OLARIA A.C. – Fundado em 1 de Julho de 1915

                       O Olaria Atlético Clube (OAC) foi fundado no dia 1 de julho de 1915 e sua origem reside no futebol. Na Rua Filomena Nunes existia um grupo de rapazes que praticava o futebol naquele bairro leopoldinense, o que já era uma ousadia, visto que no início do século XX a prática do futebol era quase que exclusivamente das elites. Seus fundadores queriam que fosse criado um clube que ostentasse o nome do bairro e assim, em uma quinta-feira, dia 1 de julho de 1915, reunidos na casa do capitão Alfredo de Oliveira, na Rua Filomena Nunes 202 (atual 796) foi fundado o Olaria Futebol Clube.

                   Seus fundadores foram Alfredo de Oliveira, Carolino Martins Arantes, Sylzed José de Sant’Anna, Elmano Jofre, Hermogênio Floriano de Vasconcellos, Manoel Gonçalves Boaventura, Isaac de Oliveira, Jaci de Oliveira e outros. Suas primeiras cores foram o preto e o branco e o primeiro escudo era constituído de um losango preto com as iniciais “OFC”.

                     Em 1920, o Olaria passou a chamar-se Olaria Atlético Clube, as cores mudaram para o azul e branco e foi concebido o atual escudo, cujo primeiro desenho é atribuído a um associado cujo apelido era “Gasolina”. Inicialmente o Olaria filiou-se à extinta Liga Suburbana e seu primeiro campo ficava na Rua Leopoldina Rêgo.

                     Já em 1931, o Clube conquistou um de seus mais importantes títulos, ao sagrar-se, de forma invicta, campeão da Segunda Divisão da Associação Metropolitana de Esportes Atléticos (AMEA), passando pela primeira vez em sua história a poder participar da primeira divisão do campeonato estadual.

                   Em 1933 o Olaria ficou com o vice campeonato do Campeonato Carioca de Futebol organizado pela Associação Metropolitana de Esportes Athleticos (AMEA), foi vencido pelo Botafogo.

                        Em 1937, o Olaria sofreria um de seus maiores golpes da história pois, com a reunificação do futebol do Rio de Janeiro, o Olaria foi afastado da nova Federação, tendo inclusive sua existência ameaçada, mas em 1947 o Olaria retornaria triunfalmente à Primeira Divisão, com a construção de seu estádio na Rua Bariri. Naquele ano, no dia 6 de abril, era inaugurado o Estádio Mourão Filho, em jogo amistoso no qual o Fluminense venceu o Vasco por 5 a 4, com Friaça, do Vasco, marcando o primeiro gol do estádio.

                         Em 1950, com a inauguração do Maracanã, o Olaria deixava o “alçapão” (alcunha mais famosa de seu estádio) para jogar no gigante do Maracanã e fez bonito: no primeiro campeonato do Maracanã chegou à frente de Flamengo e Fluminense. Em 1954, foi o primeiro clube carioca a dar uma volta ao mundo. Em 1960, seu primeiro título da primeira divisão chegaria, ao sagrar-se campeão do Torneio Início, derrotando o Vasco na final. Foi este também o primeiro título conquistado no recém-criado Estado da Guanabara.

                        No ano de 1962, com um timaço que contava com Murilo, Hartoldo, Navarro, Casemiro, Nélson, Walter, Cané, Rodarte, Romeu, o Olaria realizou uma excelente campanha no estadual, credenciando-se para a disputa do Rio-São Paulo no ano seguinte. O ano de 1963 foi o que marcou a construção do Parque Aquático do Clube e, na gestão do então presidente José de Albuquerque é construído o Parque Aquático olariense tornou-se, até hoje, uma das referências de lazer na zona Leopoldinense.

                     A década de 1970 foi riquíssima para o futebol do Olaria. Em 1971, o Clube chega na terceira colocação do estadual, atrás apenas de Fluminense e Botafogo. Isto sem ter feito um só jogo na Bariri, pois o campo estava em obras. Com um timaço que tinha Aroldo, Miguel, Altivo, Alfinete, Afonsinho, Marco Antônio, Luís Carlos, o Olaria, então de camisa listrada, deu um show de futebol durante todo o campeonato.

                              O ano de 1972 marca a presença de Garrincha no Olaria, onde o “anjo das pernas tortas” encerraria sua carreira e marcaria seu último gol. Os anos de 1973 e 1974 marcam a participação do Olaria na divisão principal do Campeonato Brasileiro, quando conseguiu, inclusive, a façanha de derrotar o Santos por 2 a 1 em plena Vila Belmiro. No final da década de 70, mais exatamente em 1979, um menino franzino iniciava sua carreira como federado pelo Olaria: Romário de Souza Farias, que marcou os primeiros 7 gols de seus mais de mil pelo clube da Rua Bariri.

