GUARANI: Fundado em 2 de Abril de 1911

                O Guarani de Campinas já completou mais de 100 anos de sua fundação e neste período muitas coisas aconteceram, inúmeros jogadores já tiveram a honra de vestir a gloriosa camisa alviverde e seria impossível lembrarmos de todos, mas foram jogadores que se entregaram e lutaram como heróis para que o clube campineiro sempre estivesse no lugar em que merece estar. Alguns jogadores são lembrados até hoje pelos torcedores bugrinos pelas belíssimas conquistas que obtiveram ao longo destes anos. Como exemplo; Careca, Zenon, Renato, Evair, Zé Carlos, Tobias, Amaral, Flamarion, Babá, Washington, João Paulo, Neto, Jorge Mendonça e tantos outros. Teve a honra de ser o primeiro clube do interior a sagrar-se campeão brasileiro, algo que entrou para a história do futebol nacional. Foi um momento em que o torcedor bugrino jamais irá esquecer e certamente irá passar para seus netos e bisnetos, afinal, Campinas foi por um bom tempo a capital do futebol brasileiro, graças ao Guarani F.C. Por isso, fazemos no dia de hoje, esta humilde homenagem a este clube de história, raça e tradição do nosso futebol brasileiro. 

HISTÓRIA

               Eram doze amigos, com idades que variavam de 14 a 16 anos e nos fins de semana, quando estavam livres do trabalho, o divertimento era ir à matinê e paquerar as mocinhas que passavam para ir num atelier de costuras, perto da casa de um dos rapazes. Assim surgiu a ideia de fundar um clube de futebol. Em um domingo, dia 01 de abril de 1911, reuniram-se na Praça Carlos Gomes e, sentados na grama, fundaram o clube. Aí surgiram as duas primeiras dúvidas: o nome e as cores do time. Não houve muita dificuldade, pois José Trani, um dos jovens que fazia parte do grupo, na época estudava música e resolveu homenagear o lugar em que estavam reunidos, a Praça Carlos Gomes, sugerindo o nome de uma sinfonia do mesmo, “O Guarani”. Pronto, estava decidido o nome do Clube. Hoje a Praça Carlos Gomes é uma das mais belas praças públicas de Campinas, porém naquela época era um grande terreno com grama, cercado de palmeiras imperiais. Os jovens invadiam a praça para jogarem futebol.

               Faltavam as cores e também foi muito rápido. Venceu a proposta de Romeu de Vito, que fazendo referência ao verde do local onde estavam e a luz do dia que os iluminava, sintetizou-os no verde e no branco. O número de adeptos crescera rapidamente. O local das reuniões já era uma ampla sala no centro da cidade e ali compareceram ao menos 21 pessoas. Procedeu-se, então, à eleição de uma diretoria definitiva, com mandato de um ano, e Vicente Matallo foi ratificado como o primeiro presidente do Clube. Porém, havia um detalhe, aquele dia, primeiro de abril, era conhecido como “dia da mentira”, e para evitar gozações futuras, decidiram que o clube passaria a existir a partir do dia seguinte, ficando estabelecida à data de fundação como 02 de abril de 1911.

O PRIMEIRO ESTÁDIO

               O primeiro campo do Guarani foi criado atrás da estação ferroviária, na vila São Vicente de Paulo, em seguida a necessidade de um terreno maior. Nesta época a Associação Atlética Guanabara foi extinta e o campo cedido ao Guarani. Era chegada a hora de construir o próprio estádio e o local apropriado que acharam foi o lugar de fundação do clube, a Praça Carlos Gomes. Foi criada uma comissão pró-construção do estádio, coordenada por Antonio Carlos Bastos, homem este que não podemos esquecer pela sua lealdade, honestidade e dedicação. A comissão iniciou a arrecadação de recursos com a venda de títulos, fazendo quermesses e passando listas de contribuição. Assim nasceu o estádio. Com a chegada do profissionalismo, surgiu a necessidade de se ter um estádio maior. Finalmente, em 15 de julho de 1923, foi inaugurado o primeiro estádio de futebol chamado de: “Estádio do Guarany”. Para o jogo de inauguração o Bugre convidou o principal clube do futebol paulista na fase amadora desse esporte, o Club Athletico Paulistano, com Friedenreich e muito mais. O Guarani venceu a partida por 1 a 0, gol de Zequinha.

ESTÁDIO BRINCO DE OURO DA PRINCESA

               Por que “Brinco de Ouro da Princesa?” O jornalista João Caetano Monteiro Filho aguardava na redação do jornal Correio Popular, uma foto da maquete do novo estádio do Guarani, em 12 de julho de 1948, apresentada por Ícaro de Castro Melo e Oswaldo Correa Gonçalves. O espaço reservado no jornal não era grande e a manchete teria de ser objetiva. Ao receber a foto, com a forma bem circular do belo estádio, ele pensou em um brinco. Como a cidade de Campinas era conhecida como “A Princesa D’Oeste”, a chamada do dia seguinte era: BRINCO DE OURO PARA A “PRINCESA”. Dessa forma, a própria população passou a chamar o estádio de “Brinco de Ouro” e “Brinco da Princesa”. Mas Brinco de Ouro da Princesa se tornou o nome oficial.

