FORTALEZA ESPORTE CLUBE – Fundado em 18 de Outubro de 1918

                       Falar das origens do Fortaleza Esporte Clube passa necessariamente por falar do maior desportista cearense de todos os tempos: Alcides de Castro Santos. Em 1912, ele fundou um clube também chamado Fortaleza, que posteriormente veio a ter suas atividades encerradas. A seguir, participou da fundação do Stella Foot-Ball Club, em 1915. Stella era o nome de um colégio suíço onde estudavam os filhos de alguns nobres representantes da alta sociedade de Fortaleza. Este clube teve estreita ligação com o Fortaleza Esporte Clube, principalmente pela presença de Alcides Santos na formação dos dois, tendo o Fortaleza sido fundado em 18/10/1918.

                        Como grande desportista, também estimulou e participou da fundação dos clubes, como Riachuelo, Tabajara e Maranguape, todos antes de 1918. Esteve ligado ao Fortaleza Esporte Clube em seus primeiros 20 anos de história. Alcides Santos nasceu em 04/11/1889, filho do político e professor Agapito dos Santos. Estudou na Europa de onde trouxe a paixão pelo esporte bretão.

                        Foi próspero comerciante, sendo sócio e fundador de diversas empresas cearenses, além de primeiro representante da Ford Company no Brasil. Foi fundador da Sociedade Cearense de Filatelia e Numismática. Comprou e doou ao Fortaleza o campo do Alagadiço (próximo de onde hoje é a Igreja de São Gerardo, na cidade de Fortaleza), além de construir o Campo do Prado (onde se situa a Escola Técnica Federal – atualmente IFCE) e doá-lo à ADC (Associação Desportiva Cearense, fundada em 23/03/1920, sob sua liderança).

                         Trouxe o primeiro atleta de fora do estado para jogar oficialmente em Fortaleza – Nelsindo em 1919. Além disso, foi atleta de remo do Flamengo, quando sua família morou no Rio de Janeiro, acompanhando seu pai, à época deputado federal. No que se refere ao Fortaleza Esporte Clube, podemos citar, entre seus fundadores, o próprio Alcides Santos (o primeiro presidente do clube), Oscar Loureiro, João Gentil, Pedro Riquet, Walter Olsen, Walter Barroso, Clóvis Moura, Jayme Albuquerque e Clóvis Gaspar, dentre outros.

                          O Stella Foot-Ball Club foi um clube de futebol, fundado em 30 de maio de 1915, por Alcides Santos. O nome foi inspirado no colégio suíço onde os filhos de alguns representantes da alta sociedade de Fortaleza estudavam. Também por causa de seu nome, o escudo do clube era uma estrela (stella) vermelha. O clube acabou sendo extinto nos fins dos anos 20. O Stella teve certa ligação com o Fortaleza Sporting Club – antiga denominação do Fortaleza Esporte Clube até a Segunda Guerra Mundial, mudada por decreto governamental nos anos 1940 – já que Alcides Santos também foi o fundador deste último. Cumpre esclarecer, portanto, que se trata de duas agremiações esportivas diferentes e independentes, ainda que, por vezes, a primeira seja considerada inspiradora da segunda.

FORTALEZA ESPORTE CLUB

                          O clube possui o Estádio Alcides Santos, maior estádio particular cearense, também chamado de Parque dos Campeonatos, e o Centro de Treinamento Ribamar Bezerra, em Maracanaú, com 90 mil metros quadrados. Dono da maior torcida do estado do Ceará – dentre todos os clubes brasileiros – desde o começo da década de 1970, quando o clube já levava os maiores públicos para os estádios cearenses, comprovando o crescimento de sua torcida após as conquistas de inúmeros títulos. A afirmação de o Fortaleza ter a maior torcida do estado foi comprovada pelos institutos de pesquisa IBOPE, em 2001, Datafolha, e Jornal Lance, contando assim com a quarta torcida do Nordeste e a décima sexta do Brasil. O clube tricolor também tem números expressivos de seus torcedores no Amazonas, no Distrito Federal, no Pará, no Piauí, no Rio Grande do Norte e em Roraima, onde o clube possui embaixadas desde 2005 e a maior torcida organizada de Boa Vista.

