CLAUDIOMIRO: campeão pelo Santos F.C. e pelo Vitória / BA

                    Claudiomiro Salenave Santiago nasceu dia 25 de agosto de 1971, na cidade de Santana do Livramento (RS). Começou sua carreira nas categorias de base do Grêmio Foot-Ball Santanense entre 1989 e 1995, de onde transferiu-se para o Coritiba no ano de 1995.

                    No Coritiba, onde permaneceu até 1998, ajudou o Coxa a conquistar o acesso para a elite do futebol brasileiro em 1995, um de seus melhores anos no clube, contribuindo com dois tentos no decorrer da campanha.

                     Marcou gol e deu assistência nos dois primeiros Atletibas que disputou, ambos vencidos pelo Coritiba. Chegou a jogar até de goleiro pelo clube, numa partida disputada pelo Campeonato Brasileiro de 1997, contra o Juventude, em Caxias do Sul, quando, na oportunidade, o goleiro Sérgio foi expulso. Ao longo desta passagem pelo Coxa-Branca, Claudiomiro disputou 185 partidas e marcou 24 gols pela equipe alviverde.

                     Já no ano de 1998 foi defender a equipe do Santos FC., onde passou a melhor fase da sua carreira fazendo a dupla de zaga com o também gaúcho Argel Fucks. No clube, ganhou o apelido de “Bombeiro da Vila”.

                     Foi campeão da Copa Conmebol de 1998, sendo titular nas finais contra o Rosário Central, da Argentina marcando o gol da vitória no jogo de ida na Vila Belmiro. Esse jogo aconteceu dia 7 de outubro de 1998 e para esta partida o técnico Emerson Leão escalou a seguinte equipe; Zetti, Anderson, Jean, Claudiomiro (Gustavo Nery) e Athirson; Marcos Basílio, Narciso, Eduardo Marques, (Fernandes) e Lucio; Alessandro (Adiel) e Viola.  No jogo se volta deu empate de 0x0 e com isto o Peixe sagrou-se campeão da Conmebol de 1998.

                      Claudiomiro foi titular da equipe na temporada de 1999 e também titular durante todo o ano de 2000, onde jogou por 46 vezes com a camisa do Santos.

                      Em 2001, fez seus últimos jogos pelo Santos, jogando poucas vezes com a camisa do Peixe. Acabou deixando o clube naquele ano, passando a jogar pelo Grêmio, time de seu coração

                      Atuou no Grêmio entre os anos de 2001 até o final do ano de 2004, participando da campanha no Brasileirão que rebaixou o tricolor gaúcho para Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro. fez ao todo pelo Campeonato Brasileiro três gols pelo Grêmio, seis gols pelo Santos e oito pelo Coritiba.

                     A sua despedida como jogador foi no final do ano de 2005 ano que sagrou-se campeão baiano pelo Vitória e participando também da campanha que levou o clube Baiano ao rebaixamento para Terceira Divisão do Campeonato Brasileiro.

CARREEIRA OMO TREINADOR

                      Claudiomiro foi auxiliar de Argel Fucks na campanha que reconduziu o Mogi Mirim à primeira divisão do Campeonato Paulista em 2008. Por conta desse trabalho, a dupla foi contratada em maio do mesmo ano para dirigir o Guaratinguetá na Série C do Campeonato Brasileiro.

                        Em 2012, foi auxiliar técnico de Argel no Joinville.

                        Fez parte das comissões técnicas dos times de base do Santos, sendo auxiliar de Orlando Ribeiro na equipe sub-20 e de Elder Campos. no sub-17. Em 2022, foi promovido a auxiliar fixo do Santos.

TÍTULOS

Santos

Copa Conmebol1998

Vitória

Campeonato Baiano: 2005

SANTOS F.C. – Campeão da Conmebol de 1998  –  Em pé: Zetti, Narciso, Anderson Lima, Claudiomiro, Jean e Marcos Basílio      –    Agachados: Athirson, Alessandro, Viola, Lúcio e Eduardo Marques

 

 

 

 

 

Postado em C

Deixe uma resposta