BELLETTI: campeão no Brasil e na Europa

                   Juliano Haus Belletti nasceu dia 20 de junho de 1976, na cidade de Cascavel (PR).       Começou como goleiro, posição em que seu pai Divaldo atuava profissionalmente nos anos 60/70. Jogou nessa posição no futsal até os 15 anos de idade, sendo campeão brasileiro, tricampeão paranaense e sendo considerado um dos melhores do país na posição.

                   Nessa idade, em 1992, participou de uma ‘peneirada’ (teste para jogadores jovens) no Cruzeiro EC, de Belo Horizonte, com outros 200 atletas. O curioso é que Belletti foi até Belo Horizonte para passar as férias de Janeiro com o irmão Sandro, que era goleiro da equipe sub-20 do time mineiro. Mas como não tinha parentes na cidade, disse que iria participar da peneirada somente para poder dormir na Toquinha, concentração das categorias de base do clube.

                   Fez o teste durante dez dias na posição de meia-esquerda, e para surpresa de todos, inclusive de seu pai, foi aprovado pelo então técnico do juvenil do Cruzeiro Eduardo Amorim. O irmão Sandro encerrou a carreira naquele ano por problemas no joelho.

                   Seu primeiro jogo na equipe profissional foi em 6 de novembro de 1994, com apenas 18 anos, no empate em 1 a 1 com o Bragantino, pelo Campeonato Brasileiro. Naquela semana, assinou seu primeiro contrato profissional. No ano seguinte, com 19 anos, foi convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira, comandada pelo técnico Zagallo, como volante.

                   Em março de 1996, a pedido do técnico Telê Santana, o então volante, foi comprado pelo São Paulo FC, em uma troca envolvendo cinco jogadores do tricolor paulista (GilmarVítorDonizeteAílton e Palhinha) por dois do Cruzeiro (Belletti e Serginho). Firmou-se como um dos principais jogadores da posição no país.

                  Em 1998, Belletti ficou onze meses sem jogar por uma lesão grave no púbis. Foram duas cirurgias. Uma em Janeiro e a outra em Maio. Fez a segunda por um erro medico na primeira. Naquele ano jogou somente 4 jogos.

                 Em 1999, no final de Abril, foi emprestado ao Clube Atlético Mineiro. Marcando muitos gols no inicio daquela temporada, o técnico Dario Pereira o colocou para jogar mais avançado, como meia-direita, e se destacou ainda mais, ganhando o Campeonato Mineiro, e a Bola de Prata da revista Placar como melhor meia-direita do Campeonato Brasileiro, em que seu time foi vice-campeão.

                  Em Janeiro de 2000 voltou ao São Paulo, e numa conversa com o treinador Levir Culpi antes da estreia do tricolor no torneio Rio-São Paulo, Belletti se ofereceu a ajudar o treinador, já que ele necessitava de um lateral-direito para aquela partida. Com atuações de alto nível, resolveu permanecer na posição. Seis meses depois foi convocado por Vanderlei Luxemburgo para a Seleção Brasileira pela primeira vez como lateral-direito. E nessa posição, foi convocado por Felipão, participou da eliminatórias para a Copa de 2002 e fez parte do grupo Penta campeão do mundo. Após o mundial, Belletti foi contratado pelo Villarreal, da Espanha.

                  Após duas ótimas temporadas, em uma delas chegando a semifinal da Copa da UEFA em 2004, em um time extraordinário, com RiquelmePepe ReinaColocciniSonny AndersonMarcos Senna, suas atuações destacáveis o levaram a ser contratado pelo FC Barcelona.

                  Em três temporadas no time catalão, conquistou o bicampeonato espanhol e tornou-se o herói da conquista da Liga dos Campeões ganhada pelo Barça em 17 de maio de 2006, ao marcar o gol da vitória na final, em Paris, contra o Arsenal de Thierry Henry. O jogo terminou 2×1 para o Barça.

