JOÃO LEITE: conquistou inúmeros títulos pelo Atlético Mineiro

                         João Leite da Silva Neto nasceu dia 13 de outubro de 1955, na cidade de Belo Horizonte (MG). Teve grande destaque no Atlético Mineiro nas décadas de 70 e 80, atuando como goleiro.

                          João Leite é licenciado em História pelo Centro Universitário de Belo Horizonte. Sua vida profissional começou como atleta de futebol, jogando como goleiro no Clube Atlético Mineiro. Também jogou no Guarani de Campinas, no Vitória de Guimarães, em Portugal e na Seleção Brasileira, quando foi comandada por Cláudio Coutinho e Telê Santana, em 1981 e 1982.

                            Em sua vida de atleta, João Leite foi o jogador que mais vestiu a camisa do Galo: 684 vezes, tendo conquistado 10 títulos estaduais e uma Conmebol.

                           João Leite fez sua estreia profissional como goleiro do Galo aos 21 anos, em 1976. Formado nas categorias de base do Atlético, João Leite assumiu a camisa 1 para substituir o argentino Miguel Ángel Ortiz, machucado, e se tornou um dos destaques do time que acabou sendo vice-campeão brasileiro invicto de 1977.

                           Defendeu dois pênaltis na final contra o São Paulo, o que não impediu o título dos paulistas. Atuou também como goleiro da Seleção Brasileira.

                           Ao encerrar a carreira de atleta, João Leite dedicou-se à política. Foi vereador por Belo Horizonte e eleito deputado estadual por seis mandatos sucessivos, tendo sido o mais votado do Estado nas eleições de 1998 e 2002.

                           No primeiro governo de Aécio Neves, assumiu o cargo de secretário de estado de Desenvolvimento Social e Esportes, e foi o responsável por essa nova pasta que integrou as políticas públicas de Assistência Social, Trabalho, Antidrogas, Direitos Humanos, Criança e Adolescente, e Esportes.

                           Em 28 de julho de 2016, com apoio do PPDEMPPSPRB e PRTB João Leite foi escolhido como candidato do PSDB à Prefeitura de Belo Horizonte. A disputa da prefeitura em BH teve segundo turno, e João Leite ficou em segundo lugar, perdendo para seu adversário Alexandre Kalil (PHS)

                            João Leite hegou a ser convocado algumas vezes por Telê Santana, então comandante da Seleção Brasileira. Tanto que, no Mundialito do Uruguai, de 79 para 80, João Leite foi o goleiro titular de Telê naquela competição em que o Brasil foi vice-campeão ao perder a final para o Uruguai. João Leite continua morando em Belo Horizonte, sua segunda paixão depois do Galo.

ATLETA DE CRISTO

                           João Leite, era conhecido como “Goleiro de Deus”, por ser Atleta de Cristo, Ao lado de Baltazar, o “Artilheiro de Deus”, é considerado o mentor maior do grupo dos atletas de Cristo do futebol brasileiro. E foi também o primeiro evangélico a entregar uma bíblia ao goleiro adversário, antes do início dos jogos, e outras duas para os reservas. Parou com a iniciativa quando o massagista do Cruzeiro jogou um dos exemplares na cabeça de um bandeirinha que teria marcado impedimento inexistente durante um clássico Galo e Cruzeiro, em 1978, no Mineirão.

                           Com a camisa da Seleção Brasileira, João Leite disputou apenas seis jogos oficiais, Foram duas vitórias, dois empates e duas derrotas. João Leite sofreu quatro gols nas seis partidas.

                           Seu filho, Helton Leite, após tentar carreira no vôlei, migrou para o futebol, e tal qual o pai, como goleiro. Helton, de 1,96m, passou por Grêmio e Bahia, e em janeiro de 2013 chegou ao Criciúma-SC, com 22 anos de idade.

TÍTULOS DE JOÃO LEITE

Atlético Mineiro

Copa Conmebol1992

Copa dos Campeões da Copa Brasil: 1978

Campeonato Mineiro: 1976 (invicto), 1978, 1979, 1980, 1981, 1982, 1983, 1985, 1986, 1988 e 1991

Taça Minas Gerais: 1975, 1976, 1979, 1986 e 1987

Troféu Conde de Fenosa: 1976

Troféu Cidade de Vigo: 1977

Torneio da Costa do Sol: 1980

Torneio de Paris1982

Torneio de Bilbau: 1982

Torneio de Berna1983

Torneio de Amsterdã: 1984

Troféu Brasília 21 Anos: 1981

Taça Governador Aureliano Chaves: 1977

Taça Governador Tancredo Neves1983

Troféu Jornalista Sérgio Ferrara: 1985

Taça 40 Anos do Sindicato dos Jornalistas: 1985

Em pé: João Leite, Orlando, Osmar Guarnelli, Luizinho, Cerezo e Jorge Valença   –    Agachados: Pedrinho, Geraldo, Palhinha, Reinaldo e Éder Aleixo
Seleção do Atlético Mineiro de todos os tempos: – Em pé, da esquerda para a direita: Nelinho, João Leite, Luizinho, Vantuir, Cincunegui e Toninho. Agachados: Oldair, Paulo Isidoro, Reinaldo, Dario e Éder

Em pé: João Leite, Nelinho, Osmar Guarnelli, Luizinho, Cerezo e Jorge Valença Agachados : Catatau, Heleno, Reinaldo, Renato e Eder
Em pé: João Leite, Edevaldo, Cerezo, Oscar, Luizinho e Junior Agachados: Tita, Paulo Isidoro, Sócrates, Batista e Zé Sérgio
Postado em J

Deixe uma resposta