CORINTHIANS 4×2 ATLÉTICO MINEIRO – Dia 28 de Abril de 1940

                 Grande parte do público (calculado entre 50 e 70 mil pessoas) voltou no dia seguinte da inauguração para ver a bola rolar pela primeira vez no gramado do festejado Estádio Municipal do Pacaembu.

                Após 4 anos de intenso trabalho e investimentos, era inaugurado o estádio do Pacaembu. Foi um momento tão importante, que inclusive o presidente do Brasil, Getúlio Vargas, esteve presente nesse dia. Talvez para não correr o risco de um decepcionante 0x0, a rodada de inauguração era dupla.

                O primeiro jogo no Estádio Municipal do Pacaembu aconteceu dia 28 de abril de 1940, quando tivemos duas partidas amistosas interestadual; Palestra Itália x Coritiba e Corinthians x Atlético Mineiro.

                O povo brigava por um ingresso que era vendido a 3$000 (três mil réis). Como daquela época até os dias de hoje, já tivemos tantas mudanças em nosso dinheiro (cruzeiro, cruzado, cruzado novo, real) que fica muito difícil de saber qual seria o valor nos dias de hoje.

                Como o Corinthians era tricampeão estadual, pois havia conquistado os títulos paulista de 1937, 38 e 39 e era a grande atração do momento, ele fez o jogo de fundo, enquanto que Palestra e Coritiba fizeram a preliminar. Este jogo terminou com a vitória palestrina por 6×2, sendo que primeiro gol do jogo e por conseguinte, o primeiro gol do Estádio do Pacaembu, foi do atacante Zéquinha, jogador do Coritiba, que acabou entrando para a história daquele estádio.

               Depois de um breve intervalo, entraram no gramado do Pacaembu as equipes do Corinthians e do Atlético Mineiro, as quais foram saudadas com muitos aplausos, gritos e rojões. A torcida corintiana estava confiante numa vitória, pois no domingo anterior havia vencido o seu arqui-rival Palestra Itália por 2 a 1, gols de Carlinhos e Teléco, enquanto que Echevarrieta marcou o único tento palestrino. Foi um jogo amistoso realizado no Parque Antarctica. Para este segundo jogo no Estádio do Pacaembu, entre Corinthians e Atlético Mineiro, o árbitro escalado foi José Alexandrino.

               Para esta partida o técnico corintiano Armando Del Débbio, que também já havia jogado no Corinthians em 215 oportunidades e conquistado 8 títulos paulista pelo alvinegro de Parque São Jorge, mandou a campo neste dia os seguintes jogadores; Zico (Barcheta), Agostinho e Jango; Sebastião, Brandão e Dino; Lopes, Servílio, Teleco, Joane e Carlinho.

               O Atlético Mineiro jogou com; Kafunga, Linton e Evandro; Cafifa (Pedrinho), Jayme e Bala; Manja, Sellado (Paulista), Hamílton, Nicola e Rezende.  O time mineiro vinha embalado, pois era o atual campeão do estado de Minas Gerais. Portanto era certeza de um bom espetáculo naquela tarde de domingo em São Paulo.

                Logo aos quatro minutos, Servílio fez o primeiro gol do Corinthians na história do Pacaembu. Mas o jogo não se mostrou fácil para o Timão. Em dois minutos, o Atlético-MG virou o placar com dois gols de Manja, aos 11 e aos 13. Só que o Timão não demorou para reagir. Aos 23, Dino empatou o marcador.

                 O jogo foi para o segundo tempo empatado em 2 a 2. Porém, não demorou mais do que dois minutos para o Corinthians voltar a ficar à frente no placar. Carlinhos marcou o terceiro do Timão. Aos 18, Lopes fez o quarto e sacramentou a vitória por 4 a 2, que levou o Alvinegro à final da Taça Cidade de São Paulo.

                A relação com o Pacaembu tinha começado da melhor maneira possível, com uma vitória de virada, ao melhor estilo do Timão. Era apenas o começo de uma longa história de amor da Fiel com o estádio.

                  A partir desse dia, o Pacaembu dividiu com a Fazendinha a realização dos jogos do Timão, com o Pacaembu, aos poucos, se tornando o palco dos jogos mais importantes, até se tornar a principal “casa” do Corinthians. Em 2014 o Corinthians passou a jogar em sua própria casa, a Arena Corinthians.

 

S. C. CORINTHIANS PAULISTA – Jogo de Inauguração do Pacaembu  –  28-04-1940
CLUBE ATLÉTICO MINEIRO – Jogo de inauguração do Pacaembu – 28-04-1940

 

Deixe uma resposta