BORGES: campeão brasileiro pelo São Paulo F.C. em 2008

                        Humberlito Borges Teixeira, nasceu dia 5 de outubro de 1980, em Salvador, Bahia.
O sucesso e a consagração do atacante vieram somente na fase mais madura de sua carreira, quando vestiu a camisa do São Paulo, onde conquistou dois títulos brasileiros.

                        Mas foi no Sul do país que Borges iniciou sua carreira em 2001, no pequeno Arapongas, do Paraná, e teve passagens por diversos times do interior, como: Inter de Bebedouro em 2002, Jataiense de 2003 a 2004, São Caetano em 2004 (sendo campeão paulista), Paysandu em 2005 e União São João ambos em 2005, até retornar mais uma vez para o sul do país, precisamente para o Paraná.

                         No Tricolor Paranaense, se destacou e foi vice artilheiro do Campeonato Brasileiro, com 19 gols. Nesta edição do nacional, ficou apenas com três gols a menos que o atacante Romário e ajudou o seu clube a terminar o torneio em uma honrosa sétima colocação.

                        O bom desempenho no torneio nacional abriu as portas do atleta para o exterior e Borges foi parar no futebol japonês. Em uma curta temporada no Vegalta Sendai, time da segunda divisão do Japão, na época comandado por Joel Santana, o atacante marcou 26 gols, sagrando-se artilheiro da competição.

                        Após a passagem bem sucedida pelo Japão, foi contratado pelo São Paulo em 2007, a pedido do então técnico Muricy Ramalho. No Campeonato Brasileiro daquele ano, foi um dos artilheiros do São Paulo, com sete gols. Naquele ano, o São Paulo se tornou bicampeão.

                         Em 2008, pelo Campeonato Paulista de Futebol marcou 10 gols sendo o quinto maior goleador do campeonato, cinco a menos que o artilheiro Alex Mineiro do Palmeiras.

                     Ainda na temporada de 2008, mas pelo Brasileirão, marcou 16 gols, ajudando o São Paulo a ser tricampeão seguido (em 2006, 2007 e 2008) e hexacampeão do Campeonato Brasileiro.

                         A relação com o time paulista se desgastou e, no dia 5 de janeiro de 2010, foi apresentado como novo reforço do Grêmio. Muitas especulações surgiram sobre seu futuro após Borges se desvincular do São Paulo. Alguns clubes brasileiros sondaram o jogador durante meses, antes mesmo do término da temporada. O destino mais provável sempre foi o Grêmio. E foi o que aconteceu.

                          Borges foi apresentado pelo Grêmio junto com LeandroWilliam e Maurício. O jogador já treinou com o grupo e viajou com a delegação rumo a pré-temporada no município de Bento Gonçalves, na serra gaúcha.

                         Estreou pelo Grêmio na primeira rodada do Campeonato Gaúcho 2010 no jogo contra o Pelotas, no Estádio Boca do Lobo, em Pelotas. Começou como o titular do ataque, ao lado do ex-companheiro de São Paulo Leandro. O jogo terminou 3-2 para o Grêmio, sendo que Borges marcou o gol de empate do tricolor quando a partida estava em 2-1 para o Pelotas. Os outros gols foram de Jonas (pênalti) e Maylson.

                          Na estreia do Grêmio na Copa do Brasil 2010, contra o Araguaia-MT, Borges marcou dois gols, sendo decisivo para classificação antecipada do Grêmio para a próxima fase. Seu primeiro gol em Grenal ocorreu no dia 25 de abril de 2010, válido pelo 1.º jogo da final do Campeonato Gaúcho de 2010. Ele já havia disputado um Grenal pelo Grêmio na primeira fase da Taça Fernando Carvalho (1º turno do Campeonato Gaúcho) mas não fez gol. Seu gol foi o segundo na vitória tricolor por 2-0 no Estádio Beira-Rio em Porto Alegre

                          Pelo Grêmio Borges fez grandes partidas, foi campeão gaúcho logo no ano em que chegou, mas permaneceu até 2001, quando o Santos o contratou, no dia 23 de maio de 2011. Por ter jogado pelo Grêmio, não disputou as finais da Libertadores que o Santos conquistou, mas se manteve muito bem nas partidas pelo campeonato nacional, titular absoluto com a “camisa 9”.

                        Foi o artilheiro do Brasileirão daquele ano com 23 gols em 29 jogos e com isso, superou a marca no clube de Serginho Chulapa, que durava 28 anos, desde 1983. No entanto, em 2012, logo após perderem o Mundial da Fifa no Japão para o poderoso Barcelona, Borges não repetiu as mesmas atuações de 2011 e perdeu a titularidade no ataque ao lado de Neymar.

                        Borges serviu a Seleção Brasileira no Superclássico das Américas, em 2011. Este foi o único título vestindo a camisa amarelinha. Então, no dia 4 de julho de 2012, foi contratado pelo Cruzeiro. Mas antes de deixar o Santos, fora campeão paulista.

                         No clube mineiro, Borges ficou até 2014, seguiu para a Ponte Preta onde jogou uma temporada e em 2016 foi contratado pelo América-MG, aos 35 anos de idade.

 

Postado em B

Deixe uma resposta