MALDINI: conquistou inúmeros titulos importantes pelo Milan

                      Paolo César Maldini nasceu dia 26 de junho de 1968, na cidade de Milão, Itália.  Amplamente reconhecido como um dos maiores ídolos da história do Milan, é considerado um dos maiores jogadores italianos e um dos melhores defensores da história.

                      Frequentemente listado como um dos maiores atletas da história do futebol italiano, europeu e mundial, Maldini passou toda a sua carreira no Milan, ingressando nas categorias de base aos dez anos de idade e permanecendo no time rossonero até o fim de sua carreira profissional, aos 41, tendo dedicado 31 anos de sua vida à equipe de Milão.

                      Jogador extremamente vitorioso, conquistou um total de 26 títulos em suas 25 temporadas (1984 a 2009) como profissional, um recorde na história do clube. O defensor disputou impressionantes 902 partidas no Milan. Foi campeão italiano em sete oportunidades e por cinco vezes da Liga dos Campeões da UEFA; ainda venceria duas vezes a Copa Intercontinental e uma vez a Copa do Mundo de Clubes da FIFA

                       Era dono de um vigor físico invejável, sempre marcando agressiva e fortemente seus oponentes. Dominava uma técnica sem igual através da ambidestria para efetuar com perfeição desarmes, roubadas de bola e lançamentos precisos.

                        Em 1995, foi escolhido pela FIFA o segundo melhor jogador do mundo, atrás apenas do centroavante George Weah. Na disputa pela Bola de Ouro da tradicional revista France Football, o defensor ficou em terceiro lugar em 1994 e em 2003.  Após se aposentar dos gramados, trabalhou como diretor técnico do Milan entre 2019 e 2023.

MILAN

                         Paolo Maldini dedicou toda sua carreira ao clube em que o revelou: o Milan. Estreou na Série A aos 16 anos de idade, sendo lançado por Nils Liedholm no dia 20 de janeiro de 1985, na partida contra a Udinese, tendo vindo diretamente da categoria de base para o banco de reservas devido ao grande número de lesionados; entrou no decorrer da partida, após lesão de mais um jogador.

                          Nas competições europeias, Maldini também somou várias conquistas. Por 118 vezes jogou na Liga dos Campeões da UEFA, tendo sido por cinco vezes campeão europeu, mas o mesmo não aconteceu na Copa da UEFA: em vinte e um jogos, não conquistou nenhuma vez o título. As dezessete partidas que disputou na Supercopa Europeia, renderam quatro títulos, em três partidas na Copa Intercontinental somou dois títulos, e em duas partidas no Copa do Mundo de Clubes da FIFA foi campeão uma vez.

                           No dia 28 de maio de 2003, na final da Liga dos Campeões, vencida contra a Juventus, Maldini viveu um dos momentos mais marcantes de sua história. Ele ergueu o troféu de campeão europeu 40 anos exatos após seu pai, Cesare Maldini, fazer a mesma coisa.

                             A estes números juntam-se também ainda um jogo num torneio reconhecido pela Federação Italiana e um outro correspondente ao desempate por pênaltis com o Farense. Possui pelo menos dois grandes recordes: é o jogador que mais temporadas disputou na Serie A com a mesma equipe, com vinte e seis campeonatos consecutivos e, foi o jogador a marcar o gol mais rápido em uma final de Liga dos Campeões, aos cinquenta e um segundos de jogo, frente ao Liverpool, em 2005.

                              Anunciou sua aposentadoria ao final da temporada 2008–09, devido a sérias lesões a qual passou ao longo de sua carreira. Quando Maldini deixou o futebol, o Milan, seu único clube em vinte e quatro anos de carreira, aposentou a sua camisa número 3, que somente voltará a ser usada caso um dos seus filhos herde-a como profissional do clube, o que poderia ocorrer com seu filho Christian.

                               Disputou sua milésima partida na carreira no jogo contra o Parma, no dia 16 de fevereiro de 2008, pelo Campeonato Italiano. Encerrou sua carreira como futebolista profissional na partida contra a Fiorentina, com vitória por 2 a 0, no dia 31 de maio de 2009. Ao todo, foram mais de mil partidas como profissional e mais de novecentos pelo Milan, além de ter conquistado mais de vinte e sete títulos e diversos prêmios.

SELEÇÃO ITALIANA

                               Debutou com a camisa azul da Seleção Italiana aos dezenove anos, em um empate em 1 a 1, contra a antiga Iugoslávia, num amistoso disputado no dia 31 de março de 1988.

                              Maldini disputou por três vezes a Eurocopa: em 19881996 e 2000, tendo sido vice-campeão nesta última. Representou a Azzurra em quatro edições da Copa do Mundo FIFA, nos anos de 1990, onde foi terceiro colocado; 1994, com o vice-campeonato; 1998, onde foi treinado por seu pai Cesare Maldini; e 2002, quando, após a eliminação dos italianos, retirou-se da Seleção.