                        O ano de 1981 inscreveria o Olaria na galeria dos campeões brasileiros. O Olaria sagrava-se campeão brasileiro da Taça de Bronze, ao vencer o Santo Amaro na final. Comandados pelo técnico Duque, o Olaria tinha craques como Salvador, Lulinha, Mauro, Zeíca, Chiquinho, Paulo Ramos, Ricardo, Orlando.

                             Rebaixado na Primeira divisão do Campeonato Carioca em 2005, o Olaria disputou em 2006 a Segunda Divisão do mesmo, no qual não teve uma campanha muito relevante. O time conquistou ainda em 2006 uma das quatro vagas que foram abertas para a Primeira divisão do Campeonato Carioca de 2007, através de uma seletiva que foi realizada com a presença de dezesseis clubes, tendo o Olaria chegado em terceiro lugar. Contudo a justiça anulou esse certame e o clube teve de jogar a segunda divisão no ano seguinte.

                                     Em 2007 a segunda divisão carioca levou no total cinco times para a primeira divisão, mas o Olaria não esteve entre os contemplados. Porém com um ótimo trabalho feito em sua categoria de base o Olaria AC consagrou-se vice-campeão da Copa Roberto Dinamite de juvenis do mesmo ano, que é um torneio com clubes cariocas elaborado pelo ex jogador Roberto Dinamite, tendo como destaque alguns jogadores que vieram a despontar nos anos seguintes como: Wander (Contratado em 2008 pelo Manchester United – ING); Ivan (Transferido para Associação Atlética Portuguesa-RJ no ano seguinte.) e Yago Augusto (Hoje sem clube mas um dos principais destaques da equipe juvenil no ano de 2007).

                             Em 2008, a quantidade de vagas para o acesso à primeira divisão estadual reduziu para dois times. O Olaria, que teve como um dos destaques do torneio naquele ano o jovem atacante Assumpção, chegou ao quadrangular final e ficou em quarto lugar atrás de Bangu Atlético Clube, Esporte Clube Tigres do Brasil e Aperobeense Futebol Clube. 

                                       Em 2009, consegue o acesso para primeira divisão do Campeonato Carioca, após cinco anos, perdendo o título da competição para o América. Em 2010, ficou na oitava colocação na primeira divisão do Campeonato Carioca.

                                       Em 2011, o Olaria fez grande campanha na Taça Rio e conseguiu se classificar para as semifinais do campeonato, mas acabou sendo eliminado pelo Vasco. Em 2012, ficou na décima quarta colocação na primeira divisão do campeonato carioca mas conseguindo permanecer na divisão de elite. Em 2013, o Olaria acabou sendo rebaixado para a Segunda Divisão. 

                                 Em 2014, o Olaria foi vice-campeão da Taça Santos Dumont (1º Turno da Segunda Divisão do Campeonato Carioca), perdendo a final para o Barra Mansa F.C. O Azulão da Bariri também contratou o ex-ídolo do Botafogo, Donizete ‘Pantera’, para o cargo de gerente de futebol. No segundo turno, a Taça Corcovado, o Olaria somou apenas 6 pontos no grupo A (1V – 3E – 3D), ficando na penúltima colocação da chave. Após o término da Série B, o técnico Cleimar Rocha deixou o clube que permaneceu na segunda divisão. No sub-20, o Olaria conquistou o Campeonato Estadual da Série B na categoria.

                                  Em 2015, o Olaria completou 100 anos de sua fundação e novamente não conseguiu acesso à primeira divisão , mas chegou ao centenário como um dos maiores clubes poliesportivos do estado do Rio de Janeiro, com um patrimônio importante e vida social ativa, além de manter a tradição do futebol como atividade que o tornou conhecido no Rio de Janeiro e no Brasil, ao longo dos 100 anos de sua existência. 

                                      Em 2017, foi fundado o Grêmio Recreativo Escola de Samba Independentes de Olaria, uma escola de samba do Rio de JaneiroBrasil. As cores azul e branco são uma homenagem ao Olaria Atlético Clube. A quadra fica localizada no Clube 18 de Julho, Rua Major Rêgo – 236 – Olaria (próximo ao 16º Batalhão da PM).

                                       A sede do Olaria fica na Rua Bariri, 251 – Olaria – RJ  – Seu telefone é 55.21.2560-4084  e  2560-4838

Deixe uma resposta