1961 – UM ANO FANTÁSTICO DO SANTOS F.C.

                               Desde o momento em que Pelé vestiu a camisa do Santos pela primeira vez, o clube passou a viver momentos de glória, pois ele ajudou o time da baixada santista a conquistar inúmeros títulos e ele também foi artilheiro em muitas competições que o clube participou, e um bom exemplo disto foi pelo Campeonato Paulista, onde foi artilheiro por onze anos, sendo que em 1958 ele marcou simplesmente 58 gols, um recorde que certamente jamais será quebrado.

                               Mas hoje nós vamos falar somente do ano de 1961, um ano que o torcedor santista jamais esquecerá, pois foram tantas alegrias que seria impossível de determinar somente uma. O Santos iniciou a temporada de 1961 com 3 vitórias em jogos amistosos! Foram 17 gols nas três partidas, e uma amostra do que viria por ai.

                              Ainda em Janeiro, o Alvinegro de Vila Belmiro embarcou para uma Excursão rumo as Américas. Grande desempenho! 13 jogos, 09 vitórias, 03 empates e apenas uma derrota.
Dentro da viagem, conquistou o 
Triangular da Costa Rica e o Pentagonal de Guadalajara, além de ter disputado também do Pentagonal do México. Na volta, início do Torneio Rio-São Paulo, com um bom desempenho santista. Chegou até a segunda fase da competição, e terminou em 5º lugar.

                              Quase um mês depois do término do torneio, outra Excursão para o exterior. O destino dessa vez foi a Europa, com 14 vitórias em 19 jogos disputados, além de 80 gols marcados e duas taças conquistadas. Disputou e venceu o Torneio de Paris e o Torneio Itália. Outro marco nessa excursão, foi a inclusão do Santos no hino do Olimpiakos. Após a vitória dos gregos sobre o time santista, o entusiasmos foi tanto, que gravaram em seu hino o grande feito de ter vencido o Santos de Pelé. Na volta, disputou o Campeonato Paulista e o Campeonato Brasileiro, e não deu chances para os seus adversários. Pelé foi mais uma vez o Artilheiro do Estadual, e pela primeira vez, Artilheiro também do Nacional.

                              Pelo Paulista, foram 30 jogos, 25 vitórias, 3 empates e apenas duas derrotas, com 113 gols anotados e outros 33 sofridos. Uma campanha impecável do time de Vila Belmiro.
A Taça foi conquistada na penúltima rodada, diante da Ferroviária, no dia 13 de dezembro, com uma goleada de 6 a 2. Depois para fechar o campeonato com chave de ouro, na última rodada goleou o São Paulo por 4 a 1. No 
Campeonato Brasileiro, o time santista entrou direto nas semifinais, já que havia sido Campeão estadual do ano anterior. Derrotou o Campeão Carioca e o Campeão Baiano, e faturou o seu 1º Título Brasileiro! No meio das duas competições, o Santos teve tempo ainda de viajar rapidamente para a Argentina e o Chile, onde disputou 4 jogos. Foi uma temporada gloriosa para o Alvinegro Praiano. Além dos Títulos conquistados, faturou também a Taça Racing:
• Copa 58º Aniversário do Racing; 26/03 – Racing-ARG 2 x 2 Santos,

                             Foi no ano de 1961 também, que Pelé marcou o famoso Gol de Placa no Maracanã. Isto aconteceu no dia 5 de março, quando o Peixe derrotou o Fluminense por 3×1. Ao todo o Santos realizou neste ano, 94 jogos. Venceu 67, empatou 14 e perdeu somente 13. Marcou 338 gols e sofreu 137, tendo um saldo positivo de 201 gols. Pelé marcou 110 gols e com isto ajudou o time santista a aplicar inúmeras goleadas. Por exemplo, em jogos que marcou 10 gols, foram duas vezes.  Com 8 gols também foram duas vezes. Com 7 gols foram quatro vezes. Com 6 gols foram 14 vezes. Com 5 gols foram seis vezes e com 4 gols foram 9 vezes.

                              Somente pelo Campeonato Paulista o Santos aplicou várias goleadas, vamos destacar algumas delas, como por exemplo, 7×1 contra o Noroeste. 5×1 contra o Corinthians. 6×1 e 7×2 contra o XV de Piracicaba. 6×3 e 4×1 contra o São Paulo. 10×1 contra o Juventus. 5×1 contra a Esportiva de Guaratinguetá. 6×1 contra a Portuguesa de Desportos. 6×2 contra a Ferroviária. E outras vitórias que lhe deram o título paulista daquele ano. Pelo Torneio Rio-São Paulo também foram várias goleadas, como por exemplo 5×1 contra o Vasco da Gama, 7×1 contra o Flamengo, 6×1 contra o América e outras vitórias que lhe deram o título daquele ano.

                              O Santos Futebol Clube já vivia sua melhor época. O elenco já era base da Seleção Brasileira e era merecedor de elogios no Brasil e no exterior. Uma das linhas ofensivas mais famosas do mundo, formada por Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe, massacrava seus adversários, e sempre lutava por títulos dentro ou fora do país. Em 1961, o Alvinegro viria a conquistar o seu primeiro título nacional, e iniciando uma hegemonia sem igual no futebol brasileiro. Realmente este foi um ano simplesmente  Fantástico na história do Santos Futebol Clube.

SANTOS DE 1961 – Em pé: Lima, Zito, Dalmo, Calvet, Gilmar e Mauro    –   Agachados: Dorval, Mengalvio, Coutinho, Pelé e Pepe

 

Deixe uma resposta