ZÉ ELIAS: campeão da Copa do Brasil de 1995 pelo Corinthians

                 José Elias Moedim Junior nasceu dia 25 de setembro de 1976, na capital paulista. Foi um dos mais jovens jogadores de futebol a vestir a camisa do Corinthians. Quando estreou, em 1993, não tinha nem completado dezessete anos. Mesmo tendo deixado o clube muito jovem, em 1996, suas principais qualidades como jogador já eram visíveis e conquistaram a torcida. Mas a característica que transformou no “Zé da Fiel” foi sua raça e incansável disposição para lutar pelo time. Viveu seu melhor momento no Corinthians em 1995, quando com dezoito anos de idade, foi convocado para a Seleção Brasileira.

                No Corinthians ganhou a Copa do Brasil de 1995 e o Campeonato Paulista do mesmo ano. Em 2008, foi contratado como mais novo reforço pelo Londrina Esporte Clube para a disputa do Campeonato Paranaense de 2008. Encerrou sua carreira em Junho de 2009 no clube austríaco Rheindorf Altach. Imediatamente após encerrar a carreira, Zé Elias ingressou na carreira de comentarista esportivo, estreando no dia 8 de julho de 2009 na Rádio Globo.

CORINTHIANS

                Zé Elias era um jogador da base do Corinthians, quando o técnico Mário Sérgio Pontes de Paiva resolveu lança-lo no time de cima. Este jogo aconteceu dia 7 de setembro de 1993 diante do Cruzeiro de Belo Horizonte pelo Campeonato Brasileiro daquele ano. O jogo foi no Mineirão e terminou com a vitória corintiana por 2×0, gols de Tupãzinho e Leandro Silva. O Zé tinha apenas 17 anos incompletos. Para este jogo Mário Sérgio escalou a seguinte equipe; Hugo, Leandro Silva, Marcelo, Henrique e Admilson; Zé Elias (Embu), Marcelinho Paulista (Elias), Ezequiel e Valber; Tupãzinho e Rivaldo. O árbitro foi Renato Marsília.

               Apesar da idade Zé Elias não se assustou com a responsabilidade e em pouco tempo virou titular do time e caiu nas graças da torcida, pois jogava com muita raça, muita vontade e por isso logo caiu nos braços da Fiel que o apelidou de “Zé da Fiel.” Nunca foi um volante de grandes jogadas, mas se destacava por ser um volante brigador, daquele tipo chato que não cansa em campo e não desgruda do marcador.

               Em um jogo no Pacaembu valendo pelo campeonato brasileiro de 1994 na data de seu aniversário, ao entrar em campo a torcida cantou “parabéns” pro Zé Elias, que ficou muito emocionado e jogou aquela partida como um leão, com muito mais garra e disposição que em outros jogos e por diversas vezes, arrematando de fora da área, quase marcou um gol de presente/agradecimento pra fiel torcida. O Corinthians ganhou a partida e Zé da Fiel teve uma atuação digna de nota 10.

               Mesmo tendo anotado apenas dois gols pelo Corinthians, um deles num clássico contra o Santos foi um golaço em que deu um drible no zagueiro Ricardo Rocha e bateu sem chances pro goleiro, anotando o terceiro gol da vitória do Corinthians por 3×2.

               Como jogador do Corinthians foi convocado várias vezes pra seleção brasileira e disputou a olimpíada de Atlanta, em 1996 onde ganhou a medalha de bronze. Ele também teve passagens por Bayer Leverkusen, da Alemanha, por Internazionale, Bologna e Genoa, da Itália, e pelo Santos. Mas nunca mais teve o destaque e o futebol apresentado nos anos que atuou pelo Corinthians e era o Zé da Fiel. Voltou ao futebol europeu em 2006 pelo Metallurg Donetsk, da Ucrânia e novamente no futebol brasileiro no mesmo ano, no Guarani de Campinas. Jogou em mais três times: o Omonia (Chipre), o Londrina (Paraná) e o Rheinodorf Attach (Áustria), clube em que encerrou sua carreira.

               Além dos títulos pelo Corinthians e pela Inter de Milão, Zé Elias também foi campeão grego pelo Olympiakos (2000/01, 2001/02, 2002/03) e do Brasileiro de 2004 pelo Santos. Em 2009, Zé assumiu a função de comentarista na Rádio Globo, estreando no dia 8 de julho de 2009 e depois foi para a televisão, na ESPN. Com a camisa do Corinthians, Zé Elias disputou 161 jogos. Venceu 80, empatou 50 e perdeu 31. Marcou somente 2 gols.

PRISÃO

               No dia 21 de julho de 2011, Zé Elias, foi preso por não pagamento de pensão alimentícia. Cerca de um mês depois, recebeu a autorização da Justiça para deixar a delegacia. O ex-jogador Zé Elias foi detido e levado às 14h para o 33º Distrito Policial de Vila Mangalot, em Pirituba, após se apresentar à Divisão de Capturas da Polícia Civil de São Paulo. A delegacia é destinada a presos por causa de não pagamento de pensão alimentícia. Havia outros 61 presos no distrito, divididos em seis celas.

               Zé Elias se apresentou à polícia após receber um mandado de prisão pelo não pagamento de pensão dos dois filhos que tem com a ex-mulher Silvia Regina Corrêa de Castro. Segundo o Globoesporte.com, o processo estava em andamento desde 2006, quando o ex-jogador solicitou a revisão do valor da pensão.

              Uma funcionária da delegacia disse que Zé Elias chegou ao distrito de Pirituba por volta das 14h, acompanhado da advogada, e estava tranquilo. Por causa do horário, o ex-jogador não almoçou e recebeu apenas o jantar – normalmente arroz, feijão, carne e alguma fruta. A visita dos familiares aconteceu a cada 15 dias.

              O valor exigido dele chegava a R$ 1 milhão, de acordo com informações da atual mulher de Zé Elias. A advogada do ex-jogador, Rita de Cássia Alves Moura, solicitou um habeas corpus em até 48 horas. “O valor que ela está pedindo é incompatível com a realidade financeira atual dele”, afirmou em entrevista ao Globoesporte.com. Zé Elias saiu da prisão um mês depois, ou seja, dia 19 de agosto de 2011.

CURIOSIDADES

Zé Elias é irmão do goleiro, ex-corintiano Rubinho, que depois brilhou na Europa.

No Torneio Pré-Olímpico de 1996, em Tandil-ARG , já com a disputa em andamento, lesionou-se e o técnico Zagallo teve que convocar às pressas Marcelinho Paulista, que estava em lua-de-mel.

Em pé: Célio Silva, Carlos Roberto, André Santos , Bernardo, Zé Elias e Ronaldo   –    Agachado: Silvinho, Edmundo, Marcelinho Carioca, Djair e Souza
Em pé: Sávio, Zé Elias, André Luis, Dida e Danrlei   –    Sentados: Luizão, Marcelinho Paulista, Juninho e Roberto Carlos
Em pé: Massagista Toninho, Bernardo, Célio Silva, Henrique, André Santos , Ronaldo e Agnaldo (preparador de goleiros)    –    Agachados: Silvinho, Marcelinho Carioca, Zé Elias, Marques, Viola e Souza
Postado em Z

Deixe uma resposta