                               Recebeu um convite para voltar três anos depois, em 2005, podendo até ter disputado a Copa do Mundo FIFA de 2006, mas não aceitou, pois isso lhe tiraria tempo de descanso em datas FIFA e em pré-temporadas, tempo necessário à sua recuperação e manutenção física, devido à sua idade, considerada elevada para o futebol profissional.

CURIOSIDADES

                                Na infância era torcedor da Juventus e admirava o futebol do atacante Roberto Bettega. Foi por insistência do pai, Cesare, que havia feito história na defesa do Milan, que Paolo foi para as categorias de base dos rossoneri e como defensor. Apesar de ser um jogador destro, tinha facilidade também em trabalhar com o pé esquerdo. Iniciou a carreira como lateral-esquerdo e posteriormente deslocou-se para a função de zagueiro, tendo qualidade para atuar em qualquer posição do sistema defensivo.

                                 É um dos jogadores que mais atuou na Serie A, tendo colecionado mais de 600 partidas na competição e somando todos os jogos por seu clube esse número passa dos 800, ultrapassando o recorde de Dino Zoff.

                                 Ao todo tem 902 partidas oficiais disputadas com o Milan e 26 troféus conquistados em vinte e cinco anos de carreira. Marcou nestes jogos 33 gols. Paolo esteve presente em 172 partidas da Copa da Itália, mas apenas por uma vez conquistou o troféu, enquanto as seis participações na Supercopa da Itália, lhe renderam cinco títulos.

                                Uma grande curiosidade é que dos sete títulos de campeão europeu conquistados pelo Milan, seis foram com a atuação da família Maldini: as cinco últimas foram conquistadas por Paolo, e a primeira por seu pai Cesare Maldini.

                                 Detém a marca de gol mais rápido de uma final de Liga dos Campeões da UEFA.

Além de ter conquistado cinco Liga dos Campeões, Maldini é o único jogador da história a ter conquistado cinco Supercopas da UEFA, o que até os dias de hoje é um recorde.

ESTILO DE JOGO

                                 Maldini era destro, mas tinha muita facilidade em jogar com o pé esquerdo. Iniciou sua carreira e logo foi escolhido como lateral-esquerdo pelo técnico Arrigo Sacchi, devido à presença de Mauro Tassotti na lateral-direita do Milan. Isso foi possível devido à versatilidade e ambidestria de Maldini, o que lhe permitiu jogar em qualquer posição da defesa e ter uma carreira profissional longa e bem sucedida, tanto com o Milan quanto com a Seleção Italiana.

Maldini foi o melhor e mais forte defensor que já enfrentei. Ele tinha tudo: ele era um defensor completo, que era forte, inteligente e um excelente marcador de homem.

VIDA PESSOAL

                          Filho do ex-jogador e treinador Cesare Maldini, Paolo é casado com a ex-modelo venezuelana Adriana Fossa. O casal possui dois filhos: Christian, nascido em 1996, e Daniel, nascido em 2001. O mais novo, que atua como meio-campista, seguiu o caminho do pai e estreou na equipe principal do Milan aos 18 anos, em fevereiro de 2020.

                                     Em maio de 2015, Maldini tornou-se proprietário do Miami FC, clube estadunidense que disputa a USL Championship.

TÍTULOS

Milan

Serie A1987–881991–921992–931993–94, 1995–96, 1998–99 e 2003–04

Supercopa da Itália198819921993, 1994 e 2004

Liga dos Campeões da UEFA1988–891989–901993–942002–03 e 2006–07

Supercopa da UEFA198919901994 e 2003

Copa Intercontinental1989 e 1990

Copa da Itália: 2002–03

Copa do Mundo de Clubes da FIFA2007

PRÊMIOS INDIVIDUAIS

Prêmio Bravo: 1989

Seleção da Copa do Mundo FIFA1994

Jogador do Ano pela World Soccer: 1994

Seleção da Eurocopa19881996 e 2000

Seleção da UEFA: 2003 e 2005

Melhor Jogador da Copa Intercontinental2003

Oscar del Calcio: 2004

FIFA 100

FIFPro World XI: 2005

Melhor Defensor da UEFA: 2007

Prêmio Facchetti: 2008

Recorde de aparições na Serie A: 647

One Club Man Award: 2016

Presente na Seleção de Futebol do Século XX da Revista Venerdi-100 Magnifici e Voetball International

Bola de Ouro Dream Team: melhor lateral-esquerdo

IFFHS All-Time World Men’s Dream Team

Milan 2003 – Em pé: Maldini, Dida, Shevchenko, Tomasson, Pancaro, Seedorf e Nesta    –    Agachados, da esquerda para a direita: Gattuso, Kaká, Pirlo e Cafu

 

Postado em M

Deixe uma resposta