A HISTÓRIA DO PACAEMBU

                   Dizem que um dia o prefeito Prestes Maia, passando pelo bairro do Pacaembu (em Tupi Guarani quer dizer “terra alagada”), viu aquele vale, um local sempre alagado pelas chuvas e onde a terra preta fazia um poeirão na estiagem. Isso trouxe a sua mente que ali era um local ideal para se construir um estádio de futebol, tão reclamado pela população que até então tinha o Parque Antártica como o único estádio de futebol para a prática do esporte bretão. Engenheiro que era, Prestes Maia vislumbrou dois morros, um à frente do outro. E no meio um terreno plano. A medida certa para se fazer um estádio.

                     Nos morros era só fazer os degraus, e as arquibancadas estavam prontas. Bastava apenas fechar a frente arredondada, em concreto armado, e pronto. E assim foi feito. Também foi colocado um enorme portão que posteriormente os locutores esportivos batizaram de portões monumentais. O embrião do estádio surgiu em 1926.  Com uma área de 76 mil metros quadrados cedida pela Companhia City de São Paulo ao Governo Estadual, começou a construção do estádio do Pacaembu, que leva este nome por estar situado no bairro do Pacaembu, em São Paulo.

INAUGURAÇÃO

                   Em 27 de abril de 1940, com a presença do presidente Getúlio Vargas, do interventor Adhemar de Barros e do prefeito Prestes Maia a área deu origem ao Estádio Municipal de São Paulo, hoje batizado de Paulo Machado de Carvalho. Até então, o maior estádio que havia no Brasil, era o de São Januário, que pertence ao Vasco da Gama do Rio de Janeiro. Mas com a inauguração do Pacaembu, este passou a ser o maior e mais moderno estádio da América do Sul, com capacidade para receber 70 mil pessoas. Posteriormente, o terreno e a administração do estádio foram repassados à prefeitura da cidade.

PRIMEIROS JOGOS

                   O primeiro jogo aconteceu um dia depois da sua inauguração, ou seja, dia 28 de abril de 1940, quando tivemos duas partidas amistosas interestadual; Palestra Itália x Coritiba e Corinthians x Atlético Mineiro. Como o Corinthians era tricampeão estadual, pois havia conquistado o título paulista de 1937, 38 e 39 e era a grande atração do momento, ele fez o jogo de fundo, enquanto que Palestra e Coritiba fizeram a preliminar, sendo que a equipe paulista venceu por 6 a 2 e os gols do alviverde foram marcados por Echeverrieta (2), Sandro (2), Luizinho e Eliseu, enquanto que para os paranaenses marcaram; Zequinha e Branco.  O primeiro gol da partida foi marcado por Zequinha do Coritiba, um gol que entrou para a história, pois foi o primeiro gol no estádio do Pacaembu.

                   No jogo de fundo, o Corinthians venceu o Atlético Mineiro por 4 a 2, com gols de Servílio, Dino, Carlinhos e Lopes, enquanto que para a equipe mineira, os dois gols foram marcados por Manja. Neste dia o Pacaembu recebeu um público pagante de 50 mil pessoas. No domingo seguinte, ou seja, dia 5 de maio de 1940, os dois vencedores voltariam ao estádio para decidirem o Torneio Cidade de São Paulo e o Palestra Itália venceu por 2 a 1, gols de Echeverrieta e Begliomini contra, enquanto que para o alvinegro, Luizinho marcou o único tento. Portanto, com esta vitória, o Palestra conquistou o primeiro título no estádio do Pacaembu.

MAIOR PÚBLICO

                    O maior público que o Pacaembu já recebeu em toda sua história, foi no dia 24 de maio de 1942, quando Corinthians e São Paulo empataram em 3 a 3. Os gols corintianos foram marcados por: Servilio (2) e Jerônimo, enquanto que para o Tricolor marcaram: Lola, Luizinho e Teixeirinha. O motivo deste grande público foi a estreia de Leônidas da Silva no time do São Paulo, pois era a grande sensação do momento, principalmente depois da Copa de 38, onde ele foi o artilheiro com 8 gols. 

                    Neste dia o Pacaembu recebeu um público de 70.281 pagantes. Já se passaram quase oitenta anos e este recorde ainda não foi e jamais será quebrado, principalmente depois das mudanças que aconteceram por motivo de segurança. A maior goleada ocorrida no Pacaembu aconteceu em 1945, quando o São Paulo derrotou o Jabaquara por 12 a 1.

SELEÇÃO BRASILEIRA

                A primeira vez que a Seleção Brasileira pisou no gramado do Pacaembu, foi no dia 17 de maio de 1944, quando num jogo amistoso o Brasil goleou o Uruguai por 4 a 0, com três gols de Jair da Rosa Pinto e um de Heleno de Freitas. O Brasil já fez 20 jogos no Pacaembu, sendo 12 vitórias, 3 empates e 5 derrotas. Marcou 58 gols e sofreu 28. A partida mais importante aconteceu durante a Copa de 1950, quando empatamos com a Suíça em 2 a 2. Neste mundial, foram realizados 6 jogos no Pacaembu e foram marcados 24 gols.     

Deixe uma resposta