                  Em 2007, acertou sua transferência para o Chelsea, assinando um contrato por três temporadas por indicação de José Mourinho, então técnico do time. Foi um dos ídolos da torcida nos últimos anos, marcando gols importantes e bonitos. Um gol seu na partida contra o Tottenham foi eleito o gol mais bonito da temporada 2007/2008. Atuando tanto no meio como de lateral, Belletti é considerado pelos torcedores um Chelsea Legend.

                  Em julho de 2010, de volta ao Brasil, Belletti acertou com o Fluminense por duas temporadas. Conquistou o Campeonato Brasileiro em 2010. Mas no começo do ano de 2011 rescindiu seu contrato amigavelmente com o clube por problemas físicos graves nos tendões de aquiles.

                 Três meses depois, tentou voltar a jogar e assinou com o Ceará. Mas os problemas nos tendões o impediram de continuar. Sete dias depois rescindiu com clube sem jogar nenhuma partida.

                 Em 27 de junho de 2011, Belletti anunciou sua aposentadoria como jogador de futebol profissional por problemas físicos. Hoje ele é Embaixador do Barcelona no mundo e faz parte da equipe de ex-jogadores do time catalão, o Barça Legends.

                Cursou marketing e empreendedorismo digital. É casado com Luana Fiennes, idealizadora do programa de treinos para mulheres na internet Dama Fitness, um dos mais vendidos do Brasil.

                Belletti recebeu o título de “Cavaleiro” da Ordem do Pinheiro do estado do Paraná em 2002; e no mesmo ano a prefeitura de Cascavel – PR lhe concedeu o título de Cidadão Honorário da cidade.

                De Janeiro a Outubro de 2017, Belletti foi Diretor Internacional de Relações Institucionais do Coritiba FC.

                Relação de Títulos conquistados por Belletti:

CRUZEIRO

Copa Master da Supercopa: 1995

Copa Ouro1995

Copa do Brasil1996

Campeonato Mineiro1996

ATLÉTICO MINEIRO

Campeonato Mineiro: 1999

SÃO PAULO F.C.

Copa dos Campeões Mundiais: 1996

Campeonato Paulista19982000

Supercampeonato Paulista2002

Torneio Rio-São Paulo2001

VILLARREAL (Espanha)

Copa Intertoto da UEFA: 2003

BARCELONA

Campeonato Espanhol: 2004-05, 2005-06

Supercopa da Espanha20052006

Liga dos Campeões da UEFA2005-06

CHELSEA

Copa da Inglaterra2008–092009-10

Supercopa da Inglaterra: 2009

Premier League2009-10

FLUMINENSE

Campeonato Brasileiro2010

SELEÇÃO BRASILEIRA

Copa do Mundo2002

                    Uma coisa que poucos sabem, Belletti toca os seguintes instrumentos: Violão, Bateria e Piano. Pratica os seguintes esportes: Natação, Basquete, Judô, Futsal, Golf e Futebol de Areia.

Em pé: Lúcio, Edmílson, Roque Júnior, Gilberto Silva, Marcos, Kaká, Vampeta, Anderson Polga, Dida, Rogério Ceni e Belletti   –    Agachados: Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo, Roberto Carlos, Kleberson, Rivaldo, Cafu, Junior, Ricardinho, Luisão, Edílson, Denílson e Juninho Paulista
Em pé: Edmílson, Bordon, Serginho, Axel, Zetti e Rojas (treinador de goleiros)   –    Agachados: Válber, Müller, Denilson, Adriano, Belletti, Valdir e o ex-governador de São Paulo e presidente do Tricolor, Laudo Natel
Na fileira de cima, da esquerda para à direita: Rubén, Motta, Oleguer, Edmilson, Valdés, Gudjohnsen, Van Bommel, Thurran e Rafa Marques     –     Na segunda fila, da esquerda para à direita: Ezquerro, Belletti, o quarto é Johan Neeskens, seguido por Frank Rijkaard, o nono é Van Bronckhorst e o último é Zambrotta    –     Na terceira fila, da esquerda para à direita: Sylvinho, Iniesta, Deco, Ronaldinho, Puyol, Xavi, Eto´o, Messi, Giuly e Saviola
Postado em B

Deixe uma resposta