LUIS FABIANO: o fabuloso

              Luis Fabiano Clemente nasceu dia 8 de novembro de 1980, na cidade de Campinas (SP).  Artilheiro nato, um atacante letal dentro dos retângulos que ornam a baliza. Luis Fabiano Clemente, o Fabuloso, camisa 9 que honrou a profissão de “fazedor de gols”, hoje aposentado dos gramados, trabalha como coordenador de futebol da Ponte Preta.

              Começou sua carreira na linha ofensiva da Ponte Preta. Estreou profissionalmente com 18 anos, em 30 de novembro de 1998, contra o Santos FC. No Campeonato Brasileiro, do mesmo ano, disputou 7 jogos e marcou 2 gols. Porém na temporada seguinte, com 19 anos, disputou apenas 5 jogos e marcou 1 gol. Deixou a Macaca com a marca de 12 jogos e apenas 3 gols. O sucesso prematuro na Macaca lhe rendeu um breve empréstimo para o Rennes, da França, onde permaneceria por duas temporadas. Em 2001, o centroavante desembarcou no Morumbi e iniciou um grande ciclo de gols com a camisa tricolor. Até 2004, foram 87 jogos oficiais, 61 tentos e o título do Torneio Rio-São Paulo. Marcas suficientes para conquistar lugar cativo no coração do exigente são-paulino.

                    Em 31 de agosto de 2004, após ser artilheiro da Taça Libertadores da América, foi vendido para o F.C. Porto de Portugal. A negociação foi concretizada em um valor abaixo do que o clube do Morumbi desejava lucrar com o seu então maior artilheiro em média de gols na história. Seduzido pelo, na época, campeão europeu, Luís Fabiano, segundo o presidente são-paulino, no período, Marcelo Portugal Gouvêa, queria deixar o futebol brasileiro. Gouvêa chegou a dar a seguinte declaração: “Ele mudou a postura dele e disse que queria ir embora. Não dá para pagar um jogador caro e insatisfeito”. Nem o contrato renovado, havia pouco, até 2008 conseguiu prender o atleta no Tricolor.

                     No FC Porto, não conseguiu repetir as boas atuações que teve pelo São Paulo, marcando apenas 3 gols em 27 jogos. Pelo Porto, foi campeão da Copa Intercontinental de 2004, derrotando o Once Caldas, da Colômbia, na final Luis Fabiano chegou ao Porto logo depois do time lusitano conquistar a Liga dos Campeões e reforçou o ataque que seria também vencedor do Mundial de Clubes em 2004. Sem grandes oportunidades, foi negociado com o Sevilla pela significativa quantia de 20 milhões de euros, uma das maiores contratações que o clube espanhol fez em sua história.

                  Fazendo justiça ao esforço financeiro, o atacante brasileiro não demorou para mostrar seu valor: na decisão da Copa da Uefa de 2006, fez o gol do título diante do Middlesbrough, da Inglaterra e campeão da Supercopa Europeia em 2006, ao derrotar o Barcelona. Ao lado do malaio Kanouté, fez uma marcante dupla de ataque de muito sucesso no futebol europeu, vencendo duas vezes a Copa do Rei. Em 2007, permaneceu no clube espanhol, e foi mais uma vez campeão da Copa da UEFA, ao vencer o Espanyol na final e também da Supercopa da Espanha.

                   Luis Fabiano entrou para a história do Sevilla em 2007, ao marcar o gol de número dois mil da história do clube. Na temporada 2007-08 já era o principal jogador do time. Pela Champions League foi muito bem, marcando 7 gols e dando 2 assistências em 10 jogos. Sua equipe foi eliminada após uma disputa de pênaltis contra o Fenerbahçe.

                   Em 2009 ganhou diversos prêmios individuais, foi indicado a Ballon d’Or da France FootballWorld Player da FIFA e a World Soccer. Além disso foi indicado para a Four Four Two dos melhores jogadores do mundo pela 2ª vez, o que aconteceu pela 3ª vez em 2010. Entre outros prêmios ganhou o Prêmio Samba de Ouro. Após seis épocas em Sevilha, Luís Fabiano encerou sua passagem com 230 jogos e 107 golos

                   A saída do Sevilla despertou o interesse de muitos clubes brasileiros. Fiel ao Tricolor, acertou seu retorno ao Morumbi e foi recepcionado em grande estilo pela torcida.  Sua segunda passagem pelo São Paulo é marcada por demasiadas lesões e por muitos gols. Criticado pela ineficácia em jogos importantes, foi artilheiro da Copa do Brasil de 2008 e fez grande campanha individual no Brasileirão do mesmo ano.

                  Em 2013, atos de indisciplina recorrentes na carreira do Fabuloso despertaram a dúvida de sua sequência na equipe principal do São Paulo, mas o jogador ficou no clube paulista até dezembro de 2015.

