SORIN: conquistou inúmeros títulos em sua carreira

                    Juan Pablo Sorin nasceu dia 5 de maio de 1976, na cidade de Buenos Aires (Argentina). É chamado de Juampi em seu país.  Começou a jogar bola aos seis anos de idade, quando foi convidado a treinar no primeiro clube de futebol.

                    Lançou-se profissionalmente na carreira com o Argentinos Junior. Conquistou o Campeonato Mundial Sub-20 com a Seleção Argentina em Qatar. Seguiu para a Juventus, na Itália, e retornou para a Argentina, após um semestre, para atuar no River Plate.

                              Na sequência foi para o Cruzeiro para onde, depois de um período em times europeus de nome como o Barcelona, Paris Saint Germain, Villarreal entre outros, regressaria até sua despedida dos campos de futebol, em julho de 2009.

                              Após a Copa do Mundo da Alemanha, em 2006, Sorin foi disputado pelo PortsmouthBolton Wanderers e Newcastle United, mas acabou assinando com o Hamburgo SV. Após dois anos com o clube alemão e apenas 24 aparições, por causa de lesões, quando o seu contrato expirou, em 15 de julho de 2008, retornou ao Cruzeiro, chegando em 29 de agosto de 2008, para sua terceira passagem pelo clube mineiro.

                               Em 1° de março de 2009, Sorín voltou a vestir a camisa celeste em uma partida oficial. Contra o Ituiutaba, pelo Campeonato Mineiro, Sorin jogou todo o primeiro tempo e foi substituído no começo do segundo. Sorin foi ovacionado pelos torcedores presentes no Mineirão.

                                Em 28 de julho de 2009, aos 33 anos, após uma série de lesões, Sorin anunciou o fim de sua carreira profissional. Juampi, como é carinhosamente chamado, despediu-se do futebol no time que, em suas próprias palavras, é o seu time do coração no Brasil: o Cruzeiro Esporte Clube.

                                No dia 4 de novembro de 2009.  Sorin fez o seu último jogo, encerrando sua carreira no Cruzeiro. Realizou-se um amistoso entre Cruzeiro e Argentinos Juniors (2 a 1), seu primeiro time, tendo jogado na partida por ambos. Deixou seus pés eternizados no Hall da Fama do Mineirão e recebeu camisas comemorativas da AFA

                                Apaixonado por rock and roll, Sorín esteve à frente do programa sobre o gênero na rádio argentina FM La Tribu. Chegou a cursar faculdade de jornalismo e ainda hoje flerta com as letras.

                               Junto com sua esposa Sol Cáceres foi responsável pela organização de “Grandes Chicos”, um livro com textos de Eduardo Galeano, Abelardo Castillo, Fito Paez e do próprio Juampi. A renda da publicação foi revertida para a reconstrução de duas escolas em Santiago del Estero. Na Espanha publicou contos na revista Media Punta.

                                Em 2013 assinou contrato com a ESPN, onde trabalhou como comentarista até agosto de 2017.

APRESENTADOR

                                 Sorin é um comunicador e palestrante, realizando entrevistas para diferentes mídias. Apresentou e comentou a Copa do Mundo da Rússia em 2018 para a Telemundo/NBC. Em 2016, apresentou o “Capitanes” (Deportv/TV Pública), em que entrevistava reconhecidos capitães de outros esportes coletivos. Foi premiado como melhor programa de Esportes pela FundTV.

                                Foi comentarista do canal ESPN Brasil, participando dos principais jogos das ligas do futebol internacional. Junto com a sua produtora, Elis Produtora de Conteúdos Ltda, criaram um programa novo, que teve sucesso de audiência e repercussão positiva: Resenha ESPN. Conduzido pelo próprio Sorin e pelo repórter André Plihal, possuía elenco com nomes como RaíAlex e Djalminha.

                                 Foi escolhido por dois anos consecutivos como o Melhor Programa de Esportes da TV no Brasil (enquete do site UOL). Além do Resenha, Sorin criou vários quadros e programas para a emissora. Participava habitualmente do Bate Bola e Futebol no Mundo. Sorín deixou a ESPN Brasil em 20 de agosto de 2017.

                                 Sorin escreveu para veículos de diferentes países, como Revista So Foot (França), diário El País, El Mundo (Espanha), Revista Mediapunta (Espanha) e diário Página 12 (Argentina). Também fez 4 anos de Radio na FM La Tribu, com a sua atração “Tubo de Ensayo”, enquanto jogava para o River Plate (1996/2000).

                                  No final de 2017, Sorin lança seu canal no YouTube: SorinElis. O quadro “Se Joga Em Casa”, em que recebe a visita de renomados músicos do Brasil (como Caetano VelosoGilberto GilSeu JorgeCriolo) e do mundo, teve em sua primeira temporada mais de 4 milhões de views. Em 2018, lançou sua segunda temporada.

ESCRITOR

                                  Sorin e sua mulher Sol Cáceres criaram e editaram o Livro “Grandes Chicos”, um projeto cultural-solidário, em que juntaram uma seleção de talentosos escritores, como Galeano, Gelman e Fontanarrosa, e alguns reconhecidos artistas, como Fito Paez, Spinetta e Ines Estevez. Todos eles doaram suas obras, assim como Sorin, que escreveu um conto chamado “Refúgios”, formando um livro literário bem recebido. Foram duas edições, sendo o dinheiro arrecadado usado para construir duas escolas na Província de Santiago del Estero, no norte da Argentina.

                                   Em 2017, na Argentina, foi lançado o livro “Pelota de Papel”, escrito por jogadores como Mascherano, Aimar, Valdano, entre outros, tendo Juan Pablo Sorin a sua participação. Lançou-se o “Pelota de Papel 2”, em que Sorin volta a participar com um conto, apresentando o mesmo na Feria del Livro, Buenos Aires. No seu discurso, como acostuma fazer nas suas redes sociais, Sorin defende e pede apoio para o futebol feminino argentino. Engajado social e politicamente, esteve envolvido no suporte às vítimas da Tragédia de Mariana, em 2015.] 

CLUBES QUE JOGOU

                                  Argentinos Juniors-ARG (1984-1995), Juventus-ITA (1995-1996), River Plate-ARG (1996-1999), Cruzeiro (2000-2002), Lazio-ITA (2002-2003), Barcelona-ESP (2003), Paris Saint-Germain-FRA (2003-2004), Cruzeiro (2004), Villarreal-ESP (2004-2006) e Hamburgo-ALE (2006-2008), Cruzeiro (2008-2009)

TÍTULOS
                                 Copa dos Campeões da Europa (1996), Copa Libertadores da América (1996), Supercopa dos Campeões (1997), Campeonato Argentino (1996 – Apertura, 1997 – Clausura e Apertura, 1999 – Apertura), Copa do Brasil (2000), Copa Sul-Minas (2001 e 2002), Copa da França (2004), Campeonato Mineiro (2009)

SELEÇÃO ARGETINA

                                   Um total de 76 jogos e 12 gols; convocado para as Copas de 2002 e 2006; Campeão do Mundo sub-20 (1995) e Campeão Panamericano (1995). Foi capitão na Copa de 2006 e no Campeonato Mundial Sub-20 de 1995.

CRUZEIRO NO ANO DE 2000 – Campeão da Copa do Brasil
CRUZEIRO NO ANO DE 2009 – Campeão estadual de Minas Gerais

Postado em S

Deixe uma resposta