               Duas partidas amistosas foram programadas para a inauguração do Brinco de Ouro, sendo convidados, Palmeiras e Fluminense para as festividades. No dia 31 de Maio de 1953, era inaugurado aquele que ainda hoje é um dos mais belos, completos e seguros estádios particulares do país, e neste dia o Guarani venceu a Sociedade Esportiva Palmeiras por 3 a 1, gols de Nilo, Dido e Augusto para o Bugre, enquanto que Lima marcou para o Palmeiras. As chuvas que caíram naquele dia, porém, fizeram com que grande parte da solenidade fosse adiada para a segunda partida realizada na tarde de 4 de Junho, quando o Fluminense venceu o Guarani por 1 a 0 gol de Marinho.

               A Seleção Brasileira jogou no Brinco de Ouro dia 5 de Maio de 1990, quando venceu a Bulgária por 2 a 1, num jogo amistoso em preparação para a Copa daquele ano, registrando o 2º maior público do Estádio: 51.720 pagantes. O recorde foi estabelecido  em 14 de Abril de 1982, com 52.002 pagantes, no jogo Guarani 2×3 Flamengo, pela Semifinal do Campeonato Brasileiro de 1982. Pelos atuais critérios de dimensionamento de público nos estádios, essas marcas não mais poderão ser batidas.

CAMPEÃO BRASILEIRO

               O Campeonato Brasileiro de Futebol de 1978 foi o primeiro a ser vencido por um clube do interior de um estado. Ele foi disputado por 74 clubes e depois de muitos jogos, o Guarani estava classificado para semi-final e seu adversário era o Vasco da Gama. O primeiro jogo foi em Campinas e o Bugre venceu por 2 a 0. O segundo jogo foi no Maracanã e cerca de 3.000 bugrinos estavam presente ao maior do mundo. E mais uma vez o Guarni venceu, desta vez por 2 a 1. Com esta vitória estava classificado para a grande final que seria contra o Palmeiras. A primeira partida foi realizada dia 10 de agosto de 1978, no estádio do Morumbi, que recebeu neste dia um público de  99.829 pagantes. O árbitro da partida fo Arnaldo Cézar Coelho.

               Segundo os jornais de Campinas, saíram 343 ônibus da cidade, mais um grande número de carros particulares rumo ao Morumbi, juntando-se a um grande número de torcedores da Capital. Foi um jogo nervoso com seis cartões amarelos, entre eles Zenon que tomou o terceiro da série e ficava de fora da decisão. O goleiro Leão do Palmeiras, irritado com as provocações do atacante Careca, deu-lhe uma cabeçada dentro da área aos 25 minutos do segundo tempo. Pênalti marcado e a expulsão do goleiro Leão. Como o Palmeiras já havia feito as duas substituições permitidas na época, Escurinho foi improvisado como goleiro. Zenon cobra o pênalti rasteiro no canto direito convertendo aos 31 minutos do segundo tempo, terminando o jogo com o Placar de 1 a 0 para o Bugre.

               A segunda partida aconteceu dia 13 de agosto no estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas. E neste dia o técnico Carlos Alberto Silva mandou a campo os seguintes jogadores; Neneca, Mauro, Gomes, Edson e Miranda; Zé Carlos, Renato e Manguinha; Capitão, Careca e Bozó. O técnico palmeirense Jorge Vieira fez várias alterações na equipe que neste dia jogou assim; Gilmar, Rosemiro, Beto Fuscão (Jair Gonçalves), Alfredo e Pedrinho; Ivo, Toninho Vanuza e Jorge Mendonça; Silvio, Escurinho e Nei. O único gol da partida foi anotado por Careca aos 36 minutos da primeira etapa e com esta vitória, o Guarani F.C. sagrava-se Campeão Brasileiro de 1978, um título que entrou para a história do futebol brasileiro, pois foi a primeira equipe do interior a conquistar este título. Em 1981 o Guarani sagrou-se Campeão da Taça de Prata e em 1986 foi vice campeão brasileiro, perdendo o título para o São Paulo nas cobranças de pênaltis.

CURIOSIDADES DO BUGRE

               As estrelas acima do distintivo simbolizam as grandes conquistas do Clube: a dourada, o título de Campeão Brasileiro, em 1978, e a prateada, o título de Campeão Brasileiro da Taça de Prata, em 1981. Em 1918, o clube passou a ser chamado de Bugre, em alusão ao indiozinho que é mascote da agremiação. O índio representa a força e a luta do time no início de sua trajetória. Nesses 103 anos de existência, o Guarani foi  Campeão  Brasileiro em 1978, Campeão da Taça de Prata em 1981, e as decisões de competições estaduais e nacionais como o Paulista de 1988 contra o Corinthians, em 2012 contra o Santos e Brasileiros de 1986 contra o São Paulo e 1987 contra o Sport. Por tudo isso, deixamos aqui os nossos sinceros cumprimentos ao Guarani Futebol Clube por tudo que ele tem feito pelo nosso futebol brasileiro.

José Carlos de Oliveira                 

Deixe uma resposta