JUNIOR BAIANO: foi campeão em todos os clubes que passou

                                     Raimundo Ferreira Ramos Júnior, mais conhecido como Júnior Baiano, nasceu em Feira de Santana (BA), dia 14 de março de 1970. Com 33 gols marcados com a camisa do Flamengo, Junior Baiano e Juan são os maiores zagueiros artilheiros da história do clube.

                                    Júnior Baiano começou sua carreira em 1989, nas divisões de base do Flamengo. Foi titular da equipe que foi campeã da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 1990, fazendo o único gol da Final deste certame.

                                    Na equipe principal, durante as 3 passagens que teve pelo clube, chegou a marcar 33 gols. Além do Flamengo, Júnior Baiano também passou pelo São PauloPalmeiras e Vasco da Gama, e em todos esses clubes conseguiu conquistar títulos importantes.

                                    Enquanto jogador do tricolor paulista, um caso curioso: após um clássico entre São Paulo e Corinthians, vencido pelo Timão, o defensor insinuou que árbitro Oscar Roberto Godói teria apitado o duelo embriagado. O caso foi parar na justiça.

                                    Longe dos gramados brasileiros, Júnior Baiano jogou no Werder Bremen, prestigiado clube da Alemanha, e no Shanghai Shenhua, um dos principais times da China. Em sua passagem vitoriosa pelo Palmeiras confirmou sua fama de zagueiro-artilheiro ao ser o goleador do time na Libertadores de 1999, marcando 5 gols na campanha que levou ao título da competição.

                                    Em 2004, após dois anos seguidos na China, retornou ao Flamengo. Porém, no final de 2005, um grave desentendimento com a diretoria rubro-negra forçou-o a deixar o clube. Depois do episódio, Júnior Baiano anunciou que estaria se aposentando. Entretanto, após ficar sem jogar um ano inteiro, retornou à ativa, jogando pelo América do Rio, no Campeonato Carioca de 2007. Tendo feito um bom torneio pelo América, acertou sua ida para o Brasiliense após o Campeonato Carioca.

                                   No time amarelo de Brasília, ele começou bem. No entanto, depois de algumas falhas, foi para o banco de reservas. Anunciou novamente sua aposentadoria em 2008 e novamente voltou atrás, tendo jogado o Campeonato Carioca pelo Volta Redonda. Entre o fim de junho e início de julho, ele acertou sua transferência para o Macapá, sendo esta sua primeira aventura fora do Centro-Sul do Brasil.

                                  Em seguida, Júnior Baiano se transferiu para os Estados Unidos para disputar a USL First Division (antiga divisão de acesso à Major League Soccer), onde atuou pelo Miami FC, que era comandado por Zinho, seu amigo e ex-companheiro de Flamengo e Palmeiras.

SELEÇÃO BRASILEIRA

                                   Em 1997, integrou a Seleção Brasileira, que conquistou a Copa das Confederações, e depois juntou-se à equipe que foi à Copa do Mundo de 1998, retornando com o vice-campeonato. Sua passagem na Copa foi marcada pelo controverso pênalti sobre o norueguês Tore André Flo, e que acabou decretando a vitória dos nórdicos.

                                   A traumática derrota para a França na final do Mundial de 1998 foi a última partida que Júnior Baiano fez pela seleção.

PÓS CARREIRA

                                  Após pendurar as chuteiras, seu primeiro trabalho, foi como estagiário do técnico Vanderlei Luxemburgo. Em 2012, começou a carreira de treinador comandando o Santa Helena, da segunda divisão goiana. Após sete anos de seu último trabalho como técnico, em 2018 foi anunciado pelo Itumbiara, de Goiás, como novo técnico para a disputa do Campeonato Goiano de 2019. Porém, no dia 31 de janeiro de 2019, foi demitido após somente 4 jogos, pelo fraco desempenho, com 2 empates e 2 derrotas, tendo um aproveitamento de 17%.

                                   Em 19 de maio de 2021, foi anunciado como o novo treinador do Central, clube de Caruaru, um dia após o rebaixamento do time para a 2a Divisão Pernambucana]

TÍTULOS

Flamengo

Copa São Paulo de Futebol Junior1990

Copa do Brasil1990

Copa Rio1991

Campeonato da Capital: 1991, 1993

Taça Rio1991

Campeonato Carioca19912004

Campeonato Brasileiro1992

Copa de Ouro: 1996

Copa dos Campeões Mundiais1997

São Paulo F.C.

Recopa Sul-Americana1994

Copa Conmebol1994

Palmeiras

Copa Mercosul1998

Copa do Brasil: 1998

Copa Libertadores da América1999

Vasco da Gama

Taça Guanabara2000

Copa Mercosul2000

Campeonato Brasileiro2000

Taça Rio2001

Internacional /RS

Campeonato Gaúcho2002

Shanghai Shenhua

Supercopa da China: 2002

Campeonato Chinês: 2003

Brasiliense

Campeonato Brasiliense2008

Seleção Brasileira

Copa das Confederações1997

Em pé: Junior Baiano, Cesar Sampaio, Dida, Aldair, Roberto Carlos e Cafu    –   Agachados: Ronaldo Fenômeno, Denilson, Juninho Paulista, Romário e Dunga
Em pé: Taffarel, César Sampaio, Rivaldo, Aldair, Junior Baiano e Cafu    –    Agachados: Ronaldo Fenômeno, Roberto Carlos, Juninho Paulista, Bebeto e Dunga
Em pé: Arce, Marcos, Roque Junior, Rogério, César Sampaio e Junior Baiano   –    Agachados: Paulo Nunes, Junior, Oseas, Alex e Zinho

Postado em J

Deixe uma resposta