PACAEMBU: Cartão Postal da cidade de São Paulo

                 O Estádio Municipal do Pacaembu até hoje é considerado o estádio mais aconchegante do estado de São Paulo. Muitas decisões já aconteceram em seu gramado. Muitas lágrimas já rolaram e muitas festas já aconteceram desde a sua inauguração. Jogos marcantes e que entraram para a história do futebol, também tivemos nesses anos todos, enfim, um estádio que o torcedor de qualquer clube gosta de frequentar, pois é de fácil acesso e muito aconchegante. 

HISTÓRIA

               Dizem que um dia o prefeito Prestes Maia, passando pelo bairro do Pacaembu (em Tupi Guarani quer dizer “terra alagada”), viu aquele vale, um local sempre alagado pelas chuvas e onde a terra preta fazia um poeirão na estiagem. Isso trouxe a sua mente que ali era um local ideal para se construir um estádio de futebol, tão reclamado pela população que até então tinha o Parque Antártica como o único estádio de futebol para a prática do esporte bretão. Engenheiro que era, Prestes Maia vislumbrou dois morros, um à frente do outro. E no meio um terreno plano. A medida certa para se fazer um estádio. Nos morros era só fazer os degraus, e as arquibancadas estavam prontas.

              Bastava apenas fechar a frente arredondada, em concreto armado, e pronto. E assim foi feito. Também foi colocado um enorme portão que posteriormente os locutores esportivos batizaram de portões monumentais. O embrião do estádio surgiu em 1926.  Com uma área de 76 mil metros quadrados cedida pela Companhia City de São Paulo ao Governo Estadual, começou a construção do estádio do Pacaembu, que leva este nome por estar situado no bairro do Pacaembu, em São Paulo.

INAUGURAÇÃO

               Em 27 de abril de 1940, com a presença do presidente Getúlio Vargas, do interventor Adhemar de Barros e do prefeito Prestes Maia a área deu origem ao Estádio Municipal de São Paulo, hoje batizado de Paulo Machado de Carvalho. Até então, o maior estádio que havia no Brasil, era o de São Januário, que pertence ao Vasco da Gama do Rio de Janeiro. Mas com a inauguração do Pacaembu, este passou a ser o maior e mais moderno estádio da América do Sul, com capacidade para receber 70 mil pessoas. Posteriormente, o terreno e a administração do estádio foram repassados à prefeitura da cidade.

PRIMEIROS JOGOS

               O primeiro jogo aconteceu um dia depois da sua inauguração, ou seja, dia 28 de abril de 1940, quando tivemos duas partidas amistosas interestadual; Palestra Itália x Coritiba e Corinthians x Atlético Mineiro. Como o Corinthians era tricampeão estadual, pois havia conquistado o título paulista de 1937, 38 e 39 e era a grande atração do momento, ele fez o jogo de fundo, enquanto que Palestra e Coritiba fizeram a preliminar, sendo que a equipe paulista venceu por 6 a 2 e os gols do alviverde foram marcados por Echeverrieta (2), Sandro (2), Luizinho e Eliseu, enquanto que para os paranaenses marcaram; Zequinha e Branco.  O primeiro gol da partida foi marcado por Zequinha do Coritiba, um gol que entrou para a história, pois foi o primeiro gol no estádio do Pacaembu.

               No jogo de fundo, o Corinthians venceu o Atlético Mineiro por 4 a 2, com gols de Servílio, Dino, Carlinhos e Lopes, enquanto que para a equipe mineira, os dois gols foram marcados por Manja. Neste dia o Pacaembu recebeu um público pagante de 50 mil pessoas. No domingo seguinte, ou seja, dia 5 de maio de 1940, os dois vencedores voltariam ao estádio para decidirem o Torneio Cidade de São Paulo e o Palestra Itália venceu por 2 a 1, gols de Echeverrieta e Begliomini contra, enquanto que para o alvinegro, Luizinho marcou o único tento. Portanto, com esta vitória, o Palestra conquistou o primeiro título no estádio do Pacaembu.

MAIOR PÚBLICO  E  MAIOR GOLEADA

               O maior público que o Pacaembu já recebeu em toda sua história, foi no dia 24 de maio de 1942, quando Corinthians e São Paulo empataram em 3 a 3. Os gols corintianos foram marcados por: Servilio (2) e Jerônimo, enquanto que para o Tricolor marcaram: Lola, Luizinho e Teixeirinha. O motivo deste grande público foi a estréia de Leônidas da Silva no time do São Paulo, pois era a grande sensação do momento, principalmente depois da Copa de 38, onde ele foi o artilheiro com 8 gols. Neste dia também, Hércules fazia sua segunda partida pelo Corinthians, ele que também havia participado do mundial de 38 e veio do Fluminense com um belíssimo currículo.

              Neste dia o Pacaembu recebeu um público de 70.281 pagantes. Já se passaram 69 anos e este recorde ainda não foi e jamais será quebrado, principalmente depois das mudanças que aconteceram por motivo de segurança. Hoje a capacidade máxima do estádio é de 40.260 pessoas.  A maior goleada ocorrida no Pacaembu aconteceu em 1945, quando o São Paulo derrotou o Jabaquara por 12 a 1.