CORES TRICOLORES

                            Azul, vermelho e branco são as cores do Fortaleza Esporte Clube, que formam sua principal identidade. A escolha foi uma homenagem do fundador Alcides Santos às cores da bandeira francesa, no estádio, elas proporcionam uma festa inigualável por tamanha beleza e tem o poder de levar o Leão do Pici à grandes conquistas, pois como diz a marchinha “O feitiço do teu jogo está nas cores, daquelas camisas tricolores”

ESCUDO

                             No decorrer dos seus mais de cem anos de existência, o escudo do Fortaleza Esporte Clube passou por algumas evoluções até chegar ao modelo que hoje é estampado no lado esquerdo do peito dos verdadeiros tricolores com o passar dos anos estrelas foram sendo inseridas no símbolo tricolor para representar suas conquistas.

                               Hoje, a estrela acima do escudo do Fortaleza representa a maior conquista do futebol cearense, e claro, do tricolor. O título de campeão brasileiro da Série B 2018. É importante que o torcedor saiba que esse escudo carrega as cores, a esperança e a paixão da maior torcida do Ceará.

MASCOTE

                                O Mascote do Fortaleza Esporte Clube foi criado através da iniciativa do jornalista e ex-dirigente do tricolor de aço, Sílvio Carlos, com a ajuda do jornalista Vicente Alencar, no final da década de 60. O Leão foi escolhido inspirado na trajetória de dedicação dos atletas que passaram pelo clube. A fibra do nordestino e a garra do leão foram as justificativas para que esse pudesse representar toda a força e tradição do tricolor de aço. Foi a partir daí que o Fortaleza passou a ser chamado de “Leão”.

TÍTULOS

Campeão Brasileiro Série B em 2018:

Taça do Nordeste em 2018

Torneio Norte-Nordeste em 1946

Copa do Nordeste em 1970

Torneio Início do Ceará por 12 vezes

Campeonato Cearense por 42 vezes

Taça dos Campeões Cearense por duas vezes

HINO

O hino oficial do Fortaleza Esporte Clube foi criado em 1967 pelo compositor Jackson de Carvalho e é considerado um dos mais bonitos do futebol brasileiro. Letra e melodia formam um casamento perfeito, produzindo uma mensagem sonora capaz de sensibilizar não só o torcedor leonino, mas também apaixonados pelo futebol e até torcedores rivais.

O hino teve como arranjador o maestro Manuel Ferreira e como intérprete o cantor Manoel Paiva. Além do hino do clube, Jackson de Carvalho compôs várias marchinhas em homenagem ao tricolor de aço. Casado com Aldenora Fernandes Pereira de Carvalho, teve um único filho, Roberto Pereira de Carvalho que, assim como o pai, é torcedor do Leão do Pici.

O hino do Fortaleza já foi regravado por grandes cantores como Fágner e a dupla Raimundo Arrais e Ayla Maria, além de ser escolhido por Chico Buarque de Holanda, um dos mais bonitos do Brasil.

 

Fortaleza,
Clube de glória e tradição.
Fortaleza,
Quantas vezes campeão.
Fortaleza,
Querido idolatrado,
Estás sempre guardado,
Dentro do meu coração.

Altivo,
Tua vida sempre foi um marco,
Tua glória é lutar e vencer também,
Salve o tricolor de aço.

No campo,
Provaste mesmo que não tens rival,
Tua turma é valente, é sensacional,
Salve o tricolor de aço.

Soberbo,
Tua fibra representa um norte,
Combativo, aguerrido, vibrante e forte.
Sem demonstrar cansaço,

Receba um sincero,
Abraço da torcida tão leal,

Meu tricolor de aço!

Deixe uma resposta