CHICÃO: campeão mundial pelo Corinthians em 2012

                             Anderson Sebastião Cardoso nasceu dia 3 de junho de 1981, na cidade de Mogi Guaçu (SP). Iniciou a sua carreira nas categorias de base do Mogi Mirim, sendo promovido ao time principal em 2000. Defendeu o Sapão até 2003, quando foi negociado com a Portuguesa Santista.

                            Sua breve passagem pela Briosa durou um ano, assim como a sua permanência no América-SP (2004 a 2005) e no Juventude (2005 a 2006). Também jogou apenas uma temporada no Figueirense, mas o bom desempenho do time catarinense em 2007 fez com que o jogador chamasse a atenção do recém-rebaixado Corinthians.

                            Chegou ao Timão em 2008, junto com seu companheiro de equipe André Santos, para marcar época na zaga alvinegra. Chicão era uma das principais peças dos times que tiraram o Corinthians da Série B e levaram o clube ao título Mundial, em 2012.

                             Rapidamente conquistou a titularidade da equipe, então treinada por Mano Menezes. Com o retorno à elite do futebol brasileiro, se tornou um dos principais líderes do Timão. Em 2009, Chicão era o cobrador de faltas e pênaltis oficial do Corinthians e ajudou o clube a conquistar o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil. Em 2011, ao lado de Leandro Castán, formou parte da defesa que venceu o Campeonato Brasileiro, já sob o comando do técnico Tite.

                             No entanto, após a chegada de Paulo André, perdeu espaço e acabou no banco de reservas. Entretanto, o então beque titular sofreu uma séria lesão, fazendo com que Chicão retornasse à equipe. Com Chicão o Timão ainda conquistou o titulo inédito da Copa Libertadores da América e, de quebra, o Mundial de Clubes da FIFA, ambos em 2012. Na temporada seguinte, com a concorrência com Paulo André e Gil, Chicão acabou se transferindo ao Flamengo onde ficou até 2014.

                             Ao todo, foram sete títulos pelo Corinthians: dois Paulistas, uma Copa do Brasil, um Brasileiro da Série B e um da Série A, uma Libertadores e um Mundial. Exímio cobrador de faltas, até julho de 2013, Chicão havia marcado 42 gol em 247 jogos pelo Timão. Desde que chegou ao Corinthians em 2008, Chicão se tornou o 2º zagueiro que mais marcou gols com a camisa do Sport Club Corinthians Paulista e ficou conhecido como Chicão de Plantão.

                             E no dia 17 de julho de 2013, conquistou mais um título pelo Alvinegro, foi campeão da Recopa sobre o São Paulo. Deixou o Timão em agosto de 2013 e foi contratado pela equipe do Flamengo, onde marcou um gol numa cobrança de falta já na sua estreia no empate de 1×1 contra o Goiás. No final de 2014, deixou a equipe da Gávea após um ano e meio no Flamengo e com dois títulos conquistados, diretoria rubro-negra oficializou o adeus do Chicão e ele sequer jogou pela última rodada do Brasileirão de 2014, contra o Grêmio em janeiro de 2015 acertou a sua ida para o Bahia. Conquistou com o Tricolor de Aço o Campeonato Baiano daquele mesmo ano.

                         Em agosto de 2015, Chicão acertou com o Delhi Dynamos, equipe do jogador-treinador Roberto Carlos. Após o término do campeonato em dezembro, ficou sem clube. Em 2016, decidiu pendurar as chuteiras. Em 2018 chegou a trabalhar como auxiliar-técnico no BOA Esporte, com o ex-volante Daniel Paulista. Chicão já fez um dos cursos da CBF e vem se preparando para dar sequencia à carreira atuando como treinador.

TÍTULOS

Figueirense – Campeão Catarinense de 2006

Corinthians – Campeão Brasileiro da Série B em 2008

                        Campeão Paulista de 2009 e 2013

                        Campeão da Copa do Brasil de 2009

                        Campeão Brasileiro de 2011

                        Campeão da Libertadores de 2012

                        Campeão Mundial de 2012

                        Campeão da Recola Sul-Americana de 2013

Flamengo – Campeão da Copa do Brasil de 2013

                     Campeão da Taça Guanabara de 2014

                     Campeão do Torneio Super Clássicos de 2014

                     Campeão Carioca de 2014

Bahia – Campeão Baiano de 2015

CAMPEÃO DA LIBERTADORES de 2012 – Em pé: Leandro Castan, Cássio, Chicão, Alessandro e Douglas    –    Agachados: Alex, Liedson, Emerson Sheik, Jorge Henrique e Fábio Santos
CAMPEÃO MUNDIAL DE 2012  –  Em pé: Alessandro, Paulo André, Paulo Guerrero, Chicão, Ralf e Cássio   –     Agachados: Jorge Henrique, Emerson Sheik, Paulinho, Fábio Santos e Danilo

 

Postado em C

Deixe uma resposta