SELEÇÃO BRASILEIRA

               A primeira vez que a Seleção Brasileira pisou no gramado do Pacaembu, foi no dia 17 de maio de 1944, quando num jogo amistoso o Brasil goleou o Uruguai por 4 a 0, com três gols de Jair da Rosa Pinto e um de Heleno de Freitas. O Brasil já fez 20 jogos no Pacaembu, sendo 12 vitórias, 3 empates e 5 derrotas. Marcou 58 gols e sofreu 28. A partida mais importante aconteceu durante a Copa de 1950, quando empatamos com a Suíça em 2 a 2. Neste mundial, foram realizados 6 jogos no Pacaembu e foram marcados 24 gols.

MUDANÇAS

               O nome Pacaembu veio pelo fato de o estádio estar no bairro que tem esse nome. Porém, em 1961, o Pacaembu ganhou o nome de Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, em homenagem ao homem que comandou, em 1958, a delegação no mundial de futebol na Suécia. Em 1970, a capacidade de público foi ampliada em 15 mil novos lugares, com a construção do Tobogã, substituindo a Concha Acústica que foi palco, até então, de inúmeras apresentações culturais. Hoje, 71 anos depois da inauguração, o Pacaembu é visto pelos paulistanos como um patrimônio da cidade, pois a administração municipal nunca se descuidou de sua conservação.

              O Pacaembu é considerado um dos estádios mais completos, com instalações para a prática de quase todos os esportes olímpicos: futebol, natação, boxe, vôlei, basquete, handebol, futebol de salão, tênis e atletismo, além de sediar apresentações coletivas de ginástica e dança. O ginásio de esportes tem capacidade para quatro mil pessoas. As arquibancadas, em formato oval, possuem 11 degraus, totalizando 9.760m de comprimento. No interior do estádio, encontramos também o salão nobre, restaurante, alojamentos, vestiários completos e toda a infra-estrutura pra atender os esportistas que usam suas instalações. Desde o ano de 2008, existe o Museu do Futebol, onde o torcedor pode relembrar momentos da história do nosso futebol.

ALGUNS JOGOS IMPORTANTES

Seria impossível descrever todos os jogos importantes que foram realizados no estádio do Pacaembu, mas vamos relembrar alguns, como por exemplo aquele do dia 20 de setembro de 1942, quando o Palmeiras, que naquele jogo abandonara o nome Palestra Itália por causa da 2ª guerra mundial, jogava pela primeira vez com seu atual nome e vencia o São Paulo por 3 a 1. Com esta vitória o Verdão praticamente conquistou o título daquele ano. Em 1950, tivemos o empate do Brasil com a Suíça em 2 a 2 pela Copa do Mundo. Outro jogo que ficou na história e que foi realizado no Pacaembu, foi a conquista do IV Centenário por parte do Corinthians.

                  Este jogo aconteceu no dia 6 de fevereiro de 1955, quando Corinthians e Palmeiras empataram em 1 a 1 e com isto o alvinegro de Parque São Jorge conquistou seu 15º título paulista. Dia 29 de dezembro de 1957, o São Paulo derrotou o Corinthians por 3 a 1 e sagrou-se campeão paulista. Este jogo ficou conhecido como “a noite das garrafadas”, devido a uma grande briga que ocorreu. Dia 10 de janeiro de 1960, lá estavam Santos e Palmeiras decidindo mais um título paulista, o chamado Super Campeonato, pois foram necessários três jogos para saber quem seria o grande campeão. Com uma vitória de 2 a 1, o alviverde conquistou um dos principais títulos da sua história.

                 Outro jogo que marcou foi a quebra do Tabu de 11 anos que o Corinthians não vencia o Santos. Mas no dia 6 de março de 1968, a Fiel voltou a comemorar lá no Pacaembu ao vencer o Peixe por 2 a 0. E a despedida do Rei Pele do velho Pacaembu aconteceu dia 29 de setembro de 1974, quando o Santos perdeu para o Corinthians por 1 a 0, gol de Rivelino.  O Corinthians é o clube que mais utiliza o estádio (1.586 vezes até hoje), mas é o Palmeiras que mais vezes sagrou-se campeão dentro dele.              

               O Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, mais conhecido por Estádio do Pacaembu, é um estádio desportivo localizado na praça Charles Miller, no final da avenida Pacaembu, no bairro do Pacaembu, na região central da cidade de São Paulo, no Brasil. Quem o conhece, afirma que é o mais aconchegante de todos os estádios do Brasil.

Ano de 1939 e o estádio já quase pronto para ser inaugurado
Cerimônia de Inauguração do Pacaembu em 27 de abril de 1940 com a saudosa Concha Acústica
Cerimônia de inauguração do Estádio Municipal do Pacaembu – dia 27 de abril de 1940
Todas as delegações no gramado do Estádio Municipal do Pacaembu no dia da sua inauguração
Grande público compareceu para os primeiros jogos no estádio – dia 28 de abril de 1940
O povo procurava um lugar para ver o primeiro jogo no Pacaembu dia 28 de abril de 1940
Brasil 2×2 Suíça – Dia 28 de junho de 1950
ESTÁDIO MUNICIPAL DO PACAEMBU – Um verdadeiro cartão postal
Postado em P

Deixe uma resposta