PAULINHO CARIOCA: tricampeão carioca pelo Fluminense em 1983 / 84 / 85

                           Paulo Roberto Ferreira Primo nasceu dia 24 de março de 1964, na cidade do Rio de Janeiro.

FLUMINENSE

                           Começou sua carreira nas categorias de base do Fluminense, no final dos anos 70 e fez parte da Seleção Brasileira campeã do Mundial Sub-20 de 1983.

                            Pelo Fluminense fez 214 partidas, com 94 vitórias, 71 empates e 49 derrotas, marcando 14 gols, um deles o gol do título carioca de 1985, quando o Fluminense bateu o Bangu na final por 2 a 1. Em cobrança de falta perfeita, Paulinho marcou o segundo gol tricolor, sem chances para o então goleiro Gilmar.

                              Considerando apenas os títulos oficiais mais importantes, pelo Fluminense Paulinho foi tricampeão carioca entre 1983 e 1985 e campeão brasileiro de 1984.

                               Permaneceu no time das Laranjeiras até o começo do ano de 1988, quando acabou negociado com o Corinthians. Nessa época, o Fluminense recebeu na negociação os pontas Jorginho (meia-atacante que foi ídolo no Palmeiras) e Cacau (ex-ponta-direita do Goiás) para liberá-lo.

CORINTHIANS

                               Sob o comando de Jair Pereira no Timão, o habilidoso Paulinho Carioca, que sempre teve a fama de pé-quente, conquistou mais um título. Ele foi titular da equipe corintiana que ganhou o Paulistão de 1988. O time-base do Corinthians naquele estadual era: RonaldoÉdson Boaro, Marcelo, Denílson e Dida; MárcioBiro-Biro, Éverton e João Paulo; Viola e Paulinho Carioca. “Todos falavam que eu teria mais um concorrente na ponta-esquerda, o João Paulo. Mas ele foi colocado na meia. O João, além de ótimo jogador, foi um grande amigo que fiz no Corinthians”, conta Paulinho Carioca.

                               A final do Paulistão de 1988, foi em dois jogos. No primeiro que foi realizado no Morumbi dia 24 de julho, deu empate de 1×1. Para o Corinthians marcou o lateral direito Edson e para o Guarani marcou Neto de bicicleta. Lembrando de dois anos depois, Neto seria o grande herói da conquista do primeiro título brasileiro pelo Corinthians.

                                A segunda e decisiva partida foi dia 31 de julho e o Corinthians venceu por 1×0 gol de Viola, que estava começando sua carreira. E o gol saiu logo aos cinco minutos do primeiro tempo da prorrogação, Viola desviou de carrinho um chute fraco e torto de Wilson Mano, que havia entrado no decorrer do jogo. O lance gerou o único gol do jogo e deu ao Corinthians, seu 20º titulo estadual.

                               O jogo foi disputado no Brinco de Ouro, estádio que pertence ao Bugre Campineiro, que recebeu neste dia um público de aproximadamente 50.000 pessoas. O árbitro da partida foi Arnaldo Cézar Coelho.

                                    O Guarani era um time recheado de estrelas, como Sérgio Neri, Ricardo Rocha, Paulo Isidoro, o próprio Neto, Careca, Evair, entre outros todos, muitos já davam como certa a vitória do rival.

                                    A escalação corintiana para a grande final, no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, teve Ronaldo; Édson, Marcelo, Denílson e Dida; Biro-Biro, João Paulo e Márcio; Viola, Éverton e Paulinho Carioca. Nas substituições, entraram Paulinho Gaúcho e Wilson Mano nos lugares de Éverton e Márcio, respectivamente. O técnico da época era Jair Pereira.

 PALMEIRAS

                              No ano seguinte, Paulinho foi para o Palmeiras, trocado pelo ponta-esquerda Mauro. No time de Parque Antártica, Paulinho não conseguiu render o mesmo futebol que jogou no Corinthians e, principalmente, nas épocas gloriosas em que esteve no Fluminense.

OUTROS CLUBES

                                  Depois de sua passagem pelo Palmeiras, ele teve passagens rápidas por Flamengo, Puebla (México), America-RJVolta Redonda, União da Ilha da Madeira (Portugal) e Rio Verde (GO).

TÍTULOS

Fluminense

Campeonato Carioca19831984 e 1985

Campeonato Brasileiro1984

Taça Guanabara1983 e 1985

Torneio de Seul1984

Torneio de Paris1987

Copa Kirin1987

Trofeo de La Amistad (Paraguai) : 1984 (Club Cerro Porteño versus Fluminense)

Taça Amizade dos Campeões (LuandaAngola): 1985 (Petro Atlético versus Fluminense)

Taça Independência (DF)- (Taguatinga versus Fluminense) – 1982

Troféu ACB – 75 anos (Fluminense versus Bangu) – 1982

Taça Associação dos Cronistas Esportivos – 1983

Taça O GLOBO – (Flu versus Corinthians) – 1983

Troféu Gov. Geraldo Bulhões – 1984

Taça Francisco Horta – (Flu versus Santo André) – 1984

Troféu Prefeito Celso Damaso – 1985

Taça Sollar Tintas (Fluminense versus America)- 1985

Taça 16 anos da Tv Cultura – (Avaí versus Fluminense) – 1986

Troféu Governo Miguel Abraão – 1987

Troféu Lions Club – (Fluminense versus Vasco) – 1987

Corínthians

Campeonato Paulista1988

Em pé: Édson, Denílson, Márcio, Marcelo, Dida, Ronaldo e Paulo César Santos (prep. físico). Agachados: Wilson Mano, Agnaldo, Viola, Ronaldo Marques e Paulinho Carioca
1988  –   Em pé: Wilson Mano, Carlos, Márcio, Dama, Marcelo e Dida. Agachados: Marcos Roberto, Biro-Biro, Edmar, Éverton e Paulinho Carioca
Em pé: Edson, Preparador Físico, Ronaldo, Denilson, Marcelo, Márcio, Dida e João Paulo – Agachados: Paulo Sérgio, Marcos Roberto, Viola e Paulinho Carioca
Postado em P

Deixe uma resposta