ASSUNÇÃO DA PARAÍBA x BUENOS AIRES DO RECIFE

                   No estado da Paraíba, tem uma cidade cujo nome é Assunção, ou seja, o mesmo nome da capital do Paraguai. Esta cidade nordestina está localizada no sertão do Cariri paraibano, a cerca de 220 km da capital João Pessoa.

                   No estado do Pernambuco, tem uma cidade cujo nome é Buenos Aires, ou seja, o mesmo nome da capital da Argentina. Esta cidade nordestina fica distante 80 km da capital Recife. Muito bem, para complicar um pouco essa história, na cidade de Assunção lá na Paraíba, tem um clube chamado River Plate, nome este de um grande clube argentino. E lá na cidade de Buenos Aires, tem um clube chamado Boca Júniors, nome este de outro grande clube argentino.

                   A coisa que logo se pensou foi em marcar um jogo entre as equipes, e a ideia foi tão boa, que agradou a Redação da Rede Globo. Ficou combinado assim: O primeiro jogo seria em Assunção que tinha que fazer um banquete de boas vindas aos “argentinos” pernambucanos. O dia escolhido deste primeiro confronto seria 1° de Abril, para muitos o dia da mentira, isso por que chamaria a atenção do telespectador que logo pensaria se tratar de uma matéria não verdadeira.

                   Assunção tem seu dia histórico no futebol. Logo cedo, chega a equipe da Rede Globo de Televisão, para entrevistar o treinador Osmar, do River Plate. O Boca Juniors chega mais tarde, a cidade tem um clima todo especial, afinal de contas era a Globo, e os times meros desconhecidos no futebol nacional. O jogo foi marcado pela virilidade, pela luta, pelo espirito da garra argentina, houve algumas jogadas perigosas, mas o respeito entre as equipes podia se ver em cada lance duro.

                    O jogo terminou empatado em 1×1. A partida acaba, mas os Atletas se reúnem em uma cena emocionante, os capitães Zé Paulo do Boca Juniors e Paulo Roberto do River Plate manifestam a enorme satisfação, e alegria por aquele momento histórico. Mas imediatamente marcam um segundo jogo, desta feita na cidade de Buenos Aires.

                   A cidade de Assunção estava representada pelo River, e a Paraíba estava representada por aqueles ilustres desconhecidos que de livre espontânea vontade foram até a distante Buenos Aires no Estado de Pernambuco. O caminho de ida foi marcado pelo fato de o pneu do ônibus que levava a delegação ter furado e atrasou um pouco a chegada dos craques.

                   Perto da cidade o time foi recepcionado pelo repórter André Galindo da Rede Globo o que foi um alvoroço para aqueles jovens que estavam sendo filmados e iriam aparecer em rede nacional, para alguns daqueles chance única, então aproveitaram seus ” 15 segundos de fama”. A chegada foi extraordinária, uma festa marcada pelo maracatu, fogos e uma recepção pra lá de calorosa dos pernambucanos que cumpriram o que foi dito por seu capitão Zé Paulo: ” Vocês serão bem recebidos lá”. De fato, deve ser registrado a hospitalidade dos irmãos pernambucanos que não deixaram nada faltar aos paraibanos, que foram alimentados e bem alimentados.

                   E finalmente o jogo começou. O River entrou em campo e em seguida o Boca e um estádio lotado, para prestigiar e torcer pelo time local. O time do Boca mostrou logo para o que veio e logo no início do jogo exige do bom goleiro Lula Cabeção, grande defesa, aliás o Boca ao longo da partida teve maior posse de bola, e dominou o jogo a maior parte do tempo. Se não fosse o goleiro Lula Cabeção o Boca Juniores teria encerrado a fatura no primeiro tempo com uma goleada de tirar o chapéu. Mas o River teve uma chance de ouro desperdiçada debaixo do gol em um contra ataque, mas a sorte não estava ao lado dos paraibanos que sofreram dois gols no primeiro tempo.

                   No segundo tempo o time mudou de postura após alterações feitas e diminuiu com gol de Flávio de Chico Tejo, numa cabeçada inapelável. Mas essas alterações demoraram demais para serem feitas e assim o jogo terminou com a vitória do Boca Juniors da cidade de Buenos Aires, estado do Pernambuco. Parabéns ao Boca Juniors pela hospitalidade e pela vitória. Parabéns ao River Plate mesmo tendo perdido teve humildade e muita garra para enfrentar um adversário que fez por merecer aquela vitória.

                   E o sucesso deste jogo rompeu fronteiras o OLÉ jornal de grande circulação na Argentina, mostrou a matéria que foi exibida pela Rede Globo, o nome de cada atleta que iniciou a partida estava estampado no nobre jornal hermano. Esta foi mais uma das Histórias do nosso futebol.

Deixe uma resposta