FABINHO: campeão brasileiro pelo Corinthians em 1990

                      Fábio Ribeiro nasceu dia 26 de novembro de 1965, na cidade de Santo André (SP). Um dos heróis do Corinthians na campanha do Brasileirão de 90, Fábio Ribeiro, o ponta-direita Fabinho, esteve jogando em 2001 na Caldense (MG), um de seus últimos clubes e depois pendurou as chuteiras.

                      Atualmente, Fabinho mora em Santo André – SP, joga nos masters do Corinthians, cuida de interesses de alguns jogadores e ainda é uma espécie de olheiro junto com o também ex-jogador do Corinthians e Cruzeiro Marcelo Djian. É casado com Rosana e tem um casal de filhos, Fabiana e Lucas.

                        Começou a carreira no Santo André, em 1982. Ainda jovem, transferiu-se para o futebol de base do Santos e depois atuou no Lençoense – SP, Platinense – PR, Democrata de Governador Valadares, Vocem – SP e no Novorizontino, em 1989. “Não fiquei no Santos porque o Osmarzinho era o ponta-direita titular e que eles apostavam”.

                       Peça importante no time corintiano comandado por Nelsinho Baptista, Fabinho ficou muito conhecido pela grande jogada feita contra o São Paulo, em 90, que resultou no gol de Tupãzinho. “Eu tive a chance de marcar o gol do título, mas fico feliz pelo Tupã. Ele é um cara que merece”, diz Fabinho. O Corinthians tinha o seguinte time-base: Ronaldo; Giba, Marcelo, Guinei e Jacenir; Márcio, Wilson Mano e Neto; Fabinho, Tupãzinho e Mauro.

                       Estreou no Corinthians dia 23 de julho de 1989 contra o Sampaio Correa – MA, pela Copa do Brasil, e foi autor do único gol do jogo. Na ocasião tinha 23 anos de idade e começou a partida entre os titulares.

                        Sua última partida pelo alvinegro de Parque São Jorge, foi no dia 26 de novembro de 1995, quando o Timão empatou com o Fluminense em 1×1 em jogo válido pelo Campeonato brasileiro daquele ano. Durante essa partida, Fabinho com 30 anos, entrou em campo entre os titulares.

                          Teve boa passagem pelo Grêmio, quando foi emprestado de 1993 a 1994. Em 1996, Fabinho foi negociado com o Internacional – RS, mas não conseguiu brilhar no Beira-Rio, como no Parque São Jorge e no Olímpico. Também chegou a ter passagem pelo Juventus, Santo André – SP durante três anos e por fim, no Náutico, onde encerrou a carreira.

                        Pelo Corinthians Fabinho jogou 263 partidas. Foram 117 vitórias, 91 empates e 55 derrotas. O ponta marcou 25 gols pelo Timão. Aproveitamento de pontos conquistados: 56.98%

Títulos de Fabinho conquistados no Corinthians: 

Paulista 1995

Copa do Brasil 1995

Copa Bandeirantes 1994

Supercopa do Brasil 1991

Brasileirão 1990

ESTATÍSTICA

Fabinho é o 53º jogador que mais atuou pelo Corinthians

Décimo atacante que mais atuou pelo Corinthians

40º jogador que mais atuou pelo Corinthians no século XX

81º jogador que mais conquistou títulos pelo Corinthians

Em pé: Giba, Jacenir, Marcelo, Guinei, Márcio e Ronaldo     –    Agachados: Fabinho, Wilson Mano, Tupázinho, Neto e Mauro
Em pé: Giba, Jacenir, Marcelo, Guinei, Márcio e Ronaldo    –     Agachados: Fabinho, Wilson Mano, Tupázinho, Neto e Mauro

 

 

 

Postado em F

Deixe uma resposta