica…” Mas não teve jeito, a decisão já estava tomada e não voltaria atrás. Dia 5 de dezembro de 1976, o Maracanã foi divido por duas torcidas. Até aí tudo bem, mas acontece que uma das torcidas era do estado de São Paulo,  a Fiel torcida corintiana. Cerca de 70.000 corintianos invadiram o Rio de Janeiro para assistir debaixo de muita chuva o Timão se classificar para a final do Brasileirão daquele ano.

              Depois de empatar em 1 a 1 no tempo normal, nos pênaltis venceu por 4 a 1. Na década de 80 e 90, tivemos inúmeros títulos que foram decididos no Maracanã, como por exemplo em 89, quando o Botafogo deu fim a um período de 21 anos sem títulos, depois de vencer o Flamengo por 1 a 0, gol de Maurício. No segundo jogo da final do Campeonato Brasileiro de 1992 entre Flamengo e Botafogo, em que o Flamengo conquistou o seu quinto título nacional, uma parte da grade da arquibancada cedeu entre os torcedores do Flamengo, quando foram registradas mortes e ferimentos. Depois disso, o estádio teve sua capacidade reduzida, passando por reformas sucessivas durante a década de 90 e os primeiros anos do século XXI, diminuindo em muito os grandes públicos registrados na história deste estádio.

              O Maracanã ficou fechado entre abril de 2005 e janeiro de 2006 para obras visando à instalação de cadeiras em todo o seu interior e a realização dos Jogos Pan-americanos de 2007. Com isto, foi realizado o rebaixamento do nível do campo e implantação de cadeiras no lugar da antiga “geral”, área mais próxima ao campo onde os espectadores assistiam às partidas em pé. Para a Copa do Mundo de 2014, está em execução um projeto que aumenta a expansão da cobertura do estádio, que estará cobrindo a totalidade dos assentos, o que não acontece atualmente, onde a proteção se dá a partir das cadeiras da arquibancada acima do portão de acesso de cada setor.

CURIOSIDADES

               O gol mais rápido do Maracanã foi feito pelo atacante Gildo, do Palmeiras, aos 8 segundos de jogo, na vitória por 2×0 sobre o Vasco, no Torneio Rio-São Paulo de 1965. O Maracanã teve Zico como seu maior artilheiro, jogador que atuou a maioria das vezes no estádio pelo Flamengo. Ele marcou 333 gols nas 435 partidas que disputou no estádio. Já Pelé é o jogador que mais marcou gols no Maracanã com a camisa da Seleção Brasileira, 30 gols em 22 partidas. A maior goleada da história do Maracanã foi Flamengo 12 a 2 São Cristóvão, pelo Campeonato Carioca de 1956.

              Os dez maiores artilheiros do Maracanã: Zico – Roberto Dinamite – Luizinho Lemos – Romário – Quarentinha – Valdo – Pinga – Garrincha – Dida  e Bebeto. O Maracanã mede 32 metros de altura, o que corresponde a um prédio de seis andares, e a distância entre o espectador mais distante o centro do campo é de 126 metros. O estádio já foi utilizado também para inúmeros shows musicais, teve até jogo de vôlei entre Brasil e Rússia em 1983 e também encontros religiosos, como a missa que o Papa João Paulo II celebrou em 1980.

The Maracana stadium is seen behind the Christ the Redeemer statue in Rio de Janeiro, Brazil, Sunday, June 8, 2014. The Word Cup soccer tournament is set to begin in just a few days, with the opening match on June 12 and Maracana stadium will host the World Cup Final match on 13 July. (AP Photo/Felipe Dana)
Postado em M

Deixe uma resposta