DÉ: campeão do Torneio Roberto Gomes Pedrosa pelo Palmeiras em 1969

                      Ademar José Ribeiro nasceu no município de Guariba (SP), em 18 de fevereiro de 1940. No meio futebolístico era conhecido por Dé. Fez parte da excelente defesa do Palmeiras na década de 70. E qual era segredo da defesa do Palmeiras? Em outubro de 1970, o técnico Rubens Minelli não se fez de rogado e de forma categórica resumiu o assunto em poucas palavras: É proibido cruzar!

                      O maior diferencial daquela retaguarda era a notável aplicação dos laterais Dé e Eurico. Se um avançava o outro tinha que ficar. É bem verdade que sem o fôlego do volante Dudu isso não seria possível. Os números não mentem. A maioria dos gols tinham suas origens em investidas pelas extremas. Por isso, os laterais procuravam antecipar e minimizar espaços para evitar o risco dos cruzamentos na área.

                     Contavam com um bom conjunto defensivo. Trabalhavam pesado para manter o ótimo entrosamento entre Baldochi e Nélson, uma dupla sempre atenta ao perigo dos contra-ataques, rebotes e infiltrações em velocidade.

                      Exímio marcador e bom apoiador, o jovem Dé debutou no futebol no findar da década de 1950, nos quadros amadores da Associação Atlética Portuguesa Santista. Sempre pelo corredor esquerdo, Dé até tentou brilhar inicialmente como meia-armador, mas logo descobriu o seu verdadeiro lugar como lateral-esquerdo.

                      Promovido ao elenco principal da “Briosa”, o jovem Dé ganhou maior espaço na temporada de 1965, mesmo ano da importante conquista do título da então Divisão Intermediária do futebol paulista, o equivalente a atual Série A-2. Pretendido pelo Santos, Dé chegou a trabalhar por um lugar no esquadrão de estrelas do alvinegro praiano. Contudo, a transferência em definitivo esbarrou no alto preço estabelecido pela diretoria da Portuguesa Santista!

                      Longe da Vila Belmiro, seus direitos foram negociados com o tricolor paulista em 1968, onde Dé disputou ao todo 16 partidas; com 6 vitórias, 6 empates e 4 derrotas. Contudo, não houve acordo para sua permanência no Morumbi. Assim, Dé foi surpreendido em 1969 com uma boa proposta dos “cartolas” do Palmeiras, seu período mais produtivo nos gramados.

                     Autor do gol da vitória sobre o Real Madrid por 2×0, placar que representou o título do Troféu Ramon de Carranza em agosto 1969, Dé também faturou o Torneio Roberto Gomes Pedrosa na mesma temporada. Em grande fase, o lateral-esquerdo continuou em evidência no esquema de jogo adotado pelo treinador Rubens Minelli. Posteriormente, Dé trabalhou também com Mário Travaglini e Oswaldo Brandão.

                     Vice-campeão paulista de 1971, Dé continuou firme nas fileiras do alviverde até perder completamente a condição de titular para o gaúcho José Luiz Ferreira Rodrigues, o popular “Zeca”. Vestindo a camisa do Palmeiras, Dé disputou 127 jogos; com 72 vitórias, 31 empates, 24 derrotas e 5 gols marcados.

                      Dé ainda jogou pelo Esporte Clube Noroeste da cidade de Bauru. Outras fontes apontam também para uma passagem pelo New York Cosmos dos Estados Unidos em 1975, um registro sem a devida comprovação nos históricos de pesquisa. Raríssimo jogador a jogar em quase todos os grandes times de São Paulo, menos no Corinthians. Ademar José Ribeiro faleceu na cidade de Santos (SP), no dia 12 de abril de 1992.

Em pé: Zeca, Leão, Nélson, Baldocchi, Dudu e Dé    –     Agachados: Edu, Héctor Silva, César, Ademir da Guia e Fedato
Seleção Paulista de 1971   –   Em pé: Eurico, Leão, Baldocchi, Dé, Dias e Dudu     –     Agachados: Buião, Terto, Leivinha, Paraná e Ademir da Guia
Em pé:  Eurico, Leão, Luis Pereira, Nélson, Dé e Dudu    –    Agachados: Pio, Hector Silva, César, Ademir da Guia e Fedato
Em pé: Eurico, Minuca, Zé Carlos, Baldocchi, Dé e Chicão    –     Agachados: massagista Osmar, Copeu, Jaime, Cardoso, Ademir da Guia e Serginho
Em pé: Eurico, Neuri, Luís Pereira, Nelson, Dudu e Dé    –    Agachados: Copeu, Jaime, César, Ademir da Guia e Pio

Postado em D

Deixe uma resposta