A PRIMEIRA VEZ QUE PELÉ FOI EXPULSO DE CAMPO

                         Em toda sua carreira Pelé foi expulso de campo 11 vezes. A primeira vez foi no dia 22 de dezembro de 1957, quando o Santos derrotou o Corinthians por 1×0 na Vila Belmiro e a última foi no dia 23 de novembro de 1969, quando o Peixe perdeu para o Atlético Mineiro por 2×0, jogo realizado em Belo Horizonte, no estádio do Mineirão. Mas como dizem a primeira vez a gente nunca esquece, sendo assim, vamos relembrar aquele dia em que o Rei do Futebol sentiu o desprazer de ser expulso de campo pela primeira vez.

                         Após pouco mais de um ano no futebol profissional, um certo jogador, de apenas 17 anos, começava a dar grandes passos na carreira, que viria a incomodar o Timão. Esse jogador era ninguém menos do que Pelé, o Rei do Futebol. Em um amistoso realizado no dia 11 de abril de 1957, Pelé enfrentou o Corinthians pela primeira vez e, com um gol, ajudou o Santos a vencer por 5 a 3. Porém, o confronto em que o Rei começaria a mostrar que os corintianos deveriam se preocupar com o futebol dele viria no Campeonato Paulista de 1957. Para conquistar em definitivo a Taça dos Invictos, o Corinthians teve que completar seu 25º jogo sem derrota diante do já ascendente Santos Futebol Clube de Pelé.

                          Este jogo aconteceu dia 3 de novembro de 1957 no Pacaembu. O jogo terminou empatado em 3 a 3, sendo que os três gols do Santos foram anotados por Pelé, que mostrava sua ira pelo Timão. Os gols corintianos foram anotados por Boquita, Goiano e Paulo, sendo que este último foi aos 44 minutos do segundo tempo. Após o jogo houve uma grande festa dos jogadores e torcedores corintianos, pois haviam conquistado a Taça dos Invictos. Desta vez, Pelé não conseguiu sair vitorioso. Porém, ainda naquele Campeonato Paulista, o Rei incomodaria novamente o Timão e acabaria com sua invencibilidade, que a esta altura já estava com 35 partidas invictas.

                          Já estávamos na penúltima rodada do segundo turno do Campeonato Paulista de 1957. O Corinthians era líder invicto do campeonato, quando foi enfrentar o Santos na Vila Belmiro no dia 22 de dezembro e uma vitória já era o campeão. Neste dia a Vila recebeu um público de aproximadamente 20.000 espectadores, o que proporcionou uma arrecadação de Cr$ 819.495,00.

                          Para este jogo o técnico Lula mandou a campo os seguintes jogadores; Manga; Urubatão, Dalmo, Fiote e Ramiro; Zito e Jair Rosa Pinto; Dorval, Guerra, Pelé e Pepe. Do outro lado, o técnico Osvaldo Brandão escalou a seguinte equipe; Gilmar, Olavo e Oreco; Idário, Goiano e Valmir; Cláudio, Luizinho, Índio, Rafael e Zague.

                          O primeiro tempo terminou empatado em 0 a 0. No segundo tempo Pelé foi expulso pelo árbitro argentino Juan Brossi. O árbitro não entrou para a história do futebol, no entanto aquela expulsão ficou marcada e para sempre será lembrada, como a primeira vez que Pelé foi expulso de campo. Mas voltemos ao jogo. Desde garoto Pelé já era muito esperto, ou seja, levou com ele o experiente Olavo. E foi justamente naquele setor, que o ponta direita Dorval soube aproveitar aquele corredor para fazer o único gol da partida aos 26 minutos. E assim terminou o jogo e a invencibilidade corintiana, 1 a 0 para o Santos. Uma pequena curiosidade, Pelé enfrentou o Corinthians 50 vezes. Venceu 25, empatou 16 e perdeu apenas 9 vezes. Marcou 51 gols no Timão.

                          Neste mesmo dia (22 de dezembro de 1957) o Botafogo goleava o Fluminense por 6×2 e conquistaria o título estadual numa extraordinária apresentação de Garrincha, que deixou o lateral Altair completamente tonto em campo.

                          Na rodada seguinte que era a última do Campeonato Paulista, o Santos goleou o Palmeiras por 4×1 e o São Paulo derrotou o Corinthians por 3×1. Com isto o São Paulo foi o campeão paulista de 1957 e o Santos ficou com o vice. O artilheiro da competição foi Pelé com 37 gols. Depois disso até o ano de 1965, Pelé foi o artilheiro do Paulistão, ou seja, nove vezes seguidas.

                          No time do Corinthians foi expulso, o zagueiro Olavo que viria jogar no Alvinegro praiano nos anos de 1961/1965 e ser o técnico do Peixe nos anos de 1975/76. No time corintiano nessa partida jogaram os atletas: Gilmar, Olavo, Cláudio e Zague que também tiveram em suas carreiras partidas disputadas com a camisa do Santos FC inclusive o técnico nesse jogo era Oswaldo Brandão que também foi técnico do Peixe no período de 1948/50 e que dirigindo o time da Vila Belmiro contra o Corinthians nunca perdeu nenhuma partida, em seis partidas venceu cinco e empatou apenas uma. Essa partida foi a segunda partida do famoso “Tabu” que durou de 1957 a 1968 época em que o time santista ficou sem perder para o time do Parque São Jorge em partidas do campeonato paulista.

Deixe uma resposta