                   Pela Seleção Brasileira, Luis Fabiano conquistou a Copa América de 2004, a Copa das Confederações de 2009 e foi titular da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. Aliás, no Mundial fez um dos gols mais belos do torneio, na vitória brasileira diante de Costa do Marfim, quando aplicou dois chapéus e finalizou no canto do goleiro.

                    Pela Seleção Brasileira, estreou no amistoso contra a Nigéria em 2003, quando estava em grande fase pelo São Paulo. Neste jogo, Luis Fabiano marcou 2 gols. Depois disso, passou a receber convocações para as Eliminatórias da Copa do Mundo e outros amistosos, como no jogo contra a Hungria, onde o atacante marcou 5 gols

                    Na Copa de 2010 após 2 partidas sem marcar, o atacante marcou dois gols contra a Costa do Marfim, sendo o segundo gol muito polêmico. Após dominar a bola com o braço, dentro da área adversária, Fabuloso aplicou dois “chapéus” seguidos nos zagueiros que tentavam impedi-lo e bateu firme de esquerda para as redes. Contra o Chile, nas oitavas-de-final, voltou a marcar um gol, após jogada com Robinho e Kaká. Entretanto, não pode evitar a derrota brasileira contra a Holanda, e terminou seu desempenho na Copa com 3 gols e 1 assistência em cinco partidas

                    Em dezembro de 2015, após deixar o São Paulo, assinou contrato com o Tianjin Songjiang, da China. Após período no futebol asiático, retornou ao Brasil e em 17 de fevereiro de 2017 foi anunciado pelo Vasco, seu último clube  na carreira.

                     Fez sua estreia pela equipe carioca no dia 12 de março de 2017, contra o Macaé no Estádio Nilton Santos, em partida válida pela primeira rodada da Taça Rio. O jogo terminou empatado com 2 gols pra cada lado. No dia 26 de março de 2017, o jogador foi expulso no clássico diante do maior rival Flamengo no Mané Garrincha, após dar peitada no árbitro Luís Antônio Silva dos Santos, por não concordar com um cartão amarelo que recebeu. Marcou seu primeiro gol com a camisa cruzmaltina no dia 16 de abril de 2017, na decisão da Taça Rio contra o rival Botafogo, onde o Gigante da Colina sagrou-se campeão com uma vitória por 2 a 0, sendo o gol de Fabuloso o segundo da partida.

                     No dia 21 de Maio de 2017, Luís Fabiano marcou o seu gol de número 400 na carreira, no jogo contra o Bahia em São Januário, válido pela 2ª rodada do Brasileirão. Na rodada seguinte, marcou seu segundo gol em clássicos cariocas, em um jogo emocionante contra a equipe do Fluminense, que terminou com a virada cruzmaltina no final do jogo por 3 a 2. Após ficar uma rodada de fora, Luís Fabiano marcou dois gols contra seu antigo rival dos tempos de São Paulo: o Corinthians. Em mais um jogo eletrizante em São Januário, o Vasco perdia por 2 a 0 no intervalo da partida, quando no início da etapa final, o atacante marcou os dois gols em 3 minutos, porém o time cruzmaltino se abriu em busca da virada e não conseguiu conter o eficiente ataque do então líder da competição, que em 3 oportunidades foi letal, e saiu de São Januário com a vitória por 5 a 2. 

                     Na rodada seguinte, em boa fase, o Fabuloso marcou novamente, dessa vez contra o Sport, mais uma vez em São Januário. O gol abriu o placar para o time cruzmaltino que saiu de campo com a vitória por 2 a 1, e o atacante saiu de campo tendo marcado gols em 4 jogos seguidos, sendo 5 gols em 4 jogos.

                    Em outubro de 2017, após não conseguir uma sequência no time devido a seguidas lesões, tendo atuado em apenas um terço dos jogos da equipe no Campeonato Brasileiro, Luís Fabiano pediu a diretoria vascaína para não receber mais salários do clube até estar apto a jogar novamente

             Após alguns anos parado e tratando lesões importantes, no dia 10 de dezembro de 2021, o Fabuloso anunciou sua aposentadoria do futebol. Três dias depois de anunciar oficialmente a aposentadoria, no dia 13 de dezembro de 2021, o Fabuloso foi anunciado como novo coordenador de futebol da Ponte Preta. 

Em Pé: Lúcio, Júlio César, Gilberto Silva, Luizão, Felipe Melo e Kaká     –    Agachados: Gilberto, Luiz Fabiano, Robinho, Daniel Alves e Elano
Em pé: Júlio César, Maicon, Tiago Silva, Gilberto Silva, Lúcio e Felipe Melo     – Agachados: Luiz Fabiano, Elano, Nilmar, Kleberson e Kaka
Postado em L

Deixe uma resposta