CLAUDIOMIRO: campeão da Conmebol de 1998 pelo Santos F.C.

                    Claudiomiro Salenave Santiago nasceu dia 25 de agosto de 1971, na cidade de Santana do Livramento (RS). Começou sua carreira nas categorias de base do Grêmio Foot-Ball Santanense entre 1989 e 1995, de onde transferiu-se para o Coritiba no ano de 1995.

                    No Coritiba, onde permaneceu até 1998, ajudou o Coxa a conquistar o acesso para a elite do futebol brasileiro em 1995, um de seus melhores anos no clube, contribuindo com dois tentos no decorrer da campanha.

                     Marcou gol e deu assistência nos dois primeiros Atletibas que disputou, ambos vencidos pelo Coritiba. Chegou a jogar até de goleiro pelo clube, numa partida disputada pelo Campeonato Brasileiro de 1997, contra o Juventude, em Caxias do Sul, quando, na oportunidade, o goleiro Sérgio foi expulso. Ao longo desta passagem pelo Coxa-Branca, Claudiomiro disputou 185 partidas e marcou 24 gols pela equipe alviverde.

                     Já no ano de 1998 foi defender a equipe do Santos FC., onde passou a melhor fase da sua carreira fazendo a dupla de zaga com o também gaúcho Argel Fucks. No clube, ganhou o apelido de “Bombeiro da Vila”.

                     Foi campeão da Copa Conmebol de 1998, sendo titular nas finais contra o Rosário Central, da Argentina marcando o gol da vitória no jogo de ida na Vila Belmiro. Esse jogo aconteceu dia 7 de outubro de 1998 e para esta partida o técnico Emerson Leão escalou a seguinte equipe; Zetti, Anderson, Jean, Claudiomiro (Gustavo Nery) e Athirson; Marcos Basílio, Narciso, Eduardo Marques, (Fernandes) e Lucio; Alessandro (Adiel) e Viola.  No jogo se volta deu empate de 0x0 e com isto o Peixe sagrou-se campeão da Conmebol de 1998.

                      Claudiomiro foi titular da equipe na temporada de 1999 e também titular durante todo o ano de 2000, onde jogou por 46 vezes com a camisa do Santos.

                      Em 2001, fez seus últimos jogos pelo Santos, jogando poucas vezes com a camisa do Peixe. Acabou deixando o clube naquele ano, passando a jogar pelo Grêmio, time de seu coração

                      Atuou no Grêmio entre os anos de 2001 até o final do ano de 2004, participando da campanha no Brasileirão que rebaixou o tricolor gaúcho para Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro. fez ao todo pelo Campeonato Brasileiro três gols pelo Grêmio, seis gols pelo Santos e oito pelo Coritiba.

                     A sua despedida como jogador foi no final do ano de 2005 ano que sagrou-se campeão baiano pelo Vitória e participando também da campanha que levou o clube Baiano ao rebaixamento para Terceira Divisão do Campeonato Brasileiro.

CARREEIRA OMO TREINADOR

                      Claudiomiro foi auxiliar de Argel Fucks na campanha que reconduziu o Mogi Mirim à primeira divisão do Campeonato Paulista em 2008. Por conta desse trabalho, a dupla foi contratada em maio do mesmo ano para dirigir o Guaratinguetá na Série C do Campeonato Brasileiro.

                        Em 2012, foi auxiliar técnico de Argel no Joinville.

                        Fez parte das comissões técnicas dos times de base do Santos, sendo auxiliar de Orlando Ribeiro na equipe sub-20 e de Elder Campos. no sub-17. Em 2022, foi promovido a auxiliar fixo do Santos.

TÍTULOS

Santos

Copa Conmebol1998

Vitória

Campeonato Baiano: 2005

SANTOS F.C. – Campeão da Conmebol de 1998  –  Em pé: Zetti, Narciso, Anderson Lima, Claudiomiro, Jean e Marcos Basílio      –    Agachados: Athirson, Alessandro, Viola, Lúcio e Eduardo Marques

 

 

 

 

 

Postado em C

Deixe uma resposta