EDMILSON: : campeão mundial com nossa seleção em 2002

                                 José Edmilson Gomes de Moraes, nasceu no dia 10 de julho de 1976 na cidade de Taquaritinga, interior de São Paulo. O jogador que é volante de origem, atua também como zagueiro. Foi assim que Edmilson se destacou pelos clubes por onde passou e também na Seleção Brasileira. 

                                 Edmilson iniciou carreira no XV de Jaú, onde foi campeão da Série A2 do Campeonato Paulista, em 1995. Por indicação do ex-goleiro e na época atual treinador José Poy, Edmilson foi contratado pelo São Paulo. No Tricolor Paulista, Edmilson conquistou dois Campeonatos Paulista (de 1998 e 2000), uma Supercopa Libertadores (1993), uma Copa Conmebol (em 1994) e duas Recopas Sul-Americanas (1993 e 1994).

                                  Os assédios dos clubes internacionais chegaram até o jogador, e em 2000, foi vendido para o Olympique de Lyon-FRA. Conquistou o Campeonato Francês na primeira temporada em que o disputou (2001-2002), sendo de uma importância ímpar para a história do clube, o primeiro título nacional. Posteriormente, ganhou mais dois campeonatos franceses (2002-2003 e 2003-2004) dois títulos da Liga Francesa e três Supercopas da França, durante quatro temporadas que permaneceu no clube.

                                  Tamanho sucesso chamou a atenção do Barcelona-ESP, e em 2004, Edmilson foi contratado pelo time catalão. Mais uma vez a estrela do jogador brasileiro brilhou. Em sua primeira temporada, ganhou o Campeonato Espanhol, mesmo tendo disputado apenas seis partidas devido a uma lesão sofrida que o manteve por meses fora dos gramados ainda quando atuava pelo Olympique de Lyon-FRA. Com o Barcelona-ESP, Edmilson conquistou uma Liga dos Campeões da Europa, duas Ligas Espanholas, uma Supercopa da Espanha e uma Copa da Catalunha. Em 2008 transferiu-se para o Villarreal-ESP, mas não ficou por muito tempo.

                          Em 2006, Edmilson inaugurou a Fundação Edmilson, localizada em sua cidade natal, destinada a ajudar crianças e adolescentes, por meio da educação e profissionalização, fazendo com que se tornem cidadãos multiplicadores de ações de inclusão social.

                                 Em janeiro de 2009, Edmilson assinou um contrato de dois anos com o Palmeiras. Em 2010, rescindiu o contrato com o Palmeiras devido a direitos de imagens atrasados que reivindicava. Aproveitou o mercado de janeiro e se transferiu para o Real Zaragoza-ESP.

                                  Sempre foi lembrado pelos treinadores que comandaram a Seleção Brasileira. Defendendo a amarelinha, conquistou a Copa do Mundo da Coréia e Japão em 2002. Em 2006, quando já treinava com a equipe para a disputa da Copa do Mundo da Alemanha, em um jogo treino o atleta sentiu uma forte dor no joelho. Constatada a lesão, Edmilson acabou sendo cortado a poucos dias da estreia.

                                  Em 2011, após uma passagem pelo Zaragoza-ESP, o atleta assinou com o Ceará, para a disputa do Campeonato Brasileiro. E no início de 2012, anunciou sua aposentadoria e fixou residência na cidade de Santana do Parnaíba, na região da grande São Paulo. Em 22 de setembro de 2020 foi anunciado como comentarista de futebol do SBT, para os jogos da Libertadores da América.

Copa do Mundo de 2002 – Edmílson, Lúcio, Gilberto Silva, Roque Júnior, Marcos e Cafu     –    Agachados: Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo, Roberto Carlos, Rivaldo e Kleberson
Um elenco poderoso, do tamanho da história do Barcelona. Na fileira de cima, da esquerda para à direita: Rubén, Motta, Oleguer, Edmilson, Valdés, Gudjohnsen, Van Bommel, Thurran e Rafa Marques. Na segunda fila, da esquerda para à direita: Ezquerro, Belletti, o quarto é Johan Neeskens, seguido por Frank Rijkaard, o nono é Van Bronckhorst e o último é Zambrotta. Na terceira fila, da esquerda para à direita: Sylvinho, Iniesta, Deco, Ronaldinho, Puyol, Xavi, Eto´o, Messi, Giuly e Saviola
1996 – Em pé: Edmílson, Bordon, Serginho, Axel, Zetti e Rojas (treinador de goleiros)     –    Agachados: Válber, Müller, Denilson, Adriano, Belletti, Valdir e o ex-governador Laudo Natel
Em pé: Dida, Edmilson, Washington, Lucio, Zé Maria e Sonny Anderson     –    Agachados: Carlos Miguel, Ramon, Fabio, Leo, e Leomar

 

Postado em E

Deixe uma resposta