ARNALDO CÉZAR COELHO: árbitro que apitou a final da Copa de 1982

                            Arnaldo David Cézar Coelho nasceu dia 15 de janeiro de 1943, na cidade do Rio de Janeiro. Foi um árbitro de futebol bem sucedido na sua carreira, culminando com a decisão da Copa de 1982 disputada na Espanha, onde ele apitou a final entre Itália e Alemanha. Hoje ele trabalha como corretor autônomo de investimentos. É formado em Educação Física e é um dos proprietários da TV Rio Sul, afiliada a Rede Globo, que cobre toda a região sul do estado do Rio de Janeiro. Teve a honra de ser o primeiro árbitro de futebol não europeu a apitar uma final de Copa de Mundo

ÁRBITRO DE FUTEBOL

                            Arnaldo iniciou sua carreira de árbitro no início da década de 1960, no futebol de praia, até começar a atuar profissionalmente, no ano de 1965. ingressou na Federação Carioca de Futebol, promovido logo em seu primeiro ano para apitar o campeonato profissional.

                            Em 1968, passou a fazer parte dos quadros da FIFA. Arnaldo apitou inúmeros jogos importantes, entre eles, duas Olimpíadas (Montreal – 76 e Seul – 88) e duas Copas do MundoArgentina – 1978 (1 jogo), e Espanha – 1982 (dois jogos, incluindo a final). A saber: França 3 x 1 Hungria (10 de junho de 1978 – Estádio José María MinellaMar del Plata); Alemanha Ocidental 0 x 0 Inglaterra (29 de junho de 1982 – Estádio Santiago BernabéuMadrid).

                            E, foi o primeiro árbitro não-europeu a apitar uma decisão, a partida final da Copa do Mundo de 1982, entre as seleções da Itália e da Alemanha Ocidental, na Espanha, cujo resultado foi 3 a 1 para a Itália.

                            Também atuou como 2º Árbitro Assistente em Copas do Mundo, como nas partidas:

Escócia 1 x 1 Irã (em 7 de junho de 1978 – CórdobaArgentina), sendo o árbitro principal o senegalês Youssou Ndiaye e o 1º assistente o romeno Nicolae Rainea; Alemanha Ocidental 2 x 2 Holanda (em 18 de junho de 1978 – Córdoba, Argentina), sendo o árbitro principal o uruguaio Ramón Barreto Ruiz e o 1º assistente o argentino Miguel Comesana; Inglaterra 3 x 1 França (em 16 de junho de 1982 – BilbaoEspanha), sendo o árbitro principal o português António Garrido e o 1º assistente o chileno Gastón Castro; Argélia 3 x 2 Chile (em 24 de junho de 1982 – Oviedo, Espanha), sendo o árbitro principal o guatemalteco Romulo Mendez Molina e o 1º assistente o sueco Erik Fredriksson.

                             Arnaldo possui duas marcas: é o árbitro que mais apitou jogos do Campeonato Brasileiro, com 291 partidas pela competição. É um dos dois árbitros brasileiros com maior número de atuações em Copas do Mundo, com sete vezes, sendo quatro como árbitro principal e as restantes como auxiliar. O outro é Carlos Eugênio Simon.

                             Apitou as decisões do Campeonato Brasileiro de 1967 (primeiro e segundo jogo da decisão), 1968 (Vasco da Gama x Santos), 19691973197719781981 (primeiro jogo) e 1983; do Campeonato Carioca de 197419751980 e 1983; do Campeonato Paulista de 1988; e da Copa Libertadores de 1988.

COMENTARISTA DE ARBITRAGEM

                             Posteriormente, no ano de 1989, passou a trabalhar na Rede Globo, como comentarista de arbitragem, e no canal de televisão a cabo SporTV, no programa Bem, Amigos!, ao lado de Galvão Bueno, seu amigo de longa data. Neste programa, comentava lances polêmicos do futebol. É bastante conhecido pelo seu bordão: “A regra é clara“. Tanto que o bordão deu origem ao nome de um quadro do programa Seleção SporTV exibido pelo canal pago desde 12 de março de 2018. No final da transmissão da final da Copa do Mundo de 2018, entre França e Croácia, vencida pela França, anunciou sua aposentadoria como comentarista de arbitragem da Rede Globo, dizendo que se dedicará à família e aos seus negócios.

EMPRESÁRIO

                              Formado em Educação Física, o ex-árbitro arriscava ao investir o dinheiro que sobrava em ações após receber um conselho do irmão Ronaldo Cezar Coelho, que era auxiliar de pregão em uma corretora financeira.

                                Apesar da ligação com o futebol, Arnaldo não dependeu apenas deste universo para pagar as contas. Em 1985, ele criou a Liquidez, que se tornou uma das maiores corretoras de valores do país e que foi vendida em 2009 para o grupo financeiro britânico BGC Partners por cerca de R$ 500 milhões.

                                Em 1989 Arnaldo Cezar Coelho decidiu investir parte do seu dinheiro e montar a TV Rio Sul, afiliada da Globo na cidade de Resende (RJ), que cobre toda a região Sul Fluminense e o Vale do Paraíba Fluminense.  Arnaldo afirma que não entendia nada de televisão, e foi na TV Rio Sul que ele aprendeu tudo o que sabe; nesta emissora de TV Arnaldo criou vários quadros, que a Globo gostou e começou a colocar no programa “Globo Esporte“.

LIVRO

                               Em 2002, Arnaldo lançou o livro “A Regra é Clara”, reunindo histórias e curiosidades registrados em mais de 20 anos de carreira como juiz.

Arnaldo Cézar Coelho no início de carreira
Arnaldo Cézar Coelho ao lado de Galvão Bueno em transmissão pela Rede Globo de Televisão
Arbitragem da final da Copa de 1982, tendo Arnaldo como árbitro da partida
Postado em A

Deixe